quarta-feira, 10 de junho de 2015

Moçambicano diz ser filho de Mugabe


10 de Junho de 2015, 04:09
"Vim aqui à procura do meu pai", declarou num tribunal em Harare o moçambicano Gabriel Ricardo, acusado de ter entrando no Zimbabwe de forma ilegal. Ricardo afirmou durante a sessão que o pai é Robert Mugabe, o Presidente do Zimbabwe.
Gabriel Ricardo atravessou o posto fronteiriço de Beitbridge sem passaporte. O moçambicano entrou de forma ilegal no Zimbabwe através da África do Sul e acabou por ser preso.
Foi há mais de uma semana que Gabriel foi preso, no dia 30 de Maio. Tinha consigo a sua identidade, o BI, mas nenhum passaporte.
No dia 06 de Junho, Gabriel Ricardo foi levado para Harare e apresentado a um Juiz de instrução para ser processado por ter entrado de forma ilegal no país vizinho.
"Vim aqui à procura do meu pai", declarou Ricardo no tribunal, explicando depois ao juiz que ainda não havia conseguido localizar o pai por ter sido preso à entrada do país.
Questionado sobre quem afinal ou como se chamava o pai, o jovem moçambicano respondeu "Robert Mugabe, o Presidente deste país".
Ricardo acabou por contar no tribunal que foi educado pelos pais adoptivos que revelaram no dia da sua morte que o seu verdadeiro pai seria o presidente Robert Mugabe.
O moçambicano sustentou ainda que o Presidente teria engravidado a sua mãe durante a sua estadia em Moçambique durante a guerra de libertação do Zimbabwe. Após a morte dos pais adoptivos, Gabriel Ricardo partiu para a África do Sul à procura de emprego, mas foi difícil. Após os ataques xenófobos na África do Sul, Gabriel Ricardo considerou que o melhor seria ir ter com o pai e "juntar-se às suas raízes" no Zimbabwe.
De acordo com o jornal New Zimbabwe, Ricardo acreditava que não teria problemas em entrar naquele país porque segundo os pais adoptivos, mal entrasse no Zimbabwe e dissesse que era filho de Mugabe seria bem acolhido.
"Eu fui levado a acreditar que bastava eu vir e entrar no país mesmo sem passaporte porque sou filho do Presidente Mugabe", explicou o moçambicano ao juiz que respondeu que "seja filho de quem for" tem de cumprir com a lei e ser punido em caso de violação.
Gabriel Ricardo foi deportado para Moçambique e promete não desistir. "Mal chegue a Moçambique irei iniciar um processo para que seja reconhecido pelo meu pai junto à Embaixada do Zimbabwe."
A Folha de Maputo descreve Gabriel Ricardo como um jovem magro, baixo e mais claro que o Presidente do Zimbabwe. O jornal afirma não existirem semelhanças físicas entre Gabriel e Mugabe. A única semelhança encontrada pelo jornal é terem um nome comum, Gabriel.
SAPO

Sem comentários: