segunda-feira, 8 de junho de 2015

Militares tentam assaltar sede do “Millenium bim” e são alvejados a tiro (‪#‎canalmoz‬)



22 hrs · 


Na Beira
Militares tentam assaltar sede do “Millenium bim” e são alvejados a tiro (‪#‎canalmoz‬)

Beira (Canalmoz) – Continuam casos de agentes das Forças de Defesa e Segurança metidos no crime. Três criminosos, dos quais dois são agentes das Forças de Defesa e Segurança, integrantes de uma quadrilha de quatro ladrões, foram alvejados a tiro pela Polícia, na Beira, quando tentavam assaltar a sede do “Millennium bim”, no bairro Chaimite na Beira. Mas há outra informação segundo a qual os ladrões queriam assaltar um cidadão, contabilista de uma das mineradoras de Tete, que saía do “Millennium bim”, onde havia ido levantar dinheiro para pagamento de salários.
Segundo o Comando Provincial da PRM em Sofala, os militares são Osvaldo Fernando, de 45 anos idade, e António Vasco, de 54 anos, que, após terem sido alvejados a tiro, não conseguiram fugir.
Houve uma denúncia para que os malfeitores caíssem nas mãos da Polícia. Os assaltantes estavam estacionados à entrada do “Millennium bim”, numa viatura de marca Toyota Runx, com armas de fogo no interior. Quando o contabilista em causa ia a sair do banco, o motorista do Toyota Runx e o seu companheiro saem para abordar a vítima, deixando dois companheiros dentro da viatura.
A Polícia, que já havia sido alertada, começou a disparar contra os malfeitores. Os dois que haviam saído da viatura conseguiram fugir, tendo um deles sido atingido no braço.
Os dois capturados e feridos foram transferidos para o Hospital Central da Beira, para tratamentos.
Daniel Macuácua, do Comando Provincial da PRM em Sofala, disse que os capturados saíram de Nampula e de Tete, para a operação, a convite de Fernando (motorista da viatura, que fugiu). Mas negam que sabiam que a operação era uma assalto à mão armada.
Os dois confessaram ser agentes das FADM. No interior da Toyota Runx, a Polícia encontrou três pistolas e duas AKM com 64 e 39 munições, respectivamente. Foram também achadas dentro da viatura três chapas de matrículas diferentes, ACL-202, ABO 450-MC e ACC-247 MP. (José Jeco)




51 people like this.


Dércio Micane Nhabanga Caro amigo Leonel Munjovo sede da da provincial de sofala não Moçambique.

Tomas Humbe Quando um pai perde controlo dos filhos ou si ja nao aguenta alimenta-los.e por falar da policia ladrao como e que ficou o caso do comandante geral o mister khalau ainda nao caiu??
Like · Reply · 1 · 19 hrs

Raul Alfredo Nhagumbe Mas esta coisa de pagar salarios em mão ja não é pratico. Porque esses salarios não podem ser pagos por via banco?
Like · Reply · 1 · 17 hrs

Leonel Munjovo Caros jornalistas, o “Millennium bim”, so tem uma e unica sede em todo o pais e esta localizada na baixa da cidade de Maputo.....
Like · Reply · 1 · 17 hrs

Goobus Muendama Hehehe, esse Antonio Vasco ainda bem que o apanharam pah. Se nao ia trazer problemas pela conscidencia de nome.

Celso Daudo Este jornal é um fantoche. ...sao ex militares r nso estao no activo parem de vender jornal a custa de mentiras


Hilario Afonso Tomo Sao esses fds que foram derrotados nas matas de guija pelas rangers das perdizes porque eles tinham a missao de defender gado bovino dos colonos agora vem criar agitacao na cidade em assaltos....pena de morte.....

Manuel Armando Maleve Este acto e condenavel, independentimente se estao no activo ou na reserva. Sao pequenas coisas que mancham a imagem de todo sistema, o simples facto deste nossos irmaos que sao ou foram militares se comportarem assim poe em causa a propria imagens de...See More

Philips Charamba Mereciam sansoes ou mbora do work and isto de pegar muita mola nas vistas de tantos pobres ummmmm nao e bo bom...

Xigue Bradao Não existe ex-militar uma vez dentro da forda militar para sempre, em caso de guerra chamam todos para o combate, se ainda estivessemos em tensão iriam acusar o cota general djakas!
Like · Reply · 1 · 9 hrs

Davide Chambe agora os homens da lei e seguranssa andan roubar o povo oqui vai fazer?
Like · Reply · 1 · 12 hrs

Augusto Maguidi Dos Anjos Podem assaltar banco purki dono dos bancos sao ricos e poderozos, nao custa nada diminuir um poku...e eles k si virem..
Like · Reply · 1 · 19 hrs

Manú Arone se fosse uns civis diriam k sao agente da renamo tao com fome.mas com isto ta bem claro k o nosso governo é o pior malfeitor n país.

Nidzi Nguila Coitado do Moçambicano que e defendido pelo próprio bandido.
Like · Reply · 1 · 20 hrs

Atumane Muenhe Muenhe Na medida em k o salario fica mais afinado mais crimes alastram se, ...

Benjamim Jonesse Nkunda Um militar e sempre militar

Almeida Cumbane DESINFORMAÇÃO PARA O PUBLICO INOCENTE ..........!!!!

Estevao Miguel Mavinga O k a gente xpera no futuro

Fredson Lourenco , aque confiarmos se os propios policias sao ladro, attunes, l

Jagomache Gomache Que cumpra a pena máxima

Herman Nhamune Q se tome medidas
Like · Reply · 1 · 19 hrs

Prince Abraham Sao estas FDS sem etica, imorais e famintos que a frelimo confia para enfrentar os altamente ordeiros homens da Renamo?


Samuel Bola O esta a perder o controlo dos seus homens.dpois dzem q o dhlakama ê que xtá a perder o controlo dos seus homens.estes militares sao da renamo?estes q roubaram os cornos sao da renamo?os ptos xtao a copiar os kotas.agora é asim.cada puxa pra o lado dle.basta ter um akm.xta se mal.

Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves A nivel nacional se formos a calcular o maior numero dos assacinos,ladroes sao funcionarios do estado sem duvida se esses foram pego aida restam outros soltos por ai

Andricio Mario Fenicela Bens materiais alienam a consciencia do Homem.

Honorato Basílio Saíze Coisas d vergonha

Wilson Junior Mukavely Mukavely Hey agrada ovir isso


Pedro Francisco Lamentavel

Manuel Dias K fzer coisa d moz

Esterbydjengo Bydjengo Ta mal ixo?situacoes dificies exas


Tom Bowker O CanalMoz vai nos dizer quando e que isto aconteceu?

Jose Domingos Pereira Moçambique esta podre



22 hrs · 


Caso dos cornos desparecidos na Matola
Procuradoria provincial anuncia detenção de 11 pessoas mas não revela nomes (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – A procuradoria provincial de Maputo diz que, no decurso das diligências da instrução preparatória para a descoberta da verdade material, foram, até agora, detidos 11 cidadãos em conexão com o desaparecimento dos cornos de rinocerontes e pontas de marfim apreendidos numa residência no Bairro Tchumene, na Matola.
É uma resposta que a PGR está a dar, após um procurador ter colaborado para o desaparecimento dos cornos. Um comunicado assinado pela procuradora provincial, Olinda Noé Cossa, não revela as identidades dos detidos, em obediência ao princípio de presunção de inocência até decisão judicial definitiva. O “Canalmoz” está na posse de sete nomes de agentes da Polícia e técnicos da agricultura envolvidos neste caso.
“Depois da apreensão dos cornos e pontas de marfim, foram levados e armazenados nas instalações da Direcção Provincial da Polícia de Investigação Criminal. Entretanto, em data ainda não apurada, mas no mês de Maio de 2015, misteriosamente desapareceram daqueles armazéns 12 peças de corno de rinoceronte, correspondentes a 50,6 kg”, lê-se no comunicado. (Redacção)




35 people like this.


Regalado Onofre Truques da polícia, eles conhecem se não há dúvidas.
Like · Reply · 2 · 18 hrs

Armindo Silva Tomas Tomas Investigação que nunca surtiu efeito em todos casos,exemplo disto temos vários casos de assassinato que investigam e até hoje não surtiram efeitos!
Like · Reply · 1 · 20 hrs

Manú Arone o cabrito come onde foi amarado. nao vejo a razao de reclamar ao publico.

Alfredo Alfa Grande vergonha da frelimo, a mostrar o povo que eles sao capasea de todo, mas que o povo para eles so serve para sujar o dedo.

Prince Abraham A procuradoria so esta preocupada com insectos que pegaram os cornos coisa mesquinha para auxiliar o seu magro salario e petisco deles. Se na verdade existe a procuradoria porque nao comeca a investigar e desencorajar apartir do topo, a citar, casos co...See More
Like · Reply · 1 · 18 hrs

Paito Oliveira Massada A nossa policia pah.

Nelson Ernesto Machona Tal policia, tal ladrão...

Manuel Armando Maleve Vamos ver, depois julgamos

Castro Felisbereto Mauride Os ladroes sao tubaroes

Estevao Miguel Mavinga Sera k n conhecem exas pessoas?



22 hrs · 


“Painel do Progresso de África” denuncia corrupção no sector da energia (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – O “Relatório do Progresso em África” de 2015, divulgado na sexta-feira, 5 de Junho, pelo “Painel do Progresso de África”, na cidade do Cabo, na África do Sul, apela para um combate mais sério à corrupção que está instalada no sector da energia em muito países africanos. O “Painel do Progresso de África” apela para uma gestão dos serviços mais transparente, reforçando os regulamentos, fomentando as despesas públicas em infra-estruturas de energia e reeorientando os 21 mil milhões de dólares norte-americanos gastos em subsídios para serviços deficitários e consumo de energia, que beneficiam maioritariamente os ricos, para subsídios de ligação e investimentos em energias renováveis, que distribuam energia pelos menos favorecidos.
O “Painel do Progresso de África” incentiva os Governos africanos a utilizarem o gás natural da região para fornecer energia a nível interno, exportar e, ao mesmo tempo, aproveitar o vasto potencial das energias renováveis que o continente possui.
Designado “Energia, Pessoas, Planeta: Aproveitar as Oportunidades Energéticas e Climáticas de África”, a principal mensagem do novo relatório do “Painel do Progresso de África”, presidido por Kofi Annan, é que os Governos africanos, os investidores e as instituições financeiras internacionais devem aumentar significativamente o investimento em energia para desbloquear o potencial que África possui como superpotência hipocarbónica a nível mundial.
O relatório afirma que a produção de energia deve aumentar dez vezes mais, para que todos os africanos tenham acesso à electricidade até 2030. Dessa forma seria possível reduzir os níveis de pobreza e desigualdade, fomentar o crescimento e criar a liderança climática tão necessária a nível internacional.
“Rejeitamos categoricamente a ideia de que o continente tem de escolher entre crescimento e desenvolvimento hipocarbónico”, afirmou Kofi Annan, presidente do “Painel do Progresso de África”, acrescentando que “o continente precisa de utilizar todos os seus recursos energéticos a curto prazo e, ao mesmo tempo, construir a base para uma infra-estrutura energética competitiva e hipocarbónica”.
O reforço da cooperação internacional para colmatar a lacuna no financiamento do sector da energia no continente, calculado em 55 mil milhões de dólares norte-americanos por ano até 2030, incluindo investimentos de 35 mil milhões de dólares norte-americanos em centrais, transmissão e distribuição de energia e de 20 mil milhões de dólares para custos de acesso universal constitui um dos pontos principais do documento. (Redacção)





Nelson Ernesto Machona E vem alguém de boca cheia alegando que a taxa de energia em Moçambique deve subir 30%, sendo assim os ricos se tornarão mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, assim vamos desenvolvendo!

Salomao Fernando Simango Mesmo aqui no nsso pais estamos mal, nao onde falar!!!

Prince Abraham E Claro aque na Africa temos um Grande potencia enegertico principamente renovavel atendendo as altas temperaturas atraves dos raios solares. O painel est a correcto e Kofi Annan sendo Africano ele conhece muito bem as ganancias dos governos deste continente




22 hrs · 


Hoje em Maputo
João Mosca lança “Elefantes pisam… mas não matam a savana” (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – João Mosca, economista e professor universitário, lança hoje, segunda-feira, no Instituto Camões, o seu livro “Elefantes pisam… mas não matam a savana”.
Este é o vigésimo segundo livro do autor. A obra é uma colectânea editada das várias intervenções do autor sobre vários assuntos, todos eles vistos numa perspectiva económica.
O autor, que considera a sua obra como uma contribuição para o debate público de ideias, diz que a sociedade moçambicana atravessa encruzilhadas resultantes da entrada massiva do capital estrangeiro, acolhido por interesses que se aliam para a reprodução do poder aos diferentes níveis, em contextos de promiscuidade entre a coisa pública e a privada, de corrupção e onde os valores da ética, do profissionalismo e da confiança e seriedade deixam de ser suportes das relações pessoais e profissionais, assentes na justiça e na igualdade dos cidadãos perante a lei. “Pode estar-se na encruzilhada de uma sociedade dos ‘tudo vale’ e de um mercado selvagem”, alerta o escritor, no seu livro publicado pela “Alcance Editores”. (Matias Guente)





Herman Nhamune Q haja acções concretas para promoção da leitura deste tipo de obras...

Armindo Silva Tomas Tomas Grandes obras deves ser divulgada e difundidas.
Like · Reply · 1 · 20 hrs

Augusto Maguidi Dos Anjos Poxa sment o titulo mi deixo curiozo i com agua na boca pra ter exe livro..
OS ELEFANTES PIZAM MAIS NAO MATAM A SELVA...

Jr Chauque tenho a certeza que o seu grande amigo estaria no lançamento o Gilles Cistac

Manuel Armando Maleve Olivro interessante,

Sem comentários: