sábado, 30 de maio de 2015

Chama da Unidade Publicado 24th May 2005 por Egidio G. Vaz Raposo

  1. Não sei se é verdade, mas a história diz que aquando do primeiro evento destes, a chama viajou do Norte a Sul de mão em mão. Um dos meus amigos mais velhos dissera-me que em todos distritos em que vai passar, pessoas há que já estão preparadas para recebé-la e depois continuarem com a marcha.

    Disseram-me também que a chama “nunca dorme”, ou seja, “nunca hospeda” em casa de alguém, seja do presidente do município, seja do Governador ou do régulo. “Sua casa é caminho, asseveram”.

    Hoje de manhã, ouvi na Rádio Moçambique, “Jornal da Manhã”, que a Chama já chegou a Cabo Delgado, ida de Niassa, para o desagrado de muitos populares pembenses que não a viram.

    Questionados sobre as causas, disseram eles que isso deve-se ao facto de ter sido carregada no carro. Como se não bastasse, o Presidente do Município de Pemba, senhor Agostinho Ntawali, carregou sozinho.
    Senhores, TUDO ISSO PARA QUÊ?

    Estou alarmado. Temo que os objectivos anteriormente traçados não venham a ser alcançados, tudo por causa dalgumas pessoas que pretendem distorcer a “alma” do evento.
    0 

    Adicione um comentário

  2. De Nangade a Maputo, vai a chama da unidade arder sem se apagar.
    No dia 25 de Junho deste ano estaremos a comemorar 30 anos de Independência.

    Parecem poucos. Mas são suficientes para começarmos a pensar por nós. Basta de cooperantes e consultores a ditarem as regras e políticas deste país. Gostaria que o ímpeto e nova dinâmica imprimidas pelo Presidente Guebuza se reflectisse também em atitudes de muitos moçambicanos que parecem “adormecidos” pelo sono de Breeton Woods e do exacerbado laissez faire. Economistas são o principal tecido flagelado por este mal.

    Quais as opções económicas para Moçambique doravante?
    Onde para a Agenda 2025?
    Que relação existe entre a agenda e o recente Plano Económico e Social?

    1. QUEM DESENVOLVERÁ MOÇAMBIQUE, SENHORES? INVESTIDORES ESTRANGEIROS OU NÓS PRÓPRIOS?

    Que prioridades para o investimento: nacional ou extrangeiro?

    Vale a pena insitirmos na ideia de que não temos dinheiro? E qual o papel do Estado na economia nacional, principalemente nas condições de “transição” em que se encontra?

    Sabe, debates como esses nunca os vi nem ouvi a acontecer em Moçambique.
    POR CULPA DOS ECONOMISTAS. QUO VADIS?
    0 

    Adicione um comentário

Sem comentários: