terça-feira, 16 de junho de 2015

Confrontos entre FIR e homens da Renamo levam população a fugir para Malawi



4 h · 


Última Hora* Última Hora* Última Hora* Última Hora*

Em Tsangano:


Tete (Canalmoz) – Está instalado o pânico no distrito de Tsangano, província de Tete, no centro de Moçambique. A população está a abandonar as suas casas e a fugir para o vizinho Malawi, devido ao espectro de confrontos militares. É que na tarde de domingo, agentes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) envolveram-se em trocas de tiros com homens da Renamo. Há registo de um agente da FIR morto e três feridos. Mas a nível oficial, a polícia fala apenas de dois feridos.

Tudo aconteceu, quando na tarde de domingo último, 14 de Junho, uma brigada composta por um número ainda não especificado (mais que passa 20) de agentes da Unidade de Intervenção Rápida e agentes dos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE), fazendo-se transportar em quatro viaturas policiais, saíram de Tete com o objectivo de desactivar a base da Renamo em Chiabane que fica no limite entre Moatize e Tsangano. Administrativamente a base é contada em Tsangano.

Segundo soube o CanalMoz de uma fonte policial em Tete, a missão seria pernoitar nas redondezas da base da Renamo para o trabalho de reconhecimento e no dia seguinte, (ontem segunda-feira), tomar de assalto a base da Renamo pela madrugada.

Só que, como sempre, o plano das forças da Frelimo foi abortado. Os guerrilheiros da Renamo tiveram conhecimento pormenorizado da missão e logo na tarde do Domingo por volta das 15 horas montaram uma emboscada na estrada que dá acesso à base, a 11 quilómetros. Os homens da Renamo ficaram na ponte sobre o rio Chiabane, à espera dos agentes da FIR. E a informação que tinham era verdadeira. As forças governamentais ao tentarem atravessar o rio, em direcção à base da Renamo, foram recebidos com tiros e saíram em debandada. Fala-se de um agente da FIR morto e três feridos graves.

Ao CanalMoz, a administradora do distrito de Tsangano, Ana Berresone confirmou os confrontos, mas não avançou o número de mortos nem feridos. A dirigente mostrou-se preocupada pelo facto de na região estar a Escola Primária de Thanga, que se esperava reabrir depois de encerrada nas últimas confrontações. A Polícia em Tete também confirmou os confrontos, mas fala de dois “colegas feridos” e viaturas atingidas. A chefe das Relações Públicas no comando da PRM em Tete, Deolinda Matsinhe não quis dar mais detalhes, tendo prometido dar uma conferência de imprensa.Tsangano é uma zona de forte influência da Renamo. Nas últimas eleições várias urnas foram transportados para àquela região com votos já assinalados a favor de Nyusi e Frelimo. Parte das urnas que foram descobertas pela população em pleno dia de votação foi incinerada, mas a polícia conseguiu abriu fogo contra a população e conseguiu meter mais urnas. (Redacção)


Gosto · Comentar · 




Abel Philip A merda!
Gosto · Responder · 1 · 3 h

BigBash Da Taylorkidsordie Mas Outras Coisas...Afinal De Contas Quem Da Ordens Esses Gajos Da FIR?aHaaaaaaa,Querem Desactivar A Base Da Renamo,Mas Com Permissão De Quem?Com Permissão De Quem?Então Isso Implica Que As Rondas Da Joaquim Chissano,Nao Significam Nada...Outras Coisas...
Gosto · Responder · 14 · 4 h


Maninho InPraise Triste... (policia) mal preparada, falta de respeito pela constituição da Republica, e total incompetencia em tratar questoes sensíveis.
Gosto · Responder · 2 · 2 h

Jose Pedro Elacinho A noticia nao impressiona, gostaria de ouvir dq as meninas foram varídas todas (quem provoca merda aguenta com o chirp.
Gosto · Responder · 4 · 4 h

Elija Filipe Sibanda Sibanda Olha a verdade e k na frelimo ha muita desorganizacao ja nao se conhece chefe, o proprio comandante da policia e acusado d suposto dono de marfim d renocerrote. A renamo e amado anivel nacional, por isso ate pessoal da fre. Faz a fuga d informacao, e bommmmmmm. Vamos governar este pais, cedo ou tarde,
Gosto · Responder · 3 · 2 h

BigBash Da Taylorkidsordie Enquanto Termos Pessoas Que Entram Na Politica,Pra Ganhar Certos Benefícios,Enquanto Nao Termos Políticos Por Excelência,Pessoas Que Amam A Politica,Continuaremos A Ter Esse Tipo De Cenários...
Gosto · Responder · 2 · 4 h

Carlos Baloi Mais outras coisas a frelimo ta pedir sabe, essa purrada que ta levar ele pediu,ate eu gostaria que comessasse de Maputo mesmo la na presidencia
Gosto · Responder · 4 · 3 h


Carlos Baloi E por isso que venho dizer a policia e as soldados deixem de ser da frelimo sejam do governo mocambicano ta ai o resultado irmao contra o irmao e neste momento o proprio Nyusi ta numa boa refastelado no sofa a sistir ao lado da televisao os mortos e nem siquer caixao vai comprar. Forca Renamo se te provocar deve dar purrada

Costantino Chimbili Não é muito número da Polícia que morreu não é um . Os vandalismo da FIR

Ines de Melo Porque guerra? Mbora la na paz.... Meus pais conversem Nao se limitem em ouvir as versoes dos outros....
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Rodrigues Tchamo Quando vão consiguir sentar-se e saírem concordando para poupar a nossa vida. Eu odeio os confrontos nossos irmaos tão se mandando vocês bem detesto.
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Carlos Baloi Quando houve cheias nos inicios deste ano a frelimo disse que nao tinha meios de transporte para levar os productos que a RSA apoio para diferentes locais onde tavam acomodado as vitimas, mais hoje tem transporte para ir atacar a Renamo,e forca da mudanca mesmo?????
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Gilberto Domingos Essa polícia devia é treinar com os mambas, os derrotados de sempre...até qand isso?

Luiz Governa Iam "tomar de assalto a base da Renamo"...!!!
As urnas não passaram com os votos fraudulentos/previamente preenchidos da Frelimo/Nyusi, como poderiam passar mais de 20 elementos armados das forças do governo de Nyusi...!!!???

Carlos Cardoso Trist e inaceitavel haver interece em tornar o Pa'is amargo por confrontos armado uma ves , kem sofre de mais 'e o povo sofredor.

Ilidio Jonasse Lamental que isto esteja acontecendo . Largos dias de varias rondas no Centro de conferencias J. Chissano para quê ?

Inacio Joao Tepeia Triste cenário, meus irmãos o diálogo é a melhor saída pra evitar este tipo de situaçoes, temos que apelar aos nossos líderes pra optarem pelo diálogo nao queremos guerra.

Miguel Fernando Foram provocar tai o resultado essa base não é de hoje mas nunca fizeram mal a ninguém. Mataram poços os homens da renamo já estão a perder a mira. Kkkkkkkkkkkkk

Constantino Antonio Desarmarmos a Renamo por via armada e um pesadelo e tentarmos desarmar a Renamo por via negocial ou seja dialogo, e uma missao impossivel. Isto fica equacao impossivel e prontos.


Isaías H. Monnene É lamentável esse facto, falamos sempre em tom alto da paz, depois enverendamos pela guerra. Em outras palavras expressamos sempre a palavra paz, e os nossos actos resultam em guerra.
Onde vamos parar se isso continuar assim,?

Adelino Luis Antonio Quem contra quem ja? tas se mal isso... eu pergunto a vcs FIR foram fazer uk la? isso xama-se provoco e abuso de confianxa sabem voces? mas pk? deixem as perdizes relaxarem a espera do apito pra darem ultimo golpe e vces foram ja la....

Judite Octavia Ubisse já começaram os malucos querendo sangue de inocentes

Hermenegildo Malembe Cutucaram leão com vara curta,nas vèsperas da independencia,mancha para a independencia,mancha pra Chama da Unidade,mas para qué meu deus,que patrão è esse q se refere????

Valdemar Jorge Coelho Lamentar, mas quem vai a chuva tem de pelo menos se precaver. Se existem descontentes, porque insistir.

Alberto Chinai Colesse a Vida e um bem precioso, nao se pode brincar com algo perigosa que pode nos levar a perder este bem que so Deus nos deu, coitado o inocente que perdeu a vida so pra alegrar o chefe que esta sentado a ler jornar e a tomar cafe, ate aonde com essas brincadeiras, nunca se dialoga com cano duma arma, porque so traz desgraxa para as nossas familias..... lamentavel!!!!!!!!!

Daniel Elzia Changamo Este jornal só dá informação sobre confrontos entre o governo e a renamo será k não tem outra informação? ???? Só perguntei.

Az Tsombe Já começaram com barulhos que não resolvem nada só semeiam luto e dor nas famílias Moçambicanas

Jose Ngokha Eleições ganhas o que era de esperar?

Jose Pedro Elacinho diria (cheiro), em ves de (shirp)

Davide Chambe eu tenho pena con os homens da Fir porque todos eles sao joven e nao saben nada pela arma so saben roubar .....enquanto os da renamo sao aqueles velhos que lutaran a muito ....

eu tenho o meu tio por ai ele diz seguinte a minha bala nao e pra perder tenpo ...e gastar dinheiro d governo por conprar balas pra perder ....cada uma mato uma pessoa...

Jusubo Abdullah De Armando nõs soubemos que o governo deu dados já deturpados o vrdadeiro numero é 30 mortos e 45 feridos.

Bissoace Manuel Tauro De facto a policia esta sujeita a missoes impossiveis contra a renamo; porqué nao se associam os comandantes para enfrentarem a renamo? So dao ordens aos putos e eles pela ganancia assumem a morte que se foda esses piratas

Evaristo Matissone Huumm humm!!! Jà começaram cm intuito de matar,maltratar e terrorizar a populaçao.


Brighton Joseph Wilton Moyana EU SO DA PAZ..alguem sempre cantava isso nas campanhax....kkkkk,fomos palhaçados

Custodia Cabral É triste, parem por favor com essa guerra maldita, sou da paz.

Boy Agu Arcidio Muita calma FIR nunca invadir a casa de dono sem permisão porque depois nao terão razão isso falando pelo bem do povo Moçambicano.

Melania Natalia Auze Enquanto uns pedem a paz outros s contenta com a violencia! Eu vos pergunto, o que voces ganham com isso?
Gosto · Responder · 2 · 2 h

Hfuela Carlos Guerra para ganhar nome na praça é feio onde estão os dirigentes.

Bertino Angelo Bento Macamo As armas matam,. Sera que ñ se percebem que a guerra sö vai arruinar o país? Stop guerra por favor ñ nos aumente a pobreza.

Amade Carlos Espero que essa informaçao chegue aos ouvidos do Padre Filipe Couto ("passo a citar nao existem forças risiduas da Renamo")
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Timotio Jose Mugaua Falei agora com dr. Zeka Honolosse k nao ha de concreto oki esse jornal fabrica nao minta ao povo
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Looz-b Mboa Mboa A renamo é um partido com testiculos no lugar, salut

Tommy Do Lapis Gostaria de tar ai com uma bazuca grin emoticon
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Michen Ernesto Jaime Jaime para depois diserem que a renamo e que provoca.mais forca meus camaradas.esses babacas quando tenterem provocar,nao atolerem.e quem mandou os firis para irem faserem reconhecimentos?

Wendy Albertina Matsombe triste senario, jovens inocentes recem formados, k nem se quer viram a guerra dos 16 anos, os big stao bem relaxados

Kota Ualla Claro que o canal sendo opositor jamais falaria a favor do estado
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Hipolito Das Neves Triste!!! Parece que querem dar início ao fikne "Satungira" parte II.

Fernando Tato Luis Que pena.deixem das armas usem biblia para derotarem o diabo.

Paulo Aurelio Chongo Quem ta quere do Guerra mesmo?

Faustino Baptista Quando que isto vai terminar?parece que o actual comandante em chefe partilha mesmas ideias com o ex

Nidzi Nguila Quando um não quer dois não lutam.

Norman Eusebio Mualenco esse yunsy é outro sao Farinha do mesmo

Fernando Armando Nota Porquê que provocaram se bem sabem que não tem capacidade

Angelino Conforme Até quando viveremos assim??????
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Adencio Cuna Nao julguem, cada qual defende o seu lado, 
quem atacou quem? 
Ha certeza k as forxas iam destruir a base?...Ver mais
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Carlos Pedro Ito Kkkkkkkkkkkkkk provoquem a Renamo ao d pagar com as vossas proprias vidas poupem as nossa please. Ste sujeito ñ sei kem k anda dar ordens pr atacar renamo el nunca stara directo com a renamo pra lhes confrontar...

Lucas Massica Khanabia Quem provoca que aguenta as consequencias. Morram amanha sou Eu.

Ofece Deniasse Chania Provocaram ENXAME D ABELHAS, tem k aguentas feroadas. Wamama Bem feito a FIR e SISE.
Gosto · Responder · 3 · 3 h

GS Ndlovu sempre atento, quem provoca aguenta com cheiro
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Olindio Alberto Vinte onde ocorre um ataque entre a renamo ea fir morrer 1 nao ê verdade,morreram muitos putos da fir
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Bartolomeu Tome Este lugar é via viavel? Help!

Eddy Marchal Sochangana Eu acho que os graudos chamados donos da frelimo estão a aconselhar mal o PR Nyusi quando vão lhe motivando a seguir o caminho d armas, correndo pra alí e acolá p adquirir equipamento bélico d diferentes calíbres, p tentarem impôr um estado d total dit...Ver mais

Teixeira Teté da Silva "No meu coração só cabe a paz, paz, e paz" durou pouco tempo este discurso.

Dumasse Gabriel Fulane Mamanoooooooooooooo anhiphe yi pfukile. Se yita kuyine swoswi

Tsakan Mabuza mau, mau, muito mau ja nao é tempo para isto

Augusto Maguidi Dos Anjos Os velhos sao esperientes duki os treinados em 6meses...pois os treinados 6meses nem sabem ond vao i nem tem caminho pra pder fugir kuando extiver mal..é so morer
Gosto · Responder · 3 · 4 h

Alice Mungomane Mau, mau, mau. Infelizmente nos nao sabemos mas ha quem ganha com isso.

Michen Ernesto Jaime Jaime Unay falou serto,sao 30 mortos e 45 feridos,dus quais firis e sisis.eu tive a informacao onte as 07 :30.

Zito Herminio Falaque Falaque E complicado,a violencia nao resolve nada

Regalado Onofre Moçambique, é para todos as mesmas igualdades, é por isso que outros querem dominar outras éticas não será possível.
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Regalado Onofre Primeiro devemos aprender como e quando utilizámos, estas nossas brincadeiras chamadas armas. ..!

Regalado Onofre Este vai ser último jogo, quem perder deixa Moçambique.
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Joao Alves Camacho Eu ♡ Mocambique guerra pra que?

Joel Manhiça Zondiwane Viva renamo, a victoria e certa.
Gosto · Responder · 2 · 4 h


Jose Domingos Pereira Nao brinquem com a Renamo vces Frelixo
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Aloisio Muguira Não queremos guerra, queremos paz paz
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Ivanzi Mangwena Triste, governo pq exibir mosculatura? Os guerrilheiros ja mostraram q sao capazes, apostem c diálogo.
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Nicoll Nando Foo uma paz temporaria
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Geraldo Angelo Mutuque Estamos a brincar com coisas serias....
Gosto · Responder · 2 · 4 h

Narciso Francisco Com ordens de quem?

Deolinda Joaquim Já vão começar!

Ful Chaia That is awful

Jusubo Abdullah De Armando hehehe ainda é cedo

Jamal Machane Malaria começou?xiii!

Flugencio Joao Chifuco Triste senario

Vivaldo Cuco É preocupante.
Cenário triste

Nito Do Minguene Esses sao malucos d.fir.

Hilario Zacarias Yap,esta mal isso.

Fatima Magalhães Magalhães Socorrooooooo em tudo .


Hobety Luys Estamos mal entregues

Bikinis Good Liff provocaçao

Liga Da Juventude Mdm Não queremos confrontos queremos entendimento

António Álvaro Nhanala Hummm, k tristeza

Arnaldo Samuel Mavume Não à guerra.
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Osvaldo Ossumane Amade Isso mesmo é o que?

Humberto Ricardo Kau E triste si for verdade

Nelson Augusto Augusto Forca papa Dlakhama a luta continua gramei dexa
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Gezala Malata muito triste...

Gezala Malata ou ministro do Interior...

Amede Mibo É triste iso ke vamos passar

Estevao Miguel Mavinga Terei certeza dps d consultar noutros fontes prk canalmoz ahh????????


Tomas Humbe Bem feito




Gosto · Responder · 23 min

FIR e homens da Renamo entram em confronto em Tsangano

16 de Junho de 2015, 12:39
A tensão político-militar regressou ao país com o confronto deste  Domingo, 14 de Junho, que envolveu agentes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) e homens armados da Renamo, distrito de Tsangano, província de Tete. Durante os confrontos, um agente da UIR foi morto e três ficaram feridos, segundo avança o jornal Canal de Moçambique.
Segundo o jornal, que cita fontes oficiais da polícia, há apenas registo de dois feridos, motivo suficiente para o distrito de Tsangano entrar em pânico. A população de Tsangano está a abandonar as suas casas e deslocar-se para o país vizinho Malawi, devido ao espectro de confrontos militares.
O confronto entre as duas unidades começou quando uma brigada composta por um número de aproximadamente 20 agentes da UIR e os agentes dos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE), que se fazia transportar em quatro viaturas policiais, saíram de Tete com o objectivo de desactivar uma base da Renamo em Chiabane que fica no limite entre Moatize e Tsangano.
A missão seria pernoitar nas redondezas da base da perdiz para o trabalho de reconhecimento e no dia seguinte, (segunda-feira), pela madrugada, tomar de assalto a base. O plano acabou por não resultar, porque os guerrilheiros da Renamo tiveram conhecimento da missão logo na tarde do Domingo.
Segundo o Canalmoz, os homens da Renamo ficaram na ponte sobre o rio Chiabane à espera dos agentes da FIR e, quando as forças governamentais tentavam atravessar o rio em direcção à base da Renamo, foram recebidos com tiros e saíram em debandada.
A administradora do distrito de Tsangano, Ana Berresone confirmou os confrontos, mas não avançou o número de mortos nem feridos. A dirigente mostrou-se preocupada pelo facto de na região estar a Escola Primária de Thanga, que se esperava reabrir depois de encerrada nos últimos confrontos.
Os confrontos entre as forças governamentais e os homens da Renamo acontecem meses depois da relativa calma com o acordo de cessar fogo assinado pelo antigo estadista nacional Armando Guebuza e o líder da Renamo Afonso Dhlakama.
SAPO

Comentários

<< 1|2 >>
  • Usa
    K vergolha e' essa, acho k na FADM e PRM ha traidores.
  • Pico
    Nas FADM esta cheio de traidores que ate eu sabia sobre esse movimento da UIR. Manos, guerra nao e solucao!
  • Almeida da Cruz
    O confronto entre as duas unidades começou quando uma brigada composta por um número de aproximadamente 20 agentes da UIR e os agentes dos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE), que se fazia transportar em quatro viaturas policiais, saíram de Tete com o objectivo de desactivar uma base da Renamo em Chiabane que fica no limite entre Moatize e Tsangano.
    *QUEM PROVOCA ..... SUPORTA COM O CHEIRO*
  • TIMÓTEO FABIAO ANTÓNIO
    Deve se evitar muito provocação a RENAMO.,numa faze rm que as negociações estão na fase final. Sangue, chega. Por favor, os que possuem poder de decisão sobre o sucedido, parem e pensem primeiro a cada passo que quiserem dar. Conservem vidas e deixem de pensar no poder, como alavanca para enriquecimento.
  • Almeida da Cruz
    Segundo o Canalmoz, os homens da Renamo ficaram na ponte sobre o rio Chiabane à espera dos agentes da FIR e, quando as forças governamentais tentavam atravessar o rio em direcção à base da Renamo, foram recebidos com tiros e saíram em debandada.
    * TATICA: VOCE NAO SABE ONDE VAI E METE TODA CABEÇA NO BURACO,vão ti comer...!*
  • Almeida da Cruz
    Dona fulana DIZ:Como pode a Renamo ser considerado um partido democratico enquanto tiver soldados, eu nao sei. Que democracia e essa em Moz?
    Da Cruz DIZ: Como vamos considerar este governo justo cobrando 100% de direitos Alfandegarios pela importação de uma viatura. Que injustiça é essa em Moçambique? E COMO A RENAMO
  • funjuli
    A Renamo tem muita razao. os policias da FIR iam fazer o que? afinal esses que estao no joaquim chissano nao estao negociar o desarmamento das forcas residuais da renamo? se a Renamo esta' a teimar entregar a lista dos seus homens e porque o governo e' malabarista. a renamo nao deve cometer o mesmo erro de 1992. aqui ou a frelimo reconhece que Mocambique e para todos ou vai guerra. a FIR sempre vai levar no rabo ate abrirem as vistas. bom apetite senhores intrumentalizados pela frelimo.
  • Amerio
    Declarações com tanto desejo de guerra, nao sao mocambicanos ou porque confia em um burraco para se esconder junto com sua familia Pois fica sambendo que se iniciar a guerra será para todos nós, é o construimos, é nossa familia que vai embora. Qual é a sua felicidade?

1 comentário:

Unknown disse...

Talvez o dialogo sera a chance de tudo