domingo, 3 de maio de 2015

Filipe Nyusi foi malandro!


1
JJLABORET said...

Filipe Nyusi foi malandro!

Ao sugerir a Dhlakama que apresentasse à AR o seu projeto de autonomia político-administrativa das províncias, simplesmente quis testar a capacidade de discernimento do velho líder, levando-o ao ridículo!
Afonso Dhlakama, estivesse bem assessorado, logo teria visto que o seu projeto, se aprovado pela AR, vigoraria como Lei Ordinária e essa não prevalece sobre cláusulas da Constituição.
Como daveria ter feito?


Simples:
QUEM ANALISA A FUNDO A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, LOGO VERIFICA QUE A MATÉRIA NÃO É CLÁUSULA PÉTREA (cláusula que não admite modificação). SENDO ASSIM, ADMITE EMENDAS ADITIVAS, MODIFICATIVAS OU SUPRESSIVAS.
Primeiro, deveria ter proposto EMENDA CONSTITUCIONAL MODIFICATIVA de todos os artigos existentes e conflitantes com a sua proposta na Constituição, e EMENDA SUPRESSIVA daqueles passíveis de supressão. Os novos artigoss que fossem preciso criar, seria por meio de EMENDA ADITIVA.
Claro está que precisaria ter o "quórum" necessário para propor essas emendas, o qu talvez viesse a necessitar de alguns parlamentares da FRELIMO favoráveis pelo aconselhamento do próprio Nyusi.
Uma vez obtida a tramitação dessas emendas constitucionais, iria ainda precisar de certa quantidade de votos favoráveis da FRELIMO. Isso o próprio Nyusi recomendaria, dentro do seu acordo com Dhlakama.
Segundo, se aprovadas as emendas constitucionais sejam "modificativas", "aditivas" ou "supressivas, aí sim! Afonso Dhlakama poderia enviar à Assembléia da República o seu PROJETO DE AUTONOMIA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DAS PROVÍNCIAS.
Se realmente o presidente NYUSI estivesse interessado numa solução pacífica, COLOCARIA TODO O SEU PESO NA APROVAÇÃO, induzindo os deputados da FRELIMO a votarem pela aprovação.
Claro está que o tal "PROJETO DE AUTONOMIA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA" seria implantado através da LEI ORDINÁRIA votada na AR, mas sómente depois de "limpada" a Constituição dos artigos conflitantes ou contrários , através das EMENDAS ate que me refiro.
TAMBÉM PODERIA SER IMPLANTADO MEDIANTE EMENDA CONSTITUCIONAL ADITIVA.

Todavia, da mesma forma a Constituição teria que ser préviamente "LIMPADA" dos artigos conflitantes mediante emendas supressivas ou modificativas.
A falácia de que "não está na constituição" ou "é anticonstitucional" só faz eco nas cabeças de imbecís ou analfabetos políticos!
Qualquer pessoa que analise sériamente a constituição, focado na questão da autonomia provincial proposta por Dhlakama verá que,
1 - A CONSTITUIÇÃO NÃO TRATA A QUESTÃO DAS PROVÍNCIAS COMO "CLAUSULAS PÉTREAS".

2 - A CONSTITUIÇÃO PREVÊ O POSSIVEL REORDENAMENTO TERRITORIAL COM CRIAÇÃO DE NOVAS AUTARQUIAS EM VÁRIOS NÍVEIS. 
O problema todo ficou na questão do ENCAMINHAMENTO DO ASSUNTO, que foi feita de FORMA ERRADA pelo líder guerrilheiro através da organização política RENAMO. 

(NOTA: Cláusulas pétreas = cláusulas que NUNCA podem ser modificadas). 
jjlaboret. 



2
livre pensador said in reply to Francisco Moises...

Com o devido respeito, mas qualquer dos cenarios propostos por si apontam para um Afonso Dhalakama ingenuo. Sera? Bem, se assim for e muito preocupante, porque em 20 anos de aldrabadas o velho lider ainda nao aprendeu a lidar com a FRELIMO! Em breve veremos se isso e mesmo verdade.
Mas para ja, eu prefiro aventar outras hipoteses. A primeira e que Dhlakama confia em outros conselheiros. Aqueles que lhe fizeram convencer que a FRELIMO aceita negociar o dossier se for nos termos dela. Andre Thomashausen e um deles. Oscar Monteiro tambem. Esses cavalheiros acham que juntos vao levar a RENAMO a aceitar as migalhas do costume. Juntos eles tudo farao para que a RENAMO nunca chegue a poder em Mocambique.
Mas nao me venham dizer que o tal de anteprojecto, se e que efectivamente foi escrito por Cistac, nao tinha patas nem cabeca para andar. Ai tinha, tinha. Pena foi que a RENAMO se tivesse recusado a ler e analisar isto:http://www.livrepensadormoz.blogspot.com/2015/04/poder-local-estendido-constitucional-ou.html
Confiou no inimigo figadal e agora esta com as calcas na mao...


3

Francisco Moises said...

Um conto de dois lados?
Dificil de entender. Na ultima declaraçao do Dhlakama nesta reportagem, parece-me que entendo que houve dois entendimentos diferentes. Depois da sua primeira conversa com o Nyussi, Dhlakama entendeu como que o Nyussi tivesse lhe encorajado para submeter o anteprojecto porque ele Nyussi tinha a intençao de ver o propjecto da Renamo passado e aprovado. Agora parece que o Dhlakama se admira que isto nao aconteceu -- porque é que o Nyussi nao disse aos deputados da Frelimo para passarem o projecto da Renamo?
O outro entender:
Entende-se que quando o Nyussi disse a Dhlakama que submetesse o projecto das autarquias, era a sua maneira de ver o projedcto chumbado para depois dizer que a democracia valeu e ganhou. O Nyussi contava com os numeros falsos parlamentares da Frelimo para capotar o projecto da Renamo e muito longe que ele tivesse a intençao de ver os deputados da Frelimo votar a favor do projecto da Renamo. O projecto da Renamo sairia so se os numeros da Renamo tivessem sido apoiados por votos da Frelimo.
Para onde encaminham o pais? 
Reply

ments

1
umBhalane said in reply to milice@mtscompany.de...
Muito obrigado
Bora lá, vamos dialogar, mas, por favor, marcamos o tempo, como num jogo de futebol, ou quaisquer outros - "timing".
Não vamos já ser profissionais do tal de "diálogo", bula-bula, deixa-arrastar, favorecendo o deixa-estar, o situacionismo, o imobilismo, a paração já parada.
Mas numa coisa estou plenamente de acordo - "näo toca os dirigente dos partidos" - por isso mesmo estou cansado, sem cansar, de escrever:
- LEVAR A GUERRA A MAPUTO, lá mesmo onde fica a "jibóia", a pitão freliminiana, que tudo esmaga, tritura, asfixia.
Porque os NOSSOS Líderes, da RENAMO, andam no mato junto do Povo.
Sofremos juntos, e NADA temos a perder.
Tykupereka takhuta – O meu muito obrigado.
Boa continuação.

LEMBREM BEM:
QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE.

Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.
PENSA BEM, pensa junto comigo.

É BOM ACORDAR DE VEZ.
FUNGULANI MASO.
A LUTA É CONTÍNUA
2
milice@mtscompany.de said in reply to umBhalane...
Meus queridos Irmäos,
aceitem que com a utilizacäo de Forcas Armadas para ter o poder nem os Paridos da Oposicäo nem a Frelimo vai ganhar. Quem de tudo perde e o povo Mocambicano ou as Zonas em que havera guerra. a destrucäo de Infras estruturas ja construidas, morte de Cidadäos etc. näo toca os dirigente dos partidos, mais assim as Zonas e as Populacoes que estiveram no sitio imprio no certo momento.
VAMOS DIALOGAR E FACAMOS TUDO AO NOSSO ALCANCE PARA QUE A NOSSA NACÄO TENHA A PAZ PERMANTE!!!
3
Autonomia Agora said...
lembanikuno ou Franciso Moisés deve de saber que Dhlakama agiu de boa fé quando o presidente Nyusi lhe disse para submeter a proposta ao parlamento. uma proposta debate-se ponto por ponto, primeiro na generalidade e depois na especialidade e nunca em meia dúzia de horas. o presidente Nyusi faltou á palavra dada. agora so temos de esperar. Dhlakama apelou aos da Frelimo para reflectirem.
4
umBhalane said in reply to hakuna...
"quem nao quer ver que a frelimo e um grupoi de bandidos que se organizou para receber a independencia e substituir o colono.duvidas?????"
DESCONSEGUIRAM.
PROVAS concretas e claramente definidas, factos verificáveis e patentes:
- o COLAPSO do Estado;
- a POBREZA ABSOLUTA da generalidade geral do Povo;
- a ENTREGA da SOBERANIA ao capitalismo selvagem internacional;
- o recurso sistemático à REPRESSÃO EXCESSIVA, como recurso de sobrevivência do regime TERRORISTA instaurado em 1974, pelos soviéticos portugueses - o mfa;
- a provocação de guerras sucessivas, quer internas, GUERRAS CIVIS, quer externas - RDCongo, Rodésia (Zimbabué), RSA, Malawi, ... ;
- MASSACRES, DEPORTAÇÕES, PRISÕES, TORTURA, OPRESSÃO, EXPLORAÇÃO, PERSEGUIÇÕES, EXCLUSÃO, APROPRIAÇÃO/USURPAÇÃO,...
ALIARAM-SE ao colonialismo e capitalismo internacionais mais selvagem e retrógrado, à semelhança deles próprios - os TERRORISTAS.
De quem recebem apoio e assessoria, com quem estão irmanados.
A TROCO DE QUÊ???
Já TODOS cansamos de saber.

LEMBREM BEM:
QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE.

Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.
PENSA BEM, pensa junto comigo.

É BOM ACORDAR DE VEZ.
FUNGULANI MASO.
A LUTA É CONTÍNUA
5
hakuna said...
quem nao quer ver que a frelimo e um grupoi de bandidos que se organizou para receber a independencia e substituir o colonomduvidas?????pprovem me q estou errado.O homem do primeiro tiro,o actual vhefe de estado,o Chipande,disse publicamente q lutaram para serem ricos,ha duvidas????sempre disse e repito a frelimo e que nem um cao a quem nao afugentas tendo um osso na mao....a frelimo e como um cao mesmo acabada a carne nunca mas nuncamesmo larga o osso.
6
umBhalane said in reply to Jorge Valente...
Sr. Jorge Valente
Não há uma colonização doméstica de Moçambique pela frelimo, felizmente.
Quando muito em GAZA, isso, suposta e alegadamente, se verifique.
Colonizar é povoar, habitar, morar,... na verdadeira acepção do termo.
O que a frelimo pratica, como TODOS sentem na pele, é o COLONIALISMO INTERNO, sistema de exploração económico-financeira e outros, em benefício de uma minoria já muito menor - os tais de "libertadores", e uns quantos acólitos, cabritos.
Contudo, há uns colonos que vieram lá do "John", quando fugiram do Tchaka Zulu, e que são a base de apoio fundamental, central, do COLONIALISMO INTERNO praticado pela frelimo.
Nada de confusões.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Boa continuação.

LEMBREM BEM:
QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE.

Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.
PENSA BEM, pensa junto comigo.

É BOM ACORDAR DE VEZ.
FUNGULANI MASO.
A LUTA É CONTÍNUA
7
Eusébio said in reply to Jorge Valente...
Está sendo muito injusto para com a História ao classificar o regime que vigora em Moçambique de colonização doméstica. Esta provocação fere com a nossa sensibilidade nacionalista. Protesto
8
Livre Pensador Mocambicano said in reply to lembanikuno@hotmail.com...
Exactamente!
9
Pedro said...
A Frelimo nunca teve a cultura de diálogo, a lista das execuções sumárias extrajudiciais, testemunham , nunca esteve interessada ao desenvolvimento social dos Moçambicanos, a pinúria em que se encontram os moçambicanos testemunha, nunca foi uma organização democrática, A exclusão social, a pinuria em que se encontram os moçambicanos, o facto de ter empurrado os moçambicanos para aldeias comunais para viverem como animais do curral por si revelam. . Sempre buscou a guerra para manter a hegemonia do poder a todo o custo.
È necessário os moçambicanos gritarem numa só voz, Nós queremos a justiça e a igualidade e não simplesmente a paz.
A Frelimo pretende mostrar que em Moçambique existe Unidade Nacional apenas por uma chama, chamada chama de unidade nacional que neste momento está a correr do norte ao sul do País.
Mas isto é um forte engano, essa chama não vai acabar com a miséria em que se encontram os moçambicanos, não vai destruir a exclusão social que a Frelimo montou, Não vai acabar com o clima de tensão que se gerou no País por causa de Fraudes eleitorais.
A unidade nacional cria-se com base num projecto que envolve vários programas tais como, programas para o desenvolvimento social de toda a Nação, numa base de igualdade de oportunidades.
Desde 1975 em Moçambique todos os juízes dos tribunais só são membros do partido Frelimo, todos os directores nos aparelhos do Estado a todos os níveis, instituições, localidades, distritos, províncias e nação, só são membros do partido Frelimo. Como consequência disto em Moçambique não se fala de Transparência, nem de Justiça, nem de Igualdade, nem de Cidadania, nem de Moral. Aqui estas são letras mortas.
A Frelimo tem extremo medo em ceder para a igualdade de oportunidades.
A Frelimo tem extremo medo na transformação do País numa República federa, porque já compreendeu há muito tempo que um país federal não tem espaço para a hegemonia do poder.
A luta da Frelimo é uma luta desumana.
É pena que alguns moçambicanos a procura de privilégios e de vida falsa se filiam na Frelimo.
Pedro
Moçambique
1 de Maio de 2015
10
umBhalane said in reply to Inocencio Sorridente...
Bom...Sr. Inocencio Sorridente
Têm ambos os dois razão.
HERANÇA - De facto factual irrevogável (DESapelativo), de certeza, e com certeza certa absolutamente absoluta,
os meus Antepassados deixaram um Estado moderno edificado - Moçambique.
O Sr. tem razão, aliás, está carregado de razão quanto ao "nos pertence" - contrariamente ao que muitos "democratas" apregoam, o Estado pertence ao Povo Moçambicano, TODO – sem exclusão.
Embora que a corja comunista, muito parcialmente varrida no glorioso 25 de Novembro de 1975, mormente um tal de mfa, tenha, sem quaisquer mandatos, quer do Povo Moçambicano, quer do Povo Português, entregue o poder “ao único e legítimo representante de todo o Povo Moçambicano", que, de acordo com instruções emanada de Moscovo/URSS, essa corja de mercenários, traidores, desertores, refractários, apátridas, escumalha,...efectuou.
LEMBREM BEM:
QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE.

Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.
PENSA BEM, pensa junto comigo.

É BOM ACORDAR DE VEZ.
FUNGULANI MASO.
A LUTA É CONTÍNUA
11
Jorge Valente said in reply to lembanikuno@hotmail.com...
Mocambicanos, deixem de lamber a Frelimo e juntem-se ao clamor do povo oprimido pela libertacao. Este lembanikuno@hotmail pode ser um dos beneficiarios da colonizacao domestica da Frelimo. Voce ja chegou no norte nas zonas rurais para ver a penuria da populacao? Saiba que a revolucao esta a caminho.
CHUMBO DO PROJECTO DO POVO PELA FRELIMO E O FUTURO DE MOÇAMBIQUE
Por amor de Deus, dos regimes mais brutais, terroristas, repressivos e hediondos que ainda existem em Africa, Frelimo de Moçambique, ZANU-PF de Zimbabwe e MPLA de Angola, a Frelimo deve ser o primeiro regime a ser desactivado.
No dia 30 de Abril de 2015 a Frelimo declarou formalmente manter o sofrimento do povo Moçambicano em geral e do Centro e Norte em particular ao chumbar o Projecto das Autarquias Provinciais.
Compatriotas, mais uma vez e pela 5ª vez consecutiva o povo moçambicano deu Victória a Renamo e o seu líder nas eleições gerais de 2014 mas que a Frelimo desta vez por meio do terrorismo Israelita forjou os resultados e falsificou- os, acto que culminou com a tomada de posse dum individuo que perdeu as eleições cujo governo é ilegítimo. Isso tudo acontece sob olhar conivente da Comunidade Internacional e a SADC.
Como forma de manter a paz e a concórdia, a Renamo e seu líder sugeriram a anulação dos resultados e a convocação de outro escrutínio, propuseram a criação dum governo de gestão, a Frelimo rejeitou todas essas iniciativas.
A Frelimo reprova todas iniciativas que a Oposição propõe na Assembleia da Republica sobre a vida do país, a e só quer manter as suas acções de humilhação ao povo sofredor. Que democracia é esta?
Ao chumbar o projecto a Frelimo alega que haverá divisão do país. Mas a Frelimo dividiu este país a partir do Save, favorecendo o Sul e a etnia changana em todos os benefícios resultantes da expulsão dos Portugueses. A Frelimo fala hoje desesperada da Unidade Nacional e o país uno e indivisível dentro duma colonização doméstica muito grave.
Ao tomar alternância do poder em democracia optando pela oposição governar, o povo quis ver alguns dos grandes males que a Frelimo criou amainados nomeadamente: exclusão, colonialismo, corrupção, tribalismo, arrogância, intolerância, escovismo, lambebotismo, arrogância entre outros.
Contra todas as evidências e dentro do regionalismo e tribalismo, assistimos os intelectuais do Sul changanas a desfilarem em defesa dos males da Frelimo a troco de migalhas de benefícios que são dados pelo Regime da Frelimo por forma a manter a colonização doméstica.
Assistimos os chingondos do Centro e Norte a desfilarem em defesa dos males da Frelimo sem ter em conta do sofrimento da maioria.
Assistimos intelectuais do Centro e Norte muito passivos e sem dizerem nada sobre a colonização da Frelimo, isso a troco de migalhas que são dados. Onde vamos? Senhora Helena Taipo, Agostinho Trinta, Aires Ali, Eduardo Mulembwe, Margarida Talapa, Filipe Nyusi, Marcelino dos Santos, Alberto Vaquina, Alberto Chipande e outros, já chegou a hora de levantarem a cabeça e consciência para libertarem os vossos compatriotas em pobreza absoluta. Pensem na maioria e vossos benefícios não são tudo.
A Frelimo usa os chingondos como escudos para proteger o seu regime repressivo. As forças revolucionárias são chamadas a mais um sacrifício para libertar o Centro e Norte e aliviar alguns focos de sofrimento da maioria do povo do Sul.
Os militares da Frelimo filhos do Centro e Norte estão a morrer em massa em Gaza na protecção do regime. Apelo para que se juntem a Revolução para mudar as coisas neste país.
Dlakama e a Renamo são sempre enganados pelos terroristas da Frelimo e a vida da maioria do povo está cada vez a se degradar. Onde vamos com esta situação?
Na Costa do Marfim Bagbo perdeu e manteve-se no poder mas o povo expulsou-o e hoje enfrenta o TPI por crimes de guerra. O que resta em Moçambique? Desta vez a revolução deve ser direccionada no Sul e cidade de Maputo onde estão instalados os ladroes e terroristas da Frelimo.
A Revolução deve ir avante e o tempo vai julgar os tiranos da Frelimo e devolver os fundos do povo que roubaram.
Jorge Valente
12
hakuna said...
mais uma vea a frelimo atirou areia aos olhos do DHLAKAMA,nao se negoceia com um ladrao,,,,!acima de tudo qdo este ladrao tem o suporte do GAMANCO,alias CAGAMITO
13
lembanikuno@hotmail.com said...
Eu penso que certas pessoas gostam muito de perder tempo. Um daqueles e o senhor Afonso Dhlakama e alguns dos seus apoiantes. Antes do Dhlakama e da Renamo apresentarem a sua proposta, eu ja sabia e tinha o dito claramente neste jornal que o tal projecto era uma grande piada que a chamada assembleia da Republica lancaria fora e que quem devia votar sao aqueles a quem dizia respeito -- as populacoes do norte e centro. Tal como aconteceu por duas vezes no Canada quando a provincia do Quebec decidiu tomar uma decisao para a independencia, o projecto nao foi entregue ao parlamento federal em Ottawa nem a legislatura provincial na Cidade de Quebec em Quebec. O mesmo aconteceu na Escocia o ano passado. O pojecto foi referendado pelo povo escoces e nao foi decidido no parlamento de Westminster nem na assembleia em Endiburhgo.
O que vai acontecer agora? O sera o futuro? O senhor Dhlakama concordou com o Nyussi que o projecto devia passar para a tal assembleia parlamentar da Frelimo em Maputo onde a Renamo nao tem os numeros para ganhar. Eis o resultado.
A Frelimo pode agora dizer que foi uma decisao democratica e que a maioria ganhou e que qualquer coisa que o Dhlakama fizer sera uma accao ilegal.
14
Inocencio Sorridente said...
Notícia de ÚLTIMA HORA. O Projecto de Lei enviado por Elesébio ao Conselho Constitucional do Ga-Minto foi aprovado e reza assim: "Todos os que votaram na Renamo são estrangeiros. Viva Moçambique Unido!"
15
Inocencio Sorridente said...
"Por herança NOS PERTENCE". É preciso mais algum esclarecimento sobre o que é a Frelimo?
16
Eusébio said...
Defenderemos o que por herança e por confiança nos pertence: Moçambique Unido
17
umBhalane said...
CABEÇA FRIA, e muita disciplina.
Os nossos Líderes vão de transmitir, com calma.
NÓS TODOS, Combatentes, Apoiantes, e Simpatizantes, NÓS TODOS, a maioria mais maior do Povo Moçambicano temos TUDO a nosso favor.
Mas...Heróicos Combatentes temos que ter sempre bem oleadas as armas, bem afiadas as baionetas, estar sempre em prontidão de combate;
Caros Apoiantes e Simpatizantes ajudar a CAUSA, ajudar os Combatentes nas mais diversas formas que a habilidade de cada um possibilitar.
Vigiar, observar bem os movimentos do INIMIGO e seus cabritos - onde dormem/ficam, com quem, trabalham, andam, ver bem de verdade como deslocam, como ficam, e com quem se relacionam.
É bom organizar, preparar a eventual acção - A HORA VAI CHEGAR.
A HORA ESTÁ DE CHEGAR.
LEMBRA BEM:
QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE.

Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.
PENSA BEM, pensa junto comigo.

É BOM ACORDAR DE VEZ.
FUNGULANI MASO.
A LUTA É CONTÍNUA

Sem comentários: