sexta-feira, 5 de junho de 2015

CARTA DE BRUNA GUEPATOS À DHLAKAMA (Parte IV)



Escrita por: Vladimir Guepatos
"Ex querido vovó Afonsinho, escrevo essa carta sentado no sofá da casa do meu pai, ele está bem ao meu lado sentado e segurando a droga do controlo remoto da Zap, trocando de canal a cada segundo, na esperança de ver-te como Presidente a empossar os governadores.
Ele deu ao vovô e a ex titia Ivone, muitos dias que respondessem as suas letters mas o vovô e nem a titia fizeram.

Ex vovô Afonsinho, desculpa por te chamar de tu, não sou mal educada mas a minha declaração de passagem da segunda classe não ensina como usar os pronomes pessoais. Sei que não é tua culpa mas acabaria por ser porque a má qualidade de ensino interessa a vocês políticos. Imagina se todos fosse logo assimilados depois da quarta classe? Seríamos todos políticos tal igual como vocês e os combatentes da fortuna.
Ex vovô Afonsinho, o vovô me desiludiu. Eu tenho apenas 7 anos mas percebi que o vovô está blefar. Meu pai também confirmou, ele diz que você anda a blefar desde 94.
Sei que o vovô vai responder essa cartinha, não coloquei teu endereço porque o vovô está sempre de cidade em cidade, blefando os que te elegeram enquanto esperas teu salário de líder da oposição entrar nos finais dos meses.
Ex vovô Afonsinho, eu por vezes falto à escola porque estou envergonhada. Como não devia estar?
Meu pai andou a cometer dívidas nas barracas próxima a minha escola, na esperança de paga-las com os 7 bi (milhões) do fundo distrital.
Os donos das barracas gritam sempre que chego a escola: 'Iwe filha de Guepatos, queremos nosso dinheiro. Se não um dia vamos te penhorar. A RENAMO não vai governar nunca, diz isso ao teu pai'

Sabes vovô Afonsinho, quando o vovô prometeu que íamos 'guvernar' nós ficamos 5 dias consecutivos com nossa mobília na porta da administração.
Eu sonhei todas as noites, com meu quarto cheio de bonecas de de Valentina e Maria Guebuza eu tirando olhos delas.

Meu pai me conta que sonha todos os dias em curtir no Coqueiro, outros dias no Monte Verde, pegar todas Mulatas da Manga, ele me pediu que não contasse nada a minha mãe mas eu contei.
Minha mãe não faria nada porque sabe o quanto sofreram, sabe que ele jamais o abandonaria. Quando meu pai foi 'Tulirwua' (obrigado a casar com minha mãe) ele tinha apenas um emprego, sabes qual era?
Não deixar minha mãe morrer a fome.

Os dois passaram por cada episódio, vendiam ovos de galinha cafrial no Xipamanine alegando ser das galinhas poedeiras híbridas sul-africanas.
Diziam que naquela altura ninguém alugava sua casa à um Chingondo (fazedores da guerra), não importava quantas notas com cara de Chissano você trouxesse.
Se alguém alugasse o secretário do bairro e o seu carrasco, o chefe do quarteirão arrombavam a casa, diziam sempre que não queriam Matsangas na sua jurisdição.

Uma vez arrombaram o cubículo dos meus cotas e pegaram também o dinheiro que meu pai e minha mãe guardavam no açucareiro, debaixo do açúcar. Era dinheiro das propinas, eram cerca de um milhão e quinhentos mil meticais (não te espantes, era da antiga família)
Ei! Ex vovô Afonsinho! Eu vejo o vovô triste, até mesmo quando sorri, quando dá risadas. Consigo ver na tua cara de primata não evoluído, bem no fundo você chorar.
A FRELIXO te deixa azedo nem?
Esses gajos são assim mesmo, agora andam a comprar votos influentes, muitos agora escrevem no Facebook 'Sou da FRELIMO graças a RENAMO' o fundador do Convergência Social também já é da FRELIXO.

Bem! Ex vovô Afonsinho, tchau até mais vezes e espero que retornes essa cartinha. Ficarei a tua espera."
PS: A carta foi escrita pela minha filha em seu caderno de exercícios, apenas fiz a transcrição e retificação de alguns erros, nada acrescentei.
Escrita pelo proprietário da verdade: Vladimir Guepatos
  • 6 people like this.
  • Joel Manhiça Zondiwane Voce Guepatos estou ao teu lado Afonsinho ja rendeu nao vai governar nenhuma provincia. O meu parido de perferencia
  • Amilcar Vera-Cruz López Esse partido não é sério. primeiro o líder é um blefador
  • Vladimir Guepatos blefador es tu Amílcar que traiu o povo
    1
     · 3 hrs
  • Amilcar Vera-Cruz López não. primeiro foi Dhlakama
  • Ismael Luis Francisco Joel, sem duvida e divida k vai existir FUTEBOL brevimente antes da governacao e como é do teu conhecimento k a frelixo so aceita tdo apos purrada.
  • Celio Mabjaia Amilcar não traiu o povo, apenas separou se do povo.
    Que pena nem in porcento de despeito teras.
    Quanto a Afonso Dlhakama, não te bates, fique calmo no seu cantinho da frelixo, porque o assunto do Dlhakama é assunto do povo.
    Afonso Dlhakama é do povo, e em breve respondera os anseios de povo.
    4
     · 3 hrs
  • Amilcar Vera-Cruz López Eu só da opinião que temos que legalizar essas províncias autónomas depois eleições
  • Vladimir Guepatos você já não tem opinião desde que foi se esconder nas mamas da FRELIXO
    1
     · 3 hrs
  • Celio Mabjaia Temos? 
    Com quem? Falas como quem?
  • Amilcar Vera-Cruz López Nós o partido frelimo. vocês da oposição não têm poder
  • Jonathan Kalinowskovic Blefador e' todo akele k exige reacao de Dhlakama sem fazer nada pra o ajudar. Dhlakama so por si nao fara nada sem o teu apoio caro Amilcar. Faz a sua parte k Dhakama tbm fara a sua. Agora, isto d se tornar da frelimo, nao vejo mal nisso, alias a Constituicao do sul do pais ja nos permite isso, somos livres d se aliar a qualker partido. Pena k a propria frelimo viola a sua propria constituicao ao perseguir todos k se aliam a oposicao.
    3
     · 2 hrs
  • Ismael Luis Francisco O poder de Matar Dr Gill Cistac, Sequestrar empresario, Roubar Cornos, comprar armamento belico pra Guerra etc, merda da freliassassinos.
    2
     · 2 hrs
  • Quisito Almajane Ainda xtou em processamento ,.........sentado na cadeira plástica da.minha casa....xperando por ultima carta do vovó afonsinho..
    1
     · 2 hrs
  • Yazald Joao Estamos a espera o fim deste mes para o que prometeu o vovô Afonsinho vermos cumprido. Mano Guepatos faça sua parte e nós gostamos assim.
  • Verosimero CH Apenas assistindo!
  • Coronel Juvenal Muthombene Djancongo e um burro demente
  • Lucinda Veronica Cuamba TUA FILHA E MAL EDUCADA, uma crianca que usa as palavra "droga" ainda + na 2a classe. Sera k dvo duvidar da educacao k o teu pai d deu?
  • Quisito Almajane Usar a palavra droga é ter ma educação ?
  • Lucinda Veronica Cuamba Uma crianca que dz :a droga de kalker coisa tem educacao? Ja agora uk e ser mal educado para ti?
  • Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves na segunda venha ver o acurentamento das leis contra ditadores em sofala mano vladmir
    1
     · 1 hr
  • Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves essa sera a ultima de marechar nao vai mas falar chega aqui unirao se as ideias e posta em sua linha perfeita onde que ditadores so sao permitido assistir nao criticar mano vladmir
  • Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves Amaioria ate com grade peso no corpo estao a espera mas com garantia,de ver tudo a mudar em um so dia marcado
  • Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves A pobreza é a unica agenda do marechal que tem para acabar por total a nivel nacionalmas o exemplo notara se nas regioes que primeiro vao ter acesso a autonomias
  • Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves E em segida sera pra todo pais uma nova politica de descetralizaçao do poder economico,com o simblo verdadeiro de unidade nacional a fazer uma linha ferrea que sai de rovuma a maputo cujo a sua inauguraçao sera gratuita ida e volta no espaço de 15dias,este simblo de unidade nacional é pra marcar diferença desta chama proferida por ditadores feita sem nunhuma vantagem pra o povo e nem o significa parece existente
  • Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves O suborno ,a corupsao vai acabar porque havra penas visiveis e espaso proprio pra actuar
  • Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves Vai se eliminar a desigualidade humana,e capitalizaçao da força humana
  • Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves Havera inclusao sem destinçao da sua cor politica e outras diferendos
  • Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves Havera politicas e leis que investiga o eriquecimento elicito dos agente do aparelho do estado conforme a estabilidade da economia nacional
  • Vladimir Guepatos Lucinda minha filha é muito bem educada. acho que não compreendeste muita coisa que ela escreveu. primeiro ela não está na segunda classe porque ela bem mencionou a sua declaração de passagem da segunda classe. nenhum aluno pode estar a frequentar uma classe que já o fez. quanto a droga isso não é má educação pois droga refere a uma substância ou matéria viciante e o no caso do remote, nota-se que ele é viciante

Sem comentários: