quarta-feira, 10 de junho de 2015

Um passo a frente, e depois?


Nos últimos dias, o Gabinete Central de Combate a Corrupcao (GCCC) fez aquilo que muitos de nos exigíamos: uma accao firme contra a grande corrupção. Mandou deter um antigo PCA da empresa Aguas da Regiao de Maputo, Frederico Martins, e mais 7 outros funcionários, entre os quais uma administradora e elementos ligados aos servicos sociais da empresa. Tambem eh dado como estando presa uma antiga figura de relevo ligada ao basquetebol.

Frederico Martins foi um primeiro Director Geral das Aguas de Mocambique aquando da sua criação (em substituicao dos SMAE). Depois passou uns bons anos na extinta Geomoc. Ha poucos anos, quando o Estado reassumiu a gestão das Aguas (depois daquela experiencia de privatização da sua gestão a um consorcio onde entravam portugueses e franceses, mais alguns moçambicanos, entre os quais Armando Guebuza e Raul Domingos) criando a Aguas da Regiao de Maputo, que opera sob o regime de concessão, Frederico foi o seu primeiro PCA.
De acordo com minhas fontes, ele tomou muitas decisões alegadamente irregulares e sem o aval do FIPAG. Andou a comprar edifícios, incluindo a antiga sede da Geomoc na esquina da Avenida Emilia Dause com a Karl Marx, quando para isso precisava de uma palavra do FIGAP. Nessas operações, muita dinheiro foi retirado da empresa. Estabeleceu um fundo social para os trabalhadores que funcionou, na verdade, como artimanha para drenar receitas. Fala-se em biliões de Meticais.
Agora que o GCCC deu este passo, vamos la ver se de repente nao da dois outros atrás. O padrão de corrupção que encerra este caso eh o mesmo que caracteriza muitas empresas publicas ou participadas, fundos e concessões do Estado. O próprio FIPAG nao fica isento e o GCCC esta a investigar uma denuncia cujos elementos sao aterradores. O que eu espero que eh de uma accao enérgica contra este tipo de corrupção. Pois muito do que se ostenta por ai, carros, casas de luxo, palacetes, nao decorre de trabalho honesto mas de roubo de propriedade publica. A ver vamos se deste caso a montanha nao pare um rato e se nao se trata de uma operação isolada.
  • Celso Zintambira Aguardamos o desenrolar do caso e esperamos que não seja mais um sem desfecho.
  • Rafael Ricardo Dias Machalela Está tudo muito rápido. Limpeza na PRM, FIPAG, INATTER... Espero que continue assim. Isto é o prenúncio do Fim do Império do filho mais querido de Moçambique. Afinal, estes eram intocáveis...
    7
     · 6 h
  • Luciano Mapanga Se calhar seja o início de uma longa metragem que venha a se chamar " Nhusi, o demolidor dos corruptos".
    3
     · 5 h · Editado
  • Alves Talala Rafael Ricardo Dias Machalela va com calma. Ainda nao ha factos claros para sustentar tua conclusao. Alias pode ser fogo de palha apenas. Veja como o Marcelo Mosse foi cauteleso na exposicao.
    2
     · 5 h
  • Lourenco Jose Deter e o primeiro passo bom
    Agora aguardamos pelo desfecho final.

    Espero que não seja mais um daqueles casos em que se prendem e soltam sem explicação nenhuma
  • Rrg Magaia Kakakakaka,,, Não aguentei com a do Rafael Dias ' FILHO MAIS QUERIDO DE MOZ ...
  • Roberto Matusse sejamos vigilantes, ainda que, como meros espectadores, aguardamos o seu desfecho.
    1
     · 5 h
  • Luis Mucave Marcelo,checa as fontes,se a tal figura do basquetebol é o ferrete então estás no mato.
    O ferrete está bem de saúde trabalhando normalmente é o porta voz para estes assuntos e contunua curtindo a sua Fina.
    Procure por ele,que vai esclarcer melhor....
  • Marcelo Mosse Luis Mucave o unico nome que eu mencionei foi o do Frederico Martins. Leia bem o meu post....eu nem sabia que o Jose Ferrete trabalhava nas aguas....quem trouxe o nome dele a baila foste tu...abraco
    4
     · 5 h
  • Nkuyengany Produções Unidade Trabalho Vigilância
  • Luis Mucave Circulou nas redes sociais essa notícia e citava-se a tal figura do Basquetebol.
    A única figura do Basquetebol alí é o josé ferrete,Marcelo.
  • Helder Morgamo Culumba ...um exemplo a tirar para as próximas situações!
  • Muhamad Yassine é sempre assim no inicio de cada mandato, depois vem a realidade. espero estar errado
    4
     · 4 h
  • Roberto Matusse É pra o ingês ver. Chamo atenção: Este patrao já despertou e tem olhos pra ver e fazer uma analise critica.
    1
     · 4 h · Editado
  • Antonio Pereira É caso para se dizer que esses funcionários "meteram água".
    1
     · 2 h
  • Cuinica Nelson Forca ao GCCC! Ms, porquê estes senhores? Quando a esmola eh demais, o santo desconfia.
  • Mariaolinda Silva Ja era tempo de mandar esses ladroes in galera
  • Armistício Mulande Lembram-se do Manhenje, Cambaza, António Fernando, etc? Essa gente toda foi presa e julgada no reinado do Guebuza. Sempre houve estes casos em Moçambique, desde 2005. Depois tudo amainou, os lobbies ficaram mais fortes e a carruagem continuou a sua procissão. 
    Seja como for, o modelo de governação das empresas e institutos públicos é tudo menos transparente. Gente que chega ao topo destas empresas parece ter carta branca para fazer e desfazer; não parece haver mecanismos de "checks and balances" nas suas decisões. E a natureza humana é assim mesmo, onde há oportunidades, o homem aproveita para se dar bem. Como colmatar isto? 
    Sim Marcelo Mosse, o FIPAG é um antro de coisas impensáveis, mas é assim em quase todas as empresas do estado; é assim em todos os ministérios. Há tanta falta de clareza nos actos de gestão pública que torna-se difícil até saber por onde pegar.
    2
     · 55 min
  • Nito Ivo Ainda assim as mãos do GCCC continuam bastante curtas para alcançar os bandidos de verdade. Quando há este tipo de prisão o mesmo do Manhendje e também do PCA dos Aeroportos é fácil concluir que os apanhados roubaram sem aval do chefe deles ou "matrecaram" alguém que agora subiu tanto e é muito chefe.

    Não há condição politica para que haja Poder Judicial em Moçambique porque os magistrados são políticos, ambiciosos, parasitas encostados aos camaradas.

Sem comentários: