domingo, 3 de maio de 2015

Sobre a cobertura televisiva das sessoes da Assembleia da Republica: entre a censura a falta de transparência



2 hrs · Edited · 



Sobre a cobertura televisiva das sessoes da Assembleia da Republica: entre a censura a falta de transparência
Ja posso dizer seguramente que o Governo e a Assembleia da Republica impediram que as estações de televisão cobrissem em directo o monologo de quinta feira, dia em que a maioria da Frelimo rejeitou liminarmente o projecto de lei sobre autarquias provincias, preparado pela Renamo. Tratava-se de uma sessão muito aguardada pela sociedade. TVM, Miramar, STV, TIM, que habitualmente fazem directos a partir da AR foram silenciadas.


A rejeicao do projecto de lei, se transmitida em directo, podia suscitar reacções inimagináveis no seio dos eleitores da Renamo. Exibiria tambem, ao vivo, uma vergonha do tamanho do mundo. Foi um golpe contra o acesso a informacao, um principio de ouro em democracias decentes. E que devia ser regra e não excepção na casa do povo. Acabo de saber tambem que a AR esta a mudar as normas de cobertura televisiva das suas sessões: as tvs já não podem entrar na sala com suas camaras. No caso daquela sessao, as imagens foram colhidas por uma empresa privada, de nome Papaya, de capitais estrangeiros. Foi ela que repassou as nossas estações tudo o depois foi visto em diferido.

Esta decisao foi tomada alegamente para terminar aquele corre-corre dos camara-man que, alega-se, perturbava as sessoes. Mas isso nao justifica a opcao tomada pela AR de dar o exclusivo da cobertura parlamentar a uma empresa privada de marketing e publicidade. O normal seria fazer o que se faz la fora: a AR montar a sua mini estacao de TV. Ou criaria condicoes para que as imagens captadas pela Papaya pudessem ser transmitidas em directo. Com seus orcamentos despesistas, a AR devia ter feito isso previamente. Por outro lado, minhas fontes asseguram que o negocio com a Papaya foi feito sem concurso publico e, mesmo la dentro da AR, poucos sabem quanto eh que essa empresa esta a encaixar. PS: Por ocasiao do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se assinala todos anos a 3 de Maio.



47 people like this.


Virgilio Munguambe Esse assunto de Gestão Privada de transmissões televisas é no minimo sinistra...


Kendo Mangulle Vergonha...!!!

Abel Pinto Chixssone Brevemente estaremos pior do que o periodo do guebuzismo. Isso ainda é o começo.
2 · 2 hrs

Savio Mathe Grande vergonha, esses gajos estão a exagerar
1 · 2 hrs

Rafael Ricardo Dias Machalela Eu já tinha dito. É melhor ficarmos sem a Assembleia da república. Não nos serve e jamais serviu-nos em 20 anos de multipartidarismo nunca percebi a sua serventia. Oficializemos o CICJC que... pelo menos será menos oneroso.
10 · 2 hrs

Faizal Castigo Caro Mosse, a Rádio pública transmitiu em directo a sessão da reprovação do projecto das AP. Sobre a Papaya, exigimos a quem de direito, a realização de sindicância às contas da AR.
2 · 2 hrs

Marcelo Mosse Faizal Castigo tem razao. A RM transmitiu em directo. Meu texto versa sobre cobertura televisiva e nao sobre cobertura radiofonica.
2 · 1 hr

Joaquim da Costa Simplesmente vergonhoso. JC

Anselmo Titos Cachuada À semelhança do caso "casarão" levantado por Luis Nhachote, é de esperar que a Presidente da AR responda esta postagem que, para mim, é de maior interesse que o anteriormente mencionado.
1 · 2 hrs

Elvino Dias Afinal o que mudou neste mandato?
3 · 2 hrs

Celso Cossa Ciclo vicioso

Anselmo Titos Cachuada Desculpa, ando longe da capital e muita me escapam: CICJC é o quê, caro Rafael Ricardo Dias Machalela

PS: já que reafirmas - e subscrevo, ainda que nem todas as vezes - que "se perguntar não ofende"...kikikiki.

Nevito Uamusse Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano

Joaquim da Costa Centro de Conferências Joaquim Chissano ó Anselmo Titos Cachuada. JC
1 · 1 hr · Edited

Magacebe Majacunene São paliativos para esconder e evitar o que todos sabem e o que querem.As vezes fica se com a sensação que há uma descontinuidade entre o que se decide no nucleo governamental e o resto Grande do país.

Joao Luis Menete Para mim, isto é o combate das ideias e a continuação do vicio que somos sujeito, o do medo. Sou ensinados a não questionar, simplesmente aplaudir, nem que não tenhamos compaixão do que se aplaude. Valera algo a lei de acesso as fontes de informação aprovada recentemente pela AR?

Anselmo Titos Cachuada Ressalva: onde se lê " muita coisa me escapa" deve ler-se "muitas coisas me escapam".

PS: Há 1 ano que estou fora ca capital, Maputo e, nesse período , constatei um fenómeno: ando menos informado e sinto que o sentido filosofico do Estado e do Partido e suas presenças nos cidadãos se manifestam drasticamente na proporção inversa : quanto maior for a distância, o sentido do Estado reduz e aumenta o do Partido. Notem que uso "do" ao invés "de", propositadamente.
1 · 1 hr

Lito Junior O actual nomeado p in formacao k era comentador numa estacao televisiva o k diz sobre is so? Vejo em palestras nas escolas a dar licoes d jornalismo imaginarios mas o k acontece n pratica como este caso o k diz? Tanto se fala deste assunto pq nao se posiona Vieira Mario? .....porque n mostra agora os alunos como se faz perante um caso concerto? Lambe botismo so.......

Magacebe Majacunene A Rádio Mocambique transmitiu na totalidade a sessão da A REPÚBLICA . Terminou as 18 e 5.Entao o que valeu a Tv não transmitir? A radio tem uma maior cobertura do país e até chega onde só há capim.Ha mais cidadãos com receptores de rádio do que com receptores de televisão. Se foi para travar um ciclone Então é caso de estudo científico.
1 · 1 hr

Lourenco Jose O optimismo meu na discurso da tomada de posse começa a ficar por terra

Marcelo Mosse 1-Nenhuma estacao de TV protestou contra este novo formato. Estranho; 2- Falta saber se a Papaya faz alguma edicao das imagens que capta ou repassa em bruto as tvs;3-Devo clarificar que a Papaya nao cobra nenhum valor por essa repassagem: ela tem a obrigacao fornecer gratuitamente as imagens as tvs que o solicitem.

Adrian Magoo Coisas vergonhosas

Carlos Sérgio So sei dizer que o melhor argumento Juridico foi da bancada da RENAMO. e a proposta nao tem nada de inconstituicional.

Affonso Guerreiro O cúmulo da falta de vergonha na cara. E esse "black-out" que se deu mostra definitivamente como este país ainda é dirigido por infantis e desinformadores. Näo bastam as sessöes que a Tv/// transmite, onde os pseudo-jornalistas se desdobram em chorumes de interpretaçäo tendenciosa, manipuladora, defensiva que a todo o custo tentam alindar o que a FRELIMO e governo dizem na AR.
Essa gente...
2 · 1 hr

Julião João Cumbane Marcelo Mosse, concordo que muitas câmaras para captar imagens das sessões da AR podem estar a atrapalhar os trabalhos. Não concordo com a atribuição de "direitos exclusivos" de transmissão das sessões da AR à uma empresa privada. A AR tem que encontrar um mecanismo diferente, legal, de permitir que tudo o que se passa na AR seja do conhecimento do público moçambicano. A ser verdade o que reportas neste 'post', é uma violação muito grave das regras de funcionamento da AR. E agora? O que fazemos para que se reponha a legalidade? Denunciar apenas não basta! Que mais acções os cidadãos podem e deve empreender para a correcção desta irregularidade? Quem me pode responder?...

Caro Tomas Mario, estás a ser chamado aqui, para tomar nota e averiguar este assunto. O «novo ciclo de governação» tem que ser mesmo isso: UM NOVO CICLO! Para assim ser, todos nós somos chamados a sermos fiscais do trabalho das nossas instituições. Se não fizermos isso, então nós (os cidadãos) estaremos a ser cúmplices dos desmandos; estaremos a prestarmo-nos como parte do problema e não da solução. Lembremo-nos das reflexões sobre o «fenómeno da bicha», de Elisio Macamo.

Marcelo Mosse Um assunto para o mui respeitoso Tomas Mario. Espero que o Conselho Superior da Comunicacao Social se pronuncie.

Claudio Fernando Matusse Matusse Aqui sim caro Marcelo Mosse o Tomas V Mario tem que ajustar as calças e agir

Jose Eduardo Coisas e casos destes ja nem devem ser noticia por corresponder a situacao do "cao que morde o homem" sendo noticia "quando o homem morde o cao". A questao ja por alguem posta eh: e agora? Ir queixar onde? Fazer o queh?

Lucas Arnaldo Mazive Q vergonha,deixem a imprensa fazer o seu trabalho a vontade.

Mahamad Hanif Mussa Conselho Superior da Comunicação Social, sim. Chegou a hora, o momento!







BREAKING:
A TELEVISÃO DE MOÇAMBIQUE NAO ESTA A TRANSMITIR O DEBATE SOBRE O ANTEPROJETO DAS AUTARQUIAS PROVINCIAIS

So pode ser medo da reacção popular mas tudo aponta para a nao aprovação do anteprojeto. Neste momento o parlamento esta a debater o assunto.



218 people like this.


Felisberto Filomeno E faremos essas manifestaçôes em escala maior

Candido Blue RM esta a trasmitir....

Hilario Afonso Tomo Radio e televisao tudo eh do colono

Valerio Ussene Nao é verdade, eu estou a escutar desde as 9h. Um puro equivoco

Valerio Ussene "Se toda a gente exigisse paz em vez de mais uma televisão lá em casa, então existiria paz."

Unay Cambuma ja corrigi. recebi o Inbox directamente do parlamento

Luciano Bernardo Jose Qual cenário se espera caro Valerio Ussene já que tens acesso radiofônico

Benjamim Jose E dizem oke Mr Unay??

Raul Alfredo Nhagumbe A RM esta transmitir mas a TVM é um cumulo.

Daniel Seguro Na unay mante nox informado.

Unay Cambuma Inbox: " Frelimo vai chumbar o projecto Radio e televisão de moçambique não estão a transmitir debate" há 35 minutos · Enviada através do Messenger

Aniano Ani-face Zitha Tou a ver em directo o Chomera! E agora? Que fazer?

Daniel Seguro Våo ver eles se xumbar

Tales Mileto Guerra declarada...

Meque Vasco Zionjo Só fogo é k número um

Nando Mais ta dificil

Bartolomeu De Elisa Matresse Himm ja chegou a hora de dancar marrabenta no sul

Daniel Seguro Pessoal qual é a novidade??afonal d contas somos todos resistentes

Unay Cambuma Aniano Ani-face Zitha e Governo Autonomo comentaram isto. Governo Autonomo > Convergência Social Democrata Como é possivel a televisao que é custeada pelos impostos dos moçambicanos nao estar a transmitir aquele que é o ponto mais aguardado da presente secçao da AR o Ante-Projecto das Autarquias Provinciais? Ao invez disso transmitem coisas que nao dizem e muito menos significam algo aos moçambicanos Realmente o estado e orgaos publicos devem ser despartidarizad os. 54 min · Público

Luis Paulo Isaias Ja se preve que os ladroes e corruptos da frel nao vao aprovar

Mateus Francisco Navaia Só a RM-Antena Nacional é k está a transmitir o debate mas duvido que os Emissores Provinciais da RM estejam a transmitir, de facto a TVM não está a transmitir.

Cristone Finiasse Joanquinho Mas tem q transmitir

Ofece Deniasse Chania Chumbem o projecto pra podermos acabar com a Frelimo duma vez por toda!

Pedro Sozinho Sithole Sim mano Ofece Daniasse,quando matamos a cobra devemos cortar a cabeca.

Francisco Maingue Jose vamos ver passos subsequentes.

Charman Della Vedova O Lucas Chomera esta a apresentar o parecer sobre o projecto. A Frelimo esta a desvalorizar completamente a proposta, o MDM propõe uma solução politica imediata (nomeação de governadores) nas regiões onde a oposição ganhou, a Renamo esta a defender o projecto e aceita as contribuições para melhorarem o instrumento. Falta o parecer da bancada da Frelimo.

Benjamim Jose Isto sta mal..

Charman Della Vedova Agora vai o parecer da Frelimo.

Twobobo Alberto Mauride Cachimgue isso nao é tvm mais sim tvf,televisao dos corruptos da frelixo mais pago pelos cidadaos do centro e norte do pais,dividam logo esse merda o povo esta cançado dessa merda

Charman Della Vedova O Chomera esta a ser muito enérgico.

Charman Della Vedova Chumbou o anteprojecto.

Pedro de Sousa Vao chumbar, eu estou a acmpanhar

Charman Della Vedova Estão a ler o parecer da Frelimo completamente desfavorável, radical e de extremismo nacionalista, o discurso denuncia que vão chumbar o documento.

Tomas Humbe Hehehe isso vai dar buummmmm.

Ndhaneta Moz Essa TVF me ganha mesmo

Charman Della Vedova A bancada da frelimo recomenda a apreciação negativa do documento pela plenária porque o anteprojecto não tem mérito, inoportuno por ter vícios de forma e inconstitucionalidades e fere com o espírito unitário da Nação.

Charman Della Vedova Agora vai o parecer do grupo de Edson Macuacua.

Unay Cambuma Charman Della Vedova 
A bancada da frelimo recomenda a apreciação negativa do documento pela plenária porque o anteprojecto não tem mérito, inoportuno por ter vícios de forma e inconstituciona lidades e fere com o espírito unitário da Nação. Editado · Não gosto · 1 · Eliminar · Denunciar · há 4 minutos

Rogerio Antonio Ate quando a continuar com este tipo comportamento.... qual sera o argumento da TVM para nao transmitir, quando foi a vez do PES e PQG, estavam na AR em peso, eh caso pra dizer tanto Guebuza como Nhusy sao farinha do mesmo saco.....

Ilidio Jorge Samuel Cumbane Para mim este anteprojecto faz parte do desenvolvimento da nação, eu vejo pelo lado positivo. A nação ñ pode estar à mercê de um grupo de pessoas que se julga dono do país

John John Laquissone Ew fiquei a spera pra ver o debate max tive azar

Horacio Chissora Eu sabia que a Frelimo nao ia aprovar porque ate agora eles aposta na via militar,

Horacio Chissora depois da reprovacao o Dlkama tem prova dura de demostrar a populacao o que ele vale se tem de verdade capacidade de governar a forxa, caso continuar a procurar nhusi para conversar ja vai mostrar sua fraqueza

Armando Tomas Fernando Fernando Nao existe esperanca da provacao do progecto a frelimo recomenda reprovacao

Charman Della Vedova O parecer da 1a Comissao usou uma metodologia de analise profunda e consultas dos vários sectores Faculdade de Direito da UEM e Ministério da Economia e outras Instituições ao anteprojecto, parecer do Ministério da economia: sob ponto de vista económico o anteprojecto pode ser oneroso financeiramente para o Estado com um custo aproximadamente de 600 milhões de meticais, pode enfraquecer a receita estatal. Edson Macuacua.

Horacio Chissora Em suma ja esta reprovado se eles he que sao a maioria

Nando Mais xumbou ????????

Unay Cambuma Kkkkk um autêntica circo. Olha quem fala. Os fraudulentos esqueceram se da fraude. Ladrões que "ganharam" eleições sem editais a "defender" a lei. Kkkkk pais do mapiko mesmo.

Carlos Rebelo A STV noticias está a dar em Directo a 1. Secção Ordinária Parlamentar. 
As duas TVM's 1 e 2 não mostram. a 1 O noticiario a 2 um show Musical do Lionel Riched

Danylo Dos Nobres parem de reclamar e vejam o debate agora em direto na STV notícias.

Charman Della Vedova A Recomendacao da 3a Comissao eh de reprovarem o instrumento.

Benjamim Jose Chumbaram mesmo o Projecto??? Meu Deus!!! Agora e pra continuarmos a dormir nas matas???

Charman Della Vedova O parecer da 1a Comissão do Edson Macuacua esta sendo lido, ao que tudo indica será no mesmo diapasão.

Charman Della Vedova Agora Dlhakama virou pateta, Charles Chaplin.

Jorge Ferreira STV,não está dar.Estão a dar Notícias.

Susandro Samido Espravo Hehehehe, Muchanga nao perde uma, agora foi a vez do Macuacua

Bachir Sahage Herculano Bachir É d lamentar apolitica do mz...

Charman Della Vedova STV 2 esta a dar...nao aquele Canal Oficial de Jornal da Tarde, tem um outro canal que costuma a dar o Noite/Tarde Informativa

Jorge Ferreira não tenho esse.

Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves Vao ter ferias sem salario se RANGS quiser

Felix Manjate coisas de vergonha

Charman Della Vedova O Muchanga esta a ter uma diarreia de desespero e não suporta o portugues apurado de Edson, por isso disse que não estavam ali numa sala de aulas. O Edson Macuacua esta a dar aula sobre conceito de descentralização.

Joäo Jone Moz para não seja como Angola, Oque podemos fazer para evitar o futuro idêntico d Angola ?

Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves Eles acerta num ponto certo q tudo fica parado como fazem os transportes,ate aqui niguem coseguiu comer por falta de sinal pork seria hoje o dia de regosijo e jubelo alegria mas os tais tarados nem sequer deram nota A e nem B

Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves Dexa esse labebota de edson vai vagar feruz,o gaju é comprado

Carlos Cardoso Espito de discordia 'e um perigo para a democracia !

Jose Manuel que tenhao muito juizo pois os destinos da frel estao na mesa

Tomas Humbe A frelimo xta fazr deproposito para ver ate que ponto a renamo vai governar a forca;pegar lume para ver si queimo isso pode virar pesadelo.

Alide Jose Alide Alide mocambique mocambique

Ishmael Da Lnes Lampiao Eu fico mais bonito quando estou la no mato do que na cidade. Vai ser a dança dos magules

Manuel Carlos Zacarias Até as redes sociais já começaram a falhar

Ronaldo Jane O Nyusi xta termer,os machanganas xtão d luto hje.O pai grande xta pra as coisas,Mais força pai Djakha tdo xta contigo .

Ronaldo Jane (Mudar)

Ossufo Selimane Ja sta ouvir mano cambuma esse filho de cao de Edson Macuacua a ofender os resistentes. O povo sta a espera de presidente mais votado em Moçambique. queremos nossas terras de norte e de centro.

Pedro Sozinho Sithole Mano Benjamim Jose,nao ha como temos k ir dormir nas matas mesmo.Por que o Zuma tambem ja nao quer ninguem na terra dele poderiamos fugir pra la. Mas dessa vez nao e para durar mais 16 anos por que os Rangers estao bem posicionado agora.Desta vez nao ...See More

Joseph Mateus Zebzono qual canal que esta transmitir?

Osvaldo Baptista Jeja stes enclinos da frelimo querem que o pior venha. eu confio na renamo, espero que este pais vai ao caus que eles precisam. para pensarem em novos acordos de paz.

Charman Della Vedova Para Edson Macuacua o projecto de autarquias provinciais ou de nivel superior tem um efeito centralizador ao em vez de descentralizador que seria no sentido inferior de autarquias distritais, localidades e povoacoes.

Fernando Pedro Nado morto.

Beto Mario Na minha cabeça só cabe... Paz....Paz...Paz...... Cambada de Mentirosos, Beleicistas, Ladroes Sera que teremos outro acordo entre Nyusi e Dhakama o terceiro?? não sei!!!..... Preparem-se Se a Frelimo ohh melhor se a tvm, mas tudo e Fretvm. Se a Fretvm não esta a transmitir a discussao do anti-projecto da Renamo advinhem o que vai acontecer!! acho que já sabem o que vai acontecer!!!! na minha cabeça só cabe paz....paz...paz e não vou me ajoelhar para pedir paz...paz...paz que tanto cabe na minha cabeça...... A população que se dane, eu Frenyusi estava brincar quando disse que na minha cabeça só cabia paz...paz...paz, eu queria dizer: Guerra....Guerra.....Guerra e mais.....Guerra a luta continua....

Feliciano Alberto Jairoce Exe vai ser o pior do k ja passaram daqui.mas n disse

Pedro Manhique Kkkk e a Renamo so confia nas armas e sempre mesmo usando a força nunca consiguiu nada....desistam perdedores

Vitor Constantino Ai chumbaram..então a única alternativa e atacar o Sul ..cortar estradas...essa gente da Frelimo andou a protelar ..portanto para mim querem é Guerra. Mas eles devem ter algo na manga ...são traiçoeiros ..há que estar atento . Viva a Renamo !!!

Manuel Carlos Zacarias Não vai fazer diferença, transmitam ou não, o povo sempre vai saber e hão-de ter que aturar o vendaval que vem aí, um tsunami a moda moçambicana. Não digam que não avisei!

Nando Mais isso vai xerar

Cupido Rodrigues Esta ser transmido na STV internacional

Adelino Barros Estamos em prontidao combativa!

Prince Abraham Å revolucao é irrevercivel. Desta vez megafraude eleitoral nao passara impune. Quem e macuacua?!

Gaspar Muassava Eu não assisto TVM! devido a não coerência em transmitir as informações.

Gift Júlio Bissane Eles querem tempestade k aguardem por k o povo e a renamo nao vao ficar de braços cruzados.

Candido Blue son of bitch desse esse Edson Macuacua

Samuel Tembo RM esta a transmitir

Surate Atibo Murrateia Murrateia Deixam nao aprovarem Viram oq vai acontecer

Prince Abraham Quanto å mim ai esta ja tenho å minha arma. E em standy by da voz de comando do marechal

Nelson Ernesto Machona Essa televisao existe?

Charman Della Vedova A primeira 1a Comissão dos Assuntos Constitucionais da Frelimo recomenda a uma apreciação negativa do anteprojecto por inconstitucionalidade. Edson Macuacua sentencia a proposta da Renamo.

Candido Blue A assembleia esta a queimar tempo porquê!!? Something is going wrong here

Alex Lichuge A descentralização no Plano Quinquenal do Governo 2015_2019

Charman Della Vedova Não estão a queimar tempo, estão a recomendar a bancada da frelimo para chumbar o anteprojecto, o grupo da frelimo na comissão de trabalho estão a fundamental a reprovação do instrumento..

Unay Cambuma Quando e que acaba este circo?

Charman Della Vedova Fundamentacao do grupo da frelimo eh de que o projecto da Renamo esta viciado de inconstitucionalidades insanaveis.

Charman Della Vedova Agora saíram para o intervalo de 35 minutos.

Nelson Ernesto Machona Quando o conselho constitucional aprovou as tais eleicoes sem editais, nao violaram a tal constituicao da republica, nos poupem meus senhores.taneta

Candido Blue intervalo ate as 16h sinceramente

Jorge Ferreira Problema foi o P.R.,acordar uma coisa e,depois andar a dizer outra.

Alex Lichuge Para alguns parece que até o espírito do projecto é inconstitucional.

Sergio Luis Cuna viva renamo o povo xta consigo. chega de lambibotas. so kerem ter barigas grandes sozinhos

Maria Dulce Antonio Por isso n tem audiência

Charman Della Vedova Estão a queimar tempo para fingir estarem a debater, mas o parecer dos grupos de trabalho da frelimo nas comissões de trabalho foi muito claro e severo no sentido de chumbarem o anteprojecto. O tom de Edson Macuacua foi muito radical, deixando claro que não se negoceia nada com ninguém e não se pode violar a Constituição.

Samsone Mavie Calma ai mano, deixa a AR fazer o que lhe compete!

Antonio Pescoso mas si o assunto fosse de aprovaçao de planos que fascilite o desvio de fundos dariam em direto ate na miramar,

Jorge Ferreira Normalmente,os políticos quadrados,agem assim.Tiros nos próprios pés.Nem sequer procuraram um meio de conseguir uma Paz duradoura.Apenas deram o mote para a rejeição,nem sequer a possibilidade de arranjos.Tem a palavra o senhor,P.R.,o qual fez um acordo de "boa vizinhança",com Dlhk.

Meck Jose Mas a constituição não foi violada aliás foi violada sim quando o então presidente da república proferio as seguintes palavras. ARRANCAMOS A VITÓRIA PRA MOSTRAR QUE A FRELIMO E FORTE ARRANCAMOS A VITÓRIA PRA MANTER A TRADIÇÃO. Essas palavras já ferem a constituição porque ninguém pode arrancar uk outro conquistou por mérito e sacrifício. Mas em todu caso a frelimo tem que aguentar com as consequências

Valerio Ussene Ja escrevi aqui no Fb alertando para que nao alimentassem de falsas esperanças....pois estava claro que um acordo nao escrito equivale a zero (dança entre um cego e um esclarecido....). Hoje o que resta é animarem-se pelo simples facto de o ante projecto ter sido debatido em plena Assembleia da Republica. Pois nao foi liminarmente rejeitado tal como foi com a pretencao de Governo de gestao....! Geraram muito trabalho para vos mesmos, porque precisam de fabricar estrategias de como vao virar-se para arranjar desculpas das promessas de Governos de provincias autarquicas....autonomas...etc. Os prometidos, estes, vao querer e exigir explicacao aplausivel...bata quente.....

Gulla Nielsen Mas senor Dhklama queremos nenhuma paz, ele não vai , entender que ele é agora o líder de um partido político . Ele quer poder e dinheiro , e tentar ameaçar a esse.

Nando Mais ja laa vem

Valerio Ussene Esperar que o Ante projecto seja/fosse aprovado, seria o mesmo que esperar que um limoeiro de/desse mangas em lugar de limoes....!

Charman Della Vedova Agora vamos a argumentação das bancadas e votação.

Mariano Muteque Gosto dos seus comentarios

Nito Americano atensao renamo! Se por ventura o ante-project for chumbado ist pod ditar o fim precoce da renamo hoje quem xta como legislador nas 6 provincia he a renamo mas quem governa nos municipios he o MDM ist reflet q o MDM gosa d muitas vantagens bast uma esc...See More

Aiubasaide Aiubasaide Gosto e quero ouvir resuldados posetivo.

Mateus Francisco Navaia Nito Americano, o projecto foi chumbado na era do PR AEG mas me cheira chegar até ao artigo 73 da Carta das Nações Unidas!

Nito Americano he emediato um banho d ''agua fria''? axo q xamaria alguma responsablidad ao governat pra resolver um problema q eles sabem q nao he problema... bem fria e gelada era a rexpoxt da pergunt...

Aziza Throne a quererem roubar votos nas comissões kkkkkkkk

Charman Della Vedova Alcinda de Abreu detonou o anteprojecto e foi radical ao sentenciar sobre a inconstitucionalidade do mesmo. Foi muito dura e longamente aplaudida, abraçada e beijada pelos seus pares depois da sua argumentação.

Charman Della Vedova O deputado da Renamo que tomou da palavra nao sabe argumentar, eh mais bajulador ao Dlhakama e deixou de promover os pontos fortes da proposta. Disse apenas que o povo esta a espera da decisão. Estou a relatar o que esta a acontecer mano, sem aumentar nada. Foi o deputado Loli que falou.

Charman Della Vedova O Venancio Mondlane propõe a nomeação imediata dos governadores da oposição nas provinciais onde a oposição teve maior numero de votos e a médio prazo a criação de um pacto tripartidario para se rever a Constituição no sentido dos Governadores provinciais passarem a ser eleitos.

Charman Della Vedova Um outro deputado da Frelimo sentencia o projecto, diz que nao tem pes para andar. Foi o deputado Mateus Kantupha.

Charman Della Vedova O Namburete tem argumentos e foi muito apelativo, pede aos deputados a aprovacao do projecto, diz que entre mudar a vontade do povo ou as leis, vale mais mudar as eles para se ajustarem aos interesses do povo.

Charman Della Vedova O Muchanga insultou o Mateus Katupha

Charman Della Vedova O Antonio Muchanga, diz que Frelimo nao tem vontade politica de aprovar o instrumento da Renamo, nao recusa o projecto devido as inconstitucionalidades, o Muchanga diz que se mudarem a vontade do povo Nyusi vai pagar uma factura muito cara. Garante que aquelas multidões que seguem Dlhakama vão chegar em Maputo.

Charman Della Vedova O Campira defende que as Autarquias provinciais não vão esvaziar o poder das autarquias distritais.

Xavier Antonio Caros compratiotas, quem pensa que o projecto será aprovado pacificamente não vive em Moçambique e não conhece a história do nosso país. Pacificamente não será aprovado, creio que o próprio líder da Renamo sabe.

Abel Charamba so chinguere

Valerio Ussene Concordo consigo Xavier. Eu bem disse num post anterior que: Esperar que a bancada maioritária aprove esta proposta de lei, é o mesmo que esperar que um limoeiro de mangas. Quem conhece um limoeiro so pode esperar desa fruteira lomoes. Do contrario, so pode se perceber que esta pessoa nao conhece limoeiro.

Unay Cambuma Acalmem se, se chumbarem e uma "má boa notícia".

Vassili Vassiliev Vamos lá falar sr. deputados da AR e comentadores do Facebook!

“...Tenho lido com bastante interesse os argumentos dos que se opõem ao projecto de Autarquias Provinciais depositado pela RENAMO na AR, sobretudo aqueles que tentam logo à partida, desmontar a intenção política num inerente tecnicismo jurídico redutor. Eis uma singela contribuição em torno do assunto.

Em primeiro lugar, creio ser apropriado que se analise os argumentos de base da RENAMO face ao plasmado nos artigos 8 e 271 da Constituição. Com efeito, o legislador define no art. 8 que “...a República de Moçambique é um Estado unitário, que respeita na sua organização os princípios da autonomia das autarquias locais...”. De igual modo, o legislador esclarece no art. 271 que o poder local “tem como objectivos organizar a participação dos cidadãos na solução dos problemas próprios da sua comunidade e promover o desenvolvimento local, o aprofundamento e a consolidação da democracia, no quadro da unidade do Estado Moçambicano...” e ainda diz no art. 272 que “...o Poder Local compreende a existência de autarquias locais...”.
Ou seja, aparentemente, se não houvesse classificação explícita de autarquia local, como referido no art. 273, não restaria qualquer dúvida, fosse do ponto de vista jurídico ou semântico, que este poder estaria apenas confinado ao contexto de vilas e cidades. No entanto, não foi assim que o legislador se norteou.
Senão vejamos, no art. 273 da Constituição, está explícito nos seus números 1, 2 e 3 que as autarquias locais tanto se aplicam a municípios, como a povoações. E mais, esclarece-se a diferença entre ambos, colocando os municípios a corresponderem à circunscrição territorial das cidades e vilas e as povoações à circunscrição territorial da sede dos postos administrativos. Mas a nossa realidade ainda não reflecte isso.
Porque existem, desde 2013, 53 municípios em Moçambique, dos quais 33 foram criados em 1998, marcando o início de um processo de descentralização que deve levar ao estabelecimento progressivo de mais autarquias locais. Em 2 de Abril de 2008, o governo moçambicano anunciou a criação de mais 10 municípios, um por província, e o mesmo processo se repetiu em 15 de Maio de 2013. Os municípios são as capitais provinciais (10), a cidade capital, também com estatuto provincial (Maputo), todas as outras cidades (12) e três vilas em cada província (30).

Em momento algum, povoações puderam de acordo com a Constituição constituir-se em autarquias locais. E porquê?

Porque, em termos administrativos, Moçambique está dividido em províncias e estas em distritos, que por sua vez se dividem em postos administrativos e estes em localidades, o nível mais baixo de representação do Estado Central. Ou seja, está explícito que povoação a ser elevada à autarquia local sê-lo-á de acordo com o número 4 do art. 273 que enuncia que “…a lei pode estabelecer outras categorias autárquicas superiores ou inferiores à circunscrição territorial do município ou da povoação...". Portanto, pode-se afirmar que a pretensão da RENAMO tem respaldo se o caminho seguido for pela povoação e não pelo município, pois que, sendo povoação a unidade atómica da nossa administração Estatal, então não há porque cercear juridicamente a possibilidade da AR estabelecer outras categorias autárquicas superiores, se esta for a vontade expressa das populações.
Em segundo lugar, é preciso compreender que o legislador estabeleceu uma espécie de "tutela bitolada", para se ir calibrandoa Lei consoante as circunstâncias no terreno se mostrem politicamente adversas ao legislador. E isso percebe-se claramente no art. 277, onde se impõe nos números 1,2 e 3 ferrolhos que amarram o poder local à tutela administrativa do Estado. Ou seja, pode-se hoje elaborar que para isso contribuiu o pavor da destruição do sacrossanto princípio frelimista da “Unidade Nacional” hoje simbolicamente trazida por uma “Chama da Nação”.
E no fundo é aqui onde reside o fulcro da questão que opõe a RENAMO e a FRELIMO, desde sempre, que é a partilha dos recursos de poder. Pois afinal, o que é que a RENAMO pretende com esta propositura à AR?
Essencialmente duas coisas. Primeiro, estender o conceito de poder local a uma área administrativa e geográfica maior apoiado no art. 273 e legitimado nas projecções do último mapa eleitoral, fazendo jus ao art. 272. Ainda assim, se dúvidas houvessem, o legislador teria poderes para agendar um referendo nas províncias em causa, para se saber se as populações desejam ou não maior autonomia do que a que actualmente possuem. O segundo aspecto levantado pela RENAMO é aumentar a "bitola" da tutela central, por outras palavras, levar à revisão pontual do art. 277 da Constituição, para viabilizar o número 4 do art. 273....” In “Livre Pensador Moçambicano”

Que venha aqui UM JURISTA que acha que o assunto não tem pés para andar me explicar porquê!!!!

P.S. Unay mande este recado à BANCADA DA RENAMO.

Unay Cambuma Vassili ja mandei isso ha muito tempo.

Vassili Vassiliev Entao nao estou a perceber qual e o problema deles nao dizerem isso com todos os "efes" e "erres"...E tao obvio como o ceu ser azul!

Jose Manuel Jose Manuel Voc t muito fudido por isso goxto d voc.

Jorge Ferreira Reprovado O Projecto.Agora.

Valerio Ussene Aqueles que sempre exigem provas ao Unay quando este da informacoes, porque é que hoje nao lhe exigiram provas quando anunciou muito cedo sobre a repovacao do anteprojecto? Mas o ser umano africano pa...moçambicano paaaa!

Arlindo Chissale Os votos tem que ter sentidos. O voto municipal tem o sentido duplo (um para o presidente e o outro para os Membros). 

O voto "nacional" também tem que ter dois sentidos, o de escolha de um presidente e de deputados. 

O voto provincial e que está em causa: os deputados da AR estão até então a "averiguar" se devem ou não ter também e tal como os outros votos, dois sentidos. Alguns dizem que sim e outros resistem instrumentalizados de que NHENTE! Ao final das contas, se eu também preferir OU TUDO, OU NADA? 

Se eu fosse semente da Frelimo que faz (e não daqueles que fizeram) e posicionado aí onde se fritam leis ou decretos, decidira uma das duas: TOMA EFEITOS IMEDIATOS ou TOMA EFEITOS A PARTIR DA PRÓXIMA LEGISLATURA. E acabou.

Feliz dia dos trabalhadores!

Mwambanso Fisi Mulipire como isso ta andar Sr Unay Cambuma?

Alberto Mario Nhangua Ja chumbaram

Junior Rafael Rafael Nao é justo o que fizeram.

Regalado Onofre Cuidado, com as vossas florestas, e Savanas, meus compatriotas Centrinhas e Nortenhas.Defendem as vossas riquezas, que futuro vos beneficiam.

Moisés Checunisse isso cheira beef pobre.

Joaquim Fortunato Jorge O Cistac foi morto para calar a vaz da maroria , . Mas o povo esta atento , no meu caso perferia voltar na tropa dessa vez conbater contra a frelixo , esperando que um dia o macuacua e nyusi ajoelhe ao kota dhlakama .

Rafael André Unay Cambuma A Renamo te q fazer valer o voto q o povo confiou nela...Tudo mundo ate o propio Nhussi sabem q o povo votou na Renamo e no Djakama... N abuzem a vontade do povo.

Joaquim Pedro Simango Futuro incerto do moz

Mnj Moçambicana Não existe revolução sem sangue, Como Afonso Dhlakama disse,agora o povo tem maturidade intelectual e politica sabe quem esta a seu favor, Nos autorizamos a Renamo a usar todos os meios possíveis para nos libertar dos colonos negros.Vamos a Guerra cota Dhakama o povo esta contigo e a vitoria é certa.

Joaquim Fortunato Jorge A bancada da frelixo reprou a vontade do povo depois de ter morto o cistac

Eugénio Soares Mandlate Como senpre o capim vai sofrer.


Badjai Namdhasse é tanta burrice da rnm e seu lider k ate ja nem tenho sakos pra encher. politikamente a rnm e seu lider tem sido zero a eskerda. o encntro nakele hotel mais nao serviu se nao pra os intereses da frel e nyuss(deputados da rnm no parlamento é tdo k nyus e frel keriam e cnsguiram sem esforco nenhum). e dhlakama politikamnte ganhou oque? nada se nao somente aldrabices. e nao lhe resta mais nada se nao asistir o seu desaparecimento lento arquitetado pla frel mas ajudado por si. hj akeles deputados da rnm mai

Badjai Namdhasse mais se pareciam cm meninos da 3a class k nem a tabuada dominam. nao cnsguiram me cnvencer k sabem esgrimir argumentos juridico-politicos a altura do k o projecto exigia. por isso alguns dputados da frel partiram para a ridicularizacao do projecto. hj nem o proeminente muchanga me cnvenceu k tinha se preparado tanto juridikamente knto politikament p defender seu projecto. valeu o esforco do manteiga e um pouco do namburete k emprestaram alguma sobriedade as hostes da renamo. afinal ao longo de tdo este te

Badjai Namdhasse ao longo de tdo este tempo k passou os deputados da rnm faziam oque? receber sal chorudo, comer e dormir? so isso? nao faziam nenhum tpc individualmente para defendr o projecto cm nós faziamx cm os nossos trbalhos na faculdade em sede de seminario? bom oque esta feito esta feito na verdade a factura saira bem alta pra renamo e seu lider. akele povo do c/norte vai cntinuar a sujeitar se aos ditames da frel. nao tem otro jeito nao. a menx k a rnm dispondo d kapacidade ative a ala militar pra cntrariar o an

Badjai Namdhasse para contrariar o rumo dos acntecimentos. oque me remete a mtas reservas k o possa fzr.



Francelino Melo Canetane Unay o projecto ja foi reprovado,qual é a ultima?

Unay Cambuma guerra

Gilberto Jonathan Chirindza Nada está perdido, mas sim iniciado e tudo indica k estamos preparados

Badjai Namdhasse ha kapacidade militar pra isso? homens e meios? olha unay cambuma hoje as insurreicoes nos Paises Arabes mostraram nos k so valem as feitas nas cidadx e nao no mato. pois estas colokam o Pais instavel mesmo agora as do mato levam tempo e matam mt mílitarx mas sem se atingir o objectivo. a renamo nao tem a kapacidade de levar a kabo tal acçao.

Cleyton Chico Senzia eu sabia que a halla politica da frelimo ia chumbar o anti projecto de lei da renamo e nao demorou que o boca fritada chumbase o edson macucua que tem mesmo macucua na boca! cambuma sendo eu um fiel seguidor da renamo poco atirar a toalha ao chao?

Dauda Muquissirima Dauda Agora em moçambique nao a paz nem demogracia

Badjai Namdhasse reparem k ate foi mto inteligente o mdm votar a favor do projecto, mostrou ao mundo k a reorganizacao politiko administrativa nao é apenas do interesse da renamo mas de tdos.

Sem comentários: