quinta-feira, 21 de maio de 2015

Luís Figo retira candidatura à presidência da FIFA






21/05/2015 - 17:07 

(actualizado às 17:22)


Ex-internacional português abandona corrida a uma semana das eleições.ALEX MORTON/REUTERS



De cinco candidatos anunciados, sobram dois: as eleições de 29 de Maio para a presidência da FIFA serão disputadas pelo actual presidente, Joseph Blatter, e pelo príncipe jordano Ali bin Al Hussein. O português Luís Figo abandonou a corrida nesta quinta-feira, afirmando ter assistido a incidentes “que devem envergonhar quem deseja um futebol livre, limpo e democrático”.

Em comunicado, Luís Figo abdica de disputar as eleições: “O que vai acontecer no dia 29 de Maio em Zurique não é um acto eleitoral normal. E não sendo, não contam comigo”, pode ler-se. Isto acontece um dia depois de um porta-voz da candidatura do ex-internacional português ter rejeitado qualquer cenário de desistência.

“Ao longo dos últimos meses não assisti apenas à vontade de mudança, também assisti a episódios consecutivos, em diversos pontos do planeta, que devem envergonhar quem deseja um futebol livre, limpo e democrático. Vi eu presidentes de federação que num dia comparavam os líderes da FIFA ao diabo e no outro subiam ao palco a comparar as mesmas pessoas a Jesus Cristo. Ninguém me contou. Fui eu que presenciei”, afirma Luís Figo.

O ex-internacional português lamenta também que não se tenha realizado qualquer debate público sobre as propostas dos candidatos. “Alguém acha normal que as eleições para uma das organizações mais importantes do planeta aconteçam sem um debate público? Alguém acha normal que um dos candidatos nem se incomode a apresentar um manifesto eleitoral para ser escrutinado a 29 de Maio?”, questiona.

“Este processo eleitoral é tudo menos uma eleição. Este processo é um plebiscito de entrega do poder absoluto a um só homem – algo que me recuso a caucionar. É por isso que, após ter reflectido de forma individual e partilhando opiniões com dois outros candidatos neste processo, entendo que o que vai acontecer dia 29 de Maio em Zurique não é um acto eleitoral normal”, conclui Luís Figo.

O abandono de Figo acontece no mesmo dia em que o holandês Michael van Praag anunciou que se retirava da corrida à presidência da FIFA. A eleição de 29 de Maio será disputada entre Joseph Blatter e o príncipe jordano Ali bin Al Hussein.


Sem comentários: