segunda-feira, 8 de junho de 2015

O “senhor Playmobil” morreu aos 81 anos


Os célebres bonecos de plástico salvaram da falência a empresa de Horst Brandstätter.
Horst Brandstätter, aqui fotografado em 2010, transformou a empresa familiar num sucesso mundial DANIEL KARMAN/AFP
Horst Brandstätter, presidente da Geobra Brandstätter Stiftung, que produz os brinquedos Playmobil, morreu na passada quarta-feira aos 81 anos, revelou a empresa nesta segunda-feira. Não foi ele quem inventou os icónicos bonecos que atravessam gerações, mas foi a sua visão que impulsionou o sucesso destes brinquedos de 7,5 centímetros, criados pelo designer Hans Beck.
“Com Horst Brandstätter, não só a família Playmobil perde o seu chefe, o seu proprietário e o seu patriarca, como também o sector dos brinquedos na Alemanha perde uma das suas personalidades mais marcantes”, declarou a empresa em comunicado.
Herr Playmobil (Senhor Playmobil) ou Hob, como era conhecido entre os seus colaboradores mais próximos, entrou no negócio da família com 19 anos. Nos anos 1970, a crise petrolífera fez aumentar o preço do plástico e apanhou de surpresa a empresa, fundada em 1908. Horst Brandstätter pediu então a Hans Beck que inventasse um jogo que precisasse da menor matéria-prima possível. O designer, especialista em moldes, criou três personagens: um índio, um cavaleiro e um operário. Quando foram apresentados ao público em 1974 tiveram sucesso imediato. O empresário viria a reconhecer mais tarde que os bonecos salvaram a sua empresa da falência.
A Geobra Brandstätter Stiftung facturou 595 milhões de euros em 2014 e sempre recusou produzir os seus brinquedos na Ásia. Os bonecos são feitos em Malta, os animais e as peças de maior dimensão, como os barcos de piratas, vêm da fábrica principal na Baviera (Dietenhofen) e algumas séries especial de Espanha. “Só em adultos percebemos o que que dá valor a um Playmobil: são as histórias que se criam na cabeça das crianças”, dizia.
Outro brinquedo mundialmente conhecido saído da empresa alemã foi o Hula Hoop.

Sem comentários: