sexta-feira, 8 de maio de 2015

Renamo acusa tropas do Governo de provocações intoleráveis (‪#‎canalmoz‬)




CanalMoz
6 hrs ·




Maputo (Canalmoz) – A Renamo acusou, na quarta-feira, as tropas do Governo de estarem a provocar os seus homens na zona centro do país, de uma forma que considerou intolerável.
O porta-voz da Renamo, António Muchanga disse em conferência de imprensa que, um dia depois de a Frelimo ter reprovado o anteprojeto sobre as autarquias provinciais, o Estado-Maior General das Forças Armadas de Moçambique emitiu uma ordem na qual orienta as unidades militares na Gorongosa, em Marínguè e em Inhaminga, na província de Sofala, para passarem a mandar parar todas as viaturas suspeitas de transportarem mantimentos para as forças da Renamo estacionadas naquela região.
“Em cumprimento desta orientação, no dia 1 de Maio prenderam um desmobilizado da Renamo no posto administrativo de Mudoro, distrito de Caia, que estava a vender o seu peixe. Este cidadão, chamado Farias, é um cidadão honesto, que leva a sua vida normal. Levaram-no em direcção à Gorongosa. Aaté hoje não se sabe do seu paradeiro”, disse o porta-voz da Renamo.
Acrescentou que, no mesmo dia 1 de Maio, cerca das 23 horas, no distrito do Guijá, concretamente no posto administrativo de Nalazi, agentes da Unidade de Intervenção Rápida invadiram residências de alguns cidadãos, dispararam, molestaram e arrancaram dinheiro ao cidadão Vasco José Mabunda, no valor de 7240,00MT.
António Muchanga acusou também os agentes de terem torturado os cidadãos António Francisco Macuácua e José Zita Macuacua, obrigando muitos outros cidadãos daquela zona a fugirem das suas casas.
Segundo António Muchanga, no dia 5 de Maio, terça-feira, no âmbito do cumprimento da mesma orientaçã foi detido o delegado da Renamo na Gorongosa e outros quatro quadros que o acompanhavam. Disse que foram metidos nas celas e que a Polícia ficou com o camião que transportava comida destinada à logística das forças da Renamo estacionadas em Sandjundjira.
A Renamo diz que aqueles quadros foram soltos graças à intervenção do seu delegado provincial, que contactou o comandante provincial da PRM.
“Foram soltos cerca das 22 horas, tendo sido aplicada ao transportador uma multa de 25.000,00MT. O comandante provincial da PRM disse que lamentava o sucedido, mas que nada poderia fazer, porque é uma ordem superior, e na Gorongosa há um comando conjunto que não se subordina ao comando provincial”, disse Muchanga.
“A Polícia apoderou-se da comida, não se sabendo o que pode ter acontecido. E porque desconfiamos que podem ter envenenado a comida, a direcção máxima do partido decidiu que aqueles mantimentos deviam ser descarregados no local da apreensão e vão alimentar as Forças do Governo”, afirmou.
António Muchanga disse que a Renamo não percebe por que razão o Governo persegue as pessoas que ajudam na logística das forças da Renamo. Lembrou que a direcção da Renamo ainda tem recordações macabras do envenenamento de água em Sandjundjira e em Nalaze, com vista ao assassínio dos homens da Renamo. (Bernardo Álvaro)




Bernardo Rafael Caro Mocambicano nao podemos agitar o pais pk qdo o vuguvugu comecar vao queimar nossa bens q construimos com divida no banco ,matar pessoas inoscentes ,estragar o pais que esta rumo ao desenvolvimento,.. o que eu penso e´que o president da Renamo deve...See More
Like · Reply · 1 · 4 hrs


Edson Agostinho Sangue Sangue Tropas da Renamo são uns verdadeiros Santos.
Like · Reply · 5 hrs


Cristina Ussene Então lá na sala da CJC esta -se a negociar o quê? Não é isso mesmo de integração? Eu penso que o presidente da Renamo quer fazer as coisas seguras para o bem dos seus militares para não voltarem ao sofrimento.
Like · Reply · 1 hr


Efrem Pinto A frelimo esta a favor da guerra, por eles sabem muito bem q quem estara a defrontar a renamo nao serao eles e ne os filhos; mas sim nossos irmao. vejamos so ja estams a dois anos q estao sentados na J.C mas nada de suceso. sou estao ai a comer e beber do bom e do melhor.
Like · Reply · 4 mins


Joaquim Lihahe Sinto penas desses nossos concidadao k se deixam levar com esses corruptos e assassinos cujo na hora da verdade nenhum deles xtara'. Cuidado com renamo falo na voz de experiencia vaio chover sangue
Like · Reply · 5 hrs


G-vip Da Ancha Merdinho Paga-se pela mesma mueda.......vamos comfrontalos.........bandu d corruptos
Like · Reply · 6 hrs


Manuel Simate Por isso a Renato não desmotiva seus homens deixando os em sofrimento para cobrir seus caprichos
Like · Reply · 4 hrs


Alberto Chinguela Nao provequem coisa k depois nao aguentam.a paciencia tem limites.sempre quem provoca é frelimo.
Like · Reply · 1 · 4 hrs


Atumane Muenhe Muenhe Onde vai terminar isto?
Like · Reply · 6 hrs


Antolinho André A existência de tropas privadas num país que se pretende livre e democrático é um atentado. A renamo não deve continuar com militares seja qual for a desculpa.
Like · Reply · 2 · 5 hrs


Anastancio Dinis Campos Se a renamo entregar os homens a vai aproveitar da renamo. Primeiro deve se sentar fjn e dhlakama.
Like · Reply · 1 hr


Manecas Ricardo Nhabombe Os cometários são lindos e bonitos mas a verdade é uma os nossos irmãos, filhos e sobrinhos que estão na tropa vão morrer e estão a morrer e ninguém da Felimo vai dar informe disso, filhos crescidos com sacrifício e vão morrer no mato, e servirem de alimentação para os animais por favor quem é do Direito pare e converse deixa de comícios provocadores.
Like · Reply · 2 hrs


Michen Ernesto Jaime Jaime a minha maneira de ver,a renamo deve responder qualquer tipo de provocacao.
Like · Reply · 4 hrs


Zacarias Zefanias Quem provoca merda deve aguentar com o cheiro.
Like · Reply · 4 hrs


Fabião Ofessi Khokole Khokole Qual e mavuto acabar com os gajos.
Like · Reply · 5 hrs


Solomon Noel Noel Ok
Like · Reply · 3 hrs

Sem comentários: