segunda-feira, 15 de junho de 2015

ADVOGADO DE JOSÉ SÓCRATES ARRISCA DOIS ANOS DE PRISÃO


BREAKING ZAPS




14 Junho, 2015 por ZAP




José Sena Goulão / Lusa

João Araújo, advogado de José Sócrates, durante um encontro com a imprensa

O advogado de José Sócrates, João Araújo, incorre numa pena de prisão até dois anos, caso venha a fazer aquilo que prometeu, isto é, divulgar à comunicação social todos os documentos apresentados pela defesa do ex-governante.

14 JUNHO, 2015Advogado de José Sócrates arrisca dois anos de prisão

Está em causa a violação do Segredo de Justiça, crime que vem sendo recorrentemente verificado no processo Operação Marquês, que implica José Sócrates. Ainda nesta semana, a revista Sábado e o jornal Correio da Manhã publicaramtranscrições do interrogatório feito a José Sócrates.

Depois disso, João Araújo anunciou que, a partir de agora, os documentos da defesa serão divulgados à comunicação social — mas se o fizer, o advogado arrisca uma pena de prisão, reporta o jornal i.

A publicação cita o Código Penal que sustenta que “quem ilegitimamente der conhecimento, no todo ou em parte, de teor de acto do processo penal que se encontre coberto por segredo de justiça (…) é punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa ate 240 dias”.

Os “documentos produzidos pela defesa – sejam requerimentos, recursos a decisões do juiz Carlos Alexandre ou outros – são considerados parte do processo”, segundo adianta o i, depois de consultar advogados e juízes.

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República já anunciou que está a investigar a procedência da fuga de informação que chegou à Sábado e ao Correio da Manhã.

Para o advogado de José Sócrates, é evidente que “a PGR sabe de onde partiu a divulgação da transcrição, isto é ridículo, estão carecas de saber quem foi”, destaca em declarações citadas pelo i.

Sem comentários: