sexta-feira, 5 de junho de 2015

MOÇAMBICANO ENCONTRADO MORTO NAS CELAS DE JOANESBURGO


Classifique este item
(0 votos)
Moçambicano encontrado morto nas celas de Joanesburgo
Mais um cidadão moçambicano foi encontrado morto nas celas da esuqdra da polícia sul-africana, no município de Daviton, próximo da cidade de Joanesburgo
Trata-se de Justiça Malate, detido pela polícia no domingo passado, alegadamente por se apresentar embriagado em público e resistir a sua detenção.
Familiares de Malate acreditam que o seu parente tenha sido espancado, enquanto se encontrava sob custódia policial.
O porta-voz da corporação em Joanesburgo afirma, entretanto, que a vítima terá embatido com a cabeça numa das paredes da cela, antes da sua morte.
Ainda assim, abriu um inquérito para apurar as verdadeiras razões da morte de Malate.
“Você não sabe que um Machangane moçambicano não sai vivo das celas da polícia em Daviton?”, questionou um cidadão local perante a viúva de Malate, Liná Cossa.
Lembre-se que a 26 de Fevereiro de 2013, outro cidadão moçambicano, neste caso Mido Macia, motorista de taxi, foi encontrado morto na mesma esquadra policial, depois de ter sido espancado, amarrado e arrastado, através de uma viatura policial, por mais de quatrocentos metros.
O caso Macia volta ao julgamento no dia 15 de Julho próximo em Delmas, província de Mphumalanga.
Para já, os oito agentes policiais, acusados de envolvimento no assassinato, foram expulsos da corporação.
O caso mais recente, da morte de um moçambicano, aconteceu a 18 de Abril último com o esfaqueamento do cidadão Emmanuel Sithole em Alexandra, durante a recente onda de xenofobia.
Três dos quatro indiciados do assassinato serão julgados em finais deste mês no Tribunal Judicial de Joanesburgo. (RM-Pretória)

Sem comentários: