terça-feira, 29 de setembro de 2015

Zambezia, a população foge, agita-se quando vê a policia



Egidio Vaz a sentir-se agradecido
10 h · 



Em Sabe, Distrito de Morrumbala, Província da Zambezia, a população foge, agita-se quando vê a policia, também conhecidos por "homens da lei e ordem" chegar. Isto desagradou o comandante provincial da PRM na Zambézia.
A própria chefe do posto, que é mulher claro-não mente-confirmou isso.

Indirectamente esta reportagem do Jorge Marcos demonstrou que homens armados não são o problema em si. A sua instrumentalização é sim o problema.


O Jorge Marcos ainda tentou justificar a causa das desistência dos alunos da escola local com "a onda de tensão militar" mas....o menino tratou, de novo, de estragar a festa. O menino entrevistado disse que ele e outros meninos faltavam à escola porque estavam na MACHAMBA. MA-CHAM-BA.







Comments



Filho Do Cinzentinho Ma-cham-ba kkkkkkkkkkkkVer tradução

Gosto · Responder · 1 · 10 h

Armistício Mulande O que quiseste mesmo dizer, caro Egidio Vaz. Qual é o ponto mesmo?

Gosto · Responder · 1 · 10 h


Egidio Vaz Vou dizer de novo. Em todas ocasiões que houve conflito e morte de pessoas, depois de 5 de Setembro de 2014 a esta parte, foi a polícia quem começou a atacar. Tanto em Tete, Zambezia ou Manica. As ameaças de dividir o pais ou blá blá nunca foram seguidas de actos ofensivos sobre alvos civis. O resto é mesmo falta de imaginacao política. Vamos resolver os problemas por favor


Tarcísio Azevedo Kikiki, muitass vezes em Moçambique polícia mete medo que o "próprio" bandido.


Rafael Ricardo Dias Machalela "Em tempo de guerra, a verdade é a primeira vítima" - vou sempre lembrar-me disso sempre que ver TV, ler notícias e ouvir RM.


Eusebio Jose Mas uma prova de que os homens da renamo nao mentem medo a populacao,convivem com a mesma,basta chegar os homens da lei que tudo muda...kkk coisas do meu pais,os que deviam dar seguranca sao os temidos

Gosto · Responder · 1 · 10 h


Egidio Vaz Eu também evito Polícia quando estou na via. Não porque me falte algo. Mas porque estão onde não gostaria que estivessem.

Gosto · Responder · 12 · 9 h

Almeida Meque Gomundanhe Ilustre Egidio Vaz, logo esses policias garantem a lei e "desordem". Não estamos perante a inversão dos papeis? Ou seja, os homens da Renamo eh que estão a garantir a "lei e ordem" em Morrumbala, mesmo estes sendo analogicamente considerados "cobra".

Gosto · Responder · 7 · 9 h · Editado

Adelson Rafael Concordo Mbuya Egidio Vaz, tambem evito o maximo tambem apesar de estar devidamente documentado, pois poucas vezes sao inuteis em seus deveres, e com segundas intencoes!

Julio Lacitela Governo de GANGSTERS

Gosto · Responder · 3 · 10 h

Hadgy Saimone A reportagem foi clara, a população só colocou-se em debandada quando viu a UIR...os alunos faltam a escola porque vão a machamba! Onde é que vamos com tanta instrumentalização do meios de comunicação?

Gosto · Responder · 5 · 10 h

Arlindo Chissale Homens armados = Colectivo de antagonicos


Pedro Bulande Hehehehe tao a procura de motivos para diabolizar!


Francisco Pacheco Chigogoro Ha muita distorcao de informacao e as entrevistas sao muito tendeciosa, ha uma senhora que foi entrevistada pela RM disse que os homens da renamo desde que estao em murrumbala nunca ameacaram a ninguem, mesmo quando pede algum cigarro e se nao tens nunca te ameacam, o problema e da FIR/UIR que eles tem medo

Gosto · Responder · 2 · 9 h


Mendiate Mendiate Tj Policia ntrevixtar,,?


Francisco Pacheco Chigogoro RM significa radio mocambique Mendiate Mendiate Tj


Egidio Vaz Estava a falar da manipulacao da midia ontem...esta aqui um exemplo de salvacao

Gosto · Responder · 14 · 9 h


Francisco Pacheco Chigogoro Verdade mbuya kkkkkkk obrigado


Moon Edson Paris Obrigado Egidio Vaz pelo post de ontem.ai esta tudo claro


Nhagumbe M'sihate Eu sou me ria do professor. Turma de 70 alunos com 3 presenças. Ele mentiu Localidade do Sabe com 70 alunos. So podem ser alunos fantasma para engrossar o fundo da ADE.

Gosto · Responder · 5 · 9 h



Arlindo Chissale Seja como for. Em cada uma daquelas carteiras, ha dois alunos. Naquela escola pode haver 70 e naquela turma...


Nhagumbe M'sihate Estou a dizer que é mentira. Eu trabalhei la. Nos caçavamos alunos.

Gosto · Responder · 4 · 9 h

Arlindo Chissale Ok. Entao, vamos fazer o nosso jornalismo, nestas entrelinhas!


Eusebio Jose O jornalista, foi a ideia dele de 70 alunos tendecioso ele, nao existe esse nr de alunos naquela zona, a ideia era mostra o impacto das cobras que a populacao gosta... deu se mal

Gosto · Responder · 1 · 9 h

Nhagumbe M'sihate Isso é verdade Eusebio. Nem morto não aceitaria Localidadd de Sabe ter uma turma com 70 alunos.

Gosto · Responder · 1 · 9 h

Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Desculpa se nao encomodo, mas os tempos mudam. É muito possivel naquela zona haver turmas com o efectivo referenciado. Passei por la em 2004 e de certeza o teacher vasculhava alunos na aldeia, e voltei la no ano passado, as coisas eram totalmente diferentes. A globalizacao nao deixa escapar nenhum bairro, a unica diferenca é a interpretacao.


Eusebio Jose Hum...


Arlindo Chissale Sera que os alunos nasceram e ja frequentam ou voltaram donde estiveram? Acredito tambem que o Estado nao pode projectar dar aulas a alunos que nao existem. A nao ser que haja filhos de cmponeses ou pescadores, coisa assim, que nao querem levar seus filhos ao ensino formal.


Nhagumbe M'sihate Eu tenho meus comparsas que ainda labutam la. Mascos posso acreditar em sim se for a falar de Mepinha, Nhambeia, Lole Boroma e Vila Sede. Mas Siacune, Mongola, Ndungundo, Nhamizinga (que foi minha escola) Coutinho, Sabe, Tandacashira, França, Cardoso, Ngomera. Haaaaa. O Jorge Marcos presisa de ir acampar la para comprovar a realidade.

Gosto · Responder · 3 · 9 h

Arlindo Chissale Nhagumbe M'sihate , posso te dar o numero de Marcos?

Gosto · Responder · 1 · 9 h

Nhagumbe M'sihate O Marcos esta em Morrumbala?


Arlindo Chissale Deslocou-se, já que nessas cagadas, há que fazer movimentar Medias e quando não encontram pintainhos, recolhem capim; - principio do milhafre.


Nhagumbe M'sihate O que devo fazer com o nr do Marcos?


Arlindo Chissale Nhagumbe M'sihate Nao, era para lhe propores para ir se reinformar, pela ultima reportagem dele. Mas ficou claro, recebi uma outra sms no meu Post, a respeito disso!..


Jojõ da Paz Unico meio para ouvir a verdade è assençar ao Canal Online Egidio Vaz esse nunca esquiva na mentira das verdades.

Gosto · Responder · 1 · 9 h

Eusebio Jose Ja nao e tempo de farpas para enganar o povo, estamos de vistas abertas,o chefe da policia confirmou que a populacao prefer viver com as cobras que com gente

Gosto · Responder · 5 · 9 h

Francisco Pacheco Chigogoro Eusebio Jose experimente amanha ires num jardim de repente chegar uma viatura da FIR/UIR com aqueles vestidos a rebot e armado ate aos dentes, se nao vais evaporar e esquecer a conhadinha a tremer

Gosto · Responder · 9 · 9 h




Nelio Raul Joao A população não foge da cobra porque ela é amiga da população, mas foge dos homens da UIR.....

Gosto · Responder · 1 · 9 h

Celestino Cebu So Egidio Vaz ,,,com uma visao imparcial do assunto,,,A sociedade devia manifestar contra manipulacao de informação...so cria ira ao povo

Gosto · Responder · 4 · 9 h

Nelio Raul Joao O povo já cansou de ser manipulado pelos jornalistas e o Jorge Marcos, o tiro saiu lhe pela culatra... 
..

Gosto · Responder · 4 · 9 h

Felix V. Mondlane Eu ja nao sei quem sera o salvador de Moz,sociedade civil medrosa e egoista

Gosto · Responder · 2 · 9 h

Elson Guila Esqueceram que a UIR andou atirando contra a população durante o escrutínio de Outubro e as forças residuais da Renamo não estavam lá.

Gosto · Responder · 1 · 9 h

Lucio Timóteo E a turma de 73 alunos e so estavam presentes na "sala" 3. Os 70 estavam na MA-CHAM-BA??


Parmenides Luis Luso "ISTO VAI FICAR FEIO"

In Dr. Savimbi.


Francisco Pacheco Chigogoro A Uniao Europeia esta a exigir uma investigacao seria e os apostalos dos G40 foram na TVM E RM desvalorizar esta posicao, acusando embaixada dos estados unidos, UE, Comunidade Internacional de ser selectivo

Gosto · Responder · 2 · 9 h

Eddy Marchal Wa Afrika A forma cmo a RM e TVM desimformam é bastante perigosa, fazem coro ao tom da homelia dos comandantes e porta-vozes da PRM que até comtradizem-se na tentativa d enganar os que a eles limpam o ouvido para escutar, mas é triste a forma cmo aqueles orgãos d imformação públicas desreipeitam o povo, e a "polícia e o exército moçambicano se é são" estão d cabeça metidos as ordems do partido n poder. Ainda a momentos quando eram 19:30 no jornal da noite da rádio moçambique convidarem para uma breve análise o G40 Alexandre Chivale q tratou d redicularizar, e diabolizar e até atacou diretamente a UE, dizendo que estão do lado da renamo e bla bla bla, sabe dr. Egidio Vaz quando escuto debates da RM, noticiarios e aqueles coros d apelo a paz caiem algumas gotas d lágrimas d tristeza...

Gosto · Responder · 5 · 9 h


Edio Matola hoje também chorei sozinho, quando ia ao serviço, decidi pela primeira vez em anos sintonizar RM, estava um tal de jurista Saeze ou algo de genero, o homem é violento e mal educado, um verdadeiro atentado a paz, nao consegui entendrr como alguem pode ser que nem ele. O Emilio Manhique não fica atras. Tirei lagrimas.....


Teixeira Teté da Silva Mas uma prova da manipulação da informação, vejo que temos poucos corajosos no nosso belo pais ou seja andam com medo da verdade.

Gosto · Responder · 1 · 9 h

Nelson Junior Ps!....tristemente, morreram ou ainda morrem mais moçambicanos durante o governo soberano da frelimo do que todo o periodo colonial...algo falhou ou ainda está a falhar...e nem quer admitir que Moçambique como País está em serios serios problemas...que pena!

Gosto · Responder · 1 · 9 h

Francisco Pacheco Chigogoro Alexandre Chivale e diabo a solta a lingua dele e muito mais perigosa que mil robots da FIR/UIR

Gosto · Responder · 2 · 9 h

Arlindo Maquival A forma como o chefe daquela Polícia abordou a população foi com uma dose de nervos e arrogância contradizendo a sua missão de Salvador,por isso a população mante-se serena esperando o pior. Penso que tem havido falta de TPC quando se vai ao terreno.


Elias Valente Langa Eu disse vota Daviz simango e MDM. tá ver agora

Gosto · Responder · 2 · 9 h

Ernesto Matsinhe Vamos pagar caro pelos votos ......todos Moçambicanos (pobres).


Dercio Lucas Gostei da abordagem feita sobre este assunto de muita importância. Tanta importância tem, mas de forma sintética foi descrito o estado crítico com que ruma o descrédito do nosso povo em relação a determinada instituição que devia ser amiga dos cidadãos. Louvo a sua capacidade de síntese e apelo que adopte tal prática como um método segundo o qual irá ajudar a clarificar suas ideias que ao meu entender são brilhantes. Não lhe escovei , só opinei pk francamente já não estava a gostar dos textos longos repletos de vocábulos que só suscitavam visitas ao dicionário. Não se zangue e por favor não me bloqueia ainda quer ler seus posts


Mateus Francisco Navaia Algumas mentícias precisam ser lidas com "Parecetamol" ao lado.

Gosto · Responder · 4 · 8 h

Nelinho Antonio da Costa Senhores jornalistas não podem ter medo de chumbo nas costas falem verdades.


Rogerio Cuinica Pois e!.. realmente a reportagem da k pensar.principalmente aos k tentam a todo custo manipular as coisas a seu favor.o nervosismovdo xefe da policia a falar com a popilacao,as palavras da xefe do posto,dos profesdores,em fim,do proprio jornalista.ficou evidente quem e k as populacoes temem!...


Fortunato Jose Guicole Cenario muito triste esse k se encontra o pais, falamos de paz mas andamos em guerra uns com os outros, falamos em dialogo mais andamos aos insultos, lastimavel mesmo, devias todos em conjunto pensar no mal k estamos a privocar para moçambique, senão ficaremos como LIBIA.


Edio Matola eu também vi, houve tambem uma menina, que disse não que sabia da razão da ausência dos colegas, frustrando o jornalista. Coisas da minha terra!!!

Gosto · Responder · 1 · 7 h · Editado

Adrian Magoo Em Morrumbala ninguem tem medo da Renamo, os homens armados da Renamo que estao em Morrumbala devem naturais do mesmo distrito ou da vizinhança como Mopeia, Caia, Luabo, Mutarara, Milange... A populaçao sabe quem irá beber sem querer pagar

Gosto · Responder · 1 · 7 h


Horácio Costa meu caro tas mal informado, eu trabalho la onde estao os da rnamo. Ja tive varias conversa com os tais famosos da renamo e nem tdos falam sena, os k falam sena sao d sofala, la encontras os maconde, macuas, manhungue e alguns falam as linguas do sul.


Gonçalo Carvalho Não é de admirar por vezes a população ter medo da policia ! Não serão reflexo de ações protagonizadas pela fir num passado proximo que em muintas vezes usarão o metodo indiscriminalizado do chambouco !

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Horácio Costa Eu trabalho la, no dia k a fir chegou dormimos nas bananeiras. Tdo ixo prk qnd os da rnamo tomararam cnhecimento da xgada dos homens da fir, eles (renamo) mandaram 2 guerrilheiros pra ver se era verdad ou nao a xgada da fir. Os dos guerrilheiros d civil e com uma peqna carga d feijao boer xgaram mto proxmo da fir k naltura xtava a montar suas tendas. Os 2 falsos vndedores de feijao dps voltaram a base cm informaxao cmpleta. Enqnto tdo ixo dcorria a populaxao n tve duvida k naqla noite as duas forcas iam se dfrontar..!

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Florencio Amade O sr Jorge Marcos e os outros que não sabem servir bem o povo estão à procura de troféus porque acharam se injustiçados por ter passado o Arcenio Henriques.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Valdmiro Cassamo esse comandante chegou muito longe atribuindo alcunha de cobra ao outro


Agostinho Tivane Xtamos numa guerra seleciosa ,nao sei quem vai ganhar


José de Matos Desinformadores disfarçados de jornalistas, que vergonha!

Sem comentários: