quarta-feira, 13 de maio de 2015

O Presidente do Burundi foi hoje derrubado do poder

Militares anunciam golpe no Burundi

Golpe de Estado no Burundi

General burundês anuncia destituição de Pierre Nkurunziza, até agora Presidente do Burundi.
O ex-chefe dos serviços burundeses de segurança, o general Godefroid Nyombare, anunciou esta quarta-feira (13.05) a destituição do Presidente Pierre Nkurunziza.
Nkurunziza está atualmente em Dar es Salaam (Tanzânia), a participar numa cimeira consagrada à crise desencadeada na altura em que manifestou a vontade de concorrer a um terceiro mandato.
"O Presidente Pierre Nkurunziza foi destituído das suas funções, o Governo foi dissolvido", anunciou na rádio privada "Insaganiro", o general Nyombare, afastado do exército em fevereiro último pelo chefe de Estado depois de ter aconselhado Nkurunziza a não se candidatar a um terceiro mandato, considerado inconstitucional pelos seus adversários políticos.
Criado comitéPARA restabelecimento da unidade nacional
Cimeira em Dar es Salaam (Burundi, Ruanda, Quénia, Tanzânia e Uganda) na visão do cartoonista tanzaniano da DW África, Said Michael
O anúncio da destituição de Pierre Nkurunziza ocorreu depois de mais de duas semanas de protestos no país, que já fez cerca de 20 mortos, e horas depois do presidente Nkunrunziza ter chegado a Dar es SalaamPARA uma cimeira dos chefes de Estado da Comunidade da África Oriental (Burundi, Ruanda, Quénia, Tanzânia e Uganda)PARA tentar encontrar uma saída para a crise que já levou dezenas de milhares de burundianos a fugirem para os países vizinhos.
O general Niyombare já anunciou a criação de um comité temporário, "tendo como missão, entre outras, o restabelecimento da unidade nacional... e o recomeço do processo eleitoral num clima sereno e justo".
Recorde-se que o Burundi tem marcadas eleições legislativas e municipais para o próximo dia 26, cuja campanha eleitoral começou no domingo (10.05), seguidas das presidenciais a 26 de junho.
(Em atualização)

MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO

O mundo parece estar pouco interessado nos acontecimentos no Burkina Faso. Mas o „país dos homens íntegros”, como os seus habitantes lhe chamam, tem uma lição para dar. Um comentário de 

General diz ter derrubado presidente Pierre Nkurunziza, que estaria fora do país e é acusado de violar a Constituição ao buscar terceiro mandato. Atual governo nega e chama tentativa de destituí-lo de piada.
Burundi Jubel nach dem Putsch auf den Straßen von Bujumbura
População comemorou golpe militar nas ruas da capital, Bujumbura
A crise política no Burundi atingiu seu ápice nesta quarta-feira (13/05), quando um general anunciou que estaria derrubando o presidente Pierre Nkurunziza e instalando um governo militar interino.
O general Godefroid Niyombare justificou o golpe com o argumento de que, ao buscar um terceiro mandato, Nkurunziza viola a Constituição e os Acordos de Arusha, que puseram fim à guerra civil entre hutus e tutsis na vizinha Ruanda em 1993.
O governo chamou o anúncio de "piada" e, pelo Twitter, o presidente disse que a tentativa dos militares fracassou. Niyombare fez sua declaraçãoPARA repórteres em um quartel militar na capital, enquanto Nkurunziza estava fora do país, em uma cúpula africana sobre a crise política.
"Sobre a arrogância e despeito do presidente Nkurunziza em relação à comunidade internacional, que o aconselhou a respeitar a Constituição e o acordo de paz de Arusha, o comitêPARA a criação da concórdia nacional decide: presidente Nkurunziza está destituído, seu governo está destituído também", disse o militar, acompanhado de outras autoridades do Exército e da polícia.
Protestos contra o governo já deixaram mais de dez mortos nas últimas três semanas
Após o anúncio, centenas de pessoas saíram às ruas da capitalPARA celebrar o golpe. Testemunhas disseram não haver qualquer sinal de policiais. Nas últimas três semanas, pelo menos dez pessoas morreram durante protestos contra o presidente.
A candidatura de Nkurunziza, criticada por parte da comunidade internacional, gerou temor entre grandes setores da população do Burundi, que há dez anos saiu de uma guerra civil (1993-2005) que afundou o país e ainda afeta a sociedade.
Após sua independência da Bélgica em 1962, o Burundi viveu dois episódios classificados como genocídio: o massacre de hutus pelo Exército dominado por tutsis em 1972, e o assassinato em massa de tutsis por hutus em 1993.
Membros da oposição e famílias tutsis começaram a deixar o país depois das recentes notícias sobre distribuição de armas entre as milícias de jovens pró-governo.
RPR/rtr/dpa

DW (Português para África)
2 h ·

O Presidente do Burundi foi hoje derrubado do poder. O golpe de Estado foi anunciado pelo general Godefroid Niyombare, antigo chefe do serviço de informações, demitido em fevereiro. O golpe foi anunciado algumas horas depois de Pierre Nkurunziza ter chegado a Dar es Salaam para uma cimeira dos chefes de Estado da Comunidade da África Oriental.
PERGUNTA DO DIA
-Acha que o golpe de Estado é a melhor solução para os problemas do país?
Deixe ficar aqui a sua resposta.

Gosto · Comentar · Partilhar

O mais relevante
Jonas Antonio Francisco e 110 outras pessoas gostam disto.


Tekasala Faustino Fausto Quando se tem lideres burros,e a solucao.
Gosto · Responder · 8 · 2 h

Bento DoArraso Em alguns caso é necessario, porque os lideres pensam que o puder é vitalicio. E pensam que estamos no Estado monarca, onde todos os puderes estão centralizado no titular do poder pulitico! Assim sendo ja agora começo por hinaltecer aquelo que são os feitos do Ex Presidente da Africa do Sul, grande figura e merece o respeito de todos Africanos e não só o Mundo.
Gosto · Responder · 6 · 2 h

Jose Da CostaEu sou de opinião que nos Estados Africanos se deve respeitar o primado da lei magna. Se a Constituição limita os mandatos não podem os detentores do poder usarem os órgãos judiciais para se eternizarem no poder com o parecer favor desses. Defendo as mudanças constitucionais, mas se houver abuso da posição do poder que seja o que os militares decidirem. Nessa conformidade acho que o Golpe de Estado é a melhor solução para o país porque o presidente em vez ser o garante da estabilidade passa a ser o promotor do conflito latente, como tal deve ser derrubado.
Gosto · Responder · 2 · 1 h

Tunga Vata É a melhor forma para derrubar os ditadores em ÁFRICA.
Gosto · Responder · 2 · 1 h

Antonio Macutcha Acho que foi melhor opcao para o gatuno ditador
Gosto · Responder · 3 · 1 h

Marino Gomes Sem duvida em africa o poder entrega se a forca .....
Gosto · Responder · 2 · 1 h

Antonio Pescoso as vezes é preciso pra aqueles homens ou partidos que si acham eternos no poder isso dificulta o desenvolvimento humano e financeiro do seu povo.
Gosto · Responder · 2 · 1 h

Denzel Rich Ney Junior Os povos que esses ditadores Africanos reprimem matam massacram e fazem sofrer é mais importante que um Golpe de Estado por tanto todos os caminho dão a Roma!!
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Avestino Augusto Fundai E bom desde k nao retaliacao, e nem o envolvimento dos europeus e nem americanos... Porque esses so tem objectivo de criar a guerra pra nos roubar a nossa riqueza
Gosto · Responder · 2 · 1 h

Mbuya Kufa Kulipo Dezanove África só assim vai avante, esses abutres que se intitulam de responsáveis de expulsar o colono, depois colonizam nos mal, o colono até tinha piedade mas estes já não merecem...
Gosto · Responder · 1 · 54 min

Ricardo Alino Não,o golpe de estado não é uma solução,o ideal levar o povo na escolha democrática
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Almeida Pontes As escolhas em África não são democráticas porque as eleições são apenas decorativas, os resultados viciados e sobejamente conhecidos, nos países com um regime absoluto os partidos da oposição são uma decoração e nunca ganham as eleições, por isto é q os militares recorrem ao golpe de estado com a intenção de se repor a legalidade.

Batumenga Luvualo El Possuido os dirigentes africanos cmo fazem d poder sua profissao merecem passar p isso
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Charles Jaime Daniel Daniel Bem feito ,porque os politícos do continente africanos não quero deixar o poder duma pacifica e democratica.
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Haires X Chimbundo Eu n acho isso uma soluçao
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Domingos Simão Simao Valeu a intervenção do general,bom feito.
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Joel Manhiça Zondiwane Para esses tipos qui nao querem sair do palacio melhor solucao.
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Jerry Juga No estado em k o país se encontra,é mais aceitavel o golpe pois o Pierre estava ganhando terreno errado.
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Carlos Mairoce Muito lindo isso, o poderoso nao queria sair do poder. So espero que os autores do golpe nao sejam como a presidente que sofreu o golpe.
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Tomas Humbe Em mocambique precisamos dar golpe o espirito do ploparado seguir os ideias de samora,chissa... Gueba a tal governo da continuidade essa estrategia de mudar as pessoas e a manter os ideiais nao esta ajudar em nada.
Gosto · Responder · 1 h

Isaias Adelino Joao Joao Em moz os presidentes governam e saem do poder e liderancas dos partidos. Ha lideres da oposicao estao a fazer perder partido durante 25 anos e estes tem que ser golpeados.

Gideão Lino kkk daqui a nada tambem vai chegar aqui..
Gosto · Responder · 1 h

Domingos Ferreira Lucas Em alguns casos é possível
Gosto · Responder · 2 h

Dilson Brandão Dilson Em Africa existe muita fraude no acto das eleiçoes se nao saem a bem saem a mal porque o poder de governar uma naçao nao é so para uma unica pessoa é.para todos aqueles q tem capacidade para tal
Gosto · Responder · 1 h

Adencio Cuna Nao é a melhor forma, pk tarde ou cedo ele tambem esta condenado a ser derubado da mesma forma, por isso a melhor coisa é o sufrágio, onde a populaçao democraticamente escolhe o seu derigente,
que pena dakele povo, ate quando ambiçao pela obceçao do poder do homen terminara.
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Domingos Manjolo BomAno Manjolo Naturalmente não é melhor solução, mas é um mal necessário diante de tanta hipocrisia e falta de respeito que alguns chefes têm com o povo. Penso que as lideranças africanas principalmente devem compreender que o poder por todos os meios e custos sangrentos não é bom. Mudemos de mentalidade chefes africanos.
Gosto · Responder · 32 min

Peterson Paulo Paulo Os líderes fazem do poder como se fosse uma monarquia, então mais VAL acontecer isso ....
Gosto · Responder · 36 min

Vania Virginia Come Dificil é perceber Política.
Gosto · Responder · 37 min

Osvaldo Franque Buela Gomme frustrado....
Gosto · Responder · 2 h

Eduardo Muindo Quem me dera que acontecesse também em Angola.
Gosto · Responder · 13 min

Elias Kanga Miguel Miguel Nao. mais as vezes solucao rapida, da situacao.
Gosto · Responder · 1 h

Ernesto Muaxigingo Jose por vezes é necessário, quando um lider não tem copetência para governar um país
Gosto · Responder · 1 h

Agostinho Neves Capenda Wawe minha africa até quando?
Gosto · Responder · 1 h

Benvindo Claudio Lakera Devemos sempre pautar na alternançia do poder para melhor governar ha tantos exemplos de grandes governantes como Mandela,lula e tantos outros que hoje sâo uns verdadeiros herois
Gosto · Responder · 1 h

Jose FurtadoSão os próprios dirigentes que fecham as portas para uma revolução pacifica, logo o que resta é a revolução violenta... num continente onde o mundo pouco se importa com a situação da população, só querem os recursos naturais para enriquecerem o ocidente, as pessoas estão por elas mesma. que de certo modo é o que eles querem, quanto mais desordem no continente mais fácil para eles irem la, pilharem e ferem o que bem entendem, pena que os dirigentes do nosso continente são burros demais para assumirem outra posição, uma que seja mais digna e favorável para a África e para a sua população.
Gosto · Responder · 55 min

Xigue Bradao Golpe de estado viiiiiiiiiiivaaaaaaaaa! Quem mandou querrer concorrer para outro mandato sem que o povo queira???? Por isso Ze duuuu nunca sai de Angola!
Gosto · Responder · 39 min

Daniel De Sousa Daniel Decisão muito bem tomada esta bom assim
Gosto · Responder · 2 h

Vandelsonn Anderson VD Não é a melhor solução, mas diante de um governo tirano como o nosso, seria uma ótima solução.
Gosto · Responder · 24 min

Kostantino Novela Epah eu no lugar dle cagava p tudo man, stressa exe negocio d tar no poder pah!!!
Gosto · Responder · 1 h

Bartolomeu Bunga No caso desse homem é justo.
Gosto · Responder · 2 h

Tarcisio Novela num dado momento sim....
Gosto · Responder · 2 h

Eugenio Jose Manuel Manuel Bem feito...hurras ao novo poder
Gosto · Responder · 2 h

Davies Kutonoca Ell Fobado Para #Angola, seria a melhor solução. Estou farto com o #Zé_Dú...
Gosto · Responder · 1 · 24 min

Stutta Batistutta Em política os golpes de estado são reconhecidos como uma das formas de alcançar o poder, "...os meios justificam os fins". -in o PRÍNCIPE, Nicolau Maquiavel
Gosto · Responder · 1 h

Hassan Osman Infelizmente isto acontece pela falta de frontalidade da União Africana!
Gosto · Responder · 23 min

Jaime Dinis esse apenas so tava queimar tempo.porque um bom lider deve colaborar com os seus proximos isto lp evitar estas situacoes. k pena
Gosto · Responder · 2 h

Nivaldo Fontes Pereira Porquê que nós nunca aprendemos com os bons exemplos? Estamos no poder e queremos morrer no poder África do Sul deu exemplo, Moçambique deu exemplo Ghana idem mas não conseguem nunca ver isso e depois há golpe de Estado e morrem de forma brutal epa parece sina....
Gosto · Responder · 30 min

Diondino Gomes nunca golpe de estado resolve problemas de um país
Gosto · Responder · 2 h

Vasco M Duvalle EpalangaTal como os funcionários públicos todo o presidente é funcionário do estado e sobre ele recaiem obrigações que o mesmo tem que cumprir que são os objetivos do estado; portanto se o mesmo não cumprir com as obrigações a ele adstritas ou seja quando o presidente não cumpre com as suas obrigações o povo tem direito a sublevação tal como referia Jonh Locke, mas sem violência extrema e os presidentes devem sem honesto quando acharem que não estão a cumprir com os objetivos do estados devem demitir-se...
Gosto · Responder · 41 min · Editado

Olegàrio Samuel Muando E' muito mais que melhor, esse rato tirano não queria abandonar o palácio...
Gosto · Responder · 51 min

Almeida Pontes Em alguns casos sim é a solução, quando o diálogo não se faz sentir e o presidente pensa q é dono do país.
Gosto · Responder · 33 min

Amade Joao Jamal Carabao Issu é do cunhecimento do todo munto mas o teu pai ñ vai comsequir derrupar o baxinho porq ele ja é velho desprequisou no anos 94 e agora é so ladrar so nua como so Macutcha
Gosto · Responder · 58 min

Quintino Medios dirigentes africanos tem um vicio insanavel do poder, depois de acaber o seu tempo no poder permitido constitucionalmente, procuram modificar a constituçao da républica por eles mesmos afim de eternizar a sua permanencia no poder mesmo massacrando o povo pouco importa! Neste caso um golpe de estado é bem-vindo enquanto nao mudarem do comportamento e atitude, embora este ultimo tenha consequencias, porém por falta de uma outra opçao é a soluçao, pois mesmo indo as urnas vao forjar os resultados! o senhor Nkurinziza apesar de todas as contestaçoes e crise no pais, invés de fazer como Blaise Kampaoré de Burkina-Faso, se recusou de voltar da sua intençao contra a constituiçao entao parabens o golpe!
Gosto · Responder · 1 h

Maninho Carvalho Siampassi Não é a melhor forma,mas por vezes,o orgulho cega-os...não dando outra alternativa!
Gosto · Responder · 1 h

Celestino João Cebastião em toda parte neste mundo em q vivemos,GOLPE DE ESTADO ê um acto CONDENAVEL .nao é melhor soluçao.lembrem-se q assim como existem os CONTRA tambem existem os PRÔS. I ISTO pode mergulhar um PAIS numa GUERRA CIVIL devastadora
Gosto · Responder · 21 min

Carlos Unhá-Rastha HB CóO problema não está na corrupção que o próprio lider estrá cometendo, desde já que ele terá sido eleito pelo sufrágio universal... sobretudo nessas decadas que os países têm estado a coabitar-se criando organizações de integração quer a nível política assim como económica. Sobretudo no que tange a integração política, naturalmente os lideres estariam muito sensibilizados sobre a matéria da boa governação e o respeito do direito da cidadania.
No meu país (Guinea-Bissau) não se fala de golpe de estado e a conspiração política que desde independência tem sido uma imagem que afecta a diáspora em geral, mas acreditamos que um dia vamos sair dessa. Hoje está, porque o maior instrumento da conspiração é a URNA (onde o povo decide em unanimidade). de Carlos Humberto Butiam Có a partir de Gabú.
Gosto · Responder · 46 min · Editado

Fanini Cundú tá bom sim pá...
Gosto · Responder · 1 h

Zacarias V. Mbumba Este é o defeito dos líderes africanos:
-Tomada do control político foi a força e o seu abandono também é a força.
Gosto · Responder · 28 min

Domingos Rodrigues E sem dúvida.E nem será golpe do estado mas sim retomar aos poderes que a frelimo sempre golpeou.
Gosto · Responder · 35 min

Salomao Xerinda Pode nao ser solucao mas para casos como este, valeu!!!!
Gosto · Responder · 49 min

Baba Candé Aliu Neste caso sim já que o Presidente estava a preparar um golpe constitucional
Gosto · Responder · 1 h

Andre Sambo Sambo Bem feito !
Gosto · Responder · 1 h

Osman Ibraimo Mlhor, opção
Gosto · Responder · 1 h

Jacob De Araujo Mozava É a unica soluçao pra líderes africanos corruptos,criminos,arrogantes e insensíveis pra com a pobreza do povo.
Gosto · Responder · 43 min

Félix Agostinho Tudo tem um fim como ex do zaire q foi morer raba viva Nelson Mandela
Gosto · Responder · 1 h

Nkosinathi Wish quando o assunto e`politica,nada e melhor pra o pais!Odeio exex macacos politicos.
Gosto · Responder · 1 h

Nkosinathi Wish quando o assunto e`politica,nada e melhor pra o pais!
Gosto · Responder · 1 h

Freitas Diogo Esses gajos não ouvem conselho dá nisso bem feito
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Young Jaime A voz do povo é a voz de Deus! de momento sim!
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Milagre Pahuwa Sim.
Moçambique tbm tinha k sofrer um golpe pah.
Gosto · Responder · 1 h

Calisto Fernando Matoriha Ha vezes que è necessario ...
Gosto · Responder · 2 min

Senador Matchombe Xta muito bom quando vc es lider dves cumprir com as obrigações ate devem lhe matar ja gozou muito
Gosto · Responder · 29 min

Mussa Chiar MOÇAMBIQUE NAO FALTA MUITO TAMBEM
Gosto · Responder · 1 h

Walter Almeida Loureiro Não concordo, mas há casos que é necessário.
Gosto · Responder · 1 h

Jeronimo Fernando Safoda Sim concerteza.
Gosto · Responder · 1 h · Editado

Francisco Quessongo Francis sim é
Gosto · Responder · 1 h

Jeorge Manhique Dom Jorge Complicado
Gosto · Responder · 1 h

Simão Hossi Sonjamba Estava muito teimoso e enfim !
Gosto · Responder · 2 h

Stones Masswela Likyama GOLPE DE ESTADO NAO, MAS SIM, ESTADO DO GOLPE
Gosto · Responder · 33 min

Rodolfo Delafuente Delafuentena pilitica é assim sobrevivem_se os mais fortes, caso Burundi, a nivel d africa isso ja nao é uma novidade maior parte ds lideres africans só sairam d pder com a força e é claro td k envolve força nunca falta violencia k seja um exemplo para.outros países africans xpecfcamente.Angola pork tarde ou cedo tmbm terems caso d.genero, na verdade o golp d xtado nunca pde ser a primeira opçao ou alterntiva mas sim uma das ultimas , mas fazr o k os meios justificam os factos, ou sai a bm ou a mal. Ate nao vms long como a titulo d exemplo tems o fluxo da tal famosa Primavera Arábe k começou na norte d africa e teve grands repercursoes á nivel da africa subsaariana, Angola nao xteve isento dest fenómeno, portanto é so uma qustao d tempo tarde ou cedo tmbm vms nadar possivelment num golp d xtado Silvio Cambuta De Sousa Smith King Ekuikui Paulo Nilton Garcia Garcia GTaty Anta Diop Helga Pascoal Pascoal Adilson Santos Adelinojaime JaimeNoturno Negro Justo Justo
Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado

Juvêncio Flores Sim
Gosto · Responder · 1 h

Sarça Ardente Josiel Pitra
Gosto · Responder · 1 · 1 h
General diz ter derrubado presidente Pierre Nkurunziza, que estaria fora do país e é acusado de violar a Constituição ao buscar terceiro mandato. Atual governo nega e chama tentativa de destituí-lo de piada.
População comemorou golpe militar nas ruas da capital, Bujumbura
A crise política no Burundi atingiu seu ápice nesta quarta-feira (13/05), quando um general anunciou que estaria derrubando o presidente Pierre Nkurunziza e instalando um governo militar interino.
O general Godefroid Niyombare justificou o golpe com o argumento de que, ao buscar um terceiro mandato, Nkurunziza viola a Constituição e os Acordos de Arusha, que puseram fim à guerra civil entre hutus e tutsis na vizinha Ruanda em 1993.
O governo chamou o anúncio de "piada" e, pelo Twitter, o presidente disse que a tentativa dos militares fracassou. Niyombare fez sua declaraçãoPARA repórteres em um quartel militar na capital, enquanto Nkurunziza estava fora do país, em uma cúpula africana sobre a crise política.
"Sobre a arrogância e despeito do presidente Nkurunziza em relação à comunidade internacional, que o aconselhou a respeitar a Constituição e o acordo de paz de Arusha, o comitêPARA a criação da concórdia nacional decide: presidente Nkurunziza está destituído, seu governo está destituído também", disse o militar, acompanhado de outras autoridades do Exército e da polícia.
Protestos contra o governo já deixaram mais de dez mortos nas últimas três semanas
Após o anúncio, centenas de pessoas saíram às ruas da capitalPARA celebrar o golpe. Testemunhas disseram não haver qualquer sinal de policiais. Nas últimas três semanas, pelo menos dez pessoas morreram durante protestos contra o presidente.
A candidatura de Nkurunziza, criticada por parte da comunidade internacional, gerou temor entre grandes setores da população do Burundi, que há dez anos saiu de uma guerra civil (1993-2005) que afundou o país e ainda afeta a sociedade.
Após sua independência da Bélgica em 1962, o Burundi viveu dois episódios classificados como genocídio: o massacre de hutus pelo Exército dominado por tutsis em 1972, e o assassinato em massa de tutsis por hutus em 1993.
Membros da oposição e famílias tutsis começaram a deixar o país depois das recentes notícias sobre distribuição de armas entre as milícias de jovens pró-governo.
RPR/rtr/dpa

Sem comentários: