quinta-feira, 11 de junho de 2015

Nobel que tem “problemas com as raparigas” demitiu-se

PÚBLICO

11/06/2015 - 13:21


Tim Hunt, Prémio Nobel de Medicina britânico, já não pertence ao University College (UCL) de Londres.Tim Hunt defendeu a existência de laboratórios segregados por género PAULO PIMENTA

As cientistas são choronas? O Nobel Tim Hunt acha que sim


“O UCL confirma que Sir Tim Hunt, FRS [membro da Royal Society] demitiu-se (…) do seu cargo de professor honorário na Faculdade de Ciências da Vida do UCL, na sequência de comentários que proferiu a 9 de Junho acerca das mulheres na ciência durante o Congresso Mundial de Jornalistas de Ciência”, anunciou na quarta-feira aquela prestigiada instituição britânica em comunicado.

Recorde-se que Hunt, hoje com 72 anos de idade, se mostrou em particular favorável à ideia de que as mulheres deveriam trabalhar em laboratórios segregados dos homens para não perturbar o normal desenvolvimento do trabalho científico.

“Deixem-me que vos diga qual é o meu problema com as raparigas”, disse o bioquímico inglês num almoço organizado por cientistas sul-coreanas no Congresso Mundial de Jornalistas de Ciência, em Seul (Coreia do Sul). “Acontecem três coisas quando elas estão no laboratório: apaixonamo-nos por elas, elas apaixonam-se por nós e, quando as criticamos, choram.”

Apesar de ter apresentado desculpas a quem pudesse ter achado os seus propósitos ofensivos, Hunt reiterou à BBC as suas convicções, declarando ter uma reputação de “chauvinista” e acrescentando que só pretendera ser honesto quando fez aquelas declarações sobre as mulheres cientistas.

A Royal Society já se distanciara entretanto de Hunt e foi agora a vez do UCL declarar que os laços académicos com o cientista foram cortados.

Hunt recebeu o Prémio Nobel em 2001 pelo seu trabalho sobre as moléculas envolvidas no ciclo de vida das células.






ANTERIOR
SEGUINTE

Sem comentários: