sexta-feira, 8 de maio de 2015

Frelimo exige desarmamento urgente do partido Renamo

NA ASSEMBLEIA PROVINCIAL DE MAPUTO: Frelimo exige desarmamento urgente do partido Renamo
Sexta, 08 Maio 2015

A BANCADA da Frelimo Sim na Assembleia Provincial de Maputo exigiu ontem o desarmamento urgente dos homens residuais da Renamo, como forma de garantir a paz efectiva e tranquilidade para o povo moçambicano e encorajou o Governo a continuar com o diálogo no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano com vista à concretização deste desígnio.
Discursando no encerramento da I Sessão Ordinária daquele órgão legislativo provincial, o chefe da bancada do partido no poder, Pedro Nhamahuco, saudou a Assembleia da República, em especial a bancada parlamentar da Frelimo, por ter aprovado o Plano Quinquenal do Governo 2015-2019, bem como o Plano Económico e Social (PES) e o Orçamento do Estado (OE) para o presente ano, assim como pela reprovação do projecto da Renamo sobre autarquias provinciais.
Pronunciando-se sobre a aprovação do balanço do PES e OE do Governo da província de Maputo, referente ao ano de 2014, Pedro Nhamahuco disse que a Frelimo é um partido que se inspira nos anseios do povo, daí ter votado favoravelmente os dois instrumentos, por reflectirem em grande medida as realizações que foram ao encontro das expectativas da população local e ao cumprimento integral do plano que havia sido traçado.
Criticou a oposição representada na Assembleia Provincial, por ter votado contra o balanço ou optar por se abster, considerando-a sem agenda clara e objectiva nem compromisso para com o povo, fingindo que não vê o que o Governo faz rumo ao desenvolvimento do país. Pedro Nhamahuco criticou, sobretudo, a Renamo e o MDM pela “incongruência” demonstrada na votação contra os relatórios balanço e em contrapartida votaram a favor das resoluções que aprovaram os respectivos balanços.
O chefe da bancada da Frelimo na Assembleia Provincial de Maputo disse esperar que a sessão tenha permitido consolidar os princípios da transparência e dinamizar a vontade de realizar as actividades constantes dos planos de desenvolvimento que ainda faltam por realizar, bem como promover a troca de experiências entre os titulares dos órgãos provinciais.
Incentivou o Governo provincial para que continue a trabalhar de forma articulada e coordenada com vista a manter coesa a sua máquina administrativa, sem dar ouvidos aos seus detractores, cujas intenções visam desviá-lo da agenda principal de combate à pobreza e desenvolvimento do país.
Entretanto, o Presidente da Assembleia Provincial, João Matola, disse que o órgão está mais satisfeito agora, com a aprovação do seu Orçamento para o presente ano, instrumento que irá permitir a implementação do plano de actividades concebido para 2015.
“Temos muitos projectos por realizar. O nosso trabalho é de contacto directo com a população, que precisa de colocar a nós as suas preocupações e uma maior aproximação”, disse.

Sem comentários: