sexta-feira, 17 de abril de 2015

XENOFOBIA: O NOSSO QUINHÃO DE CULPA

XENOFOBIA: O NOSSO QUINHÃO DE CULPA
Num momento em que os nossos irmãos sofrem, com a onda de xenofobia na África do Sul, urge repensarmos no nosso quinhão de culpa; na nossa responsabilidade como povo e como estado. Como e porquê eles vão a África do Sul? A violência e maus tratos não são todavia, novos lá. Porquê insistem em lá ir viver e trabalhar?
O movimento migratório é essencialmente um exercício voluntário e oportunista, onde as pessoas buscam melhores condições de vida para si e seus dependentes. Outros tipos de migração têm nomes próprios: exílio, repatriamento, extradição, etc.
A esmagadora maioria dos emigrantes à África do Sul é pobre e analfabeta, que não se beneficia das políticas redistributivas do Estado moçambicano. Na melhor das hipóteses, é uma população consciente das OPORTUNIDADES ALCANÇÁVEIS do outro lado do mundo e que arrisca suas vidas para escaparem à ratoeira da pobreza cá em Moçambique.
O que existe em comum em todo tipo de emigrantes moçambicanos (e da África Austral por extensão) é que estes são EMIGRANTES DA POBREZA, indesejáveis às classes semelhantes nos locais de chegada. São pobres de um país que se juntam aos outros pobres do país de chegada e saturam a capacidade de resposta do Estado à solução das necessidades básicas dos pobres deste mesmo estado. Logo, estes pobres “estrangeiros” transformam-se automaticamente em bodes expiatórios e receptores de mensagens da fúria dos cidadãos zangados com o seu estado.
Todavia, esta atitude não é única dos sul-africanos. Nós, moçambicanos também somos assim com os linchamentos; somos assim com o discurso de unidade ou desunião nacional; somos assim com o discurso de regiões autónomas e somos assim com para com os “nigerianos”, a quem acusamos de feitiçaria ou práticas mágico-religiosas e crimes hediondos para a riqueza que facilmente conseguem acumular em “terra de dono”. A diferença é que aqueles moçambicanos capazes de escapar ao linchamento na África do Sul podem regressar enquanto nós não temos outa alternativa senão ficarmos aqui na nossa terra.
Ora a alternativa para isto é transformarmos a nossa terra em melhor lugar para viver. Não conseguimos fazê-lo nos últimos 40 anos da nossa independência. Vivemos ciclos de violência estrutural múltipla. Sem contar com o colonialismo, vivemos a violência do monopartidarismo e do socialismo, da guerra dos 16 anos, dos ciclos da violência eleitoral e da intolerância política; da pobreza e da não inclusão; do espectro do regresso ao conflito armado e dos “homens armados” da Renamo.
A migração para África do Sul transformou-se num substrato cultural forte de todo jovem à sul do Save privado de meios básicos de subsistência. Ir a África do Sul passou a ser um rito de iniciação, uma prova de masculinidade, de bravura e de aptidão; uma chave de fenda para abrir a possibilidade de casar, ter filhos e sustentá-los; um ciclo não de vida, mas de morte, uma vez que invariavelmente, o fim é o tal “regresso do morto” descrito por Calane da Silva em Xicandarinha na lenha do mundo [Maputo: Associação dos Escritores Moçambicanos, 1988. Colecção Karingana, 1988].
Ao contrário dos outros emigrantes como cubanos que exportam médicos, americanos que exportam conhecimento e tecnologia ou chineses que exportam mão-de-obra-barata, nós exportamos pobreza, esta pobreza que não conseguimos colmatá-la cá dentro. Por ser uma sociedade de emigrantes pobres vivendo com os pobres dos países de chegada, somos facilmente vistos como mal-intencionados, pessoas que tiram o pão ao “dono da terra” e a preço de banana.
Ao mesmo tempo que lamentamos a violência praticada por outrem, devemos aproveitar a oportunidade para nos injectar de “raiva”, trabalharmos arduamente para construir este país e torná-lo num lugar apetecível para todos e cobiçável aos nossos irmãos estrangeiros, ao mesmo tempo que aperfeiçoamos as nossas políticas migratórias para atrair não apenas o investimento estrangeiro mas também o conhecimento necessário para promover a sustentabilidade.
Mas este país só pode andar rápido com inclusão. Há espaço para todos e trabalho para cada um de nós para as próximas 10 gerações. Porém, enquanto não melhorarmos as condições políticas para o trabalho bem como as nossas políticas redistributivas, os moçambicanos maioritariamente a sul de Moçambique preferirão enfrentar o risco da xenofobia na África do Sul a ter que morrer sentados em sua terra. Assim, a África do Sul continuará a ser a Lampedusa tão desejada pelos povos pobres e martirizados da África Austral; o quilómetro zero (KM0) para uma outra possibilidade de narrar a vida.
PS: Texto publicado no SAVANA de hoje 17 de Abril, página 19 com o mesmo titulo
Like · Comment · 
  • 202 people like this.
  • Egidio Vaz Adenda: Esta é a parte que tive que cortar para ajustar ao espaço do jornal SAVANA.

    A violência contra imigrantes na África do Sul, principalmente em Kwazulu-Natal é condenável. É importante que os governos encontrem mecanismos para salvar as vidas e 
    consolar as vítimas.
    Mas eu quer aproveitar o ensejo para convida-los a uma reflexão.
    Os moçambicanos não são essencialmente um povo emigrante. Em Portugal, somos das mais pequenas comunidades dentre os países africanos de língua oficial portuguesa. Menos de 15 mil. Na África do Sul, maior parte dos emigrantes são mineiros. Os não mineiros, portanto, a esmagadora maioria, é ilegal. A "tradição migratória" para África do Sul remonta desde o século XVIII, essencialmente para as plantações e depois para as minas: Transval, Estado Livre de Orange e Kimberly.
    A independência não parou o movimento migratório, principalmente em relação a minas e plantações. A queda do Apartheid tornou África do Sul num país apetecível para a maioria dos povos ao sul da África. A crise do Zimbabwe, República Democrática do Congo e Malawi tornou o influxo dos imigrantes ilegais destes países ainda pior. Internamente, a impossibilidade do Estado em suprir as necessidades básicas como emprego e pobreza resultou no acirrar das posições mais radicais contra aquilo que os sul-africanos viam como uma contradição: por um lado o seu governo incapaz de deter o influxo migratório ilegal dos estados vizinhos, estes que eram vistos como estando a tirar emprego aos nativos a preços baixos e por outro, a incapacidade de o Estado proporcionar as melhores condições de vida a eles (sul-africanos), tal como prometido em diversos e sucessivos manifestos eleitorais do ANC.
    12 hrs · Like · 21
  • Falta partido extremista em Moçambique
    Sinto, neste momento mais do que nunca, que falta em Moçambique um partido que defenda ideais de nacionalismo extremo.
    Esse era o momento certo para, existindo, esse partido defender boicote aos produtos sul-africanos na sua generalidade.
    Sem violência, devíamos boicotar todos produtos vendidos em lojas sul-africanas;
    Devíamos impedir a circulação de viaturas com matrícula sul-africana que aqui proliferam, sendo muitas delas de dirigentes políticos nacionais;
    Devíamos desencorajar compatriotas nossos de se deslocarem a Mbombela para as habituais compras e passeios.
    Essas iniciativas deviam ser de uma partido extremista, que neste momento faz falta muita em Moçambique.
    O Estado não tem como fazer apelo ao boicote dos produtos sul-africanos porquanto é seu papel resolver esta humilhação diplomaticamente.
    Neste momento queria ter cá a nossa "Mossad" a defender radicalmente o respeito pelos moçambicanos espalhados pelo mundo, tal como a Mossad israelita faz com os judeus pelo mundo todo.
    Estado de espírito: revoltado!
    Like · 
    • 60 people like this.
    • El Patriota Isso significaria andar a pé e morrer a fome bro. Sem tomate, cebola, alho, frango, caldo, maça, três-cem, etc.
      12 hrs · Like
    • Bicas LPasso Vivemos uma diplomacia hipócrita. Os mpçambicanos não são respeitados na sua própria pátria, por isso que os vizinhos o fazem porque sabem que ninguém vai ripostar....
      12 hrs · Like · 1
    • Inocencio Banze Nem precisamos desse partido irmão!!! Quem faz os partidos são as pessoas, que que criam ideologias, e outros inputs e avançam!!! Pessoas já temos...Ou precisamos de pessoas?
      12 hrs · Like
    • Euler Gente De Mocuba Marie Le Pen nestas alturas devia ser Moçambicana...
      12 hrs · Like
    • Jorge Matine Eu nao concordo que precisamos de um partido nacionalista e extremista em Mocambique, muito menos uma cópia do MOSSAD. entendo a tua indignaçao mas esse teu apelo nao pode encontrar resposta num contexto como o nosso. se tens um MOSSAD so existe num contexto como aquele, onde tambem deves ter Hezbollah, likud, irmandade islamica, Baas, etc. dentro do contexto mocambicano, os dois partidos mais votados tem correntes radicais, o controlo politico quase paternalista do estado e uso de forcas residuais pode ser uma manifestacao de como essa ideia nacionalista e radical do estado tem mentes nesses partidos.
      12 hrs · Like · 1
    • José Belmiro Boicotar produtos? Para se morrer a fome? Oh Borges Nhamirredeixe de infantilidades. Compreendo a sua revolta. Eu também estou profundamente chocado. Acontece que o nosso país não produz nada. A onda de xenofobia é culpa nossa também. Veja que nós como país não somos uma terra de esperança para milhares de mocambicanos. A Africa do sul tem sido a solução de recurso para milhares deles. Nós dois temos familiares directos que estão nessa situação. Por outro lado a xenofobia é consequência da hiper incompetente governação do ANC. O fim do apartheid não significou o fim da pobreza para milhões de negros sul africanos. Enfim, estamos perante uma frustração colectiva. Falhamos na governação dos nossoa países e o resultado é este.
      12 hrs · Like · 9
    • Marta Chochel Ainda que não pareça muito correcto responder pela mesma moeda, eu acho que devemos ser radicais também. Eu pessoalmente chorei ontem ao ver um vídeo de irmãos nossos sendo espancados como se de criminosos se tratasse. E os sul africanos estão aqui a curtir as nossas praias e muitos deles até vedam o acesso aos donos da terra só porque eles são donos de instâncias turísticas. Eu acho que não devíamos esperar que os outros façam algo por nós. Nós é que devemos fazer algo, porque a humilhação dos moçambicanos pelos sul africanos começou faz tempo e ninguém fez nada.
      12 hrs · Like · 2
    • Válter Silvano Chemane Compreendo Borges NhamirreJosé Belmiro, aqui pretende-se uma revolução e com ela sempre vem algum sacrifício. Até porque, o que está em jogo não é a fome, por agora, mas a honra e a imagem de toda uma nação, que está a ser humilhada, a nível pessoal e diplomático. É extremamente revoltante.
      12 hrs · Like · 4
    • Válter Silvano Chemane Bicas LPasso, great point of view.
      12 hrs · Like · 1
    • Mahamad Hanif Mussa Porque não antes nos preocuparmos em criar, oferecer melhores condições na nossa própria casa?
      12 hrs · Like · 1
    • Mahamad Hanif Mussa antes da migracao
      12 hrs · Like
    • Mahamad Hanif Mussa Válter Silvano Chemane, havendo condições de um pão digno na minha casa, filho meu não iria ser forçado a fazer-se a outras paragens.
      11 hrs · Like · 2
    • Válter Silvano Chemane Acho que essa é uma medida que deve ser implementada com urgência, sim.
      11 hrs · Like · 1
    • José de Matos Eu precebo a indignaçao do Borges Nhamirre, é legitima e alguns pontos fazem sentido, mas tenho reparado, com alguma preocupaçao, que a indignaçao por vezes nos limita nas analises que fazemos!
      11 hrs · Like · 2
    • Alves Manjate Concordo plenamente com José Belmiro no q concerne ao boicote de produtos sul-africanos! Não estamos em condições para tal. A África do Sul é um dos principais parceiros comerciais de Moçambique, veja-se pelo volume de importações q Moç. faz. O q Moç. produz não é capaz de nos alimentar a todos. Bem...numa outra perspectiva poderíamos fazer esse boicote por "Orgulho", mas como se diz seria "orgulho de pato" pk ahi dumbi ntxumo! Heheheheh
      11 hrs · Like · 1
    • Borges Nhamirre Devemos compreender que a imigração não é consequência directa da nossa pobreza. É antes um direito que assiste a todo ser humano. Senão não teríamos suíços imigrantes porque o país deles é o melhor do mundo. 
      Eu cancelei a revisão do meu carro na Alan Hudson. Vou fazer aqui na Tecnicar. Nem por isso vou andar a pé.
      11 hrs · Like · 5
    • Válter Silvano Chemane E há outra coiss, uma opinião muito pessoal, os emigrantes são as pessoas mais inteligentes e persistentes (uma conjectura em psicologia). Aproveitando estas capacidades haverá vantagens na produção interna. Falo do aproveitamento de recursos humanos
      11 hrs · Like
    • Borges Nhamirre Eu não vejo culpa no Governo moçambicano pelo facto de estarmos a ser brutalizados na RSA. A culpa do Governo, havendo , é da falta de firmeza na exigência de segurança para os nacionais, exigência que deve ser feita à congênere sul-africana!
      11 hrs · Like · 2
    • Marta Chochel O que está acontecendo não se difere muito da violência doméstica. A mulher não pode fazer nada e muito menos denunciar porque o homem é que paga as contas de casa. Falo de mulheres dependentes. Agora pergunto, acham que se a África do Sul deixar de existir nós morremos todos? Será que só nós é que precisamos deles e eles não?
      11 hrs · Like · 1
    • Tiago Valoi Pela primeira vez concordar contigo borgito.
      11 hrs · Like
    • Dércio Ernesto Não percebo quando me dizes: "(...) sem violência, devíamos...(...)" e depois arrolas todas essas sugestões, a isso podemos chamar de o quê? Qual é a definição de violência que quer aqui nos transmitir, estimado Borges Nhamirre.
      11 hrs · Like · 2
    • Joacheim Tembe POdiamos até ter um Partido extremista mas se o povo nao for exremista nada feito.
      10 hrs · Like · 1
    • Borges Nhamirre Dércio Ernesto, sugira tu a resposta a tua questao para ver se concordo contigo. Mas antes leia sobre a desobediência civil, aquela cujo marco mais importante na historia das relações entre nações aconteceu na Tea Party em Boston. Em nome da nação sou a favor de uma resposta nao violenta, mas dura contra os sul-africanos.
      10 hrs · Like
    • Dércio Ernesto Acabo de ver sua foto, a desobediência civil, Borges Nhamirre 
      10 hrs · Like
    • Egildo Raposo Muita calma meu amigo Borges Nhamirre entendo a tua revolta (eu também estou) mas um partido extremista é de mais: o quê faríamos com ele quando não o precisássemos, ou seja, em situações contrárias à esta que a vivemos agora...???

      Agora quanto ao bo
      icote meus caros (com todo o respeito que tenho por cada um) deixemos de pôr a nossa barriga a frente pois isso é sim possível e ai concordo com o Válter Silvano Chemane na vida nada se consegue sem sacrifícios...

      José de Matos tem razão nos falamos e escrevemos muito mas nada fazemos... Então se não queremos morrer a fome e andar a pé como muitos advogam e como tambem não podemos optar pela violência pois somos violentos porque não sairmos a rua pra mostrar toda esta revolta...
      Vamos marchar até a embaixada da RSA sem violência nem desordem.

      Está é a melhor forma de mostrarmos a nossa revolta e indignação...
      10 hrs · Like
    • Tiago Valoi Embaixada fazer o que???? Vamos fechar Ressano, isso sim, sem matar ninguém. Não permitir a entrada de nenhum sul africano aqui. Basta. Até quando seremos humilhados em nome da "não violência" e de sermos "um povo pacífico"???
      9 hrs · Like
    • Lazaro Mabunda Meu bro, Borges Nhamirre, via diplomatica nao resolve. Devemos contornar a diplomacia e resolvermos isto. Os sul-africanos abusam-nos muito. Nossos irmaos foram dados a caes, nossos irmaos sao mortos como se caes se tratasse, sao queimados vivos, sao degolados, sao extraidos tripas, sao arrastados pelos carros ate a morte... O testemunho dado por um mocambicano ontem segundo a qual viu um mocambicano a ser degolado e o outro a ser tirar tripas e horrivel. Ontem, senti vontade entorme, pela primeira vez, de ver um sul-africano a arder em Mocambique. Chega de passividade. Tens razao, mano. Nao temos partidos de extrema-direita, mas esses partidos fazem falta, meu.
      9 hrs · Like · 2
    • Borges Nhamirre Meu mano Egildo Raposo, sabes porque apelo ao nacionalismo radical neste momento? Eh porque se quisermos ser mansinhos nada faremos. Esse teu apelo de marcha para a embaixada, por exemplo, eh ilícito. Nao se pode manifestar em sedes de missões diplomáticas. Tudo o que precisamos agora eh de nos rebelar com todos os meios legais de que dispomos.
      9 hrs · Like · 1
    • Egildo Raposo Eu não vejo mal nenhum caro Tiago Valoi em sermos um povo humilde e pacífico...
      Eu agora que te pergunto fechar a Ressano pra quê..???
      Não é a fronteira que te vais responder ou fazer algo mas na embaixada tem lá representantes da RSA que vão levar a m
      ensagem da nossa revolta está é uma forma de juntar aos esforços que o governo de certeza está a fazer junto do governo sul-africano.

      Meus amigos a violência não nos ajuda em nada e eu acredito que meu caro Tiago se não consegues marchar até a embaixada dificilmente terás a viragem de ir fechar a Ressano então paremos de agitações....
      9 hrs · Edited · Like
    • Tiago Valoi Oh Egíldo Raposo, achas que é preciso que alguém ainda leve as nossas preocupações para África do Sul?? Devo te anunciar já que os nossos compatriotas já iniciaram com as incursões na N4, enquanto ainda planificas marchar ate embaixada. Deves não ter nenhum familiar lá, ou deves não acompanhar atentamente o que os sul africanos estão a fazer com os nossos irmãos. Deves ter a certeza de que violência gera violência. Até onde vais com a tua calmia enquanto os outros te enfiam um pipinão? Vamos parar de ser cobardes e reagirmos. Isso sim.
      9 hrs · Like
    • Egildo Raposo Borges Nhamirre eu sei que é ilícito fazer isso mas a ideia não é de entrar a dentro pela embaixada assim estaríamos aqui lo que tanto devemos evitar a violência. Mas fora dela temos todo direito. Na Nigéria isso aconteceu e foi bom... 
      Não é pra quebr
      ar coisas meus caros... E vamos para com essa de que faz mal ser mansinho ou pacífico... Até parece aquela: os amigos quando não concordas com o quê eles fazem te chamam de "matreco"...
      Então não tenhamos vergonha de sermão matrecos quando procuramos sempre o bem, e defendemos a paz...
      9 hrs · Like
    • Egildo Raposo Caro Tiago Valoi entendo a tua irra eu sei o que está acontecer sim mas mesmo assim não acho que a violência seja a solução. E desculpa se a minha "calmia" deixa ainda mais revoltado mas me ensinaram assim que mesmo que alguém " me enfie um pipinao" eu devo lhe estender a mão...

      Sabias que mesmo com esta violência ainda há moçambicanos que preferem lá ficar em centros pois ainda tenho a esperança que tudo isto passe.
      Agora te pergunto o que será deles se cá você quer responder com mais violência...???

      Continuo a dizer a violência gera violência e desta a guerra...e se hoje tememos a fome e andar a pé então como será se chegarmos a GUERRA com eles...??? 

      Não insentivemos a violência este é meu apelo...
      9 hrs · Like
    • Lazaro Mabunda Acabo de receber a informacao de que dois autocarros (Intercape e Translux) foram atacados em Komatipoort. Tiveram que regressa a Maputo. Nos ainda defendemos diplomacia.
      9 hrs · Like · 1
    • Euclides Cumbe meus manos nao vamos usar aqui a lei do Moises nao
      9 hrs · Like
    • Lazaro Mabunda "Em entrevista ao canal sul-africano “News24”, o filho do Presidente da República sul-africano, Edward Zuma, disse: 
      'Eu não vou parar de dizer a verdade. O Governo deve parar de fugir de abordar esta questão. Estas pessoas devem voltar para as suas comunidades, e não teríamos desperdiçado dinheiro dos contribuintes” [acomodando-os em campos]." (CanalMoz, 17.04.2015)
      9 hrs · Like
    • Lazaro Mabunda "Edward Zuma (filho do presidente sul--africano), um dos principais promotores do discurso contra os estrangeiros, que degenerou na onda de xenofobia que já causou cinco mortos na cidade de Durban, não se mostra arrependido do seu discurso, mesmo com as consequências brutais que estão à vista de todos. Longe disso, Eduardo Zuma diz que os estrangeiros devem mesmo abandonar a África do Sul e regressar aos seus países de origem." (CanalMoz, 17.04.2015)
      9 hrs · Like
    • Lazaro Mabunda Esta situacao ja nao requer diplomacia nem pacividade.
      9 hrs · Like · 1
    • Egildo Raposo De facto Lazaro Mabunda devemos sim pra que estes atos não se alastrem a diplomacia serve pra isso... A RDP África informou que há moçambicanos a dificultar a entrada de carros provenientes da RSA na fronteira da Ressano...está aí Tiago Valoi te ouviram....
      9 hrs · Like · 1
    • Lily Tembe E muito triste. Mesmo
      8 hrs · Like
    • Gildo Mugabe Mugabe Para alem de um partido extremista, meu caro Borges Nhamirre , precisamos de uma Radio extremista, estou farto de ouvir esta RM que so apela calma, calma, calma, calma. Como sintonizar a Radio Savana?
      7 hrs · Like
    • Gildo Mugabe Mugabe Creio que meu ilustre egidio raposo nao queria escrever o que escreveu....... Infelizmente desta vez apoio violencia
      7 hrs · Like
    • Tiago Valoi Wene Egildo Raposo walutha pah
      5 hrs · Like · 1
    • Egildo Raposo Meu caro Gildo Mugabe Mugabe não gosto de falar da minha pessoa no entanto, saiba que tudo que eu escrevo passa sempre por uma reflexão não sou de me deixar levar pela emoção. Antes de comentar busco saber o que cada um disse pra não ser repetitivo e não estar fora do contexto...

      Não sou daqueles que faz pra depois pensar como é o caso de muitos neste e noutros fóruns que apelam a violência sem antes saber as consequências da mesma.... 

      Mas não vamos fugir do foco principal e estragar este assunto muito pertinente que meu caro Borges Nhamirre quis partilhar connosco por isso deixemos oEgildo Raposo....
      4 hrs · Edited · Like
    • Nhecuta Phambany Khossa Caros, Zuma tinha uma mulher moçambicana, que era hospedeira da LAM. Perdeu a vida em 2000. Teve 5 filhos com a moçambicana. Creio que o tal Eduard pode ser um dos 5 filhos da moçambicana. Se não o e, pelo menos tem 5 irmãos com sangue moçambicano. Uma das mulheres de Zuma e de origem suazi. O rei zulu também tem 2 mulheres suazi. Portanto, os seus actos põem em causa seus próprios parentes. Inadmissível.
      4 hrs · Like · 1
    • Diário De Um Sociólogo Caro Borges Nhamire: não me parece correcta essa emoção quase letal (e aderente, como revelam comentários aqui). Alguns sul-africanos não são todos os sul-africanos. Ripostar à violência com a violência não é resolver o problema, é piorá-lo, é ensanguentá-lo. E o recurso a mossadismos é, no mínimo, deplorável. A história mostra quanto os "partidos extemistas" são absolutamente letais, definitivamente letais. Acresce que já cá temos extremismos a mais, inclusivamente armados. Abraço.
      1 hr · Edited · Like
    • Gildo Mugabe Mugabe Na minha humilde e pacata opiniao digo que o POST de Dr. Serra é teoricamente aceite e politicamente correcto
      1 hr · Like
  • José Belmiro Boicotar produtos? Para se morrer a fome? Oh Borges Nhamirre deixe de infantilidades. Compreendo a sua revolta. Eu também estou profundamente chocado. Acontece que o nosso país não produz nada. A onda de xenofobia é culpa nossa também. Veja que nós como país não somos uma terra de esperança para milhares de mocambicanos. A Africa do sul tem sido a solução de recurso para milhares deles. Nós dois temos familiares directos que estão nessa situação. Por outro lado a xenofobia é consequência da hiper incompetente governação do ANC. O fim do apartheid não significou o fim da pobreza para milhões de negros sul africanos. Enfim, estamos perante uma frustração colectiva. Falhamos na governação dos nossoa países e o resultado é este.
    12 hrs · Like · 25
  • Helio Filemone Inguane Essa visao e' puramente estrangeira. (dai o enquadramento da culpabilizacao estrangeira). A solucao esta no cumprimento de promessas e alavancar socio-economico em cada Pais. Africa do Sul era o "el dourado" agora ficou o "el" pois dourado ja se foi. Saudacoes
    12 hrs · Like · 4
  • Francisco Wache Wache Nao me parece que esses sulafricanos estejam revoltados com todos estrangeiros: essa xenofobia e so pra negros, e sobretudo aqueles que nao exercem actividades relevantes para a economia sul africana. os que fazem trabalhos que qualquer sulafricano pode fazer. e nos
    12 hrs · Like · 3
  • Mahamad Hanif Mussa Politicamente fazer agricultura depois de politicamente haver vontade, entendimento. ou caso não, socialmente rebelar-se. mas ai o que aconteceria? quem la assumiria o posto? alguém preparado?
    12 hrs · Like · 1
  • Tomas Humbe Esta tudo dito assino.
    12 hrs · Like
  • Cipriano Ambrosio Falou e disse. As coisas cá em casa não estão a ajudar.
    12 hrs · Like · 1
  • Zeca Becane Felisberto Sibia O tempo está no fim. Não se assustem. Este e o princípio das dores, e sinal de que o filho do homem está por vir. Revoltas, guerras, fome, catástrofe e muito mais serão os meus sinais. Cumpts
    12 hrs · Like · 3
  • Lifoco Lago Boa sabidoria
    11 hrs · Like
  • Salomão T-Bag Egídio Vaz o que diz acerca da atitude tomada pelos Moçambicanos nas empresas onde há Sul Africanos em que estes foram pedidos a abandonar (expulsos) ou a regressarem para África do Sul. Hoje em Ressano Garcia esta manha (a acontecer) estão a ser expulsos Sul Africanos que trabalham nas empresas de gás. Ontem em Temane vaiaram o Governador que pedia que os da MOZ perdoa se os Sul Africanos
    11 hrs · Like · 1
  • Nacer Choy Grande reportagem. E verídica. Importar pobreza para se juntar a pobreza. Tese de mestrado essa. Para usar em temas de desigualdade e a consequência de imigração ilegal na África e o resto do mundo.
    11 hrs · Like
  • Gui-Gui Mathew ChaukeHa.muitos.estrangeiro.em.Moz.q.fazem.o.mesmo.trabalho.feito.por.moxambicanos.na.africa.do.sul.empresas.que.operam.em.moz.deviam.q.recrutar.moxambicanos.que.trabalham.africa.do.sul
    11 hrs · Like
  • Manganhe J. Vicente Temos de libertar o nosso génio de criatividade. Temos sim que deixar de acreditar que só o dinheiro tem valor. O maior valor é o génio humano, é o ser humano em si.

    Enquanto aplaudirmos o profissionalismo partidário, cairemos finalmente no precipício. Temos de ser o país da esperança, subscrevo. Para o efeito, temos de nos reinventar
    11 hrs · Like · 1
  • Dércio Ernesto Atenção aos que vão ler o Jornal Savana em impresso, a pagina 19 pode vos confundir, hoje o Savana traz um suplemento e a pagina 19 aparece duas vezes.
    11 hrs · Like · 4
  • Augusto Gildo Buanaissa Eu também acho que a culpa do que passamos na Africa do sul é resultado de politicas de governacao falhada em Mocambique. Por natureza o homem é conformista e nao sai facilmente de sua zona de conforto. A ter que correr risco de vida em locais desconhecido, quer dizer que em seus proprios locais ja devem estar mortos.
    Egidio, nós temos na verdade a saida de mortos e poderemos ter de facto o regresso dos mesmos mortos ou de ossadas. Os rescucitados, esses ja nem sao mocambicanos.
    11 hrs · Like · 1
  • Carlos Cardoso Bem dito !
    11 hrs · Like
  • Dzowo Mondlane Amigos, nao estou a vos reconhecer. Egidio Vazsurpreende-me desde ontem no programa Tribuna do Cidadao, pena nao consegui entrar em linha para interagir. A questao das migraçoes transpoe geraçoes. Qual e o pais que nao tem imigrantes e emigrantes a procura de melhores condiçoes de vida? De acordo no apelo da responsabilidade dos governos de ambas as partes mas nao devemos perder a noçao historica das migraçoes. Outro erro nosso e pensar que os migrantes para Africa do Sul, sao cidadaos pobres e analfabetos. Esta declaraçao e muito arriscada, a nao ser que se tenha baseado num estudo realizado. Gostaria tambem de fazer uma pequena correcçao sobre a obra "O regresso do Morto" Esta e da autoria de Sulamane Cassamo, nao Calane da Silva. No "Xicandarinha na lenha do mundo" Calane retrata Tio Dinasse, embora esta personagem tambem simboliza o emigrante para Africa do Sul. Voltando ao assunto em questao, nos devemos deseencorajar os actos de xenofobia, visto que isto so nos pode trazer uma TERCEIRA GUERRA MUNDIAL. Se o que aconteceu em Temane e na Vale se generalizar em todas as empresas, que sao poucas, em que temos sul africanos e os restantes paises africanos tambem fazerem o mesmo, o que sera deste continente?
    11 hrs · Like · 5
  • Felisberto Joao assino por baixo.
    11 hrs · Like
  • Egidio Vaz Dzowo Mondlane, eu disse "a esmagadora maioria" dos emigrantes moçambicanos a Africa do Sul. Não disse todos. E é verdade. Se não é pobre é analfabeto. Aprendem alguma coisa chegados lá. Disto tenho provas e é indiscutivel. Em relação ao regresso do morto, eu citei propositadamente Calane da Silva pela narrativa porque a sua história tem a ver com o que eu quis dizer. Conheço o Regresso do Morto de Suleiman Cassamo. Quanto a migração, eu também conheço os sul-africanos. Eles são igualmente o povo migrante. Vão a inglaterra, estados unidos, china etc, incluindo em Moçambique. O tipo de migrantes conta muito para fortalecer a sua tese Dzowo Mondlane. Dito isto, não estou a defender sul-africanos xenofobos. Pelo contrário, o meu apelo está claro no texto. E para finalizar, eu também gostaria que um dia, os sul-africanos procurasse-nos como bons profissionais, recrutasse-nos em áreas especializadas e fossemos lá para gozar o melhor que eles têm para nos oferecer. É disto que faz desenvovler as sociedades.
    11 hrs · Edited · Like · 5
  • Initovitch Gulupov Caro #Egidio, fiz uma leitura horizontal (texto muito longo...) e, certo ou errado, mais em funcao do titulo pude tirar as minhas analises/conclusoes. Eu nao sei se concordo consigo que seja "culpa" do (nesta caso do mocambicano) emigrante, mesmo que pobre para a vizinha africa do sul...pois la nao so estao "os pobres" mas tambem estao os ricos (comparados aos que o Egidio descreve), residentes na africa do sul, casas luxuosas, carros luxuosos...vida abastada que entretanto para la emigraram a procura de novos desafios pessoas e mesmo profissionais. Infelizmente as vitimas nao incluem estes "ricos" dai que apenas achamos que sao os emigrantes "pobres". Como menciona o #Dzowo, este fenomeno migratorio transpoe geracoes, eh mais velho do que a "vida" e isso ocorre em todo mundo incluindo no "primeiro mundo"...com a criacao da zona euro, pessoas saem de uma cidade e instalam se e outra, nos EUA...o mesmo sucede. Este filme feio que assistimos aqui com africa do sul, desculpa eh tipico de negros...odio (o stuwart chama carangueijo) mas odio mesmo! E mais do que ser um acto tao antigo, epa estamos no sec XXI pah...o ser humano devia estar mais unido, paises hoje fazem unioes como forma de mais conviver...como se explica que um negro tenha tanto odio do outro ainda por cima vizinho! Epa sera que o filho do Zuma lembrou se dos irmaos deles que estao em outros paises incluindo Mocambique? A Sasol, Kentz etc tem sul africanos, sera que estes tambem sao movidos pela pobreza no seu pais? Nao sei nao meu caro.
    11 hrs · Like
  • Initovitch Gulupov Esta teoria de culpar a vitima pah...
    11 hrs · Like
  • Egidio Vaz Initovitch Gulupov, nao posso responder-te agora porque fizeste uma leitura horizontal. Presumo com esta tua declaração que não compreendeste o texto.
    11 hrs · Like · 2
  • Initovitch Gulupov #Egidio nao estamos a discutir, estamos a partilhar opinioes, opinioes estas que podem mudar o pensamento de um povo...portanto se o seu texto eh contrario ao meu comentario...entao seu titulo deve estar desajustado. Seu titulo esta culpar a vitima o que nao deve estar correcto.
    11 hrs · Like
  • Francisco Pacheco Chigogoro Com uma governacao falhada (40 anos) este sera o nosso destino e nada vai mudar
    10 hrs · Like
  • Benjamim Muaprato Somos culpados sim! Razao simples é o que assistimos ontem: enquanto os mocambicanos estao acantonados nas tendas a espera de autocarro que lhes leve de regresso, em inhambane os sul africanos ameacados retaliacao da nossa parte estavam num "paraiso" turistico a espera de aeronave...
    10 hrs · Like · 2
  • Jose Waite Para quem viu meu post de ontem, vai confirmar o que Egidio Vaz traz hoje no seu post. Parabens Egidio, a ideia ficou!
    10 hrs · Like
  • Dyne Silver Espetacular, simplesmente espetacular o teu post, EV. Quero avançar aqui que o nosso governo sabe muito bem disso! Vão fingir que os motivos da Xenofobia são outros (MAIS UMA TAREFA PARA OS G40). Mas já é bom que os jovens e acadêmicos sérios (como você Vaz) mostremos ao governo que assim como eles, nós conhecemos as causas reais da xenofobia. Assim quem sabe eles sintam um bocado de vergonha....e eliminem uma vez por todas as políticas viradas a satisfação do REI-SOL.
    10 hrs · Edited · Like · 2
  • Lenon Arnaldo Transformemos a xenofobia de oportunidade para inverter o cenario penoso a que o país e os nossos patricios estão votados. Vai ser difícil, vai levar seu tempo mais é possível. Uma política agrária industrial, uma política de emprego devidamente estruturada, redução das assemetrias no desenvolvimento do país.
    10 hrs · Like
  • Initovitch Gulupov ''Nos nao podemos culpar as outras pessoas pelos nossos problemas ,nao somos vitimas do fluxo de estrangeiros na Africa do Sul, devemos lembrar principalmente que devido as políticas agressivas e hostis do regime do apartheid que o desenvolvimento econômico dos nossos vizinhos foi prejudicado'' By Nelson Mandela
    10 hrs · Like
  • José Ganhane hiiiiiiiiii!!!!! Esta análise é diabólica, a violencia nao tem justificaçao! Nao vale a pena querer misturar c a governaçao d Moz. Chegar a este ponto é doença pah! Cuidado mudar-se o tema da marcha...
    10 hrs · Like · 1
  • Henoch Jemusse O que Mocambique produz em 1 ano RSA produz em 15 dias...
    Estamos entregues a nossa sorte...
    10 hrs · Like · 1
  • José Ganhane Até pk pobre nunca deu medo a ninguem! Estao sendo queimadas lojas, os tais pobres que nao ajudam a RSA até tem lojas e eles nao?
    10 hrs · Like
  • Silvio Silva Muito trabalho ainda ha por se fazer. Lamento que hajam pessoas despidas de pensamentos futuristas.
    10 hrs · Like
  • Rodrigues Tembe Eu li o texto e concordo consigo Egidio. A nossa situação económica contribui bastante pra este fenómeno. Temos compatriotas que vão pra terra do rand pra trabalhar nas farmas ou machambas. Se o pais produzisse essa gente mesmo sem nenhum grau académico não podia trabalhar nas farmas em Moçambique? O problema é que temos muita gente condenada a morte devido a pobreza e ficando em Moçambique ou voltando de caixão da Africa do Sul chega a não fazer diferença. Condenamos os actos bárbaros dos Sul Africanos porque podiam usar outros meios pra as suas reivindicações. Porém, tem que se olhar os root causes porque isto vai sempre se repetir.
    10 hrs · Edited · Like
  • Zeca Becane Felisberto Sibia Concordo com Egidio. Estive na africa do sul desde 1986 ate 1994 como refugiado de guerra. Tive a oportunidade de passar tambem por swazilandia neste periodo. A maioria sao pobres e analfabetos que fazem o trabalho barrato. Muitos residentes de Matutuine que e meu distrito vivem e trabalham na africa do sul. Temos que combater o analfabetismo e a pobreza estrema assim iremos reduzir estes escandalos de emigracao por procura de emprego para sobrevivencia.
    10 hrs · Like · 1
  • Edson Nhanombe Para mim este post não faz sentido. Mal enquadrado. É minha opinião claro. Senão vejamos, o movimento migratório não teve origem no pós independência. É anterior. É resulta de acordos coloniais "exportação" de mão obra. (Lições de história).
    9 hrs · Edited · Like
  • Nelsoncarlos Tamele What??? #Egidio #Vaz traga outro lado de pensamento... Este post tem seu lado bom mas pode ser ajustado... 1. Vamos recordar q o fenomeno migratorio mocambique-africa de sul e um fenomeno secular, portanto, q o governo mocambicano deve pensar em politicas q se adequam a nova conjuctura politico-economica e social, sobretudo com as novas dinamicas em relacao ao processo de migracao, sem duvidas, ha q parar e refletir. 2. Mas isso nao vai significar necessariamente a nao emigracao mais dos mocambicanos a terra do rand, isso e quase impossivel, pois alguns mocambicanos nao vao a africa de sul pq nao conseguem ter emprego em mocambicaque, mas sim pq a maioria tem na cabeca q la o #budjete e outro, e isso p alguns casos e verdade. 3. Acho tambm q nao vamos lancar culpa so ao governo num momento em q stamos a assistir um terror de assassinatos e crimes barbaros q violam aquilo q sao as normas e direitos humanos previstos na declaracao dos direitos humanos. 4. E preciso q a Africa de Seja responsalizada por aqueles actos, a justica deve intervir no sentido de responsabilizar todos os envolvidos naquele crime, olha aquilo e uma vergonha p nao so Africa do Sul, mas sim p todo o cntinente africano! 5. E por fim, acho eu q aqla xenofobia teve um mentor, devia se acionar todas as deligencias necessarias n sentido q encontrar a pessoa e leva la a pena de morte, ver se desinsentivam duma vez por todas aos "criminosos" sul africanos a comportamentos do genero.
    9 hrs · Like
  • Rafael Ricardo Nzucule "Ora a alternativa para isto é transformarmos a nossa terra em melhor lugar para viver. Não conseguimos fazê-lo nos últimos 40 anos da nossa independência." - Esta e a mensagem mais relevante que extraio deste texto... Call to action para os mocambicanos...
    9 hrs · Like
  • Valerio Ussene E lá eles sao ricos? Nada. Eles parecem estar a enriquecer apenas. mas na verdade nao estao a enriquecer. O que esta acontecer é que eles sao pagos salários muito baixos que o salario que receberia um sul africano. E esses mesmos salários baixos, sao superiores que salarios pagos em moçambique. E porque a vida lá é relativamente "barata" conseguem ter aluguer de quarto, (mesmo precário) e manter-se em 30 dias, do que se estivessem em moçambique. Esse jogo dá vantagens as empresas S. africanas em termos economicos. Que consequencias isso trás para os locais? Por isso a situacao da genofobia deve ser analisada com muito cuidado, pois ela reflecte ou traduz o problema de governacao dos paises africanos, que tem politicas publicas bastante débis einconsequentes.
    9 hrs · Like · 1
  • Ufuoma Steven Atare Ola Egidio Vaz, nada justifica o acto macabro e ingratidao de sul africanos, sacrificamos para eles se libertaram de apartheid, quantas bombas cair aqui em Mocambique?
    9 hrs · Like
  • Joaquim Tesoura Concordo com a sua abordagem. Dai que nao me conforma de nao ter na minha prateleira um livro da sua autoria. A xenofoboa pode ser um mal necessario para alertar algumas liderancas sobretudo as africanas. Cade a SADC? UA os tais clubes de amigos!
    9 hrs · Like
  • Edson Ramalho Paris Deixem me so deixar aki o meu pensamento.se o egidio disse o k disse tens suas razoes e n deixarei d concordar com ele.mas uma coisa eu pergunto, quem e k esta fzr essa maldade toda n africa do sul,k nivel social tem?sera k mesmo sem o estrangeiro la n africa do sul ele conseguira fzr o mando o estrangeiro deixar de fzr?qual e o paiz k n tem foreigners?se nos fizessems o msmo com akeles k vem aki fzem nada e ganham balurdes de dinheiro a custa do nosso suor o k seria d nos diante dos investem? A dependencia faz o mocambique e o governo assiste pk tira seus dividendos tornando o paiz parado e insustentavel causando esse movimento migratorio...Nao a xenofobia
    9 hrs · Like
  • Manuel Dias é mais facil relacionar emigraçao com a pobreza, o que nao constitui verdade unica, é um fenomeno que acontece em todos os paises!! esta xenofobia foi incitada por um lider sul africano, é dele que se deve atribuir a culpa!! o povo "ignorante" na sua maioria, nao passam de marrionetes. Concordo com a ideia de mudar se politicas em Moçambique, 40 anos e o pais esta nas condiçoes que se encontra, é um absurdo.
    8 hrs · Like
  • Rogerio Antonio Analisando o texto acima descrito, na minha opinião, penso que ha condições para respondermos a medida certa, mas sem violencia a estes sulfricanos, que querem viver como de animais se tratassem na jaula, não posso concordar com alguns comentarios, quando advoga-se que não se pode fazer boicote das compras de produtos alimentares, visto que não teriamos comida ou morreriamos a fome......Penso que estes comentarios são falaciosos, é por causa desse tipo de comportamento que nos humilham..... No meu entendimento nao ha fome nenhuma que pague a vida humana. Como soluçao o nosso governo devia ser mais astuto, e nao andar ai a dizer que estamos a tratar este assunto diplomaticamente, sabendo que Moçambicanos estao a morrer, enquanto que ca internamente eles vao passeando a classe na Mozal, Sasol, Vale e emprendimentos turisticos. Qual é o medo que o governo tem cortar relaçoes diplomaticas? Pra mostrarmos que estamos de facto insatisfeitos, so porque compramos produtos alimentares la, ou entao pk eles tem refinaria de gaz ou pk compram a nossa enrgia e iriamos perder dinheiro? Na minha opiniao, nao ha fome nenhuma ou falta de dinheiro que pague a vida humana.... Filipe Nhusy deve mostrar que é Presidente de todos Moçambicanos, os que ca estao e os que se encontram na diaspora.
    8 hrs · Like · 1
  • Jorge Ferreira As pessoa emigram,por duas razões.Políticas e/ou económicas.Neste caso,dos nossos compatriotas,as razões são económicas(melhorar a sua vida e dos seus).Porquê?Porque os seus Governos não criam condições de oportunidades de trabalho nos seus Países.Aqui em Moçambique,destruiu-se tudo o que era Indústria,Agricultura(apesar dos milhões que entram),ZERO,igual a Portugal e outros Países da Europa.Resultado é este.Se são criadas condições de trabalho e subsistência no País,ninguém imigra e ão se sujeita a isto.
    7 hrs · Like · 1
  • Mbuya Kufa Kulipo Dezanove Muapilonga kulo Vaz tina pereca Thakuta bom fim semana
    7 hrs · Like
  • Rosmina Momade estou a ver que a xenofobia é só para negros e não para brancos
    7 hrs · Edited · Like
  • Dercio Saranga A Africa do Sul sempre sera o El dorado dos Mocambicano enquanto nao se criarem politicas inclusivas que desafiem a estrema pobreza em que nos encontramos
    6 hrs · Like
  • Alvaro Simao Cossa Permita-me amigo Egidio Vaz, em primeiro lugar, agradecer-lhe pelo encaminhamento e interacao brilhantes com seus amigos cibernautas.Os propositos do seu esforco sao louvaveis e uteis para muitos deles, nao so pela informacao que eles a recebem por seuintermedio, mas tambem pelos seus pontos de vista a' varios aspectos , que sao na sua maioria inquestionaveis e veridicos. Porem, descordo ligeiramente na sua afirmacao quando dizes: "O movimento migratório é essencialmente um exercício voluntário e oportunista, onde as pessoas buscam melhores condições de vida para si e seus dependentes". O movimento migratorio desde o ponto de vista real, sempre foi uma imposicao, quer das condicoes climatericas, quer dos escassos meios de sobrevivencia e ou das facanhas burlescas e brutais dos governantes contra seus proprios concidadaos, quer de inseguranca social, guerras, exclusao, e outros desforcos criminais de quem valendo-se do poder ou da forca paratica actos ignobeis, roubando bens comuns, desrespeitando a vida do ser humano, fazendo assim, a vida das pessoas quase impossivel. Dai, as pessoas abandonam suas terras, a busca de melhores cantos em terras alheias. Nossos irmaos que estao na RSA, maioritariamente estao la, por falta de outra opcao melhor em Mocambique. O nosso governo nao so, deve auxiliar aqueles que sao vitimas de xenofobia na RSA, mas tambem, aos desfavorecidos em todo territorio nacional, poque a maior inseguranca ocorre dentro do nosso pais. Ha muita pobreza na nossa terra, esta pobreza e' o preludio de todas as desgracas que o pais sofre, e' o mal de todos os males.
    6 hrs · Edited · Like
  • Ad Leite Leite  Com muito respeito dou minha relação ao amargo caldo de XENOFOBIA, mas que seja como diz prof Vaz momento de reflexã para os dirigentes da nação na definição de uma estrategia clarade desenvolvimento acompanhada por politicas publi cas mais pragmática que retórica. No dia em que as nossas ELITES POLITICAS se comprometerem com os objectivos na nação, teremos de volta todos os nossos co-cidadãos que sofrem das várias atrocidades no mundo fora. Deus prometeu que Israel voltaria a terra prometida e aos poucos vemos Israel voltando a casa.
    5 hrs · Like
  • Ko Yuon XENOFOBIA, BOMBA ANTECIPADA PARA UMA INTEGRAÇAO REGIONAL NA Africa Austral.
    5 hrs · Like
  • Jose Mucavele Mucavele Triste e lamentavel e assim que descrevo a situacao no Pais irmao ( se isso for verdade ), esta sendo uma experiencia dura ,dramatica e dificil de compartinhar para estes com sidadaos nosso ,espero q os nossos dirigentes possam dispertar e fazer um pouco mais ,afim de tornar esta terra (Mocambique) um lugar epetecivel de viver para todos nos , e que o Governo e seus economistas ,politicologos possam elaborar politicas inclusivas e uma reedistribuicao equilibrada dos recurso que dispomos ...Deus q vos mande um consolador que e o Espirito Santo ,esse sim vai sarar todas as feridas na alma !
    3 hrs · Like
  • Mineses Mineses Nada pode comprar a vida, dizer a frustração do povo sul african nao e bem assim, eu tenho acompanhado notícias de xenofobia dos nosso líder africanos nada faz pra travar pork nao São familiar deles. Vimos a morte de taxista Mido Macia kem k matou foi a polícia e ca nos o quem tem feito nada, leva gás para lá o quem tem feito nada, porque o silêncio ja mais podemos o fazê-lo.
    3 hrs · Like
  • Albino Luis Mangacao Lamento bastante o que esta a acontecer na Africa do Sul isto e uma obra satanica.
    2 hrs · Like
  • Nelson Junior O que está acontecer é triste e doloroso....Estes sul-africanos quando eram torturados e mortos pelos brancos racistas-nós moçmabicanos os protejemos(proteger?)....O que acontece na Africa do Sul a culpa é de quem por quase 50 anos dirigiu Moçambique mas nao criou condiçoes economicas-condiçoes que criassem mepregos...mas so se enriqueceram....Se,ha moçambicanos mortos na Africa do Sul,se ha mulheres que vao pra Angola,Portugal,Suazilandia abrir pernas em ordem de ganhar uns dolares....a culpa é da Frelimo.....e em parte a Renamo tem culpa,pois durante a guerra civil destruiu quase todas as infra-estruturas economicas....Se,tivessemos bons politicos,hoje Moçambique seria um País rico....;e poderiamos ter evitado essas mortes e tanta humilhaçao...mete pena,e traz lagrimas nos olhos...
    1 hr · Like
  • Nelson Junior PS!...So em pensar o quanto sacrifico o povo Moçambicano fez para salvar esses sul-africanos do regime opressivo de apartheid...No período em que Moçambique tinha tanta fome,o povo aliemntou essses "animais"...e hoje matam-nos ...sinceramente doi e cria "raiva"......
    3 mins · Like
  • Nelson Junior Ingratos de Merda....!!!!!!!! (sorry for the espression)
    2 mins · Like

Sem comentários: