domingo, 14 de junho de 2015

Oito mortos e leões, tigres e lobos à solta na capital da Geórgia

PÚBLICO 

14/06/2015 - 12:26


Cinco horas de chuva torrencial levaram o caos a Tblissi. Há um número não especificado de desaparecidos.




A chuva destruiu o jardim zoológico de Tbilissi e os animais fugiram
BESO GULASHVILI/REUTERS

1 / 5



Pelo menos oito pessoas morreram devido às inundações em Tbilissi, a capital da Geórgia, onde na amadrugada deste domingo choveu torrencialmente durante cinco horas seguidas. "Foi a maior catástrofe natural de sempre", disse o Presidente Guiorgui Margvelachvili ao visitar as zonas devastadas pelas inundações.

"As perdas humanas são insuportáveis", disse Margvelachvili, que assistiu ao início das operações de limpeza. Já em 2012 morreram neste país cinco pessoas devido a chuvas torrenciais, mas o grau de destruição foi então menor.

Há um número não determinado de desaparecidos e as autoridades pediram aos habitantes da cidade para permanecerem em casa, até porque há animais selvagens à solta. Algumas equipas andam a recolher os animais do jardim zoológico, que ficou inundado e destruído — tigres, leões, hipopótamos e outros bichos fugiram e muitos morreram.

"Os corpos de três pessoas foram encontrados no recinto do zoo. Dois são funcionários", disse à AFP a porta-voz do jardim zoológico, Mzia Charachidze, explicando que há muitos animais que ainda não estão localizados. "A maior parte do zoo está destruída. É um turbilhão infernal."

O rio Vere saiu do seu leito e chegou ao centro da cidade. Segundo informaram os serviços camarários, há tigres, leões, jaguares, ursos e lobos à solta. Alguns já forma capturados, outros tiveram que ser abatidos.

A estação de televisão local Rustavi 2 mostrou um hipopótamo a nadar nas ruas inundadas do centro da cidade. Um grupo de pessoas conseguiu empurrá-lo para fora da corrente de água e lama.

A intensidade da chuva e o grau de destruição que provocou obrigaram à retirada de milhares de pessoas dos prédios onde moram. Em alguns bairros da cidade onde vivem 1,2 milhões de pessoas não há electricidade nem água potável.

Numa periferia de Tblissi, a chuva provocou também um desabamento de terra. Segundo o primeiro-ministro, Irakli Garibachvili, a chuva provocou danos importantes nas infra-estruturas da cidade.

Sem comentários: