domingo, 10 de maio de 2015

Varoufakis entrega plano de reformas diferente e irrita Bruxelas

Grécia. 

Plano de reformas que Varoufakis apresentou a alguns ministros das Finanças é muito diferente do que está a ser negociado entre a troika e os negociadores gregos. Responsáveis estão perplexos.
AFP/Getty Images
Que da próxima reunião do Eurogrupo não se esperava um acordo entre a Grécia e os credores já era assumido publicamente, mas as negociações parecem ter dado mais um passo atrás. Nos encontros recentes que teve com alguns dos seus homólogos da zona euro, o ministro das Finanças grego entregou um plano de reformas que difere em muito do que está a ser negociado em Bruxelas, noticia o Wall Street Journal.
Depois de uma muito tensa reunião do Eurogrupo em Riga, no início de maio Yanis Varoufakis foi substituído nas negociações com a troika por Euclid Tsakalotos, um economista de Oxford próximo do vice-primeiro-mininstro Yannis Dragasakis.
Após esta substituição (Varoufakis continua com chancela sobre os trabalhos), os líderes europeus e gregos desdobraram-se em declarações sobre progressos e melhor clima nas negociações.
Agora, Yanis Varoufakis parece ter voltado a deixar os responsáveis europeus à beira de um ataque de nervos. O documento de 36 páginas a que o jornal norte-americano teve acesso, terá, em primeiro lugar, previsões económicas substancialmente diferentes das feitas por Bruxelas e apresentadas ainda na semana passada.
Mas a parte que mais está a preocupar os responsáveis europeus será a que contém os planos de reformas da Grécia. Os planos de Varoufakis, segundo os mesmos responsáveis, serão muito diferentes do que está a ser negociado entre os credores e Atenas.
“Quase não existe ligação ente este plano e as negociações em curso”, disse um responsável europeu citado pelo jornal, acrescentando que “este parece um bom programa para um país que não tem qualquer problema de financiamento, mas que só quer acertar o passo e ser um destino turístico simpático”.
Um dos pontos mais criticados será o da criação de um banco mau, para absorver o crédito malparado dos bancos comerciais. Os responsáveis europeus dizem que ao plano de Varoufakis falta-lhe a forma de o financiar. “Convenientemente, o financiamento do banco mau não está tratado – ele diz que nos manda o cheque”, disse.
“O problema é que Varoufakis não parece estar totalmente em linha com [o primeiro-ministro grego, Alexis] Tsipras”, disse outro responsável.
Proponha uma correção, sugira uma pista:
Newsletter

11 Comentários

  • majoMo R8 Mai 2015
    > [Plano de reformas que Varoufakis apresentou a alguns ministros das Finanças é muito diferente do que está a ser negociado entre a troika e os negociadores gregos. Responsáveis estão perplexos]
    Teoria dos Jogos (especialidade de Varoufakis…) posta em prática . . .
    Artistas da catedratice do ripanço típico da Esquerda Caviar . . .
  • 88dabulota .8 Mai 2015
    Ora aqui está o exemplo que de COSTAS queria seguir e disse ser um exemplo a copiar. Então os tugas o que esperam? Mais outra banca rota como as 3 que os xuxas nos deixaram com a ajuda de toda a esquerdalha. Esquerdalha essa que hoje foi posta no seu devido lugar, em Inglaterra , pela DIREITA que trabalha e produz. A Esquerda foi para a sarjeta onde deve permanecer os próximos 100 anos. Estou muito contento por isso…
  • jose valverde8 Mai 2015
    Não sei nada de politica mas está na cara de qualquer cidadão que a Grécia está a mostrar ao mundo europeu quem dá ordem na casa deles .
    Tudo o resto são cantigas .Quem vai pagar e como as dividas dos paises endividados???

  • Jccs Reis8 Mai 2015
    Pois… o que é certo é que de derrota em derrota, o governo grego lá tem conseguido levar alguma água ao seu moinho, tentando cumprir o seu programa eleitoral, não sendo servilistas, ao contrário dos nossos governantes que nos mentiram com quantos dentes têm na boca, cedendo servilmente a todas as imposições que nos impingiram, fazendo com que desnecessariamente o país recuasse anos económica e socialmente…
    Não quero dizer com isto que apoio todas as atitudes do governo grego e muito menos as dos burocratas da União Europeia…

  • Anabela Faisca9 Mai 2015
    Os gregos desde 2008 até agora conseguiram não sair do resgate e estarem cada vez mais falidos. De janeiro a maio deste ano têm conseguido ficar em risco de não obter qq tipo de financiamento. Quantas mais vitórias se seguirão?
  • Joaquim Leitao9 Mai 2015
    Nada me surpreende de um homem arrogante , esquerdista burguês e prepotente.
    A Grécia é um país complicadissimo, mas que TODOS os gregos, inclusive estes governantes contribuíram para isso.
    Viver com o dinheiro dos outros é fácil até ao dia que venham cobrar.

Comentar

Sem comentários: