terça-feira, 12 de maio de 2015

PGR e o que Guebuza revelou saber sobre assassinato de Machel



5 h · 


A 26 de Março último, quando discursava no início da IV Sessão Ordinária do Comité Central da Frelimo, que terminou a 29 do mesmo mês, Armando Guebuza, que na altura ainda assumia as funções de presidente do partido no poder, disse, alto e em bom tom, que os que assassinaram Eduardo Mondlane e Samora Machel são os mesmos que, supostamente, estavam a tentar criar confusão no seio do partido, nomeadamente ao se pronunciarem sobre a vida do partido fora dos relevantes órgãos.

Uma coisa ressalta do que Guebuza disse: ele sabe quem assassinou Mondlane e Machel. Quanto a este último [Machel], que foi Presidente da República (PR) de 1975 a 19 de Outubro de 1986, as afirmações de Guebuza são tais sérias que não deveriam desmerecer a atenção de quem de direito, sobretudo pelo facto de Guebuza ter dirigido a Comissão de Inquérito ao “acidente” de Mbuzini, cujo relatório até hoje se desconhece, pelo menos publicamente.

Em situações normais, a Procuradoria Geral da República (PGR), tendo sido dito, em público (porque veiculado em directo por alguns meios de comunicação social e publicado por vários jornais), deveria, de imediado, ter acondicionado os relevantes procedimentos para que Guebuza fosse ouvido, para que dissesse do que , afinal, sabe quanto ao assassinato de Machel. De resto, está-se em presença de um crime público por excelência, pelo que é no mínimo vergonhoso que a PGR, dirigida por Beatriz Buchili, até hoje não tenha “movido palha” quanto às declarações muito sérias de Guebuza.

Semana passada, Buchili foi ao Parlamento cumprir com o formalismo que compreende as funções de PGR, mas nada disse quanto às possibilidades por demais públicas que o Estado moçambicano tem de, finalmente, conhecer e responsabilizar os assassínios de Machel. Tendo sido Guebuza presidente da Comissão de Inquérito, aquilo não pode ter sido um mero delírio, pelo que o Ministério Público possui responsabilidades mais do que óbvias para que a verdade seja conhecida e os aparantes criminosos responsabilizados. Aparentemente, a seriedade dessas declarações [de Guebuza] terá “escapado” até aos deputados da oposição parlamentar [Renamo e MDM], o que Buchili e Guebuza terão, por maioria de razão, “gramado Maningue”, mas as coisas não devem terminar assim, havendo todo um estatista que sabe de tudo.

GFG.






José Jaime Macuane Deve ainda estar a fazer diligências, como aquelas sobre a implicaçao no caso de corrupção da ENI.
Gosto · Responder · 10 · 5 h

Télio Chamuço É dever da PGR, no mínimo, mandar abrir um «inquérito» visando apurar os contornos, circunstancialismos e repercussões das declarações proferidas pelo então presidente da Comissão de «Inquérito»...
Gosto · Responder · 2 · 5 h

Luciano Mapanga Temos uma PGR inapta, incapaz de agir em tempo oportuno.
Gosto · Responder · 2 · 5 h

Jose Alexandre Faia Entre o dever e acção vai uma distância infinita em Moçambique. .
Gosto · Responder · 3 · 5 h

Lio Nando Agora ha certeza k o mandant saio do partidao.
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Lionel Magul Como sempre tenho dito, a PGR so age quando se trata de peixe miudo...
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Egidio Vaz Está gravado mano Ericino de Salema. Vai responder um dia. Amanhã, depois ou um dia qualquer. As imagens também registaram aqueles que aplaudiram, concordando com a afirmação. Significa também que têm uma palavra a dizer. Em caso do infeliz desaparecimnro fisico, a PGR poderá recorrer aquelas imagens para identificar outros, que na altura concordaram, para se pronunciar. Está gravado. Hehehe
Gosto · Responder · 11 · 5 h

Letso Presha sou da opinião de que de modo geral entendesse que o antigo Presidente Guebuza quis dizer que se atravessa ambiente político interno de quem abre as portas para que o inimigo entre na casa como se diz em bíblia. isto é, pronunciamentos de alguns membros constituíam atentado a estabilidade da manutenção do partido que dirigia, tendo visitado a história porque realmente a perda das duas figuras por ele mencionadas poderá ter tido colaboração de alguns membros séniores do partido na altura. Em outras palavras que se leve roupa suja mas de portas fechadas e não em público. Respeito a posição de Salema mas sou desta posição que pronunciei. E a PGR pode ter tido mesma análise.
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Jose Eduardo Pois eh. Ficou mesmo assim dito k eram conhecidos os assassinos dos dois presidentes e que eram os mesmos que faziam confusao no partido. Em sua opiniao, podem ser aqueles que lavavam roupa suja fora de portas. Esses tambem sao conhecidos. Quanto mais nao fosse para o ingles ver, a PGR devia ter agido, so nao sei se a actual ou o anterior.


Sic Spirou srsrsr eish ha pessoas atentas... aposto que se forem a confrontar o AEG nao tera muita manobra aqui..ficara o dito pelo nao dito.
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Dedrice Mawoze Ela nao e PGR do povo, mas sim ela e mais um estromento de uso do partido no poder..ela numca vai virar o cano para o patram....patram e patram..

Gilberto Correia Quem nomeou de forma imprevista é imprevisível actual PGR para o cargo?
Gosto · Responder · 3 · 4 h

Paul Fauvet Guebuza nao revelou absolutamente nada! Foram declaracoes politicas bombasticas, vazias do conteudo, a parte de uma estrategia falhada de se manter na posicao do Presdente fo partido.
Gosto · Responder · 3 · 4 h

Jose Eduardo Brincadeira e estrategia de mau gosto, sobre as qualisdevia ser respnsabilizado.


Lenon Arnaldo Não me parece seja esse o alcance das palavras do AEG. Vi e ouvi o mesmo discurso; O que ressalta do que disse, na minha modéstia opinião, sem querer ser advogado sem procuração do AEG, ele quis dizer que os semearam confusão no movimento na crise 69, os que facilitaram a a penetração do inimigo no interior do partido com comportamentos subversivos a ponto de permitir que os seus dirigentes máximos fossem aniquilados pelo inimigo, seriam os mesmo , os que hoje, lavam a roupa suja na praça pública. Longe de querer dizer que ele conhece quem matou Samora/Mondlane.

A alinhar no pensamento do EC, a PGR a ser séria, começaria a investigar a mama Graça como é carinhosamente chamada, AEG e muitos outros pelos pronunciamentos públicos que fazem a respeito desta matéria .

Parece me forçosa a interpretação do mano EC. Infelizmente, o efeito tambor esta pegar moda em moz
Gosto · Responder · 2 · 4 h

Jose Eduardo Sendo conhecidos os que lavam roupa suja fora de portas, entao sao conhecidos os colaboradores dos perniciosos assassinatos. Quem de direito eh k devia fazer deligencias para apurar se a pista levantada leva-nos a algum caminho util ou nao.


Nkuyengany Produções A Luta Continua!

Antonio Junior No proprio post do Ercinio esta contida a resposta duma forma tao elicidativa que nos deveria poupar a mais comentarios. As primeiras 3 palavras do terceiro paragrafo "em situacoes normais....."
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Clayton Johnam Concordo com Paul Fauvet. Eu tambem nao ouvi no discurso do Guebas algo que merecesse alguma tutela investigativa por parte da PGR. Lembrou somente a morte de Samora e Mondlane para ilustrar os momentos de tensao e divisao que se vivia na Frelimo e que agora estavam a acontecer de novo para enfraquecer o Partidao e que por isso era preciso combater esse mal e tornar o sonho de pessoas (que nao sabemos quem) em pesadelos. Um mero exercicio de retorica e de ameaca na altura em que o homem lutava desesperadamente contra tudo e todos para se manter no poleiro.

Thaulany Farias Mapsanganhe Não ha fumo sem fogo.
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Eduardo Santos Mapata Uns cumplices de sì mesmo...nonhuman mais toca neste asunto


Arlindo Cossa Eishhhhh...

Tony Rosário Bungallah Foi o "apartheid". Ele repetiu isso a cada 19 de Outubro durante cerca de uma década. Disse-o, alto e em bom som. Acreditou quem quis, ele inclusive. Agora, onde entra o apartheid nos assuntos do glorioso? Em que pé fica(mos)? Mais uma!
Gosto · Responder · 1 · 2 h · Editado

Paulo Besteleve Besteleve Quando um governo é constituído por pessoas da mesma trincheira da no que tamos a ver e ouvir.
Um país que os governantes nunca se demitem só são mando se demitir é sempre assim..A nossa democracia ainda não tem unhas.

Nhecuta Phambany Khossa Creio que o ex PR, proferiu aquelas declarações no contexto comparativo. Não quis dizer que os assassinos de Mondlane e Samora são os mesmos que criam confusão no glorioso, vitorioso e cinquentenário Partido Frelimo. Ele disse apenas que a conduta de alguns membros, pode se comparar aos actos que levaram ao assassinato de Mondlane e Samora. Ha que enquadrar as declarações no contexto do encontro e do momento político em que foram proferidas.

Tony Rosário Bungallah Hehehehe, o chefe precisa ser interpretado...Nhecuta Phambany Khossa, já agora, quando o visado apontava o dedo ao apartheid, o que queria dizer? Eu preciso registar isso. A história está sendo escrita...

Nhecuta Phambany Khossa Tony Rosário Bungallah, ha que saber interpretar os gestos e palavras do chefe.
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Milton Manganhela A história não repitio-se para o Guebuza. Presumo que usou o mesmo truque para chegar a presidência, chantagear os seus com parcas das trincheiras. Desta o tiro saiu pela culatra a chantagem não serviu para lhe manter no puder, no mínimo que ele consegui foi deixar claro que a comissão do inquérito que ele presidiu teve o desfecho que todo o país gostaria de saber.

Waka Chitlango Ya de facto falou pra os de dentro e pros de fora.


Gerson Scolfield David O que estabelece o art 125, paragrafo 2 do Código Penal?

Luis Nhachote Sempre que se resgata o nome de "Guebuza", em função do que andou a dizer de pulmões cheios, e pelo que terá (dês)feito com a coisa pública , eu penso que ele está em cumprimento de pena, por prisão maior. Mas acordo e vejo que estou tomado de um pesadelo. 

Quem esteve na chefia, pela parte mocambicanana, da comissão de inquérito após o marechal tombar nas colinas de Mbuzine? Onde está esse relatório ? Haaa, o tal relatório foi entregue ao "doente" do Augusto Paulino (numa operação de marketing ) que hoje convalesce no Tribunal Supremo, vítima de lucidez e coerência. 

Enquanto os "quadros" nomeados pelo ex, estiverem compenetrados na criação da ave da família dos palmípedes, a riqueza é um horizonte e a memória uma dose de esquecimento. Ainda bem que tipos como o Ericino de Salema, não são consultados pela banda da oposição parlamentar, uma tantas vezes a olhar para os zeros das contas bancárias dos salários dos nossos impostos. GFG
Gosto · Responder · 3 · 2 h

Armindo Manjate Esse tipo de Crimes Sistematicos sao caracteristicas dum Pais onde o Presidente da Republica eh que nomeia, enquanto isto assim for continuaremos a lamentar e mais vidas ainda se irao.

Célio Gaspar Ruco E melhor que seja agora amanha podera ser tarde mais...mas a comissao foi criada para baralhar tudo
..
E assim quando se tem medo da verdade.

Paulo Soares Será que o que disse não foi só uma ameaça velada contra os que contra ele se opõem?
Será que ao acusar o divisionismo interno não estará a acusar que os próprios Mondlane e Machel fossem os fatores de divisionismo que impediam a sua estratégia política?
Será que sabendo quem foi, se sabendo a si próprio, o sabendo outros, não lhes estará a ameaçá-los, do género se consegui afastar esses afasto da mesma maneira quem se me oponha?
Será que não foi ele que mandou desligar o VOR do aeroporto de Maputo que conduziu à queda do avião de Samora, em conluio com os serviços secretos boers?
Será? Será que a PG tem idoneidade?

Ricardo Alexandre Chapo Ga Famba Gona, isto é serio.

Sem comentários: