quinta-feira, 4 de junho de 2015

Benefícios fiscais para o estrangeiro, aperto fiscal para o nacional



8 hrs · Edited · 




Uma empresa estrangeira de nome Midal, do Bahrain, teve o que muito do nosso sector privado gostava de ter: uma moratória fiscal de 10 anos relativamente aos seus lucros. Os donos da fabricante de cabos e varões de alumínio vão desfrutar de seus lucros sem pagar uma nesga de impostos. O Governo diz que concede esses benefícios porque eh um investidor estrangeiro que se instalou numa zona franca industrial. Cinco meses depois, cada vez mais o Governo de Nyusi se assemelha ao Governo de Guebuza. A política económica mantem-se intacta e orecurso ao argumento de atracção de IDE (Investimento Directo Estrangeiro) para justificar benesses fiscais oferecidas ao que vem de fora mostra que não há vontade de renovação e nem de inovação.


Há poucas semanas, Nyusi falou que era favorável a uma “governação cientifica” mas a mais recente produção académica sobre a matéria mostra que, nos últimos anos, o IDE não eh atraído por meros incentivos fiscais. E as zonas francas caíram em desuso. Há quem explica esta relutância em mudar com o simples facto de que por detrás de um investidor há interesses privados locais ligados as elites politicas.

Há poucos dias, Nyusi falou que era aberto a críticas mas aparentemente ele ainda não esta preparado para buscar os aspectos mais progressistas dessas críticas. De que vale dizer em publico que esta aberto a criticas se em privado torce o nariz a novas ideias? Todo o mundo sabe que a nova vaga de IDE em Africa vem para procurar vantagens dos mega-projectos das extractivas e não porque o Governo não lhes taxa os rendimentos. Essa decisão pareceu-me totalmente inócua, sobretudo numa altura em que o Governo esta com um tremendo aperto orçamental. Cinco meses depois, o Nyussimo ainda continua por mostrar o esplendor da sua marca de água, o húmus do seu código genético.



90 people like this.


Makonde Nangashinu Ntaluma Triste mesmo, ate quando o nacional vai ter benefícios do que é nosso?
1 · 8 hrs

Linette Olofsson eu não concordei! vai empobrecer mais os Moçambicanos, esses impostos, deveriam ser para a reconstrução do País! Estamos mal com esta frelimo!

Rafael Ricardo Dias Machalela Triste. Os negócios para que a empresa fosse instalada na Matola começaram por volta de 2013 em meados de Junho se não estou em erro. Será que se pode renegociar? A empresa é fruto da era Guebuza...

Muzila Wagner Nhatsave grande disparate
1 · 8 hrs

Marcelo Mosse Muzila Wagner Nhatsave e a CTA o que diz sobre estas coisas? Lamentar em privado? Bom, so a pessoa menos correcta para criticar a Confederação das Associações Económicas de Moçambique - CTA, dado que passei por la como Director Executivo. Ainda estou no periodo de nojo, para evitar conflito de interesses...mas isto nao sao bons sinais.
2 · 8 hrs

Hortencio Lopes E volta e meia vamos estender a mao aos doadores para financiarem o nosso orcamento.

Amandio Mauro com a frelimo,o povo e os interesses colectivos passam sempre para segundo plano

Tavares Augusto MM, boa colocação, mas será que neste momento o Nyussi ia a tempo de renegociar estes incentivos?

Muzila Wagner Nhatsave to fora da CTA HA 2 ANOS JA Marcelo Mosse, continuando apenas como membro do pelouro fiscal. infelizmnete ha insencoes ha mais para as zonas economicas especiais. quando nao se tem uma visao sobre o tipo de industria e ambicao de posicionamento do pais da nisto. o que sao 50 milhoes de dolares de investimento peanuts pa.
3 · 8 hrs

Muzila Wagner Nhatsave deixa ver bem a lei de incentivos as zonas economicas especiais
1 · 8 hrs

Manuelito Nhazilo Penso que este projeto não é do governo do nyusi é mais um daqueles projecto que já tinham sidos negociados pelo governo anterior como muitos outros tipo a estrada lá na zona centro, a ponte Maputo katembe, circular entre vários outros que o actual presidente não terá muito espaço para voltar a renogociar
1 · 8 hrs · Edited

Vieira Otílio Otílio O Presidente Nyusi não está a pensar em implantar Universidades em Miudimbe, Zumbo, Chitetemane, Nhalichonga, Nhangondzoene, locais recônditos do nosso belo Moçambique e com potencial humano bastante expressivo. 
É triste ver um Presidente jovem a pensar como se de um ditador se tratasse. Os impostos cobrados pelo Estado tem um reflexo directo na vida da população no geral. Precisamos de mais hospitais, escolas, vias de acesso condignos. Precisamos de apetrechos nas escolas e hospitais. O Povo deve ser sujeitar a interesses particulares em detrimento da maioria? Quid juris.
2 · 8 hrs

Manuelito Nhazilo Penso que os impostos são necessários sim e qualquer governo sobrevive através dos impostos quanto a isso não há dúvida, a minha dúvida é a colocação de algumas pessoas que referem que os interesses dos moçambicanos sempre em segundo plano deviam ser bem explícitos, e está lei das incentivos fiscais está legislado querendo fazer alterações é preciso mexer a lei, será que o número de trabalhadores directos e indirectos por via de prestação de serviços que este empreendimento irá absorver não irá beneficiar os moçambicanos ? Atenção as críticas devem trazer argumentos que sustentam a mesma sob risco de sermos chamados se pessoas que vêem maldade em tudo
1 · 8 hrs

Julio Lacitela Meu caro, 100 trabalhadores nacionais justificam isençao fiscal?

Joefarman Manjate Sao estas empresas que patrocinam as campanhas eleitorais, certamente que imposto será pago mas em forma de doacao ao partido! Épá!!! Que BANDITISMO!
1 · 8 hrs

Abdullah Abou-Shakur Há poucos dias, Nyusi falou que era aberto a críticas mas aparentemente ele ainda não esta preparado para buscar os aspectos mais progressistas dessas críticas
1 · 8 hrs

Sou do seu clube vendo pelas fotos. Vamos incentivar a crítica sem olharmos p cores Partidários. Ocorre-me na ocasião que estejas a ter digladiar comMarcelo Mosse, ele é um Jornalista de carácter investigativo e esses são úteis numa sociedade que se prese moderna, um abraço irmão.
2 · 7 hrs

Joefarman Manjate Assim estâ já a criar garrantias financeiras para os proximos pleitos! Se fosse noutros cantos este governo dado o desgaste popular e principalmente por se mostrar "SER O MESMO COMO SE PREVIA"nao iria durar nem um ano!

Ivan Mussungo Eu gostava de importar uma minivan para ajudar o governo no deficiente assunto de transporte. Mas a taxa aduaneira é absurda
1 · 7 hrs

Francisco Junior Ele disse "votem na continuidade"
3 · 7 hrs

Cremildo Maculuve Meus caros, partilho a preocupação de Marcelo Mosse e identifico-me com a mesma. Chega de dar benesses aos ricos investidores estrangeiros e espremer as pobres empresas moçambicanas que lutam contra todas as adversidades para sobreviverem. Contudo, é preciso sermos um pouco atentos e não criticarmos cegamente. Estas isenções não foram decididas nem concedidas pelo Governo de Nyusi. Aliás, quando esta decisão foi tomada, ele não sonhava, nos seus melhores sonhos, em um dia vir a ser PR
3 · 7 hrs

Nidas de Oliveira Ontem, quando vi a notícia, fique completamente baralhado. Os cofres estão vazios e mesmo assim damos benefícios fiscais por 10 anos..., francamente pah!!!
1 · 7 hrs

Manuel Carlos Zacarias E o Sibindy o que diz?

Dercio Armando Caro Marcelo Mosse, ou muito me engano, ou o contrato para a instalacao desse empreendimento se deu em 2014, embora tenha sido inaugurado esse ano. se assim for, Nyussi esta isento de culpas.

Paul Fauvet Qual e' a alternativa, Marcelo? Continuar a exportar todo o aluminio de Mozal para a Europa? Os beneficios fiscais sao o resultado da criacao das zonas francas industriais - e nunca ouvi a direccao da CTA queixa contra a criacao dessas zonas. Devemos analisar com as cabecas frias. No lado negativo, Midal nao vai pagar IRPC durante 10 anos (a isencao dos diretos akfandegarios e' menos significante, porque a materia prima - o aluminio - ja esta no pais). No lado positivo, ha valor acrescentado a producao da Mozal, e ha criacao do emprego (250 postos de trabalho, 83 por cento dos quais sao mocambicanos). Postos de trabalho indirectos - possivelmente mil, segunda a empresa. Todos esses trabalhadores pagam IRPS. Dentro do pais, IVA sera pago nas vendas dos valoes, fios etc. No balanco, o pais ganha ou perde? Os trabalhadoes ganham ou perdem? . Empresas (estrangeiras ou mocambicanos) vao investir 50 milhoes em Beluluane sem incentivos fiscais? O facto que, durante os 14 anos da producao de Mozal, nenhuma outra empresa criou fabricas em Beluluane para usar o aluminio, sugere que os beficios fiscais, nesse caso, realmente funciona como incentivo. Cada caso deve ser julgado individualmente, e nao se pode comparar Midal com a industria extractiva.
4 · 7 hrs

Laurindo Machado Sempre soubemos que Nyusi e um disciplo das elites politicas do pais! So espero que pelo menos o preco do ferro baixe para metade de forma a ajudar o pobre povo que o Nyusi chamou de seu unico patrao.

Cecinio Sardinha Os beneficios fiscais para projectos que se implantam nas Zonas Economicas Especiais, nao eh uma pratica so de Mocambique. Eh uma filosofia que eh praticada em todas ZEE no mundo todo. Vejam o exemplo da China. http://geografia-ensinareaprender.blogspot.com/.../zonas...


Este blog tem por finalidade ampliar a interavidade no...
GEOGRAFIA-ENSINAREAPRENDER.BLOGSPOT.COM|BY PROFESSOR JONATHAN K
1 · 6 hrs

Pais Djudju QUEM SAI A GANHAR COM ISSO?

Julio Lacitela Esses dois srs de batinas sao muito bonitos. Se quiserem minha filha nao ha lobolo.
2 · 6 hrs

Elsa Do Rego Ha q atrair investimento estrangeiro qdo o pais praticamente nao tem investimento alargado

Pascoal Isaias Bem dito Paul Fauvet. A primeira análise que fazemos é o Nyusi. 1. O Dubai cresceu ou não com zonas francas? 
2. A Mozal produz aluminio em Moçambique, já com tremendas almofadas fiscais e tudo ia para Boeing, etc...beneficiação local? 0
3. Não há nrs em muitas análises, só dizemos está isento e ponto final....que tal se olharmos apenas para os nrs relatados pelo Paul... as vezes a taxação indirecta e outros aspectos sociais como emprego (directo e indirecto) tem o seu peso. 
4. A seguir vários retalhistas estarão a vender os produtos manufacturados localmente, reduzindo o peso da importação. 

Essa minha pobre analise PODE ter algum sustento ciéntifico que o Nyusi apregoa (ou)
1 · 5 hrs

Donaldo Chongo Compatriotas bem bem será que os benefícios marginais nomeadamente emprego, irps, iva, são mesmo melhores que as contribuições diretas ao nosso orçamento? Ladainha à parte, vamos aos factos

Elsa Do Rego Its sad but its actual truth mz nao tem orcamento ...o pais esta zelch 
Estes investimentos significam absolutamente nada pra umpais c grd necessidade 
O q pode atrair mais empresas do Bahrain e de mts outros paises ..lets all hope w esta empresa se saia bem em Mz e c lucro suficiente pra atrair mais investmento from off shore

Célia Claudina E quanto essa empresa investiu para se instalar? Quanto tempo precisa para recuperar o investimento?
1 · 5 hrs

Elsa Do Rego Agora debrucando so No APERTO FISCAL pra o nacional ....isto nao ta certo porq o infeliz do nacional tb nao tem lucro suficiente e os salarios sao muitissimo pessdimos ai alguem tera q inventar uma forma de compensar o nacional tb ...
So q tds fiquem a ganhar algo ...n thats fair n just

Manuelito Nhazilo Viera Otílio a crítica é necessária qt a isso não há dúvida apenas estou a tentar olhar para o mesmo assunto num outro prisma, isto é, a verdade não absoluta e ninguém é dono de verdade, nem tudo que pensamos e falamos está sempre correcto, na minha opinião não são apenas os impostos que necessitamos podemos muito bem através do trabalho desenvolver do que os impostos que depois nem saberemos como é que foram usados

Manuelito Nhazilo O emprego é a melhor forma de as famílias aumentarem os seus orçamentos, o poder de compra, e o nível de poupança, ao enves dos impostos que só vão cair nas mãos dos corruptos, vão comprar viaturas luxuosas e mais coisas que acontece no aparelho do Estado, pessoalmente prefiro que se olhe para criação de emprego do que cairmos na ilusão dos impostos que são mal usados na minha opinião
1 · 4 hrs

Jasmin Rodrigues Beneficio fiscal por 10anos e ainda por cima Mocambiqie e os seus nao irao beneficiar .... Essa treta de emprego what what... E so isso treta! Kkkk o mocambicano esta melhor com o sistema informal do que a trabalhar pra um desses megaprojectos e a receber o salario minimo!! Nao somos cegos!

Elsa Do Rego Bem Jasmin tudo na esperanca de dentro ou na segunda parte dos dez anos haver mto mais investimento e melhoria salarial .
Mas tb acho o sector informal vem suavizando muito desequelibrio 
A IMF deveria agradecer ao sector informal no q concern taking much more care on the poor people

Jasmin Rodrigues Gracas ao sector informal realmente temos Mocambicanos a sobreviver...estes megaprojectos exploram o beneficio do emprego mas pagam mal.. Embora beneficiem de isencoes fiscais!! Isso e que nao cabe na minha cabecinha... Com uma isencao dessas deveriam pagar muito melhor e criar condicoes desde infra estruturas, emprego etc como deve ser... Mas ... Mas e pedir muito...
1 · 3 hrs

Paulo da Conceição Mais uma para " Estatistica"... Terra das Oportunidades, que faz sempre Ladroes.
2 · 3 hrs

Elsa Do Rego Jasmin im not a person to brain wash but I take reality as a padrao base to analise .
If im living in my own country superwell I will only go to a place to invest if I have guaratees of profit only n only if I have a kind incentive to do so ....n thatincentive Mz has offered as fiscal exemption as motivation to invest in a paralized marquet - this is between Mz authorities n the investors 
By other side mz people have their say like how u said pagam mal ...
So informal marquet is a safe solution - vida dos 
biscates 
Mas a necesdidade de melhorar as incensoes concedidas aonacional de modo q as empresas nacionais tb venham.solucionar problemas nacionais - a isto Chama-se Reenforco urgente do mercado nacional .
Tds os paises no mundo desenvolvem methodos pra proteger as suas firmas nacionais e Mz tem q pensar neste assunto categoricamente e simultaneousamente c investimento estrangeiro

Julio Lacitela Daqui ha 10 anos fazem as malas...
1 · 3 hrs

Jasmin Rodrigues Exactamente!!! Por 10 anos irao amealhar o maximo e piram se!
1 · 3 hrs

Elsa Do Rego Its bussiness so Deus sabe se ficaram em Mz ou se irao ou se lucram ou nao ..ate la q venham mais firmas willing to take chances.at least the people have been employed n a bit improvment in the livehood of the people 
Depois de dez anos verifica-se se os 7.5% de crescimento economico have taken place

Carlos Sérgio Me Amigo Mosse, nao tenho "dom" de escrever, mas quero ajuda de voce que sabe, fazer uma cronica sobre a actitude negativa assumida pelo Governo no seu slogan deste ano sobre o dia das criancas, 1 de Junho: "Casamento so depois dos 18 anos" Acho eu que como slogan do Governo devia ser "Casamento so depois dos 21 anos" por ser a idade legalmente de emacipacao da pessoa na Republica de Mocambique. ESTOU MUITO TRISTE, as TVs, Radios passam essa noticia sem que alguem os puxe orelhinhas. Mau isto! Dzitsony pah...

Paulo da Conceição Tb acho Carlos Sergio, ainda mais acrescento: Casamento para algumas meninas so mesmo depois dos 40!!!

Eliha Bukeni Caro MM, nas reportagens que passaram nas TVs foi referido que aquela fábrica já opera e exporta para África, Europa e Ásia há mais de 6 meses, sendo por isso, óbvio que o governo de Nyusi não tem nada a haver com o empreendimento. Por outro lado, que eu saiba, qualquer empreendedor moçambicano, a luz da lei de investimentos e do código dos beneficios fiscais pode submeter no GAZEDA um projecto de investimento para operar na zona franca industrial (ZFI) e tanto quanto sei, a produção das ZFIs é essencialmente destinada á exportação, sendo que, qualquer venda no mercado interno é tratada com importação e sujeita ao pagamento dos encargos aduaneiros. Deste modo, pessoalmente apesar do deferimento do pagamento do IRPC por 10 anos, existem outras vantagens para o país, a começar pelo IRPS que é pago, o emprego de moçambicanos, a contratação de serviços com empresas moçambicanas fora da ZFI, a valorização da exportações, pois exportar cabos e varões de alumínio rende mais do que exportar lingotes de alumínio, etc, etc...

Paulo da Conceição Ai que luz Eliha Bukeni, bem haja!

Lifoco Lago Eu com minha barraquinha pago ISP e taxa mensal porque so moçambicano e estrageiro desfrutam das regalias ficais

Maria Margarida Chaves Marques Pensei exactamente o mesmo quando vi ontem a notícia na televisão. Porque será que há tanto proteccionismo para os investidores estrangeiros e tão poucos para as empresas nacionais? Quem, no país, beneficia deste proteccionismo?





Camarada Nyusi, pode mandar incinerar os cornos? To pidiiiirreeee!
Camarada Presidente não pode mesmo mandar incinerar os cornos de rinoceronte? E poupar-nos daquele teatro enfadonho da Policia? Tenho uma dica: dia 5 de Junho eh Dia Mundial do Ambiente. Que celebra a natureza e a sua biodiversidade. Então, esse dia podia ser usado para os chifres, alias os cornos, serem queimados. Assim rápida e publicamente como fizeram com os editais e todo o material das últimas eleições de Outubro… para não deixar vestígios de nada mesmo. Faca isso camarada, que a sociedade vai aplaudir. Eh destes gestos que muitos dos seus eleitores estão a espera: mostrar vontade política, com actos concretos. Há poucos dias, o camarada reconheceu que a Policia esta penetrada por criminosos. Então, mandando incinerar os cornos estaria a dar um sinal de que o senhor esta imune a essas redes. Porque se isso não acontecer, não são as redes criminosas que penetraram no Estado; eh o Estado que penetrou no mundo do crime contra a natureza.



225 people like this.


Antonio Pereira Muito bem Marcelo Mosse RESPECT pelo seu trabalho!!! Urge proceder à queima de todo o material faunístico apreendido. Está-se à espera de quê??? Oportunidades para fazer business??? frown emoticon frown emoticon frown emoticon

Rafael Ricardo Dias Machalela Hehehehe, Mosse está a pedir indirectamente para ver o restante material. Eu também quero ver...

Abel Pinto Chixssone Estado criminoso, ou Estado criminalizado? Eis a questão, ela so pode ser respondida com acções concrectas.


Jose Eduardo Eu adiro a movimentos rwaponsaveis. Como faco para me tornar membro da coop?

G Do Amaral Desculpe... Eu discordo pela primeira vez de Marcelo Mosse (até me sinto importante).. mas acredito que o caminho seria, já que.. os infelizes já abateram mesmo.. porque não aplicar os troféus e investir na proteção dos que ainda nos restam.. tipo, criar uma reserva para e especificamente reprodução da espécie em risco de extinção.. (posso ter falado asneira, mas é que só não aguentei não opinar)...

Manuel Rony Incentivar mercados como estrela a proliferar? Sim porque imagina a Policia encontra espelhos ou faróis de viaturas com gatunos, que fazer? Capitaliza-los para investir na Policia, para proteger outros carros? E tua opinião e discordo completamente. A queima e o caminho. Aquele abraço.

G Do Amaral válido.. mas eu acredito que não seja o único caminho, estou a pensar noutra proposta que não seja queimar...

Jose Eduardo Queimar tem por dentro outros valores: torna o pais mais respeitavel; desvaloriza o corno fora do animal; nao enriquece nem é reserva de riqueza para os fieis depositarios ou seus mandatarios.
Ja criar tal fundo, seria necessario investir mais em currais para novos cabritos que certamente haviam de nascer, compativeis com esse novo capim. Pena que seja cruel sugerir que com os cornos remanescente sejam queimados os ladroes presos para que nao usufruam da parte roubada.

Assubige Junior Hussein G do Amaral para mim falou certo...! e quando o Estado exige devolução dos valores roubados ao nível do estado, para onde vão? isso não faz diferença, queimar não é solução...! vamos investir na protecção...! vamos usar o valor nas causas sociais, vamos comprar carteiras...! ponto final..! falam de estado responsável...! o que é ser responsável? querem incinerar chifres de Boi e dizerem que eram de rinoceronte? nada disso...! vamos legalizar a venda e investirmos...! afinal de contas quando roubam para ti e logo que você encontra os seus bens vai incinerar para provar que você não é cúmplice? por favor...! não estou a subestimar algumas posições...! até falam de farois de carro entre outros bens, que são dos terceiros e não do estado...! já para esse caso é totalmente diferente...! O estado é que foi lesado....! por isso compatriotas por mim, é investirmos aquilo que nos teria sido tirado de forma ilegal...!

Rob Sau Esses cornos existem mesmo?

Isa Gama Peço também desculpa por opiniar. Eu concordo com a queima. Que seja feito como um cerimonial publico, convoquem as populações, Filmem. Usem a internet para que o mundo inteiro assista!. "Usar para investir na protecção", tem a sua lógica mas perpetua o mercado que é a origem do crime. Queimem e façam esse acto visivel para todos. Educar é a solução.

Gideon Bahule Concordo MM. Há que eliminar a tentação.

Initovitch Gulupov G Do Amaral de 0-10 tens 5! Sim os bichos ja morreram mesmo mas, como o governo (actual dono dos cornos) vai vender? Este produto nao é comercializavel (legalmente), tudo que se faz é no mercado negro. E se o dono é o governo moçambicano, ja imaginaste "ele" a vender cornos na india, china? Epa vai ser o proprio Marcelo Mosse que vai encher o jornal! Atencao a chamada.

Gito Katawala Tem zero esse camarada e todos que acreditam que deve ser vendido. Vender eh simplesmente ilegal, e como querem que o Estado participe em actos ilegais?

Herculano Cumbi Reco Camarada Nhussy,tenho feito a minha parte como cidadao Mocambicano,incluseve campanhas de sensibilizacao a sociedade na confianca da sua credibilidade Excelencia.este e o momento certissimo para agir e orgulhar o povo q confia em Si e na sua aparente postura credivel.ordeno que mande ecinerar os cornos em publico!URGENTIMENTE.Saudacoes Camarada Nhusy aguardo a sua attitude.

Jose De Almeida Linder Se bem que liderar nao e impor, mas sim, dispertar nos outros a vontade de fazer. Maos-a-obra!

Antonio Pereira G Do Amaral Como pode pensar dessa forma em relação a um comércio ilegal e proibido por lei? Não há como equacionar o Estado substituir-se aos traficantes e caçadores furtivos no fornecimento de marfim e corno de rinoceronte ao mercado Asiático, isso significaria que os princípios éticos que sustentam a aplicação da lei e a proibição do comércio deste tipo de material faunísticos não são para cumprir. É PROIBIDO POR LEI!!! Se é proibido para o cidadão, é igualmente proibido para qualquer instituição do Estado. Por esse princípio, o Estado também poderia vender a droga apreendida para investir na luta contra o tráfico de droga e vender os orgãos humanos apreendidos, para gerar fundos para lutar contra o tráfico de orgãos humanos. O princípio é exactamente o mesmo meu caro. Mais importante ainda é mostrar aos Asiáticos que aquilo que eles valorizam tanto como um sinal exterior de riqueza e um medicamento inutil, em Moçambique a gente queima. A LUTA CONTINUA!

G Do Amaral Resposta boa Antonio Pereira.. estou sinceramente agora a investigar se o comércio de material fantástico é proibido por lei ou regulado por lei..no sentido de indicar em que condições pode-se ou não comercializar..... Bom enquanto isso, Gulupov.. uma vez um Professor de economia da UEM disse-me que o mercado Clandestino (não gosto de chamar negro por motivos óbvios), não se extinguia pela violência, ainda que usada legalmente .. mas pela regulamentação do mesmo... são puras teorias, mas eu concordei com ele.. vide os nossos dumbanengues, que apesar de tanta guerra lá estão para testemunhar tal coisa.. talvez eu tenha aplicado errado o principio aqui neste caso.. !!!!

Initovitch Gulupov Por isso meu caro que tens 5 pontos. Raciocinio logico o teu mas presta atencao na aplicacao da lei... (detalhes veja comment to Antonio Pereira...disse tudo que poderia dizer).

Cayndo Lopes Cadir Os troféus de rinoceronte devem ser incinerados e ponto final, e mais, para que não haja dúvidas, os chifres de bois usados para desviar a atenção devem ir ao fogo para evitar dúvidas. Tenho dito!

Cremildo Covele G Do Amaral a ideia e boa mas vai abrir precedente , os cornos vao continuar a alimentar esse negocio que deve ser extinguido imediatamente. E preciso queima los em publico para se matar o negocio

Initovitch Gulupov Meu caro G Do Amaral, a unica circuntancia em que o estado "é cumplice de algo ilicito" é na cobranca do imposto. Nao pode uma nacao aparecer a vender algo considerado proibido por lei. Agora o imposto "talvez" ate o contribuinte ser descoberto, tal é que ate podes ter atenuante por ter contribuido para o estado pagando imposto.

Maria Margarida Chaves Marques Calculo que a maioria desses cornos provenham de caça ilegal na vizinha RSA porque, infelizmente, Moçambique já não tem rinocerontes. Seria pois necessário organizar esse acto público em estreita colaboração com as autoridades sul-africanas. E, já agora, que se julgassem (e punissem) no mesmo dia os autores conhecidos deste crime.

William Antonio Mulhovo Queria dizer que antes de serem incinerrados os mesmos devem passar por lum teste laboratorial que confirme tratar-se mesmo dos cornos originais e não pirataria fabricada para esconder os reais....mas este Estado está tão clepocrático que receio que correr-se-ia o risco de ver mais cornos sumidos em laboratório. Quando um Estado se torna cleptocrático a gente já nem confia em ninguém e nem nas instituições...justamente porque áquelas que deviam garantir a integridade e segurança das pessoas e bens estão activamente envolvidas no crime...

Boa Matule Pedindo coisas impossíveis a um indivíduo sem autoridade e nem moral! Quem sabe se mandou substituir os tais cornos em chifres de boi? Nyusi é a extensão do tráfico é crime no aparelho do Estado...

Antonio Pereira G Do Amaral Initovitch Gulupov Em 1989 adotou-se a proibição internacional do comércio de marfim sob a Convenção das Nações Unidas sobre o Comércio Internacional das Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES), dando um respiro a muitas populações de elefantes e permitindo assim a sua recuperação. Caiu o mercado de marfim, diminuiu o seu comércio e por pouco menos de uma década a proibição foi totalmente respeitada. Depois disso o comércio ilegal tem vindo a aumentar dramáticamente. smile emoticon


Djua Kizomba Temos aqui comentários muito interessantes e devo confessar que aprendi muito em tão pouco tempo. Obrigado Marcelo Mosse e os intervenientes em especial ao Antonio Perreira. Antes de ler os comentários partilhava dá mês má ideia com G Do Amaral. Mas aqui há uma questão de fundo desses que regulam ou aprovam determinados regulamentos. Será que eles mesmo respeitam o que aprovam? Para esse tráfico de marfim ou qualquer outra coisa que se trafique estar ao nível em que está é porque os "Grandes" estão envolvidos. Porque se não estivessem esses chifres já teriam sido queimado a muito tempo. Não há motivos para levar muito tempo.

Djua Kizomba Ser for verdade está aí um exemplo que sustenta a minha teoria. Só um grande é que poderia soltá-lo mas o pequeno guarda é que vai pagar.

Nkuyengany Produções Quem Prende KHALAU

Bono Ndewaty Mandlate Estamos realmente entregues a bicharada deste governo...com tanto xiconhocas na policia andam preocupados com AIM quando os que soltaram o chines dos marfins e e os mbavas dos cornos ligados as saias do regime

Miguel Almeida Bruno o Chinez foi solto??? Vão-lhe revender os cornos de Rinoceronte? Será que deixou a morada correcta??

Antonio Pereira A Página comunitária Começa Com Um Pequeno Passo que se dedica à protecção da flora e da fauna bravia em todo o território nacional, já havia colocado esta mesma questão no início deste ano.

Miguel Almeida Bruno pode haver varios truques de "malabarismo" desde soltar o Chinoca para depois lhe vender o "material a bom preço" (a troco da soltura, queimar replicas de corno, quando os verdadeiros já foram vendidos e "exportados", etc... mt coisa deste genero pode ...See More

Carlos Sérgio essas fotos simbolizam o pior crime que ja vi. Nao se deve queimar a fortuna, reverte-se a favor do Estado.

Carlos Sérgio Nessa queima perde ate o proprio Estado

Miguel Almeida Bruno Carlos, so se transforma em dinheiro se for vendido. Achas que se pode vender? A quem?

Antonio Pereira Carlos Sérgio o comércio de marfim é proibido por lei e é válido tanto para cidadãos, como para os Estados. Comercializar estes cornos e marfim transforma o estado, num estado criminoso.

Initovitch Gulupov Lançamento do Livro “OS ELEFANTES PISAM......MAS NAO MATAM A SAVANA - João Mosca. Vao la.

Agostinho Inguane Este é o país dos camaradas!

Carlos Serra 100% de acordo, QUEIMEMOS, porque senão vamos ter as mesmas redes de crime organizado a comprar em hasta pública o produto dos seus crimes. Reparem no descalabro que foi acontecendo nas florestas, no qual a madeira apreendida era comprada pelas mesmas impresas chinesas infractoras, ainda que recorrendo à mudança de nome. Isto significa TOLERÂNCIA ZERO à CAÇA ILEGAL!

Carlos Sérgio Nao vende em hasta publica, vai ao mercado internacional e vende dentro da legalidade e reverte o valor para o Estado.

Henrique Amâncio Temoteo Marcelo Mosse “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.”―Mahatma Gandhi então podemos ter a certeza do estágio em que estamos como nação em relação a protecção dos nossos recursos. Aliás recursos deles pois me d...See More

Jorge Uaquihapala É um absurdo. Consequentemente cai por terra todo aquele discurso de "Desenvolvimento sustentável". Não há vontade de proteger a fauna, mas sim de explora-la (negativamente, entenda-se).

Carvalho Cumbi Bom dia, e preciso um plano serio para atacar isto. Nao se trata de queimar ali e acola que teremos actos concretos.

Guerero Luis Abrantes Uma vergonha nacional.

Carlos Sérgio vergonha nacional eh nao exigir prestacao de contas aos nossos Governantes sobre o que fazem do nosso IMPOSTO

Carlos Sérgio Bom dia meu caro Amigo Mosse. tenho comungado contigo em muitas ideas mas essa de incinerar os cornos nao concordo. O destino dos Cornos era para venda so que venda clandistina. O Governo apreendeu entao deve vender e reverter o valor a favor do Estado e reforcar o pagamento dos Barcos da EMATUM. Eu pessoalmente como Africano nao gostei da actitude do Presidente do Kenia quando mandou incinerar cornos para meia volta ir ao FMI pedir dinheiro. Na Nossa lei, o produto atreendido dos criminosos tem como regra a reversao a favor do ESTADO. o Estado deve vender no mercado legal e usar o dinheiro para construcao de Infraestrutura publica. NOS SOMOS POBRES!

Jorge Uaquihapala Se tivéssemos um Estado isento de algozes ávidos de tirar proveito destas apreensões, de facto, seria recomendável a venda.

Marcelo Mosse Hummmmm Carlos Sergio...estas a querer dizer que o Governo vai vender os cornos para reduzir o defice orcamental? Que os cornos sao activos contabeis para esse proposiito? HummmmCarlos Sérgio...nao achas que essa opcao seria um precedente gravoso? Sera que nao podemos ser pobres mas com dignidade?

Carlos Sérgio Mosse, e se fosse Turmalina, ouro, prata, pedras priciosa???? Quero te recordar que quando um pais tem em excesso certo tipo de especie protegida, pode abater ou vender. Entao e dai?.....

Sergio Alegre Nao vejo elefantes ou renocerontes em excesso em qualquer parte do mundo.. 
Caro amigo.....estas espécies estão com os dias contados

Carlos Sérgio Nessa queima perde ate o proprio Estado.

Sergio Alegre Posso até citar que drogas apreendidas nao se põe a venda....mesmo que o dinheiro va para o cofres do estado

Carlos Sérgio Sergio, entre para o debate, seus comentarios nao se enquadram, falei por exemplo da Turmalina, Ouro e outras coisas paciveis de serem contrabandeadas.

Sergio Alegre O que queria tentar dizer era que a melhor solução é destruir o produto...amigo Carlos Sergio

Domingos Manga depois reclamam quando África do Sul abate mortalmente os caçadores furtivos nacionais, é para desencorajar este tipo de atitudes.

Carvalho Cumbi Nao e pela radicalizacao que acyo se torna pedagogico. Um erro grave esse. O estado e uma organizacao criminosa. Se o interesse e pedagogico que seja.

Manuel Carlos Zacarias Esse seu pedido Marcelo Mosse ate pode acontecer, mas uns 12, isto eh, mesmo numero dos desaparecidos fingindo que queimaram todos e atencao com as replicas, ja devem esta a preparar varias para o teu pedido.

Osvaldo Mavie Queimar deitaria a baixo as possiveis intencoes de continuar a fazer sumir aquelas preencoes.
Se sao os cornos k estao por d tras dessa criminalidade sequenciada vamos dar um fim pelo menos a estes cornos k ainda estao na posse da PRM

Carvalho Cumbi Os museus e as instituicoes cientificas e culturais para que servem?

Carvalho Cumbi Para mim, destino: museus e instituiçoes cientificas e culturais, etc.

Carvalho Cumbi Mosse ou Serra pode nos dizer se há um relatório do CITES sobre Moçambique depois das recomendações de 2013.

Sura Rebelo de Oliveira Mesmo que queimem falta resgatar a confianca. O povo precisa ter certezas do que foi ou sera queimado publicamente. Pairam duvidas e muitas.

El Patriota Muito bem dito! Bravo...

Adelino Branquinho Obrigado Marcelo Mosse, o mesmo se pode fazer com os discos videos piratas, enfim, so com verdadeira vontade politica, e gestos convincentes o Senhor Presidente, mantera este comboio nos carris. O patrao espera paciemtemente.

Sic Spirou A ideia está lançada e pelos screenshots vai lá chegar. Kkk

Charles John Marcelo Mosse, incinerar nao da. Nhussi pode vender os cornos para comprarmos carteiras para as zonas rurais e construcaode escolas.

Carlos Sérgio concordo contigo Charles. Nessa queima perde ate o proprio Estado e continuaremos com as criancas sentadas no chao.

Cremildo Nhalungo Neste pais existe a dita "separação de poderes" mas tem certos assuntos que o PR devia lançar mão dura sobre eles. Tem vezes que o nosso pais deixa transparecer ser uma "somalialandia". NO RULES.

Americo Jose Mangane vamos assistir. ate ao fim quem na verdade e o bandido?

Miguel Almeida Bruno Antes de nada, Marcelo Mosse obrigado pelo teu "post". Como tenho vindo a escrever e comentar nos outros "posts" cada vez que se apreende "material" desta natureza, é preciso queima-lo URGENTEMENTE e em PUBLICO. Caso contrário aguça o apetite dos mais "gulosos" e mais a "mão de semear" para fazer desaparecer o material, mas uma coisa que é importante referir ATENÇÃO QUE O MESMO MATERIAL APREENDIDO PODE NÃO SER O QUE SERÁ QUEIMADO (em todo ou em parte)!! Porquê? Como? questionam os comentadores e leitores mais interessados. EXISTE uma PROFISSÃO que é a de taxidermista. Verdadeiros artistas e que podem fazer em materail plastico uma emitação PERFEITA de corno de rinoceronte ou marfim (inclusivamente com textura e peso muito identico ao real). Ora o tempo de reacção entre a apreensão e a queima é IMPORTANTE para que não dê tempo a elaboração de replicas. Atenção a este factor muito importante. Nada de atirar "areia para os olhos" do povo e da opinião publica. Deverá haver quem fiscalize essa "fogueira" infelizmente gigantesca. Se o País o fizesse seria um MUDAR DE RUMO na sua fama de caçadores furtivos! Sim, porque na boca do mundo Moçambicano está mal visto em materia de conservação. Vamos demonstrar o contrário ou não? Vamos dar uma "chapada de luva branca" ao mundo ou não? Há vontade politica de o fazer ou NÃO? Senhores Governantes, a "bola" está do vosso lado!!

Nairinho Mabote Aconselhar a venda desse produto é de loucos!!!! Então se o produto em causa fosse haxixe ou coisa do género, a melhor hipótese seria vender pra pagar barcos da ematum? Sério?

Assubige Junior Hussein por mim, nada de se incinerar..! temos muitos centros sociais, que precisam de ajuda...! vale mais serem vendidos legalmente e o dinheiro ser usado para apoiar os centros sociais...! Órfãos, desfavorecidos, velhos entre outras actividades Sociais...! esta é minha opinião e que acho ser mais coerente...! é muitissimo dinheiro...! e que pode salvar muita gente...! quem está contra essa ideia, eu não estarei contra a sua opinião...! apenas não irei concordar com ela...!

Nairinho Mabote não existe venda legal de corno de rinoceronte ou de marfim. NÃO EXISTE!

Assubige Junior Hussein se existe mercado negro é porque existe outro que não é negro okay...! se existem pessoas que têm licença de caçar rinocerontes é porque há algo que prove a legalidade...!

Enio Jorge Malema Não existe meu irmão, para dar exemplo contra esse crime melhor e' incinerar os cornos apesar das quantias elevadas

Assubige Junior Hussein Miguel Almeida, intendi sua linha de pensamento...! mais o que eu acho é que, quando estava nas mão dos furtivos, era ilícito, porque não lhes foi concedido a licença para tal, mais agora trata-se do governo e gostaria de lembrar que o Governo é Povo...! por isso Próprio povo a quem lhes tinha sido tirado ilicitamente, poderá usa-lo nas suas necessidades, e acho que do ponto de vista legal, não há nada de ilegalidade se o governo optar por este caminho, o qual acho certo...! ora vejamos os prejuízos foram enormes, e porque não podemos reparar este prejuízo com a venda destes cornos? porque não podemos criar reservas, para termos mais postos de emprego, mais turismo, mais melhoramento do ecossistema natural? porque? e os que tem licença para caça? não prejudicam o ecossistema? já os Búfalos, Leões, Crocodilos entre outros animais não fazem parte deste ecossistema? e quando são mortos porque não se fala tanto? Morte de um Branco é Morte e de Um negro já não é? vamos analisar os factos...! cada caso é um caso...! Nosso pais é pobre, e aqueles cornos pertencem ao povo moçambicano, vamos usar para o bem daquele mesmo povo...! já o dinheiro que foi usado quando derramou petróleo em Pemba? porque não foi negado, visto que vem daqueles que o fiozeram...! a Policia confiscou o bem do povo e para o povo tem que ser usado..! mais não disse Deixemos de ser demagogos e facilitemos o trabalho daqueles que querem trabalhar para o bem do País. Se podemos aproveitar a madeira presa dos Chinenes porquê nao fazemos o mesmo com os cornos?? Porquê os que compram precisam não é porque tem algum valor social?? Então porquê nao aproveitarmos para ter algum para incrementar a nossa economia?? Porquê nao se queimam os carros confiscados dos traficantes?? Se tudo o que for preso for para a brasa estaremos a contribuir para quê?? Os policias seja lá quem for deve ser responsabilizado por estar a roubar o bem do povo. Nao devemos queimar só porque desconfiamos que possam parar nas mãos de estranhos. Pobreza mental, sim estamos abastados. Já acompanharam nos paises onde circular com droga tem a pena capital, ela é incinerada???

Ze Devis Tembe Akilo n vai ser keimado,eles sabem q vale mui taku.

Assubige Junior Hussein Podemos criar reservas para proteger as espécies em extinção...! com este dinheiro...!

Miguel Almeida Bruno Mau caro Assubige a filosofia ate poderia estar correcta se não se tratasse de produtos desta natureza. Mas vender incentiva a criminalidade. A ideia é salvar o mundo de ganaciosos desmedidos e de assassinos da natureza. Pensa nisso!! E se fosse droga? Tambem sugerias isso?

Assubige Junior Hussein e quando o Estado exige devolução dos valores roubados ao nível do estado, para onde vão? isso não faz diferença, queimar não é solução...! vamos investir na protecção...! vamos usar o valor nas causas sociais, vamos comprar carteiras...! ponto final..! falam de estado responsável...! o que é ser responsável? querem incinerar chifres de Boi e dizerem que eram de rinoceronte? nada disso...! vamos legalizar a venda e investirmos...! afinal de contas quando roubam para ti e logo que você encontra os seus bens vai incinerar para provar que você não é cúmplice? por favor...! não estou a subestimar algumas posições...! até falam de farois de carro entre outros bens, que são dos terceiros e não do estado...! já para esse caso é totalmente diferente...! O estado é que foi lesado....! por isso compatriotas por mim, é investirmos aquilo que nos teria sido tirado de forma ilegal...!

Assubige Junior Hussein Podemos criar reservas para proteger as espécies em extinção...!

Miguel Almeida Bruno Assubige, estamos de acordo de falarmos em dinheiro mas nao poderei estar de acordo em incentivar a venda de material ilicito. O que é ilicito tem que "desaparecer" NUNCA podera ser transformado em dinheiro seja para que finalidade for ou reverter esse suposto valor. Percebo a tua preocupação mas pensa que esse material obrigou à morte de especies que nos fazem falta e que equilibram os eco-sistemas, atraem turismo (logo postos de trabalho) e uma quantidade de outras coisas boas para a sociedade (nao so para alguns).

Assubige Junior Hussein Miguel Almeida, intendi sua linha de pensamento...! mais o que eu acho é que, quando estava nas mão dos furtivos, era ilícito, porque não lhes foi concedido a licença para tal, mais agora trata-se do governo e gostaria de lembrar que o Governo é Povo...! por isso Próprio povo a quem lhes tinha sido tirado ilicitamente, poderá usa-lo nas suas necessidades, e acho que do ponto de vista legal, não há nada de ilegalidade se o governo optar por este caminho, o qual acho certo...! ora vejamos os prejuízos foram enormes, e porque não podemos reparar este prejuízo com a venda destes cornos? porque não podemos criar reservas, para termos mais postos de emprego, mais turismo, mais melhoramento do ecossistema natural? porque? e os que tem licença para caça? não prejudicam o ecossistema? já os Búfalos, Leões, Crocodilos entre outros animais não fazem parte deste ecossistema? e quando são mortos porque não se fala tanto? Morte de um Branco é Morte e de Um negro já não é? vamos analisar os factos...! cada caso é um caso...! Nosso pais é pobre, e aqueles cornos pertencem ao povo moçambicano, vamos usar para o bem daquele mesmo povo...! já o dinheiro que foi usado quando derramou petróleo em Pemba? porque não foi negado, visto que vem daqueles que o fiozeram...! a Policia confiscou o bem do povo e para o povo tem que ser usado..! mais não disse Deixemos de ser demagogos e facilitemos o trabalho daqueles que querem trabalhar para o bem do País. Se podemos aproveitar a madeira presa dos Chinenes porquê nao fazemos o mesmo com os cornos?? Porquê os que compram precisam não é porque tem algum valor social?? Então porquê nao aproveitarmos para ter algum para incrementar a nossa economia?? Porquê nao se queimam os carros confiscados dos traficantes?? Se tudo o que for preso for para a brasa estaremos a contribuir para quê?? Os policias seja lá quem for deve ser responsabilizado por estar a roubar o bem do povo. Nao devemos queimar só porque desconfiamos que possam parar nas mãos de estranhos. Pobreza mental, sim estamos abastados. Já acompanharam nos paises onde circular com droga tem a pena capital, ela é incinerada???

Jorge Ganhe Vender os cornos seria contribuir para as ilegalidade porque eles so se vendem nos mercados negros . portanto, incenerar é a melhor via.Nos meseus sabemos seriam roubados de novo

Gito Katawala Lendo alguns comentarios aqui, percebe-se logo porque as conversacoes ou negociacoes la no CCJC nao andam. Ha muita ignorancia e teimosia neste pais.

Douglas Harris Bem falado...

Paulo Gote Nesse caso qual e o seu pento de vista?

Gito Katawala Paulo Gote, estão alguns compatriotas aqui convencidos que vender os cornos é a solução. O meu ponto de vista é em continuar a explicar a esses compatriotas que é um negócio ilegal, o facto de haver um mercado negro não implica que exista outro formal.
2 · 18 hrs

Sonia Maciel Concordo plenamente consigo Marcelo.... Queimar sim para mostrar q o novo governo está isentos e comprometido com a conservação da fauna e do ambiente!' Carteiras para as escolas???? Temos madeira apreendida aos chineses e outros ilegais... Usemos essa para escolas!!!

Maximino Costumado Eh triste que a nossa rica fauna e flora seja somente vista Como recursos a saquear para beneficio duma minoria.Enquanto isso,o Pais perde um legado natural importantissimo para a nossa sobrevivencia neste planeta fragil.A luta eh de todos nos, mas a responsabilidade principal cabe ao nosso executivo. Senhores do Governo, nao queiram ver os vossos nomes,que tanto prezam,ligados a um lado da HISTORIA do Pais,marcada por saque e deatruicao da natureza.Ainda vamos a tempo de escrever diferente a nossa historia.

Antolinho André Deixemos de ser demagogos e facilitemos o trabalho daqueles que querem trabalhar para o bem do País. Se podemos aproveitar a madeira presa dos Chinenes porquê nao fazemos o mesmo com os cornos?? Porquê os que compram precisam não é porque tem algum valor social?? Então porquê nao aproveitarmos para ter algum para incrementar a nossa economia?? Porquê nao se queimam os carros confiscados dos traficantes?? Se tudo o que for preso for para a brasa estaremos a contribuir para quê?? Os policias seja lá quem for deve ser responsabilizado por estar a roubar o bem do povo. Nao devemos queimar só porque desconfiamos que possam parar nas mãos de estranhos. Pobreza mental, sim estamos abastados. Já acompanharam nos paises onde circular com droga tem a pena capital, ela é incinerada???

Hoji Papucides Mano não concordo em destruir.o dano já esta feito anyway.entregar-se a ONG que apoia a vida animal e talvez as organizações que reproduzem esta especies para reproduzir novos animais e mante-los em sitios fechados e com máxima segurança.o estrago está feito.organizações transparentes que usarão esse dinheiro para construir.queimar seria em vão a morte desses animais e introduzir a pena de morte para os caçadores furtivos e mandantes.minha opinião.

Assubige Junior Hussein mais o que eu acho é que, quando estava nas mão dos furtivos, era ilícito, porque não lhes foi concedido a licença para tal, mais agora trata-se do governo e gostaria de lembrar que o Governo é Povo...! por isso Próprio povo a quem lhes tinha sido tirado ilicitamente, poderá usa-lo nas suas necessidades, e acho que do ponto de vista legal, não há nada de ilegalidade se o governo optar por este caminho, o qual acho certo...! ora vejamos os prejuízos foram enormes, e porque não podemos reparar este prejuízo com a venda destes cornos? porque não podemos criar reservas, para termos mais postos de emprego, mais turismo, mais melhoramento do ecossistema natural? porque? e os que tem licença para caça? não prejudicam o ecossistema? já os Búfalos, Leões, Crocodilos entre outros animais não fazem parte deste ecossistema? e quando são mortos porque não se fala tanto? Morte de um Branco é Morte e de Um negro já não é? vamos analisar os factos...! cada caso é um caso...! Nosso pais é pobre, e aqueles cornos pertencem ao povo moçambicano, vamos usar para o bem daquele mesmo povo...! já o dinheiro que foi usado quando derramou petróleo em Pemba? porque não foi negado, visto que vem daqueles que o fiozeram...! a Policia confiscou o bem do povo e para o povo tem que ser usado..! mais não disse Deixemos de ser demagogos e facilitemos o trabalho daqueles que querem trabalhar para o bem do País. Se podemos aproveitar a madeira presa dos Chinenes porquê nao fazemos o mesmo com os cornos?? Porquê os que compram precisam não é porque tem algum valor social?? Então porquê nao aproveitarmos para ter algum para incrementar a nossa economia?? Porquê nao se queimam os carros confiscados dos traficantes?? Se tudo o que for preso for para a brasa estaremos a contribuir para quê?? Os policias seja lá quem for deve ser responsabilizado por estar a roubar o bem do povo. Nao devemos queimar só porque desconfiamos que possam parar nas mãos de estranhos. Pobreza mental, sim estamos abastados. Já acompanharam nos paises onde circular com droga tem a pena capital, ela é incinerada??? e quando o Estado exige devolução dos valores roubados ao nível do estado, para onde vão? isso não faz diferença, queimar não é solução...! vamos investir na protecção...! vamos usar o valor nas causas sociais, vamos comprar carteiras...! ponto final..! falam de estado responsável...! o que é ser responsável? querem incinerar chifres de Boi e dizerem que eram de rinoceronte? nada disso...! vamos legalizar a venda e investirmos...! afinal de contas quando roubam para ti e logo que você encontra os seus bens vai incinerar para provar que você não é cúmplice? por favor...! não estou a subestimar algumas posições...! até falam de farois de carro entre outros bens, que são dos terceiros e não do estado...! já para esse caso é totalmente diferente...! O estado é que foi lesado....! por isso compatriotas por mim, é investirmos aquilo que nos teria sido tirado de forma ilegal...!

Eugenio Jamal Tomara, se calhar vão incinerar as réplicas, esperemos para ver!

Jose Eduardo Enquanto os cornos nao forem queimados, continuaremos a ouvir estória recambulescas. Cabritos serão roubados para produção de réplicas quando ja nao houver de bois. Depois começarão os assassinatos para resolver diferenças na distribuição do produto do roubo ou para limpar os arquivos. As crianças nao têm carteiras nas escolas, não é por falta de dinheiro. Eh por outras politicas mal concebidas. O dinheiro da madeira que se rouba e deixa-se roubar é que devia cobrir ser aplicado na producao de carteiras.

Estacio Valoi "Camarada Nyusi', nao tem problema. Eu ja tenho isqueiros, pneus ...!

Armenio Naene Mas o maior problema nao esta neste caso dos cornos de rinoceronte, esta na capacidade investigativa em assuntos que lezem o estado, imagino casos que lezem o pacato cidadao, que tipo de policia investigativa precisamos criar? Sera mais um caso obscuro? Tenham paciencia dotar um estado de uma policia investigaticao criminal nao e favor nenhum. Senhor presidente da republica, confiamos em ti

Armenio Naene Eu confio em ti Nyussi, o estado nao pode ficar refem de biscateiros, mas ... Tenham paciencia eu confio em ti Nyussi

Beto Tembe Grande palavras estas.....mas palavras para quem????

Solomone Manyike Gente! Vamos criar rinocerontes para possivel venda e consumo! Assim ñ dá!

Celestino Matsinhe Que ele te ouça MM.
1 · 23 hrs

Israel Damota COMO GESTO DE SOLIDADARIEDADE AMBIENTAL. Nyusi eu Confio em ti.
1 · 23 hrs

Viriato Jose Manjate mais uma vez esta provado que ha policias que roubam aos ladroes.

Bernardo Abujate Marcelo Mosse, não existe um mercado legal deste negocio? Se existe porque incinerar ao inves de venderem os cornos para se comprar mais viaturas que podem aumentar a frota dos guardas florestais? Pq não vendem p depois minimizarem o sofrimento de alguns alunos que estudam ao relento comprando lhes algumas carteiras? ..Pessoalmente penso que vender os seria a melhor opção.
2 · 22 hrs

Assubige Junior Hussein Miguel Almeida, intendi sua linha de pensamento...! mais o que eu acho é que, quando estava nas mão dos furtivos, era ilícito, porque não lhes foi concedido a licença para tal, mais agora trata-se do governo e gostaria de lembrar que o Governo é Povo...! por isso Próprio povo a quem lhes tinha sido tirado ilicitamente, poderá usa-lo nas suas necessidades, e acho que do ponto de vista legal, não há nada de ilegalidade se o governo optar por este caminho, o qual acho certo...! ora vejamos os prejuízos foram enormes, e porque não podemos reparar este prejuízo com a venda destes cornos? porque não podemos criar reservas, para termos mais postos de emprego, mais turismo, mais melhoramento do ecossistema natural? porque? e os que tem licença para caça? não prejudicam o ecossistema? já os Búfalos, Leões, Crocodilos entre outros animais não fazem parte deste ecossistema? e quando são mortos porque não se fala tanto? Morte de um Branco é Morte e de Um negro já não é? vamos analisar os factos...! cada caso é um caso...! Nosso pais é pobre, e aqueles cornos pertencem ao povo moçambicano, vamos usar para o bem daquele mesmo povo...! já o dinheiro que foi usado quando derramou petróleo em Pemba? porque não foi negado, visto que vem daqueles que o fiozeram...! a Policia confiscou o bem do povo e para o povo tem que ser usado..! mais não disse Deixemos de ser demagogos e facilitemos o trabalho daqueles que querem trabalhar para o bem do País. Se podemos aproveitar a madeira presa dos Chinenes porquê nao fazemos o mesmo com os cornos?? Porquê os que compram precisam não é porque tem algum valor social?? Então porquê nao aproveitarmos para ter algum para incrementar a nossa economia?? Porquê nao se queimam os carros confiscados dos traficantes?? Se tudo o que for preso for para a brasa estaremos a contribuir para quê?? Os policias seja lá quem for deve ser responsabilizado por estar a roubar o bem do povo. Nao devemos queimar só porque desconfiamos que possam parar nas mãos de estranhos. Pobreza mental, sim estamos abastados. Já acompanharam nos paises onde circular com droga tem a pena capital, ela é incinerada???

Assubige Junior Hussein NÃO CONCORDO COM INCINERAMENTO DE CORNOS...! mais o que eu acho é que, quando estava nas mão dos furtivos, era ilícito, porque não lhes foi concedido a licença para tal, mais agora trata-se do governo e gostaria de lembrar que o Governo é Povo...! por isso Próprio povo a quem lhes tinha sido tirado ilicitamente, poderá usa-lo nas suas necessidades, e acho que do ponto de vista legal, não há nada de ilegalidade se o governo optar por este caminho, o qual acho certo...! ora vejamos os prejuízos foram enormes, e porque não podemos reparar este prejuízo com a venda destes cornos? porque não podemos criar reservas, para termos mais postos de emprego, mais turismo, mais melhoramento do ecossistema natural? porque? e os que tem licença para caça? não prejudicam o ecossistema? já os Búfalos, Leões, Crocodilos entre outros animais não fazem parte deste ecossistema? e quando são mortos porque não se fala tanto? Morte de um Branco é Morte e de Um negro já não é? vamos analisar os factos...! cada caso é um caso...! Nosso pais é pobre, e aqueles cornos pertencem ao povo moçambicano, vamos usar para o bem daquele mesmo povo...! já o dinheiro que foi usado quando derramou petróleo em Pemba? porque não foi negado, visto que vem daqueles que o fiozeram...! a Policia confiscou o bem do povo e para o povo tem que ser usado..! mais não disse Deixemos de ser demagogos e facilitemos o trabalho daqueles que querem trabalhar para o bem do País. Se podemos aproveitar a madeira presa dos Chinenes porquê nao fazemos o mesmo com os cornos?? Porquê os que compram precisam não é porque tem algum valor social?? Então porquê nao aproveitarmos para ter algum para incrementar a nossa economia?? Porquê nao se queimam os carros confiscados dos traficantes?? Se tudo o que for preso for para a brasa estaremos a contribuir para quê?? Os policias seja lá quem for deve ser responsabilizado por estar a roubar o bem do povo. Nao devemos queimar só porque desconfiamos que possam parar nas mãos de estranhos. Pobreza mental, sim estamos abastados. Já acompanharam nos paises onde circular com droga tem a pena capital, ela é incinerada???

Israel Damota Caro Assubige Junior, considera pobreza mental a ideia de incineração. Dei uma vista à sua exposição, mas não encontro a base dos seus fundamentos, talvez sejam económicos, porém, apelo para o respeito pela dignidade humana (veja ''A Nova Ordem Ecológica'' de Luc Ferry). Ou então, dé uma volta pelo volta pelos museus e veja o que tem lá.
2 · 21 hrs

Assubige Junior Hussein Caro Israel Damota é que não encontro base legal que sustente algumas posições...! qual ordem? Moçambique já adoptou? nós temos nossa realidade, que é diferente a de outros paises..! sei que os cornos trazem dinheiro e muitos estão com vaias medo que sejam os outros a ganharem, não adianta...! Hoje em Inhambane toda gente menos ninguém dizem que aquele senhor que convivia com Giboia era supersticioso, ninguém que se diz activista ambiental veio ao tereiro dizer que não...! sabendo que aquela serpente é domesticável..! como a Giboia não traz tanto dinheiro como os Cornos ninguém se atreveu a falar...! deixemos de ser demagogos..! Os cornos devem ser vendidos em público e o dinheiro revertido a causas sociais..! que vida Humana? por acaso rinoceronte é um homem? e outros animais não merecem tanto respeito? oque difere rinoceronte dos demais animais? Cornos? então esses cornos devem ser vendidos e nada mais...! essa é a forma mais transparente para o desfecho deste caso! Até agora não encontrei base para aqueles que defendem a incineração...! que alguém prove o contrário com bases...!

Israel Damota Respeito a sua rica visão, no entanto, ninguém pode garantir que o valor dessas vendas, ainda que em hasta pública, vai melhorar a vida do povo, senão para os bolsos de alguns, tal como aconteceu com o ferro velho dos CFM, das FADM, etc.

Israel Damota O acto simbólico de incinerar ainda no dia 5 possui um significado incontestável.

Assubige Junior Hussein Aí está...! mais essa é outra questão...! porque mesmo incinerando, podemos ser traídos..! pensando que são cornos enquanto são chifres de boi ou cabritos sei-la...! se for colocada em hasta pública, no minimo podemos ter alguma ideia, por Ex: O valordos 2 cornos de rinoceronte vão servir para construir reserva de lugar X, outros 2 para comprar carteiras no lugar Y, outros 3, para Orfanato Z...! assim sucessivamente e em publico...!
1 · 20 hrs

Assubige Junior Hussein Eu continuo na minha posição...! A pobreza não vai acabar com os cornos, mais vamos melhorar algumas coisas....!

Clelio Clelio ...Mostrar vontade politica,com actos concretos.

Luis Nhachote Filipe Jacinto Nyusi o Marcelo Mosse confiaaaa em ti, oh Nyusiincinere os cornos no dia 5, pois o Mosse é um camarada ....não dá camarata
3 · 20 hrs

Assubige Junior Hussein Não se deve insinerar, mais sim hasta pública devem ser vendidos...!

Paulo Gote Antolinho André entao diga as autoridades venderem a coca, o haxixe que é apreendindo nos aeroportos porque tem valor aos que compram fala serio

Assubige Junior Hussein Ninguém em Moçambique tem Licença para tal..! Mais o governo concede Licença para caçar elefantes e rinocerontes, existe...! então caro Paulo Gote Antolinho André, não seja tão demagogo, ao analisar os factos, não use Jurisprudência, cada caso é um caso...! Haxixe, Cocaina, Heroina, entre outras substancias proibidas pelas autoridades, são diferentes com os cornos...! leia o meu primeiro comentário..! quando o governo aprende viaturas roubadas, ou quando captura produtos contrabandeados, são incinerados? não, são revertidos a favor do estado..! então porque não podemos fazer com os cornos? eu vos conheço, querem se fazer de activista, lá no fundo, não são..! será que não vêm os Búfalos que estão a acabar? a Madeira? e porque não se agitam? o que vocês tem medo demais é que se os cornos forem vendidos o dinheiro pode vir a beneficiar alguns, e não a causas sociais, isso sim...! eis a razão de estarem a opinar deste jeito, do tipo para todos nós perdermos...! QUEM ASSISTIU CONTACTO DIRECTO DE HOJE QUARTA FEIRA NA MIRAMAR, certamente irá concordar em investirmos este valor nas causas sociais...! Quem descordar, para mim, este é pior duque aquele furtivo dos cornos de Rinoceronte e Marfim...!

Domingos Mascarenhas Arouca Tanto alarido para quê?se tivessem mandado os chifres de volta para a África do sul,país que pelas estatísticas ainda tem alguns e de onde devem ter vindo os cornos,sem descurar outros paises.temos que entender que a questão é acabar com a facilidade com que os cornos,sao enviados via aérea para vários paises.Moçambique nao foi lesado,porque ja nao possuí população de rinos,tem sim uma rede terrível que controla os nossos aeroportos.
1 · 18 hrs

Milton Cabir Este jogo é muito antigo é o jogo de: POLÍCIA-LADRÃO. ..
1 · 17 hrs


1 · 11 hrs



Paulo Besteleve Besteleve Boa idea meu ilustre, peba que os cornos estão em parte incerta.

Neivaldo Nhatugueja Camara Mosse! o problema e que a esta hora ja nao existe corno nenhum!!!! talvez os falsos para um teatro!

Ndibe Novais Pessoal é claro que o estrago ja esta feito. Mais é importante notar que este problema esta nas mãos nyusi o presidente da República. Então a queimada dos cornos tem um grande significado ética e moral que é a desvalorização das caças furtivas. Vender estaria a motivar que a caça furtiva prevalecesse. Ou melhor estaria a ser cúmplice desse acto.
1 · 3 hrs · Edited

Sem comentários: