quinta-feira, 11 de junho de 2015

Renamo anuncia criação de polícia e reorganização militar para forçar autarquias provinciais


«A Renamo anunciou esta quinta-feira, dia 11 de Junho, que vai forçar a criação das autarquias provinciais no centro e norte do país, através da criação de uma polícia e da redistribuição do seu efectivo militar.

José Manteigas, porta-voz da V sessão do Conselho Nacional da Resistência Nacional Moçambicana, disse que o quórum reunido na cidade da Beira aprovou a criação, "a bem ou a mal", das autarquias provinciais, incluindo o uso da ala militar do partido, que será redistribuída para responder a eventuais ataques do Governo.

"Todos nós sabemos que a Frelimo tem usado a polícia para impor a sua vontade, por via disso a Renamo, porque não pode desaparecer e não deve, irá também criar as suas forças, para autodefender-se nas situações em que for atacada", declarou José Manteigas, recusando a ideia de que estas decisões sejam lidas como uma declaração de guerra.

O Conselho Nacional da Renamo decidiu também estender os trabalhos por mais um dia, até sexta-feira, para aprofundar o debate sobre a estrutura das autarquias provinciais que pretende criar em Manica, Sofala, Tete, Zambézia (centro) e Niassa e Nampula (norte), como forma de ultrapassar o que alega ter sido uma fraude nas eleições gerais de 15 de Outubro do ano passado.

A Renamo submeteu um ante-projecto de lei ao parlamento, preconizando a criação desta nova figura administrativa, mas a proposta foi rejeitada pela maioria da Frelimo.

José Manteigas assegurou que o efectivo militar da Renamo não será aumentado, porque "já demonstrou nos últimos dois anos em Sadjundjira [Gorongosa] que os homens que tem são muito mais valentes do que o exército que a Frelimo manipula".

A Renamo, prosseguiu, não vai usar um canal próprio para fazer chegar a sua deliberação à Frelimo, referindo que o diálogo com o Governo se esfriou com "diversão e manobras dilatórias".

Sem avançar datas, José Manteigas disse que o movimento vai evacuar os edifícios estatais onde funcionam os actuais governos provinciais e aos dirigentes da Frelimo ser-lhe-á dada a oportunidade de escolha, de se filiarem na Renamo para se manterem nos cargos ou transferirem o poder para o partido de oposição.

"O Conselho Nacional deliberou que o partido devia prosseguir com a implementação das províncias autónomas e governe à força onde ganhou as eleições porque temos legitimidade para dirigir as províncias", insistiu José Manteigas.

Segundo o porta-voz do Conselho Nacional, a reprovação do projecto baseou-se na arrogância e negação da partilha de poder, e "não por falta de mérito e inconstitucionalidade" da proposta.

Manteigas acusou o partido no poder de não querer implementar o acordo de cessação das hostilidades militares, assinado a 05 de Setembro pelo líder da Renamo, Afonso Dhlakama, e pelo ex-Presidente Armando Guebuza, "porque a Frelimo quer continuar a usar as forças armadas e a polícia para impor a sua vontade e reprimir a população".

"Face a isso, o Conselho Nacional decidiu criar as suas forças armadas e uma polícia de modo a defender-se dos ataques da Frelimo, que pretende eliminar a Renamo e o seu presidente, Afonso Dhlakama", declarou José Manteigas.

Ainda segundo o porta-voz da reunião, durante o debate hoje do relatório do gabinete central eleitoral da Renamo, foram mostradas situações "anacrónicas e chocantes" de fraudes, que o Conselho Constitucional preferiu ignorar para validar os resultados das eleições gerais de 15 de Outubro de 2014 a favor da Frelimo.

Lusa – 11.06.2015




Comments

1
Nhocamalodza said...


Isto sim,desta Vez a RENAMO agiu bem, isto k e um partido maduro. Nox o povo iremos apoiar


2
Akamuene Akamuene said...


"A RENAMO alega fraude eleitoral". Para tirarmos deste equivoco de fraude que apresentem evidencias que comprovam a victoria morribunda do regime.


Comment below or sign in with Typepad Facebook Twitter Google+ and more...


"Estamos à Beira do colapso político?"
Ando mesmo preocupado, sim, preocupado e confuso. Na verdade ando assim desde o dia 16 de Outubro de 2014. O facto é que desde que se realizaram as eleições gerais o nosso país anda as metades e consequentemente despedaçado e sem rumo.
Me assustam os próximos dias por não saber o que vai acontecer depois da decisão que sair do Conselho Nacional da Renamo que decorre na Beira. Na verdade não tinha que me preocupar com um Conselho partidário porque é assim que os partidos devem ser conduzidos. Mas, pela forma como começou pode antever um término tristonho para a nação.
Não quero me associar para aquele cidadão que disse que a RENAMO sempre viveu nos ultimatos, mas, são esses ultimatos que nos colocam tremidos. Já vi esses discursos num passado recente e diziam que estava a brincar e vimos o que aconteceu.
Quando falo da Beira (da preocupação) não me refiro ao local onde decorre esse Conselho, mas, acima de tudo do que esta cidade nos vai trazer como rumo para este país. Se falar da Beira posso também falar de Sofala, província que foi palco de confrontos militares num passado recente vindos de Gorongosa e Múxùngue.
Que a Beira não nos traga preocupação é que eu esteja enganado que estamos à Beira do colapso.
Like · Comment · 

 · 3345
  • 33 people like this.
  • Lourenco Jose O problema é que quem devia ouvir isso anda cego,mudo e surdo
    Like · Reply · 2 · 18 hrs
  • Eduardo Domingos Concordo com a sua reflexao caro Dércio Ernesto.
    Like · Reply · 1 · 18 hrs
  • Henoch Jemusse O custa nomearem Antonio Muchanga adjunto procurador geral? Afinal essa inclusao dele fica como mesmo?
    Like · Reply · 2 · 18 hrs
  • Dércio Ernesto Henoch Jemusse, será mesmo problemas de cargos apenas?
    Like · Reply · 1 · 18 hrs
  • Henoch Jemusse Mano DE, a exlusao desse pais ja e' de mais, mesmo para se candidatar para qualquer federacao, ou ametramo, tens que ter cartao vermelho...estamos num pais onde uns sao mais inclusos que outros...
    Like · Reply · 4 · 18 hrs
  • Eusébio A. P. Gwembe Não há motivos para alarmismos. Não é um grupinho vestido de azul que vai pôr em causa o sonho de todo um povo.
    Like · Reply · 2 · 18 hrs
  • Henoch Jemusse Eusebio sao esses despresos que fazem com que os Cdas se achem dono de tudo e todos, aquele grupinho tem apoio popular, provavelmente falas assim porque nao estas a viver como aquele cidadao pacato...
    Like · Reply · 2 · 18 hrs
  • Eduardo Domingos " Não há motivos para alarmismos. Não é um grupinho vestido de azul que vai pôr em causa o sonho de todo um povo" Eusébio A. P. Gwembe. No passado recente Nyussi dizia mesma coisa hoje anda ai se cossar com a sarna que ele requisitou, acho que vai se cossar mais se continuar armalhao.
    Like · Reply · 2 · 18 hrs · Edited
  • Dércio Ernesto Eusébio A. P. Gwembe, respeito sua posição, mas, esse "grupinho" não faz parte do povo.? Não tem sonhos?
    Like · Reply · 3 · 18 hrs
  • Henoch Jemusse E' este mesmo grupinho que faz com que S.Excia PR Nyusi nas suas presidencias abertas queime uns 10 minutos a querer responder o que o grupinho diz, entao porke responder?
    Like · Reply · 2 · 17 hrs
  • Lourenco Jose Pois é Dércio Ernesto, boa pergunta. Aguardamos ansiosamente pela resposta
    Like · Reply · 1 · 17 hrs
  • Imtiaz Vala Dlakhama afirmou na abertura do Conselho Nacional que a PAZ eh melhor que a GUERRA e vai lutar para preserva-la!E vai fazer Politica pelos caminhos Constitucionais e Legais.Agora mais a obra .
    Like · Reply · 1 · 17 hrs
  • Eduardo Domingos Eu nao ouvi essa de lutar pelos caminhos constituicionais. Sao os mesmos caminhos que usam (DHL e Renamo) desde 1994 Imtiaz Vala?
    Like · Reply · 1 · 17 hrs · Edited
  • Dércio Ernesto Imtiaz Vala, a parte em disse que ia governar este país bem ou a mal, ouviste? O que lhe sugere esse discurso?
    Like · Reply · 1 · 17 hrs · Edited
    • Imtiaz Vala Governar todos querem! Em Politica a Vontade esta refém dos caminhos necessários .Estou esperançado numa solução pacifica e politica entre PR e Presidente da Renamo ambos possuem vontades e devem materializar!
      Like · 2 · 17 hrs
    • Dércio Ernesto Mas, o que se levanta aqui é o facto GOVERNAL A "MAL" também ser hipótese válida para Dhlakama. A minha questão é se ou ilustre Vala tem noção do que é governar a MAL.
      Like · 1 · 17 hrs
  • Eduardo Domingos Imtiaz Vala para a Frelimo a vontade depende de Nyussi para Renamo a vontade depende do povo e nao do seu presidente. Quem esta a espera de ser enquadrado nas FDS nao eh presidente da Renamo, quem espera pelo presidente eleito de facto nao eh presidente da Renamo. Esqueca a vontade do presidente da Renamo, procure a vontade do povo ciclicamente burlado.
    Like · Reply · 17 hrs
  • Eusébio A. P. Gwembe Eduardo refugiando-se no povo. Não foi o povo que sugeriu a Renamo as províncias autarquicas. Foi a Renamo que sugeriu ao povo. É injusto agora atribuir ao povo o que é da Renamo. Nós, o povo, queremos viver em paz.
    Like · Reply · 17 hrs
  • Zee Mavye Eu acho caro Dércio, que o caminho para a Paz efectiva está criado, as declarações do Dlakhama no seu discurso de abertura para esse conselho me foram muito cheias de certeza que a guerra Nao era a pretencao muito menos a divisao do pais. Ouvi tambem que havia uma revisao do projecto de Lei Das autarquias provinciais pois esta é a forma mais justa de responder os desejos dos que votaram na Renamo.
    Like · Reply · 1 · 17 hrs
  • Eduardo Domingos Ate o povo nem quer autarquias quer sim escorracar a frelimo do poder a forca. Dhl aparece a apagar o fogo. Pensem bem Eusébio A. P. Gwembe
    Like · Reply · 17 hrs
  • Zee Mavye Talves sejam Estes meios constitucionais a que se refer o Imtiaz
    Like · Reply · 1 · 17 hrs
  • Eduardo Domingos A ser assim a Renamo tera que exigir uma sessao especial so para debater o projecto revisto caso contrario esquecam meus irmaos a contenda vai persistir e com muita intensidade.
    Like · Reply · 1 · 17 hrs
  • Zarito Mutana Nunca confiei num rebelde, rebelde nunca muda.
    Like · Reply · 17 hrs
  • Eduardo Domingos Rebelde com milhoes de seguidores ou seja Rebelde que produziu milhoes de rebeldes. Bom Rebelde esse! cuidem-se.
    Like · Reply · 1 · 17 hrs · Edited
    • Frederico Mendes Eduardo achas k remano é partido de rebeldes?eu nunca vi um rebelde k não consegue cumprir com o k ele jura fazer.
      Like · 9 hrs
  • Lindo A. Mondlane o povo atraves dos seus representantes ja se pronunciou... o povo o que quer 'e trabalho, saude, educacao.. o povo ja falou, o resto 'e mareaiar..
    Like · Reply · 1 · 16 hrs · Edited
  • Dércio Ernesto O "POVO" sempre o povo...cada um usa a expressão "POVO" a sua maneira...cada um tem o seu "POVO", ilustre Lindo A. Mondlane
    Like · Reply · 3 · 16 hrs
  • Eduardo Domingos O povo fala de saude, educacao e trabalho a 40 anos Lindo A. Mondlane, a frelimo so oferece campos de reeducacao, pobreza e mais nada.
    Like · Reply · 1 · 16 hrs
  • Josina Malique E a Rena inda consegue, sistematicamente, rebentar com o "pouco' que ha. Estranha formula esta vossa mano Mingo.
    Like · Reply · 16 hrs
  • Lindo A. Mondlane estava parafraseiar mano mingos.. em todo caso entendendo que os deputados sao representantes do povo.. o povo falou
    Like · Reply · 16 hrs
  • Eduardo Domingos A renamo nunca rebentou nada mana Josina Malique, a propaganda gratuita da frelimo que eh vossa maior inimiga.
    Like · Reply · 1 · 16 hrs
  • Eduardo Domingos Quais deputados Lindo A. Mondlane? Aqueles que estao em exercicio eh produto da burla por isso nao falam em nome do povo mas sim em nome deles.
    Like · Reply · 1 · 16 hrs
  • Lindo A. Mondlane entao sao todos burladores?? mano mingos.. 'e o sistema q temos, a democracia nao 'e perfeita.. mas isso de inventar coisas, depois acusar o povo nao da.. 'e um sindrome que todod grandes ditadores, desde stalin, passando por hitler padecem... ou seja durmo desperto com uma ideia que acho fantastica (por mais q seja criminal) e imputo ao povo.. delirios de grandeza
    Like · Reply · 16 hrs
  • Eduardo Domingos Isso mesmo se todos tiranos que temos ha 40 anos estudaram nas escolas de Stalin.
    Like · Reply · 1 · 16 hrs
  • Lindo A. Mondlane mas inclundo o DHL?? jejejej bom bromas a parte dercio, eu francamente creio que 'e mais uma medida de pressao...
    Like · Reply · 2 · 16 hrs
  • Rogerio Antonio É engraçado, quando vejo tanta gente advogando a constituição como o caminho certo rumo a uma paz efectiva, sabendo-se que ate hoje, nem a CNE, muito menos CC, conseguiram-nos explicar os mecanismos que eles usaram para publicar e validar eleições respectivamente, portanto nada de lançar-se pedras para a renamo, visto que, a própria Frelimo e o seu presidente, estão a governar sem mérito. Em países onde impera a lei, a CNE e CC, seriam responsabilizados, por fabricar resultados. CADE OS EDITAIS?
    Like · Reply · 7 · 15 hrs · Edited
  • Angela Maria Serras Pires Estes frelos já se tornam repetitivos e cansam nos
    Like · Reply · 1 · 15 hrs
  • Angela Maria Serras Pires Dércio Ernesto morrem por dia por causa da frelimo não querer medicos é por causa da miséria que a frelimo criou
    Like · Reply · 15 hrs
  • Angela Maria Serras Pires Isso não será pior que uma guerra ????
    Like · Reply · 1 · 15 hrs
  • Bitone Viage Segundo Lindo A. Mondlane " o povo atraves dos seus representantes ja se pronunciou... o povo o que quer 'e trabalho, saude, educacao.. o povo ja falou, o resto 'e mareaiar"


    Segundo a resposta do Dércio Ernesto " O "POVO" sempre o povo...cada um usa a expressão "POVO" a sua maneira...cada um tem o seu "POVO", ilustre Lindo A. Mondlane"

    Grande Dercio confesso que não entendi... talvez me explicasse melhor...
    Like · Reply · 15 hrs
  • Dércio Ernesto Simples, o POVO tem vindo a ser manipulado cada um dos lados, tanto um como outro dizem-se mandatários do POVO trabalham para o mesmo. A Frelimo diz que esta' em prol do povo quando defende suas causas, e a Renamo diz o mesmo. Cada um tem o seu POVO aqui, Bitone Viage.
    Like · Reply · 2 · 15 hrs
  • Pedro Muana Bobo Bobo Os politicos falam do povo, mas nao falam com o povo. Alias nao perguntam o que o povo quer. Outros dizem que o povo quer a paz mas por tras disso a nos furar o bolso.
    Like · Reply · 3 · 14 hrs
  • Jerry Revelador Fonseca Lindo A. Mondlane qual é o deputado que foi auscultar o povo antes de chumbarem a proposta da RENAMO?
    Like · Reply · 14 hrs
  • Pedro Muana Bobo Bobo Jerry, porque sabiam que o povo tinha muito a dizer. Eis a razao que preferiram obedecer um gajo, que muitos a lamentar!
    Like · Reply · 13 hrs
  • Lindo A. Mondlane nao viste a comissao politica a recorrer (com o comiche a cabeca?) entao criticamos todos porque aparentemente estavam a chumbar a proposta antes de ser submetida.. em todo caso o nosso sistema nao 'e nomimal, pelo que 'e dificil... jerry revelador
    Like · Reply · 13 hrs
  • Jerry Revelador Fonseca A Comissão política não é eleita pelo povo.
    Like · Reply · 8 hrs
  • Lindo A. Mondlane os deputados jerry revelador. tem mandato de 5 anos, entende que 'e mandato? eles represetam o povo durante esse periodo, em principio so teriam que ir apresentar contas.. o nosso sistema parlamentar nao 'e nem americano, nem britanico...



    Comments

    1
    umBhalane said...


    Estou já "di pidir" ajuda ajudada

    A RPC-republica POPULAR da China, a Índia - República da Índia, a RSA - republica do "john", e mais alguns outros,

    fazem parte do tal de Ocidente - terra dos Brancos???

    É que muita coisa MUDOU, muitas coisas já mudaram, mas continuam propositadamente na mesma tecla.
    Essa "música" o Povo cansou de vez.

    Desconseguidos, deixa-andaristas, bulabuliquistas, cabritos, desempregados, bêbados, desordeiros, marginais, chupistas, carraças, improdutivos, apóstolos da mentira, coitados,...


    BOA CONTINUAÇÃO.


    Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.

    PENSA BEM, pensa junto comigo.


    É BOM ACORDAR DE VEZ.

    FUNGULANI MASO.


    LEMBREM BEM

    QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE.

    A LUTA É CONTÍNUA


    2
    Mozambican said in reply to J Coulson...


    J Coulson,

    nao é nada disso, e a Ditadura da Frelimo espera sempre de pessoas que teem medo de iniciar uma coisa nova, como é o teu caso. Nas suas Provincias eles administrem as riquezas das tais provincias e administrarem bem, nao o que faz a FRELIMO, eles dao as suas famílias e compram armas para nos REPRIMIR:

    ---- É ISSO QUE QUERES CONTINUAR A VER??? ------


    Sempre deve haver um início, depois concerta-se, nao é continuar esperar que um ANJO venha do céu e resolver o nosso problema. PENSE UM POUCO MAIS, nao sao duas polícias, mas sim:

    ==== UMA DITADURA COM SEUS AGENTES CONTRA O POVO ====


    Em vez de continuar a choramingar, DÁ A TUA OPINIAO COMO SAIREMOS DESSES MAFIOSOS, CHEGA DE CHORAR!!!


    Mozambican



    Ads by SunriseBrowseAd Options

    3
    J Coulson said in reply to Gwenjere Jr....


    É muito triste para ser verdade. Como é possível ter um país com 2 estados. Moçambique não tem recursos suficiente para alimentar 2 estados corruptos. O povo irá levar "porrada" de duas polícias, de dois exércitos de dois sistemas judiciais...., enquanto os dirigentes desses estados transferem as riquezas do país para o ocidente. Bem espereo que seja tudo mentira!


    4
    umBhalane said in reply to Gwenjere Jr....


    Já faz muito tempo que nem lia algo de tão assertivo.
    Muito obrigado.
    E tem muita razão.

    Até que lhe sugiro uma canção, reformulada:

    - "kill westerners, kill whites", que será um grande "hit" em África, porque tem "mercado" muito assegurado.

    Quanto ao CD, a promoção em imagens sugiro as do Madiba, Mugabe, Malema, Guebuza, Vieira, "Zicomo", ..., e do grande MCRoger (recuperação).

    BOM TRABALHO.

    "kill westerners, kill whites"


    BOA CONTINUAÇÃO.


    Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.

    PENSA BEM, pensa junto comigo.


    É BOM ACORDAR DE VEZ.

    FUNGULANI MASO.


    LEMBREM BEM

    QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE.

    A LUTA É CONTÍNUA


    5
    Gwenjere Jr. said...


    Ja agora, para nao falar "besteira". Quem me garante que a Renamo vai por em accao aos seus ditos?!... se vai com certeza absoluta criar seus policias?

    O povo fica sempre excitado quando ha esse tipo de pronunciamentos. Principalmente aqueles que que se sentem excluidos...

    E muito facil enganar o povo. A frelimo engana o povo, a Renamo engana o povo MDM idem... assim por diante. Ate mesmo eu, se aparecer e criar o meu partido sempre virao alguns me apoiar e ser meus fans.

    Coitado do povo...

    A nossa Africa e um continente falhado. O Ocidente sempre nos instrumentaliza, matamo-nos a nos mesmos, uns aos outros. atica-nos, apoia-nos, riem-se de nos e por fim tiram a nossa riqueza. Os nossos dirigentes da Frelimo, apesar de 40 anos de governacao, nao estao disponiveis em estender a mao ao seu irmao/opositor.

    Os problemas de conflitos que nos temos em Africa, eles la no Ocidente nao tem.





    Ads by SunriseBrowseAd Options

    6
    Mozambican said in reply to Mozambican...


    ONDE SE LÊ

    ".... mas sim os outros e, INFELIZMENTE, temos aí desde 20 anos um "GOVERNO" de IDIOTAS que não outra coisa, senão MOSTRAR AO MUNDO, QUE AFRICANOS SÃO NATURALMENTE INCAPAZES, por isso apostam nos seus COLONIZADORES do seus próprios Africanos...."

    DEVE-SE LER:

    mas sim os outros e, INFELIZMENTE, temos aí desde 20 anos um "GOVERNO" de IDIOTAS que não faz outra coisa, senão MOSTRAR AO MUNDO, QUE AFRICANOS SÃO NATURALMENTE INCAPAZES, por isso apostam PERMANENTEMENTE AJUDA na dos seus COLONIZADORES do que os seus próprios Compatriotas Africanos.


    Obrigado


    7
    Mozambican said in reply to dman...


    SENHOR DMAN, VOU AJUDAR O SEU RACIOCÍNIO QUE NAO PÔDE MAIS!!!

    1- Onde é que a FRELIMO apanhou o dinheiro quando começou a 
    governar??

    2- Donde é que vem o dinheiro que põe todos os filhos da ELITE 
    DO REGIME Milionários sem trabalhar??

    3- Onde é que vai todo o IMPOSTO das Empresas que estão a 
    operar nessas Províncias??

    4- Onde é que vai o E(I)MPOSTO dos gestores (todos familiares 
    do chefes aliàs "Libertadores da Pátria") das FIRMAS 
    FANTASMAS criadas pela ELITE DO REGIME em nome de 
    Estrangeiros??

    5- Queres mais indicadores meu irmão.......??


    O MAIS IMPORTANTE É A CONVICÇÃO, PROFISSIONALISMO, MORAL E PATRIOTISMO AFRICANO:

    a)
    Mesmo que a RENAMO criasse Polícias vestidas de capulanas, desde que eles servissem o povo com profissionalismo e convicção, tudo andaria melhor, o resto é HERANÇA COLONIAL NOS NOSSOS CÉREBROS;


    b)
    NÃO É A ÓPTICA SUPERFICIAL E NÃO É O DINHEIRO QUE TRABALHA, MAS É A "CABEÇA". Nós, com a Educação que recebemos no tempo COLONIAL, da qual tinhamos que ver o mundo com a visão Europeia, e não eramos permitidos de pensar ALÈM DAS FRONTEIRAS QUE NOS FORAM IMPOSTAS, continuam a roubar a nossa CRIATIVIDADE AFRICANA. Nós continuamos a NÃO CRIAR COISAS À NOSSO MÉRITO E AOS NOSSOS INTERESSES, porque NÃO APRENDEMOS DAS CATÁSTROFES DO PASSADO. PORTANTO, NÓS CONTINUÁMOS A COPIAR, COPIAR E COPIAR SEM APRENDER. por isso não acreditam que podem, mas sim os outros e, INFELIZMENTE, temos aí desde 20 anos um "GOVERNO" de IDIOTAS que não outra coisa, senão MOSTRAR AO MUNDO, QUE AFRICANOS SÃO NATURALMENTE INCAPAZES, por isso apostam nos seus COLONIZADORES do seus próprios Africanos.

    c)
    MAS NÓS PODEMOS COMEÇAR A CORRIGIR ESSA IMAGEM, O PRIMEIRO PASSO É LIMPAR ESSA "CAMBADA SUJA" E NÃO PERMITIR MAIS OS MESMOS ERROS, E COMEÇARMOS A EDUCAR A NOVA GERAÇÃO COM A MODERNA CIÊNCIA E TECNOLOGIAS CREATIVAS SEM ESQUECERMOS E TERMOS MEDO DE DIZERMOS:

    ========== BLACK IS BEAUTIFUL ==========

    Espero de o ter ajudado e abraços,


    Mozambican



    8
    Akumanguetu nhacuaua said...


    Sr Akamuene, vai enganar seus pares ou suas amantes la onde existem. Quer dar aulas de mo(des)moral para as pessoas aprenderem a roubar? Que prova queres, Sr? Para sua informacao o seu partido e seus candidaos nunca ganharam eleicoes neste pais. Estamos a brincar as eleicoes. Voce esta preocupado com a farda para os policias que a Renamo vai criar, nos os contribuintes residindo e trabalhando nestas provincias vamos contribuir. Por acaso onde a frelimo arranja dinheiro? Pode dizer-me? E preciso ter a 6a Classe antiga para saber que o dinheiro nao e da frelimo mas do povo mocambicano? Viva a partilha, viva a inclusao! Abaixo a roubalheira, abaixo a arrogancia. Vossa arogancia vai-nos trazer problemas e o filho do pobre e que vai na ponta mira do AK47. Por a caso sr conhece ponta mira? Se conhece aprenda ja porque todos mas todos mesmo teremos que enfrentar esta situacao no terreno e nao em gabinentes e gritar " A luta continua". Certo?



    Ads by SunriseBrowseAd Options

    9
    Madiro Jose said...


    Decisao acertada, a Renamo deve ser escravo da sua palavra. A esperanca dos mocambicanos esta na Renamo e seu Presidente Afonso Dlhakama. Se tivesse decidido ao contrario seria uma desulisao total Nao se preocupe com os elementos que farao parte das fileiras das tropas e Policias da Renamo, muitos sairao das actuais tropas do exercito, ninguem esta disposto a matar os seus irmaos sem justa causa, portanto, o armament e as tropas sairao do exercito manipulado pela Frelimo, ESTAMOS JUNTOS


    10
    bigbeto said...


    “Se o Governo nos enganar, e usar a maioria, e quiser brincar, as consequências serão para o presidente, porque ele não vai governar”, alerta o presidente da Renamo, e explica que é o povo que se vai voltar contra o Governo, e não a Renamo: “Aquela gente que vocês vêem nos comícios vai fazer manifestação”. “Mesmo se mandarem matar, o Governo vai cair. Eu não quero ver o meu irmão a cair”, afirma Dhlakama. (Maputo, 09.02.2015)

    NÃO FOI FALTA DE AVISO... 12/06/2015


    11
    bigbeto said...


    FINALMENTE.... A RENAMO ACORDOU ISSO É QUE É DECISÃO MADURA.... A FRAUDELIMO VAI DANÇAR CHINGWERE... AO SOM DO COMANDANTE CHIBADURA.
    NÃO APOIO A GUERRA MAS DESTA VEZ SERÁ UMA MAL NECESSÁRIO... HAVERÁ UM CAOS EM MOÇAMBIQUE, MAS SERÁ UM CAOS NECESSÁRIO, PARA QUE OS DITADORES PAREM E PENSEM ANTES DE COMETEREM ATROCIDADES CONTRA O POVO.

    RENAMO, NÓS ESTÁMOS DO VOSSO LADO, VENHA O QUE VIER E O SACRIFÍCIO NECESSÁRIO PARA TAL. MELHOR MORRER DO QUE CONTINUAR COM ESSES IDIOTAS QUE ENVERGONHAM TODO O PAÍS.

    SENHOR NHUSSY DESTA VEZ EM VEZ DE COMPRAR FERRARI, RANGER LUMINA CLR E OUTRAS MARCAS DE REFERENCIA QUE SÓ OS MESSIS E OS CRISTIANOS HUMILDEMENTE COMPRAM CORRENDO ATRÁS DA BOLA, DEVES É COMPRAR FARDAMENTO E BOTAS PARA O SEU FILHO PARA SE PREPARAR PARA O QUE VIER... O MAL SERÁ NECESSÁRIO PARA LIBERTAR MOÇAMBIQUE DAS VOSSAS MÃOS SUJAS PORQUE TAMBÉM O SR. NÃO GANHOU 
    AS ELEIÇÕES, MAS DIGA UMA COISA SR. NHUSSY SEJA SINCERO SOMOS AMIGOS!! ESSE TEU FILHO COMEÇOU TRABALHAR QUANDO? E ONDE? QUAL ERA O SEU SALÁRIO MENSAL?

    COMO E QUE ELE CONSEGUE COMPRAR ESSE TIPO DE CARROS? COMO? COM QUE DINHEIRO? ASSALTOU QUE BANCO?

    SE O SENHOR ME RESPONDER A ESTAS PERGUNTAS, NÃO VOU LHE CRITICAR DESTE QUE SEJAM CLARAS E COM NEXOS.

    ISSO É A PROVA DE QUE VOCÊS NÃO TRABALHAM PARA O POVO, VOCÊS UM DIA SERÃO JULGADOS PODE DEMORAR MAS SERÃO JULGADOS, PIOR O TEU AMIGO GUEBUZA, QUE ANDOU A ROUBAR E A ENCHER A CONTA BANCARIA DA SUA FILHA, ESSA TAL SÓ TEM 33ANOS TRABALHOU AONDE, PARA SER CONSIDERADA A 3º MAIS RICA DE AFRICA? ESSE DINHEIRO TODO NÃO ESTARIAM A INVESTIR NA EDUCAÇÃO, HOSPITAIS, ESTRADAS E OUTROS... VOCÊS SÃO CRIMINOSOS TEM CORAGEM DE VER CRIANÇAS SENTADAS AO RELENTO SEM SALAS DE AULAS NEM CARTEIRAS... EPAH SINCERAMENTE, SERÁ QUE VOCÊS FIZERAM UM PACTO COM DIABO?? SERÁ ISSO??

    SE VOCÊS ACHAM QUE GANHARAM AS ELEIÇÕES DO ANO PASSADO TRAGAM OS EDITAIS ORIGINAIS... E PUBLIQUEM PARA QUE QUALQUER CIDADÃO POSSA TER ACESSO A ELES.

    JÁ NÃO VIA A HORA DE RENAMO TOMAR ESSA DECISÃO MADURA, SOU IMPARCIAL, MAS A RENAMO MERECE E COM MÉRITO DE GOVERNAR ONDE GANHOU... PELO MENOS ISSO MERECE... E DEVE AVANÇAR PARA NÃO SERMOS COLONIZADOS POR UM GRUPINHO DA FRAUDELIMO... DEVE HAVER DESCENTRALIZAÇÃO SIM DE PODER.

    E DESTA VEZ A RENAMO AGIU BEM E MERECE APLAUSOS VENHA O QUE VIER O POVO ESTA CONSIGO RENAMO... QUER CRIAR EXERCITO CRIA SIM!! PARA NÃO SEREM ABUSADOS POR AQUELES QUE PENSAM QUE SÃO DONOS DE MOÇAMBIQUE.

    SR. NHUSSY PENSA BEM NÃO FOI FALTA DE AVISO, A TUA ARROGÂNCIA VAI TE DERRUBAR...



    Ads by SunriseBrowseAd Options

    12
    dman said...


    aonde ta a mola para pagar os coitados dos policias? k um dia vao virar bandidos como os d agora. so para ver o fardamento da policia k a renamo quer criar, vai por a renamo falida



    13
    Sabio said...


    Bingo! Faltava isso mesmo


    14
    hakuna said...


    sr akumuene,apresentem voces as editais 




    Ads by SunriseBrowseAd Options

    15
    hakuna said...


    a tdm desde 2009 q nao canaliza dinheiro para as financas para efeito de aposentacao,para onde vai o dinheiro?????


    16
    hakuna said...


    eu tou pronto ,digo presente a chamada,
    vamos governar mesmo contra a vontade de tudo e de todos. Chefga de desmandos.E a frelimo q esta a afundar e arruinar a TDM para promover a movitel,porque?????
    a tdm esta neste momento a ser gerida por um policia alfandegario,acham justo?descobriu se q afinal ele esta ali porq e compadre do manuel chines,alias,chang.
    na tdm apareceram mercedes do patrimonio do estado tendo saido ja com matruculas particulares, o patrimonio esta ligado ao ministerio das financas,,,,liqurm os pauzinhos: Cjang e Dalsco sao ladroes,estao a delapidar o patrimonio......socoooooooooooooooooooooooooooooooorro.
    os trabalhadores da tdm ate ja estao a preparar uma estatua em homenagem ado dalsuco porq sera o primeiro gestor no mundo a afundar uma empresa de telefonia fixa,


    17
    hakuna said...


    eu desafio a quqlquer individuo e posso provar de que a frelimo roubou.Nunca vi um alto dirigente ba chorar com sinceridade qdo se soube q rachide o informatico de tete tinha falecido,razao pela qual desta vez em tete a frelimo perdeu copiosamente.Querem outro nome ligado a fraude????abilio diruai,mais??????


    18
    hakuna said...


    akamuene,va fazer uma visita a quinta do sheik em boane e testemunharas o qto ele comeu da frelimo,falo como familiar....quem roubou foran voces da frelimo,alias essa ea vossa genese,vosso adn: matar,roubar,violar acordos,ter dirigentes q nap procriam,poligamos(ex:nyusi)ele q va sustentar a filha q deixou em matibane'


    19
    JJLABORET said...


    Agora, me parece que... 
    A MAMBA VAI FUMAR!
    O BICHO VAI PEGAR!


    20
    JJLABORET said in reply to Akamuene Akamuene...


    Meu caro...
    A RENAMO não deve provar NADA!
    Quem deve provar a lisura das eleições é o Conselho Constitucional, Comissão de eleições, Tribunais e GOVERNO.
    Existem regras tais como MORALIDADE, IMPESSOALIDADE E PUBLICIDADE NAS ACÇÕES DE GOVERNO.
    As listas, boletins, editais e tudo relacionado com as eleições DEVERIAM ESTAR OBRIGATÓRIAMENTE À DISPOSIÇÃO DE QUALQUER CIDADÃO MOÇAMBICANAO!

    Se não o fizeram... CONCLUI-SE QUE POR FRAUDE!

    Repito: a RENAMO não tem que provar NADA! Cabe ao governo apresentar provas de que tudo correu normalmente e que assim foi documentado.
    MAS NÃO FAZEM ISSO! POR QUE SERÁ, HÉIN???? 



    21
    Catava said...


    Esta é a coisa mais linda, boa, encorajadora, inspiradora que eu jamais ouvi na minha vida


    22
    Mozambican said...


    FINALMENTE A RENAMO ENTENDEU A LINGUAGEM QUE OS CAMARADAS FALAM: "CHINES"


    É INFELIZ
    que Mozambique enverederá à uma catastrofe: MAS É NECESSÁRIA, se nao, NUNCA noa livraremos desses Assassinos, talvez eles só entendem isso, do que o ÓDIO que agora está a surgir na maior parte do POVO contra eles. INCAPACIDADOS IGNORANTES que enriquecem sem Moral e nao deixam respirar os outros, PIOR AINDA:

    - - - VENDEM A RIQUEZA DOS MOCAMBICANOS. - - -

    O que é que eles pensam que sao, Deuses ou o quê?


    RENAMO, NÓS ESTÁMOS DO VOSSO LADO, VENHA O QUE VIER E O SACRIFÍCIO NECESSÁRIO PARA TAL. MELHOR MORRER DO CONTINUAR COM ESSES IDIOTAS QUE ENVERGONHAM TODO O PAÍS E TODA A AFRICA!!!!

    Agora vamos ver, se eles sao tao patrióticos que amam a "UNIDADE NACIONAL" como ladram por aí, e vao DAR FARDAMENTO AOS SEUS FILHOS E SOBRINHOS, E NAO SÓ FERRARIS.

    Agora é só dizer os INFELIZES SOLDADOS LAVADOS para nao se meterem contra o POVO.....!


    Mozambican


    23
    chinkhodo said...


    O bicho freli esta torcendo o rabo. Sao eles os bandidos. Usam os filhos dos donos que foram à polícia por falta de emprego. Aqueles miúdos desgraçados não amam a frelimo estão lá por causa da fome. Na hora da verdade vão largar a farda para salvarem a pele. Bem haja revolucionários. Estamos cansados da escravatura. Se um fim for a divisão do país, que seja. O país ja está dividido há muito tempo quando correram com os hingondos na direcção da Frelimo em Nachingwsia.


    24
    Francisco Moises said...


    E isto mesmo. Esperava-se accao e nao meras palavras. E assim a Renamo granjea respeito. O outro lado e culpado de tudo. Seus mabandidu. Mantem as mesmas posicoes desde os anos de 1960s.


    25
    Nhocamalodza said...


    Isto sim,desta Vez a RENAMO agiu bem, isto k e um partido maduro. Nox o povo iremos apoiar


    26
    Akamuene Akamuene said...


    "A RENAMO alega fraude eleitoral". Para tirarmos deste equivoco de fraude que apresentem evidencias que comprovam a victoria morribunda do regime.


    Comment below or sign in with Typepad Facebook Twitter Google+ and more...


Sem comentários: