segunda-feira, 11 de maio de 2015

PRESIDÊNCIA DO PPA: Mulémbwè recebe apoio sul-africano


Segunda, 11 Maio 2015
O PARLAMENTO da África do Sul garantiu total disponibilidade de apoiar a candidatura do deputado da Assembleia da República (AR) Eduardo Mulémbwè à presidência do Parlamento Pan-Africano (PPA).
Mulémbwè, que já foi Presidente do Parlamento moçambicano, candidata-se ao PPA pela região austral de África, nas eleições que terão lugar em finais deste mês na cidade sul-africana de Mindrad, sede daquele organismo continental.
A África do Sul manifestou o seu apoio através da Presidente do Parlamento local, Baleka Mbete, que falava sexta-feira durante o encontro que manteve com a sua homóloga moçambicana, Veronica Macamo Dlhovo, que ontem concluiu uma visita de três dias à África do Sul.
Na ocasião, Mbete disse que os sul-africanos consideram Mulémbwè uma personalidade de reconhecido mérito a nível internacional, por isso depositam confiança no candidato moçambicano à presidência do PPA, porque sabem que aquele organismo vai ser forte, activo e promoverá valores que os africanos abraçaram desde a luta de liberação colonial.
“Estamos à vossa disponibilidade em tudo que for necessário para que a candidatura de Moçambique (Mulémbwè) à Presidência do PPA tenha êxito”, disse Mbete, referindo que a irmandade existente entre Moçambique e a África do Sul constitui um pilar para o presente apoio.
“Como irmãos, nós damos apoio total a Moçambique como algo natural e, desde já, temos de definir, em conjunto, as estratégias com vista à vitória que será de todos nós”, disse.
Por seu turno, a Presidente do Parlamento moçambicano manifestou a sua gratidão pelo apoio da congénere sul-africana e prometeu que as partes irão trabalhar em conjunto para alcançar a vitória de Mulémbwè.
Verónica Macamo explicou à sua homóloga sul-africana o actual estágio de trabalho da campanha eleitoral do candidato à presidência do PPA levada a cabo pelo parlamento moçambicano, tendo frisado que o mesmo está a “um bom ritmo e num bom caminho”.
Ela acrescentou que no país vive-se um clima de estabilidade e de paz e que todos os moçambicanos estão engajados na luta pelo desenvolvimento.
Durante o encontro, as partes acordaram em criar uma equipa técnica mista que se vai encarregar da campanha eleitoral de Mulémbwè. A equipa teve a sua primeira sessão logo após o encontro das presidentes dos parlamentos de ambos os países.
Entretanto, Eduardo Mulémbwè parte hoje para a Etiópia e, posteriormente, à Tanzania.
Criado em Março de 2004, o PPA tem como meta evoluir para uma instituição com plenos poderes legislativos e com os membros a serem eleitos por sufrágio universal.
O seu principal objectivo consiste em criar uma plataforma comum para os povos africanos e as suas organizações de base, de modo a estarem mais envolvidas nas discussões sobre os problemas e desafios que África enfrenta.

Sem comentários: