quinta-feira, 14 de maio de 2015

Mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo. 10 regras infalíveis

A mentira no trabalho pode ser um obstáculo à produtividade de uma empresa. Então como detetar quem mente? A começar, saiba como se comportam e que linguagem corporal apresentam


Jim Carrey em "Liar Liar" (Mentiroso Compulsivo), filme de Tom Shadyac, 1997
14/05/2015 | 17:00 |  Dinheiro Vivo
Na vida pessoal como no trabalho, as relações de confiança são aqueles que devem prevalecer. Mas para isso é preciso que os seus intervenientes se relacionem entre si de forma empenhada, sincera, justa e, se possível, verdadeira, sem mentiras.
Como isso às vezes é difícil - por dia, chegamos a ouvir entre 10 a 200 mentiras. Porque há pessoas que, por razões de imagem ou mero caráter, mentem, aqui ficam algumas técnicas, através da observação da linguagem corporal, recolhidas pelo Dinheiro Vivo em várias fontes, incluindo Pamela Meyer, que escreveu "Liespotting - Proven to Detect Deception", o orador de Ted Talks, Noah Zadan, e as publicações Psychology Toady eBusiness Insider (infografia, abaixo), para perceber quem mente e quem fala verdade. A bem da produtividade de uma empresa ou de uma relação pessoal.
Um mentiroso é aquele que...
1. Fala de uma forma estranhamente formal ou distante.
2. Introduz alterações no tom de voz ou faz floreados no discurso.
3. Dá respostas excessivamente complicadas ou longas para perguntas simples.
4. Explica o assunto da mentira em termos simples, enquanto o cérebro tenta construir uma versão mais complexa.
5. Ou, embora saiba dessa importância de dar uma explicação simples para a mentira, tende a usar palavras desnecessárias e pormenores irrelevantes para dar conteúdo à mentira.
6. Quando questionado sobre algo, leva mais tempo do que é normal a responder.
7. Começa por esgueirar-se sobre o assunto em questão. Quando não consegue, assume uma posição de recusa.
8. Refere-se mais aos outros do que a si próprio, falando muitas vezes na terceira pessoa para se distanciar da mentira.
9. Mostra ser uma pessoa mais negativa, pois, no subconsciente, sente-se culpado por mentir.
10. E por fim, quando a sua linguagem corporal não coincide com o discurso.
E aqui, há que estar de olho bem aberto em relação à linguagem corporal...
1. Às sobrancelhas levantadas. A preocupação, a surpresa ou o medo em relação a uma mentira podem fazer uma pessoa levantar as sobrancelhas em desconforto.
2. Alcance da voz. Enquanto uma mulher que mente usa uma voz mais baixa, um homem sobe o tom para ser convincente.
3. Olhos revelam o estado de excitação no corpo. Um olhar malicioso de um estranho pode evocar medo, mas de um apaixonado pode acender o romance.
4. Evitar olhos-nos-olhos. Alguns mentirosos procuram manter um olhar distante, o que pode ser desconfortável para os outros.
5. Pernas cruzadas. É um sinal de que estas pessoas estão mental, emocional e fisicamente fechadas, sinal de que estão menos disponíveis para negociar ou ceder.
6. Caso contrário, quando duas pessoas se sentem ligadas, as suas posturas e movimentos surgem como espelho um do outro.
7. Pés de galinha nos olhos. Quando se sorri isto interfere com os pés de galinha à volta dos olhos. Quando alguém sorri alegremente, os pés de galinha enrugam. Quando se está a fingindo, isso não acontece.
8. Recetivo ao humor. Uma pessoa recetiva ao humor de outra, é sinal de que está interessada nela. O riso é uma forma de demonstrar o desejo de um relacionamento platónico ou romântico.
9. Postura do corpo. Uma postura ereta, andar direito, gestos com as palmas das mãos para baixo são sinais de pessoas bastantes expansivas e abertas aos outros.
10. Perna nervosa. Uma perna que está sempre a tremer é sinal de ansiedade ou de irritação.
À falta de melhor, aqui fica o sábio poeta popular António Aleixo que dizia"para a mentira ser segura e atingir profundidade, ela tem de trazer à mistura qualquer coisa de verdade."

Sem comentários: