segunda-feira, 25 de maio de 2015

AS REIVINDICAÇÕES DA RENAMO NÃO ESTÃO EQUIDISTANTES DE QUEM PRETENDE FAZER UM GOLPE DE ESTADO EM MOÇAMBIQUE

Centelha por Viriato Caetano Dias (viriatocaetanodias@gmail.com)

“Nunca viste equipas de futebol que fazem festa por estar em décimo segundo lugar na classificação final? Basta não descer de divisão. Ambição curta. É assim que a Renamo actua politicamente, mantendo-se, eternamente, na oposição.” Extracto de uma correspondência com amigo Nkulu

Só um milagre do criador pode fazer desarmar a Renamo. Nem o apelo do Santo Padre no Vaticano, nem os esforços do governo moçambicano, conseguirão desfazer a mentalidade belicista da Renamo. Por mais que se diga o contrário, enchendo os discursos com palavra paz, a guerra é algo que está no ADN da perdiz. Por onde quer que passe, na esteira daquilo que devia ser o contributo democrático do seu partido, Afonso Dhlakama irradia mensagens de terror, armando ou formatando mente de alguns moçambicanos, para a guerra contra Moçambique.

Tanto quanto sei em matéria de defesa e segurança, o factor decisivo numa guerra não é o armamento bélico, mas sim o “bicho Homem”, que está dotado do único e mais sofisticado de todos os armamentos militares. A mente humana é verdadeiramente poderosa e a mais perigosa que qualquer outro tipo de arsenal militar. Em outras palavras, a Renamo está a avolumar o seu exército, envenenando a opinião pública com mensagens hostis, para depois desencadear o golpe de Estado em Moçambique.


O ultimato de 60 dias (dois meses) que concedeu ao governo é prova inequívoca de que a perdiz não está interessada no processo de desenvolvimento do país, na manutenção da paz, nem na unidade nacional. Não haja dúvida, amigo leitor, qualquer acção belicista da Renamo afecta sobremaneira a qualidade de vida do povo moçambicano que, muitas vezes, diz amar. Quem ama magoa? Quem ama mata? Está a falar verdade Afonso Dhlakama quando diz que a Renamo tem capacidade para destruir o país, usando a velha táctica de guerrilha, só que desta vez usará a multidão de homens e mulheres civis (que povoam os seus comícios) para tomar o poder à força.

O aviso já foi dado, irão correr com os secretários dos bairos, os administradores distritais e os governadores provinciais, para instituir as propaladas regiões autónomas nas autarquias províncias ganhas pela Renamo. Ao pretender levar a cabo uma revolução renamista, a partir de Maputo, Dhlakama está a passar a mensagem de que tomará o poder à força, ocupando os órgãos de soberania do Estado. Os avisos de Dhlakama são para serem levados a sério, numa altura em que as conversações na Joaquim Chissano continuam estagnadas, deixando o país num fio da navalha.

Goste-se ou não, Afonso Dhlakama é ´um génio militar, facilmente consegue

despistar e neutralizar os seus “inimigos”, tal como fez ao mudar-se para Nampula. Enquanto a opinião pública o diabolizava e o governo subestimava as suas palavras, ele reforçava o seu arsenal militar. A partir da sua toca, em Santungira, comandou uma guerrilha que ameaçou (re) colocar o país de cócoras. Em cada pedaço de terra, em cada alma, nas páginas da nossa história, lá está, indelével, a triste memória da liça entre a Renamo e as forças governamentais.

A ideia de “acarinhar” Afonso Dhlakama pode ser óptima, não fosse ele um ancião que gosta de atenção permanente.

O seu comportamento político igualha-se a de uma mariposa voando em volta da luz. Quando a luz se apaga, perde à bússola, não sabendo o que fazer nem o que dizer. Tal acarinhamentonão deve significar, em circunstânciaalguma, à violação da Constituiçãoda República (CRM), pois ninguém está acima da lei.

De facto, só precisa de aparência quem não tem competência. Receioque não tarde muito para que Dhlakamaperca o seu estatuto de “líder da oposição”e até mesmo o de herói nacionalque ainda conserva (tendo em conta alei da amnistia), caso continue a fermentara ideia divisionista do país. Sinceramente,não gostaria de ver um dosobreiros da paz e actor principal da políticanacional passar de bestial para besta,se bem que já passou a linha vermelha.

Dhlakama deve, por isso, aposentar-se com dignidade no lugar de semear incertezas quanto ao futuro do país. Já não tem mais 20 anos para trepar montanhas e sacudir mosquitos nas trincheiras da guerra. Com a idade que tem, acima de 60 anos, deve dedicar-se inteiramente a cuidar dos netos e a aconselhar, democraticamente, o seu partido, levando o país a bom porto.

Se calhar o mal de Dhlakama é pensar que tem o monopólio de matar. Que pode matar, pois será benzida pela Frelimo.

Sim, a Frelimo, que tem sido complacente ao admitir que o diferendo político com a Renamo se alastre por longos e dolorosos anos e que, por culpa desse desentendimento político, vidas humanas são choradas no país. É pensar errado, porquanto como líder da Renamo, ser-lhe-ão imputadas responsabilidades.

Para as coisas do mal, dizia um amigo, o diabo tem o seu tempo e seguidores, mas há sempre uma horade Deus.

O meu Zicomo a todos (obrigado).

WMPHULA FAX – 25.05.2015
Poderá também gostar de:



Posted at 23:10 in Opinião | Permalink ShareThis




Comments

1
JJLABORET said...


Nem o Jorge Vieira, Marcelino "et caetera", causa tanto nojo quanto o Viriato Caetano Dias, por obviedade!


2
Ndhaneta Ine said...


Eu já disse aqui que o que Viriato procura é um cargo político já que a mana Isaura Nyusi é sua conteranea lá para as bandas de Tete. " O escravo liberta-se, o vâdio perde-se"


3
jeremias said...


Moçambicanos! Força!


4
Inocencio Sorridente said in reply to Leitor...


caríssimo sr Leitor
Gostaria de saber se vive em Moçambique (onde nós sentimos na pele a violência armada da FRELIMO e a sua guerra contra a Constituição da República e contra todas as outras leis, que colocariam na prisão os seus dirigentes) ou algures nas americas, europas asias e por ai...?
Cumprimentos



5
Almeida A said in reply to Inocencio Sorridente...


concordo contigo irmao.


6
Leitor said in reply to Jorge Valente...


caríssimo sr Valente

Gostaria de saber se vive em Moçambique (onde nós sentimos na pele a guerra da renamo) ou algures nas americas, europas asias e por ai...?

Cumprimentos


7
Inocencio Sorridente said...


O máximo que a Renamo poderia conseguir fazer seria apenas um contra-golpe de Estado, para repor a validade da Constituição da República e para pôr fim ao golpe de Estado executado pela Frelimo e pelo seu Conselho Constitucional, que é um golpe de Estado defendido por este Viriato do Catano.


8
Mozambican said...


Senhor Viriato,

VOLTE EM TERRA ONDE PERTENCE, DEIXE DE PROMOVER ASSASSINATOS E ESTUPIDEZ ! !


1- 
É contra os MOÇAMBICANOS quando voce acha que SÓ A FRELIMO é que deve ditar tudo e à 
todos. A sua CEGUEIRA de FRELIMO-TODO-PODEROSO que não ERRA, que SABE-TUDO, que 
concorda, pensa e assina automaticamente em nome de todos os MOÇAMBICANOS sem perguntas, só mostra A SUA CEGUEIRA de querer perpetuar uma DITADURA que vive ABUNDANTEMENTE COM SUAS FAMÍLIAS, E AGENTES como o Senhor VIRIATO, apelando os outros a beberem “VIVA A UNIDADE NACIONAL“. 
 MOÇAMBIQUE NÃO É DA FRELIMO, Viriato, meta isso na sua 
CACHOLA…!


2- 
VIRIATO, se ama a PAZ como nós todos o fazemos, deixe de fazer DEMAGOGIA e APLAUDIR a PERPETUAÇÃO DA DITADURA em MOÇAMBIQUE. Está a ser INJUSTO E DESONESTO. Nós juntos,
MOÇAMBIcanos, podemos OBRIGAR O GOVERNO a ouvir a voz dos „SEM VOZ“, nós podemos discutir SOLUÇÕES de um PAÍS que sirva melhor à todos, E NÃO SÓ AS FAMÍLIAS DO REGIME, isso é contra a CONSTITUIÇÃO, contra a PAZ, contra O BEM SOCIAL DOS MOÇAMBICANOS. Portanto, procure conversar onde nós todos somos chamados à participar na procura de uma boa saída, e não À GUERRA. Mas se a sua SOLUÇÃO É FRELIMO, ENTÃO HAVERÁ GUERRA e nós os dois estaremos em trincheiras opostas.


3- A população que aflui em MASSA nas reunioes do „TEU INIMIGO MORTAL“ não são todos IDIOTAS, como você quer fazer entender. E para lhe ser justo -coisa que já lhe é difícil de abracar-, muitos nessa MASSA, são nossas IRMÃS / IRMÃOS, MAES e AVÔS que INFELIZMENTE SEM SUA CULPA, não consegue ler e nem escrever, uma MASSA que ajudou direito-e-indireitamente as LUTAS DE LIBERTAÇÃO NACIONAL, portanto MERECIAM UMA CHANCE DE MORREREM FELIZES e saberem que os seus NETOS, vão usufruir os FRUTOS DA SUA LUTA. O que a FRELIMO está fazendo, é aproveitar-se do estado do ANALFABETISMO E POBREZA DA MAIORIA ( essa MASSA ) para OPRIMIR, REPRIMIR, TRAIR, MATAR, ROUBAR E SEQUESTRAR, assim como todo o tipo de COLONIALISMO fez e fazia, portanto atravês de DITADURA IMPÔR UMA ESCRAVIDÃO ATRAVÊS DE FORCA MILITAR.
 O QUE VOCÊ ESTÁ A FAZER É PORTANTO DESONESTIDADE, INJUSTIÇA 
CONTRA INOCENTES

 VOCÊ QUE DEVIA DEFENDER OS QUE POR SÍ PRÓPRIOS NÃO O PODEM, ESTÁ À FAVOR DE SUA OPRESSÃO, que tipo de sangue circula nas suas veias?

 VOCÊ ACHA QUE CHAMAR ÃOS NOVOS COLONOS PARA MATAREM O 
DHLAKAMA É UM SINAL DE PAZ??

 É LHE MESMO DEFÍCIL VER QUE ASSASSINANDO O DHLAKAMA, 
PROVOCARÁ UMA GUERRA MAIS HORRÍVEL DO QUE A QUE IMAGINA?

 Com esse gesto, depois de CISTAC e muitos outros + Dhlakama e próximos, todos nós -a maioria-, ficaremos a saber que NUNCA - E - JAMAIS teremos VOZ sem sermos assassinados pelo o REGIME. Portanto, todos NÓS IREMOS ÀS ARMAS e tudo o que estiver ão ALCANCE para nos libertarmos da TIRANIA, incluindo pessoas como você que CATEGORICAMENTE não está interessada em JUSTIÇA para todos, senão ajudar a perpetuar a DITADURA.

Como IRMÃOS e COMPATRIOTAS, ainda não está nada PERDIDO, o Presidente NHUSSY pode ainda MOBILIZAR A SUA CORAGEM INDIVIDUAL para evitar o terceiro desastre para o país, assim sendo, mesmo eu irei participar em ERGUER UM MONUMENTO para ele algures em Mueda ou Zobwe. Mas se ele CEGAMENTE acreditar que as Forcas ditadoriais fora da razão ( sejam eles Tanzanianos, Zimbabweanos, Angolanos e Zumas ) e as armas bélicas irão nos INTIMIDAR:

 Nós você-e-eu ( ainda como irmãos ), vamos experimentar uma GUERRA SANGRENTA, à custa de uma ESTUPIDEZ, onde nem os Mercenários e nem os Avioes Brasileiros farão algo contra e, possivelmente, vai acontecer aquilo que lhe provoca insónia:  DIVISÃO DO PAÍS !


É muito bem possível que a sua brilhante inteligência foi tão deformada, que já não consegue se salvar. Mas se acha que sim se salva, que continue com o seu légítimo direito de defender aquilo que acha ser….., mas esforce-se de ser HONESTO para com o povo sofredor e, procure discutirmos numa solução, em vez de legitimar um perpétuo ambiente de MEDO, ASSASSINATOS, INJUSTIÇA E GUERRA. Você e Dhlakama têm o DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO, ele expressa-se com vócabulos não apropriados (mas publicamente), você não tem a coragem de fazer isso, mas o seu vocábulo reclama ão assassínio de um compatriota / político MOÇAMBIcano ( mas às escuras e codificado), qual é a diferenca, mano Viriato?? O REGIME faz tudo às escuras e manda assassinar pessoas, porque é que você não se exalta? A polícia assassina constantemente cidadãos e agentes continuam a fazer IMPUNEMENTE, porquê é que você não se exalta? VIRIATO, pode me responder essas perguntas??

Teu (ainda irmão),


Mozambican


9
Jorge Valente said...


Exmo senhor Afonso Dlakama
O principal sinal de democracia moderna é alternância governativa. Estranhamente esta alternância governativa está sendo negada ao povo moçambicano já pela 5ª vez consecutiva sob seu olhar cúmplice, do seu partido e da comunidade internacional.
A sua benevolência e tolerância face aos males perpétuos já estão a chamar atenção ao povo sobretudo do centro e norte que o senhor está a trair a espectativa do povo para uma liberdade e verdadeira independência neste território. Não há dúvidas que estamos perante um líder comprado pela Frelimo e que está preocupado pela sua estabilidade individual e da sua família contrariando aos seus pronunciamentos públicos.
Fazendo uma radiografia dos episódios que sustentam o fim da esperança do povo, podemos constatar os seguintes factos:
• Pouco antes do início das negociações, a Renamo cercou a Cidade de Maputo fortemente armada prontos ao assalto final para esmagar o inimigo do povo – o Partido Frelimo e os seus agentes criminosos. O senhor ordenou as suas tropas recuarem e não assaltar. Lembre-se que a Renamo foi mais forte que a Frelimo.
• Desde 1994 que o povo vota na Renamo e o senhor na esperança de ver alguma mudança na governação deste país. Mas sempre o senhor aceita derrota que não tem.
• O auge da sua traição verificou-se nas eleições de 2014 em que com vitória esmagadora em 6 províncias e vitória expressiva nas restantes 4 províncias o senhor foi declarado perdedor, tendo sido proclamado vencedor o individuo que não venceu. 
Estes três males, mostram claramente que o senhor Dlakama é um traidor que quer que o povo seja exterminado permanentemente por partido terrorista chamado Frelimo. A sua incómoda apatia está a criar perigo para o seu partido e ao povo em si na medida em que a Frelimo continua impune a cometer uma colonização doméstica de grande envergadura.
A Frelimo achando-se de esperta não quis cumprir integralmente os protocolos do AGP, tendo resultado no remanescente das tropas revolucionárias por desmobilizar. Estas tropas estão muito humilhadas e a serem perseguidas diariamente pelas tropas da Frelimo mas o senhor sempre impede responderem para ser bem visto pelo regime.
As tropas revolucionárias que existem não são suficientes para escorraçar a Frelimo do poder? Qual é o impedimento que a Renamo tem de expulsar a Frelimo do poder? Tem medo da SADC em intervir para manter a o regime?
No Congo Brazaville quando Pacoal Lissuba venceu as eleições, e começou a praticar a brutalidade ao próprio povo, Denis Sassau Nguesso que já estava na oposição, vendo que o povo estava para sofrer mobilizou uma milícia e com patriotismo expulsou o ditador do poder.
Na Costa do Marfim, Laurent Kbagbo tentou manter-se no poder depois da sua derrota. O povo organizou-se uma rebeldia que combateu e Kgbagbo foi derrotado levando ao vencedor Alassara Watara pegar o poder.
Estes são alguns exemplos de sacrifício patriótico que se deve assumir para libertar um povo oprimido. Qual é o seu problema senhor Dlakama em querer deixar o povo sob fogo cruzado da colonização da Frelimo? 
Mas sabe que a Frelimo não está em condições de corrigir os males que criou ao longo do tempo e so podem ser amainados com alternância governativa?
Já sentou e pensou das consequências a curto, médio e longo prazo da sua traição ao povo? É que o povo vai perder esperança e começará votar massivamente no MDM. Reflicta junto dos seus colaboradores.
Jorge Valente


10
Malavi said...


homem de cabeça de galinha em palco. finalmente reconhece que o lider e um genio militar e suas ideias sao uma boa nova para o povo moçambicano incluindo historicos da Frelimo como padre Couto .so peca por nao fazer analises completas como: 
1- a reinvidicaçao da renamo e justa ou nao?
2-a governaçao da frelimo satisfaz os anseios da maioria da populaçao?
3-Quem fomenta a crupçao? quem e o maior assassino entre o afrelimo e arenamo?
4-porque e que a pobreza esta cada dia aumentar no pais?
claro que o amigo dos leitores nao vai perceber porque gosta de cabeças de galinha. se gostasse de peixe de certeza que teria percebido a verdade.

Sem comentários: