sexta-feira, 15 de maio de 2015

ARÁBIA SAUDITA VAI FORMAR MÃO-DE-OBRA EM MOÇAMBIQUE


Classifique este item
(0 votos)
Arábia Saudita vai formar mão-de-obra em Moçambique
O Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, MITESS, e o sector empresarial do Reino da Arábia Saudita pretendem criar uma parceria na área de formação de candidatos a emprego em Moçambique.-

Para o efeito, a Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Victória Dias Diogo, recebeu esta segunda-Feira, em Maputo, uma delegação chefiada pelo Director Executivo da empresa saudita de recrutamento, treino e colocação de mão-de-obra, SMASCO, Saad N. Al Baddah.
Victória Diogo recebeu, daquela delegação, os detalhes sobre a experiência daquele país do Médio Oriente nessa matéria, com o intuito de trabalhar com o nosso país na área.
A delegação incluía o Cônsul de Moçambique na Arábia Saudita, Ismail Abdul Rahman.
Um centro de formação profissional será instalado em Maputo, no âmbito da parceria que se pretende criar, para o treino de cidadãos com poucas ou sem capacidades e oportunidades para conseguir o emprego, desde graus académicos, profissionais e até económicos.
O centro estará vocacionado à formação de empregados domésticos, de mesa, guardas, motoristas, entre outras áreas de baixo nível escolar ou exigência profissional.
Depois de formados, os beneficiários estarão capacitados para trabalhar tanto dentro, como fora do país, nomeadamente na Arábia Saudita, com padrões aceitáveis naquela região, para onde já são recrutados empregados domésticos, motoristas, empregados de bares e restaurantes de muitospaíses, cujo exercício dura há décadas.
Tais são os casos da Etiópia, Sudão, Quénia, Ghana, Uganda, Filipinas, entre outros países, contando hoje com milhares de empregados domésticos nos lares e restaurantes sauditas, incluindo no sector da viação civil (motoristas particulares, domésticos, de serviço, etc).
Os candidatos virão de todas as províncias do país e, somente serão recrutados os treinados no centro, sendo que as datas dependerão da celeridade das negociações em curso.
Uma delegação do MITESS, em caso de concretização do projecto, deslocar-se-á àquele país, para verificar as condições em que serão recebidos e integrados os moçambicanos recrutados, segundo uma das exigências do Governo, através da Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Victória Diogo, prontamente concordada pela contraparte saudita.
Aliás, Saad disse que a sua agência trabalha com o Estado saudita de forma clara, inclusive com os seus clientes, a quem entrega a mão-de-obra recrutada no estrangeiro.
Além do salário, os recrutados recebem a assistência médica e medicamentosa, assistência jurídica, alojamento, alimentação, entre outras condições, gratuitamente. (RM-MITESS)
Modificado e

Sem comentários: