domingo, 10 de maio de 2015

ELEIÇÃO DE NYUSI "É DÁDIVA DE DEUS"

Por Damião Trape, da AIM, em Inhambane

A população do distrito de Massinga, na província de Inhambane, sul de Moçambique, saudou hoje a eleição de Filipe Nyusi para Presidente da República, considerando este facto uma dádiva de Deus.
Estamos satisfeitos, porque Deus nos abençoou e hoje temos um presidente 'herói, disse um dos populares que subiu ao pódio durante o comício que o Chefe de Estado moçambicano orientou num dos bairros da vila municipal de Massinga, no quadro da visita presidencial, de quatro dias, que vem efectuando a província desde sexta-feira.
Depois de enaltecer os feitos do governo durante os últimos anos, no âmbito da luta contra a pobreza, a população pediu que se prossiga com acções nesse sentido com vista a criar o bem-estar de todos os moçambicanos.
Pedimos que o governo continue a providenciar mais fontes de água, expandir a rede de energia eléctrica, abertura e melhoramento de vias de acesso', disse a fonte. Nesta componente das vias de acesso, o pedido foi a de asfaltagem da estrada que liga a sede distrital de Massinga ao vizinho distrito de Funhalouro.
Aliás, a população recordou ao Presidente da Republica as promessas feitas durante a campanha eleitoral que culminou com a sua eleição e do seu partido, Frelimo, manifestando a esperança de que estas serão plenamente cumpridas.
Numa mensagem apresentada na ocasião, a população de Massinga manifestou o seu sentimento de dor face aos ataques contra cidadãos estrangeiros na África do Sul, que provocaram mortes e ferimentos entre as vítimas, incluindo moçambicanos.
Assim, condenou veementemente os actos xenófobos e pediu justiça contra os seus autores, para que não volte mais a acontecer. 
O distrito de Massinga, o mais populoso da província de Inhambane, é um dos maiores fornecedores da mão-de-obra para as minas e sector agrícola sul-africanos, entre outras actividades.

Tal como em todos os comícios que orientou durante esta visita a província de Inhambane, que termina esta segunda-feira no distrito de Govuro, a população de Massinga manifestou o seu forte repúdio aos pronunciamentos de alguns políticos, neste caso da Renamo e o seu líder, Afonso Dhlakama, incitando `a violência e divisão do país.
O pais esta a desenvolver. Não queremos mais a guerra, nem a divisão do país. Temos de continuar a viver num Moçambique uno e indivisível, afirma a população na sua mensagem, apelo reforçado por um dos presentes no comício, bastante concorrido.
Em resposta à estas e outras preocupações da população, o Presidente da República garantiu que o governo tem consciência das necessidades do povo, algumas das quais apresentadas durante a campanha eleitoral e que vieram enriquecer o manifesto eleitoral, pelo que todas elas foram incorporadas no Programa Quinquenal do Governo, já aprovado pela Assembleia da República (AR), e no plano económico e social para o presente ano, também aprovado pelo parlamento moçambicano.
Sobre a Xenofobia, Nyusi reiterou que estes actos significam falta da paz e respeito pela vida, assim como revelam um atentado a moral.
Em nenhuma parte do mundo alguém pode tirar a vida a outra pessoa, sejam quais forem os motivos. Por isso, o nosso governo reagiu prontamente contra esses actos criminosos, afirmou o Chefe de Estado.
Filipe Nyusi aproveitou a ocasião para agradecer a confiança que lhe foi depositada nas eleições de 15 de Outubro de 2014. Recordou que no mesmo mês de Outubro esteve em Massinga para pedir o voto. Foi num Domingo que eu vim para aqui e, hoje, volto a Massinga para vos agradecer, por coincidência também num Domingo. Obrigado a população de Massinga, disse.
Para além do comício popular que orientou logo `a sua chegada a Massinga, o estadista moçambicano dirigiu também a sessão extraordinária do governo distrital, alargada aos membros do Conselho Consultivo Distrital e outros quadros, para se inteirar do pulsar do distrito em relação ao seu desempenho sócio-economico.
Ainda hoje, Nyusi tem agendado uma visita ao Hospital distrital e encontros com funcionários do sector da saúde e operadores do sector informal.
Massinga é a terceira escala do Chefe de Estado na sua visita a provincial de Inhambane, depois de ter trabalhado na cidade de Inhambane e no distrito de Inharrime.
DT/SN
AIM – 10.05.2015

Sem comentários: