sexta-feira, 5 de junho de 2015

O crime organizado dominou o Estado (‪#‎canalmoz‬)



11 hrs · 


Editorial



Maputo (Canalmoz) – Decidimos insistir na questão dos cornos de rinoceronte e pontas de marfim que desapareceram do armazém da Procuradoria Provincial da província de Maputo, na Matola. É que tudo indica que, a cada dia que passa, o Estado moçambicano está com mais dificuldades em informar aos moçambicanos aonde foram parar os cornos.
É um insulto à racionalidade de qualquer cidadão mediano que os cornos tenham sido roubados de um armazém cuja porta estava trancada por três cadeados e com chaves distribuídas a igual número de pessoas. Mais do que isso: detidas estas pessoas, o Estado ainda não conseguiu, mesmo assim, encontrar o produto.
O que uma fonte autorizada da direcção-geral da Polícia nos veio dizer é que, depois de detidos os que tinham as chaves, ou seja, os que sabiam onde estavam os cornos, um tal magistrado, de nome Florêncio Simbine, levou quatro dias para assinar um despacho que se afigurava urgente para devolver a dignidade ao Estado.
Não queremos aqui levantar qualquer tipo de suspeitas, mas é estranha essa história de que, quando a Polícia obteve o mandado, os cornos já não estavam no local que havia sido indicado pelos detidos. Esta correlação de factos causa arrepios a qualquer pessoa de bem.
Mais grave: há informações avulsas de que o cidadão de nacionalidade chinesa proprietário da residência onde estavam guardados os cornos, e que era, até então, o dono dos cornos, que havia sido detido no dia 12 de Maio, já não está detido e nem está já em território nacional. Fomos informados de que pagou caução e desapareceu.
O porta-voz do Comando Provincial, Emídio Mabunda, disse que não tinha elementos para comentar sobre o assunto. Não confirmou nem desmentiu o assunto, e informou que o caso está em outras instâncias e que a Polícia já não é competente para responder pelo caso.
Na nossa opinião, é preciso que uma coisa esteja clara: o Estado já não existe. Há uma quadrilha que tomou conta do Estado e está a dirigi-lo com métodos do crime organizado, onde o patológico passou a ser normal, com a particularidade de o Estado se ter demitido das suas atribuições constitucionais.
Escrevemos na semana passada – e parece-nos que os factos tendem a testemunhar a nosso favor – que o produto foi devolvido aos donos através do sindicato do crime organizado que está na Polícia. Na nossa opinião, o sector da Polícia envolvido nesta vergonha toda não é a arraia-miúda. São as habituais altas patentes, que, depois, de mergulharem no crime, e perante uma impunidade total, funcionam na lógica de “L’État c’est moi” [“O Estado sou eu”].
O bando que actua na Polícia convenceu-se de que pode passar a vida a contar histórias da carochinha, que o povo é mesmo estúpido. Não há, na História, um Estado que não entrou em colapso, quando eram os criminosos que dirigiam a Polícia. Não há.
Talvez seja oportuno perguntarmos agora onde é guardada toda a droga e outros produtos ilegais que semanalmente são apreendidos nos aeroportos nacionais. É seguro que ninguém no Estado poderá mostrar-nos o armazém com esses produtos, porque os criminosos do Governo que dirigem a Polícia já fizeram chegar o produto aos seus parceiros. O mesmo já aconteceu com uma enorme quantidade de marfim que esteve no Ministério da Agricultura. Até hoje, ninguém sabe aonde foi parar. Ninguém está detido e ninguém foi responsabilizado pelo escândalo. Ou seja, a patologia tornou-se normal. O que está a acontecer com os cornos é apenas uma réplica desse episódio.
Mas tudo isto tem o seu perigo, e não tarda que os seus efeitos estejam à vista de todos. O crime organizado é alimentado pela ganância desmedida provocada pela possibilidade do enriquecimento fácil. Não se olha a meios para se chegar aos lucros. É esta a lógica do crime organizado.
Mas, quando o Estado que devia combater o crime está nas mãos dos criminosos, então assiste-se a todo este espectáculo degradante que nos está a ser dado a ver. É o Estado a funcionar como apêndice dos criminosos. Dentro do Estado já ninguém tem moral para apontar o dedo ao outro.
Veja-se, por exemplo, o que aconteceu no caso do suposto sequestro do empresário Momad Bashir. Não temos dúvidas de que esteja envolvido o mesmo sindicato mafioso da Polícia. O Estado foi arrastado para uma vergonha e obrigado a subscrever narrativas criminosas muito mal encenadas, porque falta legitimidade a todos para indicarem o caminho da lei e da seriedade.
Assistimos de forma vergonhosa ao Estado a embarcar numa história de um sequestro, de bolachas, de cativeiro de caixas metálicas e seus derivados. É assim como funciona o crime organizado. Enfraquece o poder do Estado, retira a legitimidade das instituições, controla os dirigentes e usa-os para fins vergonhosos. No período áureo dos raptos, denunciámos aqui, com provas documentais, que a Polícia estava envolvida nos raptos e a promover assassinatos encomendados por criminosos condenados em julgamento. Mas nada foi feito, e o sindicato continua aí: impune e a subjugar o Estado. É o que está a acontecer com a história dos cornos. Não nos surpreenderia que, nos próximos dias, o sindicato mafioso da Polícia crie um outro número para apresentar ao público, em nome das investigações que nunca existiram.
Mas de uma coisa temos a certeza: ou se toma a sério esta podridão da Polícia e varrem-se os vermes que por lá proliferam, ou amanhã estaremos todos a receber ordens de criminosos e a pagarmos impostos aos cartéis oficializados do crime organizado. (Canalmoz)



Luis Ribeiro isso será sempre assim. onde está o dono da fábrica de mandrax descoberta na matola..? aqui quem fica na cadeia é ladrão de galinha
Like · Reply · 2 · 6 hrs

Garanhão Dos Santos os rinocerontes ressuscitaram e foram levar os cornos deles, já que não sabem em que circunstancias os mesmos desaparecem.
Like · Reply · 1 · 8 hrs

Tomas Humbe Governantes viraram ganguess,bandidos sacanas.... Quem pode fazr tremer esses gajos e o dhlakama. Cota dhlakama faz alguma coisa por favor
Like · Reply · 1 · 7 hrs

Nércio Novele Novele Se aparecerem um individeo roubar um pato pod ter prisao d mais d 5 anos, agora digam me como ek pod desaparecerem produtos nos quais a porta tava trancado xaves diferente e assegurado d pessoas diferentes ? Os tres sabem ond foi os cornos, carros Mocambicanos vamos ter justica.

Marcelino Voabil alguem tem que agir com rapidez para parar com isso, e muita perigosidade para nos os indefesos.

Manuel Armando Maleve Devia se tomar medidas concretas pois a sociedade vai perdendo confianca com a policia, seria melhor saber a origem dos problemas do comportamento de alguns agentes da policia. Ora alguns assaltam residencias e Restaurante, alguma coisa esta mal nos homens de lei e ordem. A policia tem uma missao bem clara a de manter a ordem, seguranca e tranquilidade publicas, mas essa missao comeca a perder credito no seio da openiao publica por causa do comportamento de alguns homens da lei e ordem.
Like · Reply · 1 hr

Francisco Neto Faustino Traquino Tem de haver reformas dentro do Ministério do Interior e saber recrutar pessoas para pertencer a este Ministério de modo a eviter estas vergonhas que estamos a assistir. O polícias deve ser sério e estar comprometido com a ordem e segurança dos compatriotas
Like · Reply · 1 · 6 hrs · Edited

Samuel Bola Francisco,reformar o ministerio de interior.tudo vai xtar na mesma.quantos comandantes nacionais e outras patentes mais alto que fora exonerado?estes novos mudaram alguma coisa?exoneraram o agusto paulino,puseram xta gaja ai.o que mudou?atè xta gaja xta a piorar a situaçao.até vala o agusto levou alguns ministros para cadeia. Nao muda nada meu amigo.todos sao farinha do mesmo saco


Alex Honwana Lamentavél,o partido Renamo com senhor Afonso,dpois da reuniäo na Beira tinham que governar o país,ja esta na hora

Pedro Batista Chibanga É tarde demais, o caus está instalado no pais, esta é uma causa perdida, quem vai por o guizo ao gato!

Michen Ernesto Jaime Jaime o estado nao sabe de que:os erecurco naturais pertence ao povo.entao se e acim,nao pode esistir parques,nem reservas.cada sidadao deve abater qualquer animal, como se foce abater galinhas da sua capoeira.os recurcos naturais nao sao de ninguem,apenas deus k as criou para o seu povo as usar.olha para o diabo,cara sem vergonha de apoderar o que nao lhe pertence.maldito esse gover de asacinos.

Allan James Kanjere que triste e lamentavel situacao..

Juma Mussagy Abdul Mutualibo O estado perdeu o seu papel e isto vem provar o mesmo foi golpeado pelos criminosos

Isaias Nyamunda Um provérbio africano popular diz: “Se não houver um inimigo interior, o inimigo exterior não pode lhe fazer mal.”*
Like · Reply · 1 · 8 hrs

Maria Manuela Lopes Perante este relato somente uma palavra. Partilhado

Lucas Jagino Obed Decidiram roubar a si proprio,derrubando a natureza e matando animais.......

Eugenio Abilio Abibo O mundo da vergonha

Gisela Ferrao Ja por isso n querem nem sair a dendo estao
Like · Reply · 1 hr

Bernardo Mahara Os rinocerontes roubaram os seus proprios cornos ja k ninguem diz nada.

Leo Cande Até que enfim chegaram a conclusão que estamos em plena CLEPTOCRACIA, governo de MAFIOSOS ASSASSINOS! e quando é assim L' état é deles mesmo porque todas as instituições públicas governamentais estão sobre sua tutela e quem pode fazer frente?? Os cornos, as pontas de marfim e a madeira viraram o "EL DOURADO" para a China e os gajos levam tudo a qualquer custo porque na verdade ninguém pode CONTRA A CORJA DE POLÍTICOS CORRUPTOS ENVOLVIDOS NO ESQUEMA. Minhas sinceras lamentações, não ha mais Estado somente ANARQUIA PURA! Bom dia #Moz
Like · Reply · 9 · 10 hrs · Edited

Samuel Bola Se nao mudar o partido no poder,moçambique vai arder com a furia do povo.num partido no poder ninguem é digno d orientar os destinos d povo.estamos a viver numa era colonial moderno.o moçambicano pobre ja nao é ouvido na justiça.xta tudo mal.aqi meus amigo a unica opçao ê so d esperar morer um dia.so.
Like · Reply · 1 · 32 mins

Prince Abraham Esta nao sera excepcao. Pois quantos casos criminais ate mesmo assassinatos envolvendo o estado e seus agentes ainda nao foram exclarecidos? Mesmo a fraude eleitoral e editais nao foram exclarecidos, e que so correram para assaltarem a governacao!


Momade Braimo ... " a mafia"...

Amandio Ernesto Finiche Lamentavel o k s assiste no Pais d pandza....

Álvaro Dos Santos Mahumane II Como bem disse, isso não é de hoje. Muitos bons policias e pessoas honestas foram assassinadas por esta mesma quadrilha altamente patentiada. O facto é que enquanto não for dada a ordem e deixar cair estas estruturas nada mudará. Se isso acontecesse emoutra esfera do Estado, digo, educação, saúde, haviamos de ver cabeças a rolar de imediato. Mas a Policia tem qualquer coisa em especial que por maior que seja o escandalo, e pelo máximo de indícios de esquemas e corrupção, não se faz nada.. Dá impressão que nem mesmo o PR pode mexer em temas tão sensíveis. È caso para perguntar até que nivel vai a corrupção e o suposto deixa andar que supostamente deixou de existir em outros sectores mas que Guebunda esqueceu de tratar na Policia.

Aniano Ani-face Zitha Lamento bastante...

Sem comentários: