sexta-feira, 12 de junho de 2015

Renamo anuncia “Já temos homens em posição combativa em todo o país

5 h · 
Renamo anuncia
“Já temos homens em posição combativa em todo o país” (‪#‎canalmoz‬)

Beira (Canalmoz) – A Renamo anunciou na tarde de ontem, quinta-feira, na cidade da Beira, que possui homens em posições de combate em todos o país, com vista a responder ao partido Frelimo, caso este queira inviabilizar pela força a implementação das chamadas “autarquias provinciais”.
O anúncio foi feito pelo dirigente e deputado da Renamo José Manteiga, que é porta-voz da V Sessão Ordinária do Conselho Nacional da Renamo.
José Manteiga informou que a prontidão combativa dos homens da Renamo é defensiva, pois tem em vista avisar a Frelimo para que não use nenhuma força armada para criar agitação nas zonas onde a Renamo vai criar as suas “autarquias provinciais”. Prevê-se que a reunião da Beira aprove por consenso a implementação das autarquias provinciais à força.
Manteiga afirmou que, por várias vezes, a Frelimo recorreu às forças policiais e de intervenção rápida para combater as posições da Renamo, com vista a intimidá-la, mas, desta vez, segundo disse, haverá resposta à altura.
“Caso o Governo use os seus meios para combater os nossos militares, nós estamos disponíveis para responder em tempo recorde, e já estamos disponíveis”, afirmou. Disse também que a Renamo esgotou todas as vias normais para implementar o seu projecto. “Já usámos todos os canais possíveis para chamar a Frelimo a acatar a nossa iniciativa, mas este partido nunca admitiu”.
Manteiga disse que o partido Frelimo “não chumbou o projecto por falta de mérito, mas sim por arrogância” daquele partido.
O Conselho Nacional da Renamo diz que o seu presidente, Afonso Dhlakama, tem legitimidade popular para governar estas regiões, visto que ganhou as eleições. A Renamo tem-se queixado de fraude eleitoral verificada nas eleições gerais de 15 de Outubro, onde, sem editais e com outras irregularidades graves, a Frelimo e Nyusi foram declarados vencedores.
Manteiga diz que o seu anúncio não é uma declaração de guerra no país, mas sim uma forma que a Renamo encontrou de informar a Frelimo que vai governar também. “Nós vamos governar estas regiões. Os seus dirigentes actuais vão ter que escolher se vão para a Renamo ou para a Frelimo”, afirmou José Manteiga em conferência de imprensa
Estava previsto que a reunião do Conselho Nacional da Renamo terminasse na quinta-feira, mas prossegue até hoje, sexta-feira. (José Jeco, na Beira)
  • Zélio Taveira, Benn Lissane, Joaquim Geremias Geremias e 97 outras pessoas gostam disto.
  • Isaias Adelino Joao Joao Nao acredito q o governo nao defenda o Pais, pois que tambem tem militares suficientes em todo lado para defender este golpe, so nao sei se alguns canais desinformativos sobreviverao.
    7
     · 5 h
  • Augusto Maguidi Dos Anjos Pexoal releiam i etendam...o manteiga dici k vao mudar os governadores provincias so e so k a frelimo tentar atacar ai eki havera fogo pois o mesmo xta confiante k xta tmbm bem preparado e fara em tempo recorde...se eu foce dhlakama apartir da segunda feira comexaria a mudar governado d niassa...e deve ser um por um pra ter mais seguranxa...
    5
     · 4 h
  • Juka Nhantumbo Eu sinto por nós o povo que é quem pagarà a fatura com nossas vidas esses covardes so pensam neles. Se querem combater a Frelimo atawuem a Frelimo e deixem o povo fora dessas fantochadas.
    5
     · 4 h
  • Juka Nhantumbo Que democracia voces garantem se o vosso lider é a prova viva do nao democrata? A quantas decadas e senhor e dono da Renamo? Organizem se primeiro e so depois concoram a alguma coisa. Se a Frelimo falha nao aceitaremos exemplo igual ou pior. Do mal o menor.
    4
     · 4 h
    • Mahanjane Mutchywane Sabias palavras, se a renamo não é organizada como vai governar...
  • Abrão Paulo Munguambe Que forca usara a Renamo sem intervensao da arma? Ha coisas q so podem falar os tolos, nao ha partido q nao tem homens pra tal e do que sei, e que nao vao so dizer sai... sai..., a um governador, por exemplo e por invadir certa instituicao, havera troc...Ver mais
    3
     · 4 h
  • Hugo Estanislau Joaquim Chapo Nao acredito que A Renamo reuniu-se para conclusao de palhaçadas como essas
    2
     · 4 h
    • Carlos Patricio Palhaçada foram as ultimas eleições. Esta palhaçada é resposta da a palhaçada. São as tempestades que geradas pelos ventos semados em 15 de Outubro de 2015. Já era previsível. A história regista.
  • Timofto Nhamuave Estamos toda hora a dizer o povo é que vai sofrer, o que o mesmo povo esta a fazer para melhorar este pais? Aqui só se diz sim, sim e sim. Temos que parar tudo isto e dizer chega chega chega.
    Não faz sentido o povo no my love e alguns em VW amarokes com todas despesas pagas e salários absurdos, que povo vocês dizem que vai sofrer se já esta sofrendo.
    3
     · 1 h
  • Carlos Cardoso Xi tq mal isso e quem sofrera demais nisso tudo sera o povo . Porque que os homens nao se entende visto que somos passageiros nesta curta vida e oque devia imperar seria a uniao e a patilha de tudo na serenidade!
    1
     · 4 h
  • Elsha Samo No meio de tuda essa confusao nos o povo e que vamos sofrer.
    1
     · 3 h
  • Juka Nhantumbo Jose dos Santos Manjoro tomara que esses 80000 mortos sejam so da tua familia, e que tu fiques vivo para ser o heroi deles
    1
     · 3 h
  • Ismael Muhave Eu ja disse aki k o culpado de tudo isso somos nós. Somo dado a chance de dar liçao a esses tipos, mas nós optamos por abster-se das urnas, e assim as consequencias estao aki.
    1
     · 4 h
  • Edgar Gonoury Nao a guerra mas tambem nao a arrogamcia corrupcao e incompetencia do governo De facto ja chega
    1
     · 4 h
  • Xikhosa Khosa Quem pensa que a Frel pode sair no poder via Democracia esta redondamente enganado. Este partido tem tentáculos de gente sem dignidade nenhuma, pessoas oportunistas que fazem tudo para agradar o patrão e receber megalhas. A democracia que deve ser sinó...Ver mais
    1
     · 4 h
  • Hermenegildo Malembe Esses da renamo ja tem mãos a cossar,de tanto tempo sem disparar,mas q use essas armas para caçar Coelhos ao Invez de matar inocentes
    1
     · 5 h
  • Regalado Onofre A Renamo ,é protecção de povo e soberania nacional e regional ,e nossa democracia totalmente não é oferta foram os filhos Moçambicanos, que tomaram esta iniciativa de combater o comunismo e Moçambique. Viva a Renamo ,força as e os resistência nacional Moçambicana.
  • Abrão Paulo Munguambe O povo quer ver a Renamo a governar mas e ainda este povo que vai morrer de graca. Poraaaaaaaaaaa
  • Fernando Armando Nota Só tenho a pedir ao senhor que ilumina as mentes destes 2 partidos, para que sr se chegue a um acordo que não fere o povo, porque os mais inocentes neste história são eles e sobretudo vítimas em casos de...
  • Xigue Bradao Não importa quêm faz! O errado é errado independentemente de quem o faça! Vamos ver se na verdade e de verdade isso vai acontecer!!!!
  • Ivan Chihale Se a BP Da Renamo Renamo é defensora do povo, por que vai usar a guerr que no final do dia vai atormentar o povo? Se quer guerra ou quer governar a forca que pegue seus militares e dirijam se a presidencia da republica e não maltratem o povo.
  • Hélder Bernardo Mudjaidin A ganancia pelo Poder, vai-vos fazer provar do vosso próprio veneno, nessa nossa estadia nesse Mundo como Politico. O vosso poder aparente como Politicos um dia cai por terra, cá si faz cá si paga. Tenham isso em mente. E que a vida do povo que dá-vos vidas de sonhos num futuro breve será vingada.
  • Ismael Muhave Se todos fossemos votar e por a maioria na AR, nao estariamos hoje a kerer daçar quadradinho como se diz. Eu sinto muito, mas de verdade vamos sofrer vastante com esses 2 tipos, k é frelimo e a renamo.
  • Dinis Samuel Munhaca K frelimo exa k tem capacidade para responder renamo nao vejo,mesmo em 18 meses assistimos coisas piores exex k dizem ser fadm pork tm arma n mao mas nao sabe manipular k pena gente. É melhor sentar ela a frelimo por a mao n consciencia para se ultrapaxar ixo,nao xtar a cnfiar fir/fadm
  • Custódio Mabunda Faço das palavras de Ismael Muhave minhas, mas não nos esqueçamos de que, mesmo penalizando os que merecem sé-lo (nas urnas), os órgãos eleitorais, tendo a ''faca e o queijo'', depois fazem o que temos vindo a assistir, empurrando-nos para este DESASTRE.
  • Jose Dos Santos Manjoro Se for preciso 80000 toneladas de mortos para ns deixar governar vamos entregar .
  • Formiga Portos Praia Power ai morre pessoa fica pessoa,mas sim resolvendo uma coisa boa k vira srvir todos.temos irmaos k morreram por uma causa k e a libertante e hoje somos mas falta Mocambique para todos,por isso temos k lutar,os k titulam ser donos potencia n se xqueca...Ver mais
  • Herminio Mahumane concordo... falando ou converssando é q as coisas andam ou se resolvem... Se ñ foi possivel pela via d negociaçoes na conferincia joaquim chissano, meu apelo vai p os deputados d renamo q o enveis d queimar tempo em conselhos nacionais q so servem p se...Ver mais
  • Gildo Mauelele Mano prometo te k ñ haverà guerra nenhuma. A ñ ser k todos os membros da renamo estejam vivendo so em familias da renamo. A ñ ser k as familias moçambicanas so estao compostas por membros da frelimo. A n ser k os deputados renamo Levem seus familiars e abandonem o païs. A ñ ser k as balas escolhem o alvo de acordo com cores partidarias.
  • Alberto Macia ha falta de confiança entre o governo e a renamo, e um causo, no entanto a renamo podem vivar ameaçando o povo que tem lhe apoiado, se houver guerro também haver nas possíveis regiões autónomas! e o meu apelo e para a sociedade civil que continua dormido como se nada esta acontecendo.
  • Odala Khuinda Nenhum partido até agora está preparado para tirar Moçambique onde está. O nosso maior problema é a ambição! Nosso, me refiro como moçambicano. A Renamo diz que quer governar porque é a vontade do povo, a Frelimo diz que é o partido do povo. Cambada de mentirosos, agora mais uma vez, e porque não controlam o nível das ambições, o povo vai sofrer! Coitado de nós outros...
  • Santos Sipaneque Pena que o Povo, sempre será usado como escudo!
  • Francisco João Impereca “Nós vamos governar estas regiões. Os seus dirigentes actuais vão ter que escolher se vão para a Renamo ou para a Frelimo”,
  • Yanic Dos Santos Mavia nao pensem so em kerer xtar no puder pensem tambm tambm em como o povo vai xtar si iniciar os confrontos.o povo fez mal por ir nas urnas votar nem???
    1
     · 5 h
  • Mindo Felix Cassamuge So acredito vendo. Cansado de tanta ladainha, parem de falar muito e ponham a mão na massa.
  • Mahanjane Mutchywane Senhores da Renamo tratem de renunciar os vosso mandato em todos assembléias...
  • Anthonio Castigo Gundana por favor "frelimo e renamo" as consequencias da vossa confusao, nao deve parar com o povo..
  • Manuel Simate Andar intimidar pessoas porque por isso não quis entregar as listas dos seus homens a confiar guerra vai morrer sem governar nunca
  • Jacy Lewis Huuummm,,,"em todos o país,"?
  • Miguel Faimane Faimane E a vida da renamo,sempre em ameacas a guerra,n tem formas d fazer politicas.
  • Wayne Neves Napoleao Vidigal Todos vocês só vem o erro d renamo,e não é frelimo . eu não sei pork k voces Aind continuam a favor d frelixo?só assim k eles iráo sair e poderão ceder . democraticamente a frelixo não ker .força ai guerrilheiros do povo . 40 anos no poder já basta.
  • Manuel Simate Brincar com a vida das pessoas jhakama e traidor experimente droga dele vai a lixo e vamos apanhar a mão
  • Wayne Neves Napoleao Vidigal E preciso tudo bem sim.entao k deixa o poder por bem.assim a renamo só vai atacar s forem atacado.
  • Ereneu M. Almeida O povo pode querer mudança, Sim! Mas não a Guerra!
  • Yumna Da Assmá Icran Alide Militares se preparem para morrerem em massa se fosse eu ñ ia
  • Helder Mabota Isso tudo é pra fazer o povo dançar Quadradinho
    1
     · 5 h
  • Manuel Juma Meus irmaos,,,logistica pr guerra nao e' papinha,,,uma das forca k fica relaxado quando ha guerra e' cinzentinho,,,Cinzentinho e' cao vadio,,enquanto ha guerra eles vao cacando as pessoas k vai se deslocado pr lugars mais calmos e guadzicar 20mt,,,FADM...Ver mais
  • Charman Della Vedova Um bleff. A Renamo vive de bleffes, ninguem avisa quando pretende se armar.
  • Dercio Celso Celso VC David não mete mais lenha na fogueira...paz
  • Wayne Neves Napoleao Vidigal Paz terá benefícios . e a vontade do povo . em Burundi kem actua e a população e nos ca temos medo de,agir . afinal kem e, patrão?deixem k eles lutem por nós.
  • Magid Binuri Gestala Porquê não logo ao fim da conferência?to sentir comichão e meus dedos tão tremendo
    1
     · 5 h
  • Manuel Juma Eu tou n almoco e mas logo vejo o k faco,,,,fike descansado nao havera guerra,,temos k comer todos
  • Hobety Luys Paz, Paz, Paz, Paz, Paz e Progresso... É o que todo o povo Moçambicano quer.
  • Flávio Tomás Manhice A guerra é iminente...
  • Mateus Samuel Joao Sithole Continuamente com a matar gente
  • Ofece Deniasse Chania Ja xtá ai a guerra meus irmaos, é uk a frelimo keria.
    4
     · 5 h
  • Quisbe Ranguisse Ya. Esta chegando a hora
  • Gaspar Almeida Tio Dhlakama, sabemos k tas a confortar seus membros, mas nao precisa tudo isso.
  • Gildo Mauelele É palhaçada Isso!
  • Amosse Jamo Jamo Meus irmaos fiquem preparados porque a guerra ja comessou aqui em mocambique.
  • Amos Madjiruane Vamos a isto Renamo,vamos goveenar a forca....
  • Amans Chissico EU Amans xtou xtou ao seu lado relamo
  • Benivo Matlombe Deixem-nos em paz, por favor.
  • Curambizua Madjolidjo Epa, Frelixo rouba votos e ainda qer ser renitente, porras pah
  • Deviz Ngaleza Asusse O Manteiga comeu a manteiga e ta lhe reagir mal!
  • Moisés Checunisse Os lambe botas sempre tém a má interpretação kkkkkkkk
  • Tec Mateve So espero k n seja mx um teatro desses homens da renamo
    1
     · 5 h
  • Boa Favorito Nos keremos decisoes como essas
  • Junior Rafael Rafael Chegara um tempo em que o Homem ira puxar a charrua e o boi a segui-lo. Um tempo em o burro subira o homem, um tempo em k o homem queimara o fogo... Muita coisa vai acontecer neste Pais maravilhoso com gente humilde. Coloca o chapeu quem lhe merece, o ...Ver mais
  • David Damiao Esse pais so merece isso mesmo porki alei nunca funciona p um partido
    1
     · 5 h
  • Manuel Moises Americo Querem comer a custa do sofrimento do povo... Kiikikiki
    1
     · 2 h
  • Edy Carrilho Alberto Guerra outra vez?
  • Gamarras Aleixo So vim ver os comentários. . .
  • Osório Lourenço Brito Palhaçada
  • Hilario Afonso Tomo Adeus cidade pessoal...Bem vindo a mata
  • Fato Albino Super......
  • Adelino Barros A escrever.....
  • Socratis de Sousa Qual sera o desfecho desse teatro. Sem personagens.
  • Ivan Chihale De que é que valeu o acordo com vista a partidarização por ugual da CNE STAE e outros orfãos eleitoriais? Se a Renamo enbiuou seus proprios homens e membros para controlar o processo de votação. A Renamo não confia nos homens que enviou para controlarwm as eleicoes? Por que servir da guerra? Para destruir o pouco que ja foi construido? Para desestabilizar e inviabilizar o pais?
  • Pedro Cristovao Mawai Jr. Paz sem beneficio.
  • Avelino Eugénio Gerente forç ai mista dlakama. xtams cansad com essis lodroes. xtams cm sigo
  • Bahath Robath Makuku ÍMPIOS!
  • Filipe Muregue A escrever.....
  • Gildo Ramos Zefanias Chichongue Papo furado
  • Magid Binuri Gestala Bem vindo
  • Pedro Taremba Viva a revulucao micambicana.
    Viva Mr P Dhlakama.
  • Carlos Chivambo PAZ, PAZ e PAZ
  • Ziz Stifler So Faltava essa .
  • Gabriel Machel Força resistentes avancem nao recuem
  • Partricio Capacete Aleluia Aleluia, Deus nas alturas nos liberte destas pragas Aleluia.
  • Tony Baloi Tony Vamx no terceiro passo
  • Yussuf Fabiao Yussuf Haver vamos.
  • Odala Khuinda Gente, respondam com sinceridade: Acham mesmo que a Renamo vai mudar alguma coisa neste País a altura do benefício do povo? Eu não concordo muito com certos comportamentos e modos da Frelimo e sobretudo nos níveis de ambição dos seus dirigentes e na pr...Ver mais
  • Neto Marove Estou lendo vossos comentarios. No war...
  • Manu Nhamunda kunhepa maningi taremba
    1
     · 4 h
  • Ilídio Bata welcame...
    Ver tradução
  • Delso Alexandre Estamos mal
  • Sergio Tome Mauricio Charles Isso ai, força renamo
  • Xavito Marrove Renamo renamo,voz esfomeada
    Ver tradução
  • Alfiado Inacio Ranjo É papo isto.
  • Tomas Humbe Os culpado disso tudo STAE,CNE E CC.
  • Diche Diche Viva
  • Emidio Lacitela A politica e feita assim,falando
  • Inácio Amisse Amisse Paz...paz...paz...

Sem comentários: