sábado, 13 de junho de 2015

Governo iraquiano recupera corpo de Tariq Aziz depois de roubo no aeroporto

PÚBLICO 

12/06/2015 - 17:33


Corpo foi levado quando estava prestes a partir para Amã, onde seria enterrado. Suspeitas recaem sobre milícias xiitas.A pena de morte contra o ex-governante nunca chegou a ser levada a cabo AFP
As autoridades iraquianas recuperaram o corpo de Tariq Aziz depois de este ter sido roubado de um aeroporto em Bagdad na quinta-feira, quando a família se preparava para o transportar para a Jordânia, onde seria sepultado. A informação foi confirmada na noite de quinta-feira pela família de Aziz que, em todo o caso, disse que ainda não sabia qual era a localização exacta do corpo.

O antigo chefe da diplomacia iraquiana e número dois de Saddam Hussein era a cara do regime no exterior. Morreu na semana passada em Nassiria, no hospital para onde foi transportado da prisão quando o seu estado de saúde, já frágil, piorou. Tinha 79 anos.

Na sequência da queda do regime de Saddam, Aziz foi condenado à morte por crimes cometidos quando fazia parte do Governo. No entanto, a sentença nunca foi levada a cabo. Com receio de que a sua sepultura fosse vandalizada no Iraque, Aziz deixou indicações à família para que fosse enterrado na Jordânia.

Mas, na quinta-feira, um grupo armado não identificado entrou no aeroporto de Bagdad onde o corpo estava prestes a embarcar num avião para a capital da Jordânia, Amã. Os homens levaram o corpo com eles e, durante horas, o seu paradeiro esteve desconhecido.

De acordo com os relatos avançados pela revista norte-americana Vice, que falou com responsáveis iraquianos, as buscas pelo corpo concentraram-se em bastiões de milícias xiitas que fazem agora parte de uma ofensiva conjunta contra o autoproclamado Estado Islâmico, em coligação com o exército iraquiano.

O advogado e família de Aziz disseram na noite de quinta-feira, já depois de as autoridades terem recuperado o corpo, que ainda não sabiam a localização exacta dos restos mortais do antigo diplomata de Saddam.

“O Governo conseguiu recuperar o corpo da posse dos homens não identificados que o roubaram”, disse Badee Aref Ezzat, o advogado da família de Aziz, à estação de televisão Al-Jazira. “Mas não sabemos exactamente onde o corpo está neste momento ou que se seguirá”, acrescentou.

Sem comentários: