terça-feira, 19 de maio de 2015

Peritos militares denunciam emboscada para matar Afonso Dhlakama (‪#‎canalmoz‬)



5 h · 


No Centro de Conferências “Joaquim Chissano”


Maputo (Canalmoz) – O relatório dos peritos militares apresentado ontem nas negociações políticas entre o Governo e a Renamo diz que houve uma emboscada montada pelas Forças de Defesa e Segurança para assassinar o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama. Segundo ao peritos militares, as referidas forças, instruídas para acabar com vida de Afonso Dhlakama, estavam estacionadas em Mucoza e Sadjundjira, mas acabaram abandonando os locais. A tentativa de assassinato de Dhlakama dominou o encontro entre as delegações do Governo e da Renano em negociações no Centro de Conferências “Joaquim Chissano”.
O alegado plano de assassinato de Dhlakama serviu para suscitar o debate, levantado pela Renamo, de que o Governo está a violar o Acordo de Cessação das Hostilidade Militares, ao atacar as suas posições. Segundo a Renamo, as tropas governamentais, no passado dia 16 de Maio, bombardearam posições das suas forças em Inhambane.
A Renamo diz que notificou várias entidades nacionais e internacionais sobre essas ocorrências, nomeadamente a EMOCHM, a Procuradoria-Geral da República, o Conselho Constitucional, as Nações Unidas, os Estados Unidos da América, o Reino Unido da Grã-Bretanha, a Itália, Portugal, a África do Sul, Cabo Verde, o Quénia, o Botswana, o Zimbabwe, a SADC, a Igreja Católica e o Conselho Cristão de Moçambique.


“Estamos perante uma acção de desinformação”

O chefe da delegação do Governo nas negociações, José Pacheco, desmente a informação dada pelos peritos militares e pela própria Renamo. Pacheco fala de desinformação.
“Estamos mais uma vez perante uma acção de desinformação, calúnia e de difamação, porque, num passado recente, a Renamo fez várias acusações sobre o Guijá sem evidências”, disse o ministro.
Segundo José Pacheco, o Governo sabe do paradeiro de Afonso Dhlakama, porque este, desde que saiu da Gorongosa para assinar o Acordo de Cessação das Hostilidades Militares, está a ser protegido, escoltado e guarnecido pelas Forças de Defesa e Segurança. O Governo considera que está perante uma organização que, dia após dia, está a mostrar falta de vontade de tratar as questões concretas de implementação do Acordo. (Bernardo Álvaro)






Joao Cabrita Quando vista à luz das declarações proferidas em local público por um antigo ministro da segurança, advogando a «savimbização» do líder da oposição, a notícia tem necessariamente de suscitar preocupações legítimas.

Azarias Chihitane MassingueA informação é imprecisa. Que peritos a notícia se refere? É EMOCHIM? São os da Renamo? Quem foi o perito que apresentou o relatorio. Ora, sem querer tirar valor a noticia, o profissionalismo no jornalismo precisa se. Não conheço o Bernardo Álvaro, mas pelo tempo que tenho lido informações por si assinadas, suponho que e muito jovem, pelo devia ser muito ambicioso no seu ofício. Jornalismo encomenda não irá de modo algum lhe ajudar a crescer Processionalmente. Ganhar dinheiro sim, mas dignamente. Elementos essenciais para fazer disto uma noticia faltam. Se for forçado a publicar coisas como estas, aconcelho a procurar emprego noutra publicaçao.
Gosto · Responder · 5 · 4 h

Calisto Chivura Pensar diferente na Frelimo e crime, foi assim surgirsm novas forcas politicas porque na Frelimo nao ha espaco de pensar e manifestar o seu pensamento como ideia a ser tomada em consideracao
Gosto · Responder · 2 · 5 h

Flugencio Joao Chifuco Mas, o que esta acontecer neste Pais, qual ee problema das pessoas pensarem diferente
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Armindo Faustino Marrime Assassinar Dlhakama não é solução!
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Mahlathine Mkhambane Emboscado está o povo com todas essas incertezas. O Dhlakama nunca foi emboscado por ninguém. Está aí a passear a sua classe e a dançar nos comícios. Emboscada uma ova.

Davi David Senguere Senguere Azarias agradece o post primeiro do que bajular

Cofe Emanuel Vilanculos MATAR DLHAKAMA é a Solução
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Manuel Mavida Aqui ha muitos gajos comentando feito éssas musicas desses jovens De agora, onde alguns dizem a verdade e os outros é so barulho nas suas musicas. Isso é novidade para quem é ignorante para nao dizer burro.ou para que ta defendendo os seus interresses.desmente tudo sobre a renamo e aceitam tudo que a frelimo diz !! Acham que planear a morte De alguem é como caçar ratazanas?? Sabios De merdas.

Kota Ualla A PROCURA DE MEIOS PARA CONFRONTO LETAL

Bikinis Good Liff isto vai pegar fogo

Felizarda Matusse Ca entre nós se o governo precisasse de eliminar o lider da renamo sera que a essa altura nao estaria morto?

Wilson Junior Mukavely Mukavely Esses pintainho da flelixo tao a precisar a guerra

Abrão Paulo Munguambe Quantos tiros lhe escaparam? E que me parece cafe de manha essa acusacao

Celestino Amane Desinformações como não,mas o coração não deve prevalecer à razão.

Chitima Precisa de Ti Por mim a noticia e verdadeira, se não assassinam o quota porque anda bem guarnecido pelos comandos verdes, se um dia ele abdicar neles será uma tragedia. Matar o Dlakhama nunca será solucão para a Frelimo continuar a maltratar o povo como se de colono fosse.

Armando Mulungo Mulungo O g0vern0 nao quer Paz, matar o Chefe#DLHAKAMA è pr0v0car uma grandi guerra que nem vai ter fim, p0rq ele tem s0ldad0ss fies.
Dlhakama quer paz mas um gropo da Frelima anda a meter lenha na f0guerra pa aguerra c0mexar.
Viva #DLHAKAMA

Ivanzi Mangwena Isso ta claro q tudo q faz a frelimo, é fantochada, o diálogo ad dar passos s falhar o plano d acabar c a renamo é o seu lider. Mas nunca esquecer q tao por gasolina n fogo. N. B: n venham a dizer q Dlakhama é belicista.
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Betinho Magaia Lambebotismo kando alguem ganha uns 10 mil ,7 mil ,15mi pensa k a vida termina . Exte pensamento é d sapo kando xta n posso pensa k o mundo termina ai.

Vicente Martinho Quem E voce k andas ameazar os journalists?

Dinis Chambiuane Vilanculo Mas se Diáfana está protegido pelas Forças de Desfesa, como é que isto aparece? Isto é manobra da oposição, como o projecto das autarquias provinciais não passou. Agora surge essa! Compatriotas, reconheçam e derrota.
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Iassine Faquira Faquirá O povo espera que isto ñ se torne feio...

Acrisio Novela Hayaya exe pacheco pah pork n lhe tiram dali.enquant ele estiver n negociacoes nd vai mudar ele e erogante
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Gari Daniel Serio? ou e so para alimentar a imprensa...

Dinis Chambiuane Vilanculo Esta notícia pelo menos tem dono. Bernardo Álvaro Rabucane, não é da renamo, nem é do Dlakama.

Tuy Cipriano Onde entra o povo que nada sabe deste asssunto

Bernardo Álvaro Rabucane O relatório semanal que é apresentado em sede do diálogo tem sido dos peritos militares do governo e da Renamo com base nas informações recolhidas no terreno ao longo da semana. Assim tem sido caro Azarias

Hermenegildo Malembe Afinal de onde vem o problema?e quem e o problema de isto tudo?porque xta me parecer Ntumbeleluana


Paito Oliveira Massada Dhlakama anda com as forças do governo, me espanto essa enboscada.


Prince AbrahamAssassinar o marechal nao sera o fim mas sim o principio de genicidio porq os lideres da frelixo nao estao no ceu andam aqui tambem. Alias o dignissimo Andre morreu logo no come Co mas nenhum dos guerrilheiros frouxou ao contrario enervaram demais e com high de moral. Alias important referir de q nao e Dhlakama o combatente e motivador mas sim o povo e q se torn a guerilha e apoia as e o povo qui motiva dhlakama a her ma is moral e implacavel em defesa da democracia e penalizar os ladroes da terrivel fraud eleitoral de 15 de outubro findo. Nao ha recuo

Sem comentários: