sábado, 26 de setembro de 2015

Jovem condenado a prisão perpétua por planear ataque a escola


Ontem
Um britânico de 19 anos foi condenado, esta sexta-feira, a prisão perpétua por ter planeado um atentado à escola que frequentava.
 
Liam Lyburd foi expulso do Newcastle College, em 2012, e durante dois anos prometeu vingar-se. As ameaças eram feitas no Facebook, até que os seus comentários chamaram a atenção. Lyburd acabou por ser denunciado.
Durante uma operação policial, realizada em novembro de 2014, as autoridades encontraram em casa do jovem uma arma e vários explosivos. Uma perícia a um computador chegou também a várias mensagens que confirmavam a intenção do britânico: "Vocês arruinaram a minha vida, não esperem que mostre misericórdia. Vou ensinar-vos uma pequena lição com a minha arma de 9mm".
Foram ainda encontradas imagens de "webcam" onde Lyburd se apresentava armado e vestido para combate.
 
O juiz Paul Sloan refere que não tinha qualquer dúvida de que Lyburd iria realizar o ataque caso não tivesse sido capturado pela polícia antes. "A tua frieza e despego emocional e a tua falta de empatia com os outros era evidente", disse em tribunal.
A investigação revelou ainda que Lyburd passava horas fechado em casa, utilizando um "browser" que permite o anonimato na rede. Durante o julgamento, Lyburd confessou que comprar uma arma online foi tão simples "como comprar um chocolate".
Liam admitiu nove acusações relativas ao fabrico de cinco "bombas", explosivos, posse de arma e munições.
George Duff, responsável pela investigação, confessou, no final do julgamento, estar feliz com o resultado. "Lyburd é um homem perigoso que pretendia causar danos graves. Não mostrou, em qualquer altura, remorsos do que pretendia fazer", referiu. "Ao não admitir o erro em primeira instância, mostra uma total falta de consideração por aqueles que pretendia magoar. O tribunal e o júri chegaram à melhor decisão e Lyburd está atrás das grades, onde pertence".
Quando foi levado pela polícia, Lyburd confidenciou-lhes que tinham salvado vidas e prevenido aquilo que poderia ter sido um massacre no Newcastle College, escola que conta com mais de 18 mil alunos.
ARTIGO PARCIAL

Sem comentários: