sexta-feira, 15 de maio de 2015

Renamo reafirma que vai governar as “autarquias provinciais” neste ano (‪#‎canalmoz‬)



3 h · 

“O projecto não morreu e continua ser a esperança de muitos moçambicanos” – Lúcia Afate, deputada Renamo.

Maputo (Canalmoz) – Afonso Dhlakama continua nas províncias a pedir calma e a assegurar que o projecto das “autarquias provinciais” será implementado ainda este ano, e que a Renamo vai governar. Na Assembleia da República, os deputados da Renamo também mantêm o seu optimismo. A Renamo diz que foi Filipe Nyusi quem deu ordens à sua bancada para reprovar o projecto e lamenta que isso tenha acontecido, pois, segundo a Renamo, Filipe Nyusi traiu Afonso Dhlakama, que concordou em submeter o projecto à Assembleia da República. A Renamo diz que Nyusi procedeu assim por confiar no seu poder bélico, e lembra que o projecto é do povo e que ninguém tem balas suficientes para, em caso de revolta popular, acabar com o povo.
“Entendemos que foi por sua orientação e traindo os entendimentos havidos com o presidente da Renamo, que foi reprovado o projecto”, disse ontem no parlamento Lúcia Afate, deputada da Renamo. Ela garantiu que “o projecto não morreu e continua ser a esperança de muitos moçambicanos” e lamenta que a bancada da Frelimo tenha reprovado o projecto. A deputada Lúcia Afate disse que “foi confiando no belicismo em que se encontra o Estado moçambicano, caracterizado pela aquisição e movimentação de armamento pelo país, que a Frelimo resolveu reprovar o projecto, uma vez que acha estar em posição de força militar e bélica”.
“A Frelimo e os que a apoiam enganam-se, porque a luta não é da Renamo e nem de Dhlakama, mas sim dos moçambicanos que, em caso de desentendimento, perderão a paz e tranquilidade”, declarou Lúcia Afate.
Sobre o armamento, a deputada da Renamo diz que “não há ninguém com balas suficientes para todo o povo moçambicano, uma vez que a luta é do povo”.


Frelimo fechou a possibilidade de resolver pacificamente a crise pós-eleitoral

“Ao reprovar o projecto, a Frelimo mostrou falta de vontade política, na medida em que nesta casa houve projectos e propostas de lei que foram viabilizados depois de várias alterações resultantes de consultas”, disse Lúcia Afate, tendo acrescentado que “a Frelimo pensa que prejudica o partido Renamo, mas engana-se”. Lúcia Afate afirma que “o projecto representa a solução pacífica para o problema actual existente da fraude nas eleições de 15 de Outubro de 2014”. “A Frelimo fecha a possibilidade de resolver pacificamente o diferendo eleitoral e a insatisfação popular”, disse. (André Mulungo)


Mahlathine Mkhambane Não vai governar nada. Procura governar Moçambique à força desde 1976 e até hoje a Frelimo ainda continua no poder. Os jovens que fazem comentários aqui não sabem disso. Acreditam no Dhlakama quando procura passar a mensagem de que a Renamo é mais forte que a Frelimo. Ele ainda vai ficar no mato ou terá que conformar. Os jovens devem estudar para garantirem e esquecerem eese velho caduco e mentiroso.
Gosto · Responder · 2 · 1 h

Luis Paulo Isaias A renamo nao pode decepcionar o povo.Estamos cansados com a frelimo
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Milthon Mauricio Essa RENAMO ja nos cansou com esses discurso subjectivos
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Matias Magoado Sorry guys...Quem vota na Renamo é estúpido.
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Massinguita Manusse Muito obrigado!!! O deus te dà mais força para governar-nos com armas...


Avelino Eugénio Gerente meu irmã dhlakama poder ñ si entrega ms sim aranca-se e pra arancar deve akar ñ si defendr. afrelim jamas vai t entregar poder.
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Americo Joao Samssone Mbondo A renmo so xta a procura e dxculpas a enganar nos o povo,exes jamais governarao,sao palhaços caguei pra eles,prefiro ficar no meu canto,doq ouvir mentira dexes analfabetos

Amisse Abdula Cassamo esse partido sta caduco, ja nao tem planos concretos, agora so resta adormecr

Joao Lucas BaronetSempre ameaças, normalmente quando a pessoa não tem argumentos para uma situação prefere usar força. Concordo plenamente que há espaço para melhorias na despartidarização do Estado e na descentralização administrativa , os homens dos outros partidos também devem ter oportunidades de viver na tranquilidade. Entretanto, nenhuma partido Político deve estar armado, ninguém deve pôr em causa a Legitimidade do Estado sobretudo com discursos belicistas. Não se pode usar o povo para fins pessoais ou partidários. Conversem, procurem meio termo, entendam-se mas não nos tragam guerra para este pelo País. Sabemos que as descobertas de Recursos Naturais em África nem sempre são bem vindas, porque trazem gananciosos, rebeldes e oportunistas e sobretudo guerra. Já deve estar o Ocidente metido aqui entre nós.

Horacio Antonio Huela Dhlakhama, nao tem discurso progrmado, varia da provincia pra outra, o k fala na zambzia, cidde npl outra merda, mas ele come assim, nao sei pra os k confiam se aproveita, tolos!

Manuel Simate É vida dos políticos pulurar

Osvaldo Langa Cumbe Mentes quando dizes k tenta governar a forxa desd 76, pois ate ai ainda nao tinha uma agenda propria.

Abrão Paulo Munguambe Nao ha balas capazes de acabar todo o povo mas saibas que esta justificacao nao e digna de uma deputada que volta a reafirmar que a luta sera do povo e nesse momento onde entrarao as armas?Sra deputada lembra se mesmo na sua familia pelo desaparecimento fisico de uma pessoa, o nr de agregado diminui e ninguem fica feliz pela morte do seu proximo. Esse povo tambem e tracoeiro pois vi ontem a muldura humana em Dondo onde o PR orientou um comicio popular e se encarou com as dificuldades apresentadas pela populacao e a mesma populacao amostrou se satisfeita e pediu a desmilitarizacao dos homens da Renamo, numa provincia onde a Renamo saiu vitoriosa, afinal de contas quando tamos revoltados com um partido temos que faze-lo ver mas nao e isso que acontece aqui em moz. Eu continuo apostando num partido que pelo menos faz pouco em muito tempo nao naquele que ate promete o impossivel. Forca Frelimo

Mindo Felix Cassamuge isso vai ofender a nos que somos capim, um fala uma coisa e o outro outra coisa. aonde vamos parar? mas que Ganancia de poder meu Deus.

Paulo Vasco Zionjo Outra coisa pah,ja naõ da para confiar.

Agostinho Chemane Dhlakama gosta de brincar com o povo ele está a fazer tempo vê se morre pois iniciou algo que sabe que não vai concluir.

Armando Tomas Fernando Fernando Abrao paulo munguambi, deixa de ser palhaco tu acha aquelas pessoas que falaram no comico de nuysi ,representa o povo de sofala? Foram alguns membros da frelimo selecionado para falar em nome do povo.outra coisa muitos que estava na reniao era miudos das escolas ,que fora caregado de camioes nos distritos.

Armando Tomas Fernando Fernando Estamos a espera de se concretizar o progecto das provincias autonimas.

Castro Felisbereto Mauride Xta sendo tarde.palavras babujadoras de longa data k ate hoje nao tem efeito.

Helder Mabota Esse projecto é um disastre fizeram bem reprovar.

Wilson Junior Mukavely Mukavely Se a renamo nos enganar nos acabaremos com o partido e o dhlakama.

Calisto Joaquim Mabutana ta cansado dessa noticia desde 1994.

Sem comentários: