sexta-feira, 12 de junho de 2015

UM PARTIDO INVIÁVEL EM TEMPOS DE PAZ?



Se a Renamo acha que a única forma de obrigar a Frelimo a cooperar é envolver-se na guerra, então a Renamo é quem deve entender de uma vez por todas que é um partido inviável em tempos de paz. E sendo inviável em tempos de paz, vai buscar na instrumentalização da violência, seu único e principal meio de negociação e persuasão política. O que é triste
• A Renamo não quer guerra
• A Renamo vai formar seu exército e sua polícia para defender o povo.
• A Renamo vai governar a força AINDA ESTE ANO para defender o povo.
• A Renamo vai abandonar as conversações no Centro de Conferências Joaquim Chissano
• A Renamo criou a comissão para causas políticas.

Estão a mentir, estão a pôr os incautos em situação de vulnerabilidade, estão a pôr em risco os indefesos a quem eles dizem proteger. Há mentira em toda extensão do discurso da Renamo, que de resto, dispensava qualquer reunião do Conselho Nacional para propalá-la. O que ouvimos não é nem discurso político, muito menos política. É uma fuga para frente com rabo à seringa, que busca desculpabilizar-se pela falta da clareza da estratégia política; típico de quem não quer assumir a sua responsabilidade, aprender dos erros e almejar aperfeiçoar o desempenho na base da experiência.
O novo sangue injectado na Renamo ainda terá que engolir muitos sapos até que os caudilhos de guerra desarmem-se da política activa. 
É muito triste ver e ouvir pronunciamentos de gente grande cujo teor só se compara ou a curandeiros charlatães ou a esquizofrénicos sob efeitos de algum tabaco qualquer.

A Renamo já prometeu muita coisa aos moçambicanos de tal sorte que algumas destas promessas sabem a disco encalhado e outras, meras falações. São promessas que não se reconciliam com o carácter e a praxis do proponente.
Alguns exemplos: 
1- A Renamo promete democracia genuína para o povo mas ela própria não exercita a democracia interna. Tem um líder à cabeça do partido desde 1977; ou seja, há 38 anos. Em igual período, a Frelimo teve 4. Qual é a experiência da democracia que Renamo pretende partilhar com os Moçambicanos? Olhem aos seus estatutos e deslumbrem-se com o papel teatral e meramente consultivo dos seus órgãos, com excepção ao do presidente. Olhem para os seus estatutos e vejam a concentração dos poderes reais sobre uma pessoa só.

2- A Renamo quer eleições livres, justas e transparentes e baseadas na lei mas ela própria não se prepara o suficiente para tal. Olhem para a taxa de cobertura dos membros da Renamo nas mais de 140 mil mesas de voto; olhem para o tipo e qualidade de reclamações interpostas ao nível do distrito; olhem para o conjunto de materiais de campanha mobilizado durante as eleições comparando-as com o do MDM por exemplo.
3- A Renamo fala de prestação de contas e transparência na gestão de fundos mas alguém já ouviu alguma prestação de conta na Renamo? No tal Conselho Nacional, alguém ouviu a explicação sobre como as verbas foram aplicadas e qual foi a eficácia destas alocações?
4- A Renamo quer que as instituições do estado sejam republicanas e apartidárias mas ela própria propõe a divisão do poder por dois: Governo e Renamo.
Um partido sério não ameaça o povo com o discurso de retorno a guerra. Ameaçar o governo é por outras palavras, colocar o povo refém ou fazê-lo de moeda de troca por algum capricho no fundo, terrorista. Um partido que gosta e diz proteger seu povo, poupa no máximo o belicismo ao mesmo tempo que explora caminhos civis e inteligentes para colocar a pressão sobre o adversário. Um partido responsável, que sabe que na eventualidade de uma guerra ele é que estará na defensiva, jamais anunciaria a formação de uma polícia ou exército. Um partido que quer governar um povo vivo, nunca optaria por soluções sangrentas como insurreição armada.
Na verdade, isto tudo é possível na Renamo porque lá, só pensa uma cabeça apenas, ou alguém se arroga ao direito de ser ela, a única a pensar e a decidir sobre amatérias do partido.

A Renamo deve entender que sempre que fala de guerra, os que mais se preocupam não são os políticos; é curiosamente, o povo, os primeiros a serem directamente afectados por ela. O que o povo quer não é a guerra muito menos confusão. São ideias novas e pacíficas capazes de colocar a Frelimo "na linha".
Ora, se a Renamo acha que a única forma de obrigar a Frelimo a cooperar é envolver-se na guerra, então a Renamo é quem deve entender de uma vez por todas que é um partido inviável em tempos de paz. E sendo inviável em tempos de paz, vai buscar na instrumentalização da violência, seu único e principal meio de negociação e persuasão política. Estamos perante uma elite política muito limitada na sua capacidade de pensar alternativas. É triste.
Quando as pessoas acorrem aos comícios de Afonso Dhlakama, não vão lá para endossar a guerra muito menos instiga-lo para tal. Vão lá, desesperados, ansiosos em ouvir do líder estratégias pacíficas mas suficientemente persuasivas sobre como eles com Dhlakama na liderança podem encontrar soluções para seus problemas. O regresso à guerra constitui um duplo retrocesso tanto para eles como para o país no geral. A Renamo deve aprender a entender a vontade e a voz do povo. Para tal, deve abandonar a sua sedução pelas armas. Isto também é possível com trabalho e ciência.
AGORA LEIA ISTO POR FAVOR
Enquanto eles nos atormentam com discursos belicistas, veja como a Renamo e seus membros individualmente abusam dos nossos impostos.

1 - Renamo é o partido da oposição na Assembleia da República. Lá, lidera comissões de trabalho e está reprentada em todas comissões parlamentares, inclusive internacionais bem como grupos de trabalho
2 - Recebe dinheiro do orçamento geral do estado proporcional a sua representação; por ai mais ou menos 3 milhões por mês
3- A Lei confere a Dhlakama o estatuto de líder da oposição, com salário por si estipulado e aproximadamente um milhão de dólares/ano para o seu gabinete, para além de precedências protocolares
4 - Juntamente com o governo, os "peritos" militares da Renamo gastaram mais de 540 milhões de meticais e alguns deles fazem-se transportar em carros novos 4x4 alguns deles de muito alta cilindrada
5 - O Fundo da Paz e Reconciliação reserva lugares no conselho de adminsitração e órgãos sociais a memebros da Renamo. O Fundo orçado em 10 milhões de dólares visa financiar actividades dos antigos combatentes.
6 - A Renamo possui 295 membros das Assembleias Provinciais sendo algumas por si dirigidas e outros 89 deputados da Assembleia da República, vivendo completamente à custa do erário público e gozando de imunidade, o que lhes confere o bel-prazer de dizerem coisas perigosas sem que a mão da Polícia lhes caia por cima.

Agora pergunto: São estes aí que querem combater por via armada o Governo da FRELIMO? São estes aí que querem morrer primeiro?
Mbanje na cabeça só!
5 h · 
UM PARTIDO INVIÁVEL EM TEMPOS DE PAZ?
Se a Renamo acha que a única forma de obrigar a Frelimo a cooperar é envolver-se na guerra, então a Renamo é quem deve entender de uma vez por todas que é um partido inviável em tempos de paz. E sendo inviável em tempos de paz, vai buscar na instrumentalização da violência, seu único e principal meio de negociação e persuasão política. O que é triste
• A Renamo não quer guerra
• A Renamo vai formar seu exército e sua polícia para defender...

Continuar a ler
Gosto · Comentar · 
  • Lindo A. Mondlane elogio a lucidez.. obrigado
    5 h · Gosto
  • Ivan Maia Muito bem dito.
    5 h · Gosto · 2
  • Dino Tualufo Yuuuu
    5 h · Gosto
  • Manganhe J. Vicente Dr Egidio Vaz está sendo preponderante no cultivo de análise crítica e interrogativa sobre assuntos de interesse público
    5 h · Gosto · 2
  • 5 h · Gosto · 1
  • Imtiaz Vala Conselho Nacional da Renamo foi declarar guerra, mortes e destruicoes.Afonso Dlakhama tem que distanciar-se de certos charlatoes,agitadores,sabotadores e irresponsáveis que o rodeiam.Basta de insanidade mental e desrespeito pela consciência dos moçambicano(a)s.Afonso Dlakhama tem que se distanciar dessa loucura que estão a propalar.
    5 h · Gosto · 1
  • Osvaldo Agostinho A verdade nua e crua!
    5 h · Gosto
  • Rafael Sumbane É falacia! Mais promessas, e ao fim NADA.
    5 h · Gosto
  • Allordon Vestavella A RENAMO esta desorientada, não sabe o que quer!
    5 h · Gosto
  • Natercia Mabota Egidio Vaz parabens pelo texto, vou partilhar!
    5 h · Gosto · 1
  • Saide Jacinto Ali Dr,esta tudo dito,espero que agente aprenda o que esta desifrado.
    5 h · Gosto
  • Francey Zeúte Excelente texto caro Egidio Vaz. Parabens. Os pontos estao todos, senao a maioria aqui reflectidos.
    5 h · Gosto
  • José Luís entao com este post, mbuia vaz deixa bem claro que queira Renamo queira Frelimo, nao ha diferença. os direitos dos deputados e dos ex- PR, tambem é dinheiro do herario publico, Guebuza esta disfrutar do luxo, do estatuto de ex- PR ora aprovado, membros seniores da frelimo, estao a isufruir directamente dos nossos recursos naturais, nao vejo seriedade de governaçao nem na frelimo...a
    5 h · Gosto · 1
  • Aldo Tomocene A renamo vai realizar o seu sonho....desaparecer duma vez pra sempre. 
    Livramos Moz do regime colonial português, não temos medo de lutar contra um regime desestabilizador da nação que só pensa em armas, guerra e sangue. 
    Deploro as declarações do seu porta-voz...no meu mandato, isso seria suficiente pra seguir todos e por eles no seu devido lugar.
    5 h · Gosto
  • Raul Chambote Mbanje significa suruma
    5 h · Gosto · 1
  • Nevito Uamusse A comissão das causas políticas (qual é a finalidade de um partido político? Sempre pensei que fosse conquistar, exercer e manter o poder político) vai trabalhar debaixo de tiros? Os parlamentares não mais irão às sessões da AR?
    5 h · Gosto
  • Egidio Vaz Fodya wankulu mbuya Raul Chambote
    5 h · Gosto · 2
  • Abel Zico Sou contra a guerra e qualquer tipo de violência...Agora Egidio Vaz não acha que a propria Frelimo podia evitar isso tudo? Uma coisa ate é falar de fraude eleitoral sem provas claras, mas acha que a Renamo ou outra oposição pode aceitar que o CC proclame vitorioso um partido e candidato sem editais? Isso não é ridiculo para um partido que se diz do povo? Não podiam no minimo imaginar que isso traria problemas ao povo? A Frelimo ja se mostrou mesmo do dialogo e para o dialogo? Quando usa o voto dos seus deputados que são a maioria para chumbar qualquer projecto da oposição sem no minimo lê-lo acha sensato? Isso não é arrogância? Consideraria isso defender e servir bem ao povo? As analise devem ser conjunturais e integradas. Digamos não a guerra mas sejamos dignos e imparciais nas nossas "brilhantes" analises. Nós como o povo devemos ser capazes de chamar as duas partes a consciência e nunca usar dois pesos e duas medidas...
    51 min · Editado · Gosto · 17
  • Cassamo Ussene Mussagy No dia k a renamo nao possuir armas vai virar Unita...E nos bem sabemos que a frelimo tambem esta armada...
    5 h · Editado · Gosto · 1
  • Aldo Tomocene Fodya wa gorongosa.
    5 h · Gosto · 2
  • Julio Machava De facto e o fim de um projecto, o fim da historia.
    5 h · Gosto
  • Hussene Soro Estou a disconfiar que o mundo esta ac..............prontos
    5 h · Gosto
  • Saide Jacinto Ali Agora Dr Vaz,uma pergunta:Será que a CNE e o C.C,ja previam isso ao validar aqueles resultados das eleiçoes?ou apenas validaram sem dar em consiteraçao da crise politica pois eleitoral?e se a renamo fracasar e o povo ir a rua,de quem será a responsablidade,visto que o povo esta vivento na esperança que o projeto das autarquias provicial vai ter peso.
    5 h · Gosto · 8
  • Egidio Vaz Saide, o povo não sai a rua coisa nenhuma. Se ele estivesse mobilizado sairia logo a seguir ao anúncio das eleições. Se sair agora será por agitação da Renamo. Algumas coisas me cansam.
    5 h · Gosto · 2
  • Hussene Soro Os analistas emergem e depois la se vao... Mas a frelimo e renamo por agora ainda nao.....
    5 h · Gosto
  • Alberto Jimo Mapanga Mahave espere para ver
    5 h · Gosto
  • Eusebio Jose O partido frelimo e a renamo e saco d mesma farinha, estao todos armados, nada de olharmos um lado somente, usam a arrogancia para nao resolver problema que enferma o povo...
    5 h · Gosto · 2
  • Aldo Tomocene Mas a frelimo nunca saiu a Rua disparar contra povo indefeso, autocarros...em pretexto da paridade.
    5 h · Gosto
  • Eusebio Jose Egidio o Abel zico fez algumas questoes, o que acha delas?
    5 h · Gosto
  • Xavier Jorge Uamba Tudo claro e completo, se um ladrão me engana duas vezes da mesma forma, se ele me conseguir enganar uma terceira vez da mesma forma, está visto que ele me vai considerar ingénuo e vai abusar sempre dessa prorrogativa de poder para me enganar. A Renamo esta totalmente desnorteado, precisa de ter um assessor politico muito forte, nao intendo o que os intelectuais estao la fazendo, nada produzem, a renamo ainda enfrenta problemas internos de liderançavai, alias a renamo vai cada vez mais abrindo espaco para a frelimo se reestruturar e ganhar nova coesão, enquanto a renamo dorme a frelimo esta se fortificar cada vez mais. vai servindo de cao, enquanto o cao ladra a carava passa.
    5 h · Gosto
  • Leo Do Rosario De uns tempos a esta parte, o Egidio tem postado alguns comentarios muito "AVERMELHADOS". Porque será?
    5 h · Gosto · 1
  • Egidio Vaz Eusebio Jose eu já passei desta fase de perguntas. A Renamo reconheceu as eleicoes até porque já estão a beneficiar dos seus resultados. O que resta são processos de desarmamento das forcas da Renamo, hoje aproveitado para manipular interesses
    5 h · Gosto
  • Egidio Vaz Leo, volte quando os meus posts mudarem de cor. Os outros fazem o mesmo. Falar da Renamo é tecer comentários avermelhados?
    5 h · Gosto · 4
  • Leo Do Rosario Mas há outro partido militarizado no Pais, fora a Renamo e todos bem sabem qual.
    5 h · Gosto
  • Carlos De Sousa Tivir Que tal se o dr Egidio Vaz para além de criticar essa posição tomada pela renamo (que modestia a parte o fazes muito bem), também sugerisse outras soluções que a renamo poderia implementa-las, com a "ajuda" da frelimo, para se ultrapassar a crise pós eleitoral.
    4 h · Gosto · 2
  • Xavier Jorge Uamba Leo, Leo, comenta o post nao a pessoa que escreveu o texto, vamos supor que Egidio G. Vaz Raposo e um anonimato.
    4 h · Gosto · 1
  • Eusebio Jose O manteiga disse bem a renamo nao deve desaparecer vai usar de tudo para forcar..., esperar que a renamo entregue as armas,duvido pois elas sao a razao da sua existencia,fiquemos preparados nao duvido de santugira II...
    4 h · Gosto · 2
  • Tony Manna Caro Egídio, sendo você um individuo formado e inteligente, já tenho visto várias vezes na televisão a esgrimir ideias com muita maturidade, desta vez devo-lhe dizer e sem intenção de o desrespeitar que o senhor está simplesmente a querer ver o que lhe convém ver quando nós todos, sociedade civil sabemos que se as situação está a chegar a este ponto de não retorno se deve e muito as posturas arrogantes e de intransigência que o governo tem tomado.
    A bem do povo não vejo da parte do governo que é quem tem a faca e o queijo na mão nenhuma atitude ou postura que possa de forma inteligente resolver esta situação de guerra iminente .
    Somos irmãos e não faz sentido achar que a renamo são os piratas e a frelimo os bonzinhos.
    Como povo só tenho pena que não estejamos unidos e nós nos manifestássemos tipo primavera árabe e colocassemos eses senhores no seu devido lugar.
    Não pactuo nem com a postura da frelimo nem com a da renamo.
    Precisamos de um verdadeiro salvador da pátria urgentemente.
    Saudações
    4 h · Gosto · 11
  • Mauro Benedito Chilaule Atencao a renamo eh que quer as autarquias provinciais e nao o povo, chega de usar o povo para interesses particular, para tornar as autarquias provinciais um projecto do povo eu advogo a aplicacao de uma democracia directa(referendo)
    4 h · Gosto · 3
  • Ildo Skate Vaz, to a pdir um pouco do que tu FUMASTE!!! hoje fumaste muiitoo pah!!
    Se a Renamo fosse tudo isso k dizes, nem terias corajem e liberdade de escrever isso tudo.
    Devias dizer obrigado Dlhakama.
    Axas que se Renamo quisesse guerra mesmo ja nao o teria feito??? 20 anos de tolerancia te deixaram mal abituado nem brada???
    4 h · Gosto · 9
  • Domino Bucuane Triplo like
    4 h · Gosto · 2
  • Leo Do Rosario A falar é que a gente se entende! Comungo com muitas das suas ideias, mas desta vez meu caro, com todo o respeito que tenho e que merece, foi infeliz. Mas não esperava tamanha revolta de sua parte ao deparar-se com opiniões contrarias a sua.
    4 h · Gosto · 3
  • Efraimo Neves Ultimamente, o mano Egidio Vaz têm trazido algumas reflexões algo precipitadas e muito pouco construtivos que me lembram o que um grupo de pessoas que se intitulavam de analistas diabolizavam uma parte e o resultado foi o que se viu! Não podemos fazer análises algo emotivos , temos que ir ao fundo da questão , compreender e propor soluções airosas. Também não esqueçamos nunca o motivo que esteve ou está por detrás disto tudo, não vale apena tapar o sol com a peneira
    4 h · Gosto · 5
  • Pereira Antonio Egidio vaz, gastei 5 minutos lendo o seu jornal nao vi sua opiniao pessoal o k se deve fazer, vosse neste momento esta a propagar uma informação pra mi pouco convente, pessoalmente falando ja tou cansado de criticas aki a cola chega vamos procurar soluções para isto parar,culpados somos todos nos k dexamos algumas elites discutirem o k é melhor pra nos como povo mas é claro sao nossos representants falando em politiquice. Procuremos solucao please nao se acusar! O centro de conferenciaoaquim chissano tornou se num estudio de novela e pergunto se ha priblema k se resolva se nao ha vamos parar de gastar o dinhro do povo mais nada. O governo nao é frelimo entenda isso por favor!
    4 h · Gosto · 2
  • Efraimo Neves Aldo Tomocene. A Frelimo já mandou gente inocente para campos de reeducação e Xibalo ( campos de produção ) já disparou contra o menino Hélio quando este vinha da escola, já disparou jactos de água e balas verdadeiras quando o povo reclamava a subida do preço do pão, já disparou contra os ex - guerrilheiros quando reclamavam as suas pensões, já disparou contra cidadãos em quase todos os actos eleitorais, já disparou contra os madjermanes por esses reclamarem as suas pensões, já esvaziou e fez falir várias empresas públicas que empregavam milhares de cidadãos deixando os a sua sorte, já vimos de tudo só ñ vê quem não quer ou não lhe interessa ou melhor que também usufrue
    4 h · Gosto · 2
  • Pereira Antonio Se houve se interesse em resolucao o presidente e o presidente da renamo não chegaria ate hj a conversar,pork deve ser uma sessao fechada uk se fala la dentro k nao kerm k as pessoas saibam? Minha opinião nada pessoal egidio!
    4 h · Gosto · 1
  • Adérito Do Rosário Arnaldo Coesão da Frelimo refere-se aos camaradas que acobertam roubo dos seus membros ao povo? A AR legalizou o caso Ematum que nascera ilegal, que partido é esse que permite que o povo seja sufocado com dívidas externa para satisfazer interesses de alguns membros deste e nada faz? Afinal qual o papel da AR? Não falo da oposição, pois juntos não tem nenhum poder a opor-se à maior da Frelimo. Para mim, esses partidos lendário ou históricos como quiserem chamar deviam desaparecer para vivermos a real política democrática. A Democracia não é cultura importada, mas sim, identidade que reza desde a idade da pedra.
    4 h · Gosto · 1
  • Eusebio Jose Ja estamos acustomados quando comecar voco voco vao aceitar tdo depois de muitas vidas perdidas e muitos orfao a deriva, o sistema e assim mesmo...
    4 h · Gosto
  • Sidonio Bras Confesso que me surpreendeu, acho que fumou o que Herminio dos Santos fumou ou fumara em certa ocasião.
    4 h · Gosto · 1
  • Adérito Do Rosário Arnaldo O amigo Egídio Vaz, para mim neste post identificou-se defendendo ideologia política de um partido, criticando outro e não como analista do ambiente político vigente na nossa pátria. Se não tem opinião própria, sugiro que não traga e não faça nos perder tempo com assuntos de conhecimento popular. Queremos discutir algo sério em prol de boa gestão política e coisa pública, temos várias inquietações como sociedade que nada tem haver com partidismo.
    4 h · Gosto · 6
  • Aldo Tomocene Hehehehehe, Efraimo Neves, estás mesmo mesmo muito desgastado com a frelimo por isso para ti, a decisão da renamo é sensata? 
    Eu penso diferente...acredito que a frelimo também comete erros mas nós o povo ainda encontramos no partido a proteção e refúgio contra atrocidades da renamo.
    4 h · Gosto · 1
  • Julia Salatiel Cunhado sou tua Fã numero 1...
    4 h · Gosto · 1
  • Cristiano Manejo Ainda há muita coragem
    4 h · Gosto
  • Quisbe Ranguisse Penso que nao e' o Egidio Vaz que conheco. Este e' G40 transformar-se em Egidio Vaz. Pork nao falou os motivos que leva a Renamo a declarar isso? para dizer que os voto nao vale? E as pessoas que votaram na Renamo nao sao pessoas? Voce hoje tinha que falar da culpa das nossas instituicoes como CNE e CC.
    4 h · Gosto · 2
  • Rodrigues Tembe Eu particularmente, discordo deste tipo de análise, cheira me algo que não sei o que é neste momento. I will come back shortly.
    4 h · Gosto · 2
  • Helio Filemone Inguane Acredito que a Renamo esta a dar um sinal de exaustão ou desespero. Espero que a posição saiba arranjar uma saída para esse problema. Pois o capim continua a sofrer. Aos críticos ferrenhos tragam argumentos para manifestar o vosso ponto de vista, pois juízo de valores não leva a lugar nenhum..
    4 h · Gosto
  • Delfim Bica Lucas Gosto dos teus posts dr #vaz a renamo deve parar de usar material belicos para ofiscar beneficios. A guerra nao liquidara vida dos politicos mas sim do proprio povo em se desnumbra incasalvente dzer defender, primeiro a renamo deve ter liberdade expresional internamente n apenas centrar poderes a um so individuo da minha opiniao da antiguidade. A renamo n pode autoredicular-se apesar d ser caracteristico... Djakama tem uma vida consideravel mas onde exe sr trabalha? Tbm vive do herario publico, sr's politicos n castguem o povo pois este quer paz.
    4 h · Gosto
  • Hassimina Tajú Muita verdade! Parabéns
    4 h · Gosto
  • Efraimo Neves Meu irmão Aldo Tomocene , mesmo no meio de tanta angústia conseguiste arrancar me uma gargalhada , mas não inventei nada apenas elenquei alguns aspectos que todos nós sabemos , para dizer que ninguém é dono da verdade ou mais dono de Moz que os outros. ñ acho sensato que tenhamos que ir à uma guerra civil seja por motivos. Quanto à protecção que a Frelimo lhe dá ñ é cabal visto que a muitos irmãos que já perderam a vida nesses guerras promovidas pelos dois beligerantes, acredito que até tenhas perdido um parente seu Assim como eu perdi e muitos moçambicanos, até se ñ fosse essa maldita guerra teria nascido um pouco mais cedo e tive que correr o risco de ñ existir uma vez que o meu pai perdeu escola numa das operações tira camisa kkk. agora o que temos que perceber é quem nos expõe ao risco para depois dizer que nós protege ñ seria melhor evitar e poupar as vidas dos nossos irmãos militares e polícias assim como nos civis.
    4 h · Gosto · 1
  • Efraimo Neves Meu irmão Aldo Tomocene , mesmo no meio de tanta angústia conseguiste arrancar me uma gargalhada , mas não inventei nada apenas elenquei alguns aspectos que todos nós sabemos , para dizer que ninguém é dono da verdade ou mais dono de Moz que os outros. ñ acho sensato que tenhamos que ir à uma guerra civil seja por motivos. Quanto à protecção que a Frelimo lhe dá ñ é cabal visto que a muitos irmãos que já perderam a vida nesses guerras promovidas pelos dois beligerantes, acredito que até tenhas perdido um parente seu Assim como eu perdi e muitos moçambicanos, até se ñ fosse essa maldita guerra teria nascido um pouco mais cedo e tive que correr o risco de ñ existir uma vez que o meu pai perdeu escola numa das operações tira camisa kkk. agora o que temos que perceber é quem nos expõe ao risco para depois dizer que nós protege ñ seria melhor evitar e poupar as vidas dos nossos irmãos militares e polícias assim como nos civis.
    4 h · Gosto
  • Jusubo Abdullah De Armando pai nkulo mamenha chikau-kau nae?
    4 h · Gosto · 1
  • Ayrton Timm De Oliveira Parece que ja sao G41, com um novo membro!
    4 h · Gosto · 2
  • Isaac Mabuie Egidio Vaz, qual é o seu partido?????
    4 h · Gosto
  • Quisbe Ranguisse Esta a branquear a fraude. Triste nossos estudiosos fugindo nad mutivacoes reais.
    4 h · Gosto · 1
  • Abel Zico Egidio Vaz você nao pode apresentar um assunto de debate e dizer que ja passou da fase de perguntas...Se a exposição é tendencialmente acadêmica não está a se-lo dignamente. Não quero pensar que está a outros serviços, não não quero desiludir-me...
    4 h · Gosto · 7
  • Mauro Benedito Chilaule Cuidado para nao chamarmos de imparciais aqueles que tecem comentarios em nosso favor ou em beneficio de um grupo com o qual nos identificamos.
    3 h · Gosto
  • Isac Manjate Estupendo textículo! 
    "Toda guerra derriva de frustrações" Sun Tsui.
    Dialógo entre o Governo e a Renamo é típico dos néscios.
    A RENAMO, esgotou todos os recursos intelectos e da razão. Já não estamos em altura de atentarmos recorrendo o issar da pólvora.
    3 h · Gosto · 2
  • Avestino Augusto Fundai Obrigado Dr. Egidio Vaz, pela sabias palavras e tornar clara a a falsa conferencia da renamo...... Sinto muito para este membros da renamo Que critacam a sua posicao eles ja estavao acustumados com seu apoio para renamo o seu lider....
    3 h · Gosto
  • Imerson Lucas hehe...rebentou...
    3 h · Gosto
  • De Waan Candido Eu acho q #Egídio_Vaz é apenas um cidadäo activo, preocupado c as enfermidades da naçäo! E quem o julga por cores partidárias, sendo jovem, é uma vergonha... Jovens tabuas rasas, sem ideias próprias, vendem a alma por camisetas, bonés e um prato d comida! Acordem e sejam vcês mesmos! Sö assim a dita pätria amada poderä andar! Apoiado sr. #Egídio_Vaz! Nao á Guerra e chega de baralhar o povo! Keremos um mocambique feliz, sem medo, e nao um país d 2 organizacoes k se divertem a custa das nossas lägrimas! Até chamaríamos de 2 desorganizacoes, Chegah....
    3 h · Gosto · 2
  • Cleto Goncalves Podias ate ter razões para tal Egidio Vaz mas vejo no seu post muita parcialidade. E parece te esqueceres da origem do problema.
    Quando no dia 27de Outubro o Egídio deu parabéns ao Nyussi e dias depois retirou o k se passava. Penso eu k retiraraste os parabéns por assumir uma fraude... e hoje pareces apoiar os fraudulentos...
    O maior crime é para mim falsificar a vontade do povo.
    Isso tudo acontece por um lado por erros na gestão pública...
    3 h · Gosto · 9
  • Nelson Junior Bravo,Sr.Egidio...boa analise,mas os dois sao culpados-A Frelimo poderia resolver este problema de "negros" (sorry) duma vez para sempre: pegar certos elementos da Renamo e mete-los a governar....e outros a liderar certas empresas...O assunto estava resolvido...Mas,la estamos,nós negros quando temos o poder ou quando queremos o poder nao pensamos com a cabeça......e é povo que sofre!...seja como for,uma boa analise.....
    3 h · Gosto · 3
  • Zarito Mutana Tem muita gente interessada com a guerra, por isso devemos pressionar o Governo a negociar com a Renamo. Politica é uma merda tudo por culpa do dinheiro...ntlaa..
    3 h · Gosto · 1
  • Valdemiro Matavela Granda texto e sabia reflexao...meus parabens!
    3 h · Gosto
  • Nelson Junior PS!....eu nao quero entrar em muitos detalhes,mas sabemos que a SISE está bem infiltrada na Renamo desde os pés ate à cabeça...o problema é : Mas,que jogo estao a fazer a Frelimo e a Renamo????????
    3 h · Gosto
  • Geraldo Obra Alegriao Se quiserem discutir este assunto podem ficar. Como digo essas questoes sao mais compilcadas do que se julga. Nao existem formulas quando dois irmaos na mesma casa entram em desvenca. Procurar culpados ou os honestos nesta historia ou e ser ingenuo oudesconhecer a historia deste pais.O que se precisa neste momento e de cabeca fria e muito boa vontade. porque o resto...e uma repeticao dos mesmos erros a procura de resultados diferentes.
    3 h · Gosto · 2
  • Ngonhamo Ngonhamo Assim ficamos sem norte pois os unicos intelectos natos e com um vernaculo apurado ja estao a se transformar em lambibotas inreconheciveis .nthla a quem confiar ???
    3 h · Gosto · 2
  • Benedito Magaia Alguém vai pagar a factura da possível guerra que a RENAMO vai provocar. Precisamos de partidos que façam diferente do partido no poder.
    3 h · Gosto
  • Antonio Martins Tudo por causa dos editais que sumiram. O sr. Vaz devia a CNE e pedir ao Sheik os editais originais e assinados pelos vogais para acabar com esta história toda. Tudo o que está acontecendo tem alguém culpado não é um caso solto.
    2 h · Gosto · 4
  • Vassili Vassiliev Numa balanca, sao precisas duas medidas para se achar a BITOLA. O Egidio Vaz ficou-se pela bitola.
    2 h · Editado · Gosto · 1
  • Thomas De La Rue Bem dito
    2 h · Gosto
  • Arao Nhancale Falou meu irmao Egidio Vaz...Bem dito...
    2 h · Gosto
  • Armando Tomas Fernando Fernando Isso cheira lambibotismo meu Caro vaz .
    2 h · Gosto · 3
  • Jorge Oliveira Aplausos...
    2 h · Gosto
  • Mario Antonio Jose Eu vou continuar aqui no centro do país. Ja vi que o perigo de vender a própria alma está enraízada em algures do país. Nao aqui. Também sou intelectual. Já que nao me reconhecem, voluntario em apresentar-me. Eu quero deixar bem claro que, de modo algo vos abandonarei.
    2 h · Gosto
  • Zito Gusmao Senhor vaz nao tens outro asunto para voce tratar? decha arenamo avontade si o senhor tens o dirreito de critica grasas arenamo, forsa renamo decha vaz ker imprego n frelimo
    2 h · Gosto · 1
  • Nur Aldir Kalir Rassil Académico mocambicano principalmente de raça negra são como camaleão mudam de cor todo momento o pior vc não sabe que momento eles muda tá virar moda.....vão me desculpar
    2 h · Gosto · 3
  • Mbuya Kufa Kulipo Dezanove Kkkkkkkkk gostaria de provar este mbanje mas pelas especulações parece ser bom se Bob marlen não podia cantar sem puxar então a que admitir que mbanje é bom até alguns estados dos USA já legalizam kkkkk muito bom mbanje a vem do povo, mal para questões individuais.
    2 h · Gosto
  • Manuel Dias Se descrever da mesma forma de analise, incluindo gastos dos dirigentes da frelimo eu agradecia. Ouvi dizer que o G40 reduziu se a G7. Nao se precisa de 40 linguas pra lamber a bunda de alguem ao mesmo tempo, por mais que tenha bunda grande, 7 linguas sao suficiente. A tua luta Egidio Vaz é o centro da bunda. Força mano.
    2 h · Gosto
  • Celso Cossa Por acaso estamos em Paz?
    2 h · Gosto · 1
  • Egidio Vaz Manuel Dias, obrigado. Deixo o teu comentário apenas para que te envergonhes com o teu vitupério. Ninguém aprende contigo.
    2 h · Gosto
  • Aldo Tomocene Isac Manjate, estupendo texticulo o teu post. Eu aqui procurei dicionário para entender...
    2 h · Gosto · 1
  • Ngonhamo Ngonhamo Palavras de um homem sem respeito com o proximo ,que falta de humanismo...
    2 h · Gosto
  • Manuel Dias Mudam se os tempos, e as vontades, a ambiçao nao muda, aceita se e a ganançia torna se regra. Concordo que todos tem seu preço, no teu lugar Egidio Vaz se calhar faria o mesmo, a pobreza revela se quando vemos a riqueza do outro.
    2 h · Gosto · 3
  • Manuel Dias Nao tenho nenhum partido, mas tem vezes que fico tentado, mas a maioria é tao idiota que me deixa em desespero so de pensar em fazer parte do mesmo grupo.
    2 h · Gosto
  • Armando Tomas Fernando Fernando Quem fumou mbanje nesse post ,e ele vaz.
    1 h · Gosto · 1
  • Abel Bernardo Aammh... Agora ja descobri esse Egidio Vaz e um verdadeiro hipocrita desfarsado de academico
    1 h · Gosto · 1
  • Romao Sibambo O k sei e k enquanto tudo for renamo/frelimo xtaremos smpre nesta lenga-lenga, por isso k lamento n podermos voltar a 1962 ou pouco antes prk ai, tds actores politicos dsde os lideres partidarios ate ao smples eleitor sentariam n mesa cm os seus projectos politicos e dai fzia-se o Plano Quinquenal, acho k isto traria alguma tranquilidade aos Partidos pois sentir-se-iam inclusos de alguma forma por terem cntribuido pra organizacao do Estado e isto dar-lhe-ia mais motivacao pra exercerem a funcao nste caso ja como dgnissimos representantes do povo- os srs deputados...
    1 h · Editado · Gosto
  • Eduardo Constantino Egídio, estás de parabéns. Tiro chapéu.
    1 h · Gosto
  • Hamido Braimo Egidio Vaz estás de parabéns. Partilhei a tua publicação ....
    1 h · Gosto
  • Tesoura Júlio Tuboy TCHAMBA TCHETCHI.
    1 h · Gosto
  • Alberto Mussana A mediocridade politica e que propicia este pobre e triste cenario, egidio, a transparencia e seriedade nos sufragios cria isto. Voce acha mesmo que so com vias pacificas a Frelimo vai aceitar alguma ideia da renamo? Reconheco te como academico e grande analista. Mas fico frustrado quando apoiamos a queda da oposicao e consequente deseparecimento. Um pais sem oposicao, condena o povo a viver da vontade de um grupelho de espertalhoes.
    1 h · Gosto · 2
  • Cassamo Ussene Mussagy Temos k agradecer por termos um Dlhakama.o unico Moçambicano que consegue abanar a frelimo...no dia k esse homem desaparecer nem esses post vamos vazer...a frelimo é k obriga a renamo a ter armas.se a renamo entregar as armas é o fim da oposiçao,da liberdade de expressao,da dita sociedade civil, vejam so o k aconteceu com a MDM em Gaza, com a manifestaçao o quando da morte do Cistac...onde a policia da frelimo abuso do poder.A nossa policia é do partido frelimo....aqueles que enchem nos comicios sao o verdadeiro povo ,eles é que votaram naquelas zonas onde a renamo ganhou...
    45 min · Gosto · 1
  • Cristiano Daniel Rosario Naene impressionante este post, parabens Egidio Vaz.
  • Salomao Massangaie O Desepero e uma doenca. E um lider desesperado, lesado por dificuldades enormes, pode enloquecer, como qualquer individuo. Ele pode perder o seu proprio discerimento. Isso e lamantavel, mas pode-se dizer que tudo decorre da ausencia da educacao, principalmente de formacao religiosa.
  • Hilario Afonso Tomo Adeus republica de mocambique bem vindo a republica centro e norte falou Nao falou chorou nao chorou eh convosco os ricos vao perder tudo tudo tudo tudo mesmo agora eh nossa vez .....
  • Rogerio Antonio Tanta parcialidade que pude notar neste post, importa nao fugirmos o cerne deste todo baile politico, que prende-se com as eleicoes gerais do ano passado, em algumas passagem o Sr Egidio Vaz, tenta distrair aos menos atentos, advogando que a renamo deve prosseguir com os seus objectivos nao usando a forca, eu irei lhe fazer uma questao: QUANDO EH QUE O PARTIDO NO PODER APROVOU, QUALQUER TIPO DE INICIATIVA DE LEI PROPOSTO PELA RENAMO? Ademais, quero deixar bem claro que, EM PAISES ONDE IMPERA A LEI, A CNE E O CC, seriam responsabizados por colocar no poder fraudulentamente os atuais governantes, sem a vontade popular, CADE OS EDITAIS? Eh curioso, quando procuramos distorcer a verdade dos factos a partir de legalismos, sabendo-se que os que estao a governar, nao tem nenhuma legitimidade.
    18 min · Gosto · 1
  • Eugenio Mabunda Subscrevo Rogerio Antonio.
    7 min · Gosto · 1
  • Rogerio Antonio Não sei exactamente esse tal banje(Soruma), estaria a ser fumado de que lado? Os loucos e falaciosos dizem que a renamo faz pedidos anti-constiticionais, eu pergunto qual é a lei que diz que um fraudulento pode governar contra a vontade popular? Se o Nhusy e a frelimo roubaram votos para governarem, logo já são anti-constiticionais. Entao nada deles recorrerem a constituição, visto que a frelimo rasga todos os dias a lei mae, ate mendigos e dementes, questionam, mas que governo eh esse que faz e desfaz ao seu bel prazer, sem que seja chamada a razão? Aos porta-vozes dos ditadores, entendam duma vez pra sempre que, a frelimo tem a plena consciência que o povo Moçambicano é pacifico, por isso que vem aproveitando-se disso, colocando a Renamo nas extremidades, para dai tirar dividendos políticos, lançando a culpa a ela quando tenta reivindicar algo. Na verdade quem esta a perigar a paz, neste país é a própria frelimo que está a governar a força, porque arrancou o poder do legitimo vencedor.
    2 min · Gosto · 1

Sem comentários: