terça-feira, 9 de junho de 2015

SMS para o Presidente Filipe Nyusi



8 h · Editado · 


SMS para o Presidente Filipe Nyusi


Presidente,

Envio-te, via SMS, a mensagem que se segue, a qual paralelamente partilho com os nossos concidadãos noutras plataformas (e.g. Facebook), para que tomem conhecimento e comentem, querendo, para reforçar, criticar e/ou repudiar o conteúdo da mesma.

Eis a mensagem.

Presidente, tu tens dito a todos nós, moçambicanos, teus compatriotas o seguinte:

• «No meu coração cabem todos os moçambicanos»;

• «O povo é o meu único e exclusivo patrão»; e

• «As boas ideias não têm cor partidária».

Entretanto, quando o povo—o teu «único e exclusivo patrão»—fala, e as ideias, sem cor partidária, "chovem" de todos lados, tu então dizes:

«Deixem-nos trabalhar.»

Ah! Presidente! Não faz batota!

Vamos encarar a realidade com frontalidade e fazermos jus às nossas palavras! O povo continua aguardando pelo início do «novo ciclo de governação», que nós prometemos durante a campanha eleitoral, usando a tua boca para falar! Colocamos a ti à frente de nós não por seres o melhor dentre nós todos, mas sim por seres a escolha conveniente no respeito que nutrimos pela unidade nacional e pelo princípio de inclusão no exercício do poder. Ou seja, fizemos-te o nosso Presidente em respeito aos nossos valores comuns (tu incluso no grupo). Esperamos, pois, que nos presidas observando rigorosamente estes valores.


Presidente!

A expressão «deixem-nos (ou deixem-me) trabalhar» não é uma boa resposta aos críticos da nossa governação. Em qualquer actividade, a crítica é necessária e imprescindível para podermos avaliar objectivamente o nosso desempenho. Dizer «deixem-nos trabalhar» é execrar a crítica da maneira mais feia, melhor apenas que um insulto explícito dirigido a quem nos critica. Por assim ser, não é aceitável e tampouco recomendável, mormente quando dito por ti, servidor do povo, que o consideras e conheces como teu «único e exclusivo patrão».

Outrossim, visitar inesperadamente as pessoas nos seus locais de trabalho, tais como escolas, mercados, feiras, lojas, … e conversar com o povo, é louvável. Porém, há que ter o devido cuidado com improvisos e arbitrariedades. Improvisos e arbitrariedades são fatais, e já vitimaram vários líderes, entre os quais me vêm à memória os nomes de Eduardo Mondlane, Samora Machel, Muammar Gaddafi, entre outros. E não entendas que estou a advogar o perfeccionismo aqui. Longe disso. Sei que o amor pela perfeição é inimigo do progresso. Um bom líder tem que saber desfazer-se dos que aplaudem improvisos e advogam a perfeição. Eles e elas podem revelar-se (e muitas vezes revelaram-se) nocivo(a)s a quem exerce o poder!


Presidente!

Tens que ousar, guiado mormente pelas tuas convicções e intuição, mas tendo sempre o cuidado de evitar exageros. Oiça-nos a todos. Se não tiveres respostas, diz-nos apenas: «caros compatriotas, tomei conhecimento e nota das nossas ideias e/ou preocupações que colocastes. Obrigado. Vou pensar para responder da melhor maneira». Não improvisa respostas/soluções nos comícios! Isso é arbitrariedade. Não prometa muito mais para além de uma reflexão sobre as ideias/preocupações do povo que representas. Num lugar e tempo apropriados, sem demora, vais pensar e responder.

Por fim, para hoje, congratulo-te pela decisão de, nas visitas de trabalho que realizas pelo país adentro, chamares, algumas vezes, os membros da tua delegação para saudarem e se apresentarem aos locais, na língua local. Vi-te a fazeres isso, recentemente, no comício que marcou o fim da tua visita à Província de Nampula, na Cidade do mesmo nome. É uma inovação na Presidência Aberta e Inclusiva (PAI). Porém, o melhor mesmo seria repensar toda a missão e os objectivos da PAI. Salvo opinião fundada em evidência demonstrando o contrário, eu tenho a percepção de que a PAI, como instrumento de governação, é muito dispendiosa e ineficaz, ainda que possa ser politicamente eficiente! Pode conseguir-se eficiência política via outros actos governativos, tais como a aceleração dos processos de desconcentração e descentralização da administração pública.


Respeitosamente,

JJC.


Ser - Huo e 14 outras pessoas gostam disto.

Homer Wolf eh eh eh... mandando recadinhos a Sexa....

Buene Boaventura Paulo Aplausos para ti Sr. Cumbane. Repensar a eficácia do PAI, porque o actual não coaduna com o estilo deste Presidente, que de resto não é do bom vocabulário. Eu não entendo essa de ainda viajar para divulgar o programa de governação, já sufragado. É tempo de executar e monitorar. Quando começa a implementação?


Ser - Huo Julião João Cumbane, o central mesmo seria "quando começa o novo ciclo de governação", pois, tal como diz o Boaventura Paulo Buene, parece que estamos numa espécie de prolongamento daquele outro ciclo. Ou então o novo ciclo ainda está numa espécie de banho Maria. E, voltando ao Buene, yeah, o estilo PAI pode tramar o actual inquilino, pois, o anterior era tão bom de lábia quanto era de bolada. Procuro ainda o estilo do actual, e....

Homer Wolf Ademais:uma das coisas que (aparentemente) fez cair Guebas da presidencia do partido foi o facto de ter mandado aquele pessoal da CP em tournee' pelas provincia para "desdizer" Nyusi (ou o seu pacto com Dhlakama), na historia das artarquias...
provinciais...
Ora Caiu Guebas, Nyusi apoderou-se de poder, e agora paradoxalmente, trata de ele proprio de fazer o papelao que faziam as brigadas da CP, nessas tais PAI's (ou apenas PA's)...

Azarias Felisberto Parabens pela fröntalidade com o problema . Eu ja me fartei com as tais visitas de psiconalise .

Ser - Huo Pior que fazer papelão Homer Wolf, o nosso homem agora vai caindo na especialidade de Dhlakama: falar aquilo que vem à mente naquele preciso momento. As respostas que vai dando nessas PAI, algumas delas roçam um quadro perigoso pelo nível de promessas que carregam. Logo, isso prenuncia uma fase final do seu mandato a gerir expetativas, algo que só o líder sabe fazer bem. Um começo bem falso, mas que com estas cartas de malta Nini e sms do Cumbane, talvez ouça algo e faça algo a respeito, otherwise, Guebas vai ter um descanso de descaso.

Homer Wolf T'zaver neh?...


Nelson JL Mazungaire Finalmente escreveu oque me fez ler todo texto poder anima.

Nelson JL Mazungaire Vc escreveu hehehe.

Isaias Miguel Mpanguiua Não sabia q tem gente q não conhecem perfeitamente o que é ser Politico... Para mim o melhor politico é aquele q paga salários antes do dia 30..

Sem comentários: