quinta-feira, 9 de abril de 2015

Uma funcionária pública que ganha meio milhão de Meticais/mês

Directora Geral do INATER
Uma funcionária pública que ganha meio milhão de Meticais/mês

O salário, acima do do Presidente da República, dos membros do Conselho de Ministros e deputados da AR, corresponde a pouco mais de 166 salários mínimos da função pública
Numa altura em que mesmo estando a pagar “salários de fome” o governo moçambicano esteja a ponderar seriamente em reduzir o número de contratação de pessoal que “faz andar” a administração pública tendo em conta a insustentabilidade da actual carga salarial, existem, na mesma administração pública, funcionários que ganham verdadeiros “salário de sonho”.
Pior é que a fixação dos “salários de sonho” é orquestrado pelos próprios beneficiários e à revelia das mais básicas normas de pagamento inscritas na administração pública.
Esta realidade acontece em várias instituições públicas, onde certos funcionários com mentes evoluídas, criativase férteis para roubar o Estado e o povo estão acomodados. Um dos exemplos pode ser visto no Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATER), pelo menos para os funcionários que compõem a Direcção Geral, contemplando um total de 13 funcionários.

Nesta instituição, a Directora-Geral, Ana Manuel Matusse Dimande, leva em cada final do mês, nada mais e nada menos que 456 mil e 288 Meticais, isto depois de descontos parao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). Estranhamente, na folha salarial a que tivemos acesso, a Directora-Geral não desconta o Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRPS), apesar de o nível salarial ser passível do pagamento deste imposto.A folha salarial (...) “explica” que os 456 mil Meticais resultam do somatório do salário-base na ordem de 168 mil, acrescidos de um bónus (não se sabe de quê) de 120 por cento e outro (também não se sabe de quê) de 60 por cento. Portanto, soma-se 168 mil 201 mil 100 mil, totalizando um abonos de 470.400 Meticais. Nos 470 mil Meticais, a folha salarial indica um desconto de 14 mil Meticais para o pagamento da segurança social.
Mais detalhes no Savana de hoje.
3 h · 
ESCANDALO!!!!!!!!!!!
Directora Geral do INATER: Uma funcionária pública que ganha meio milhão de Meticais/mês
- O salário, acima do Presidente da República, dos membros do Conselho de Ministros e deputados da AR, corresponde a pouco mais de 166 salários mínimos da f unção pública
(Maputo) Numa altura em que mesmo estando a pagar “salários de fome” o governo moçambicano esteja a ponderar seriamente em reduzir o número de contratação de pessoal que “faz andar” a administração pública tendo em conta a insustentabilidade da actual carga salarial, existem, na mesma administração pública, funcionários que ganham verdadeiros “salários de sonho”.
Pior é que a fixação dos “salários de sonho” é orquestrado pelos próprios beneficiários e à revelia das em cada final do mês, nada mais e nada menos que 456 mil e 288 Meticais, isto depois de descontos para o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). Estranhamente, na folha salarial a que tivemos acesso, a Directora-Geral não desconta o Imposto sobre o Rendi- mento de Pessoas Singulares (IRPS), apesar de o nível salarial ser passível do pagamento deste imposto.
A folha salarial a que o media- FAX e o SAVANA tiverem acesso, “explica” que os 456 mil Meticais resultam do somatório do salário-base na ordem de 168 mil, acrescido de um bónus (não se sabe de quê) de 120 por cento e outro (também não se sabe de quê) de 60 por cento. Portanto, soma-se 168 mil + 201 mil + 100 mil, totalizando um abonos de 470.400 Meticais. Nos 470 mil Meticais, a folha salarial indica um desconto de 14 mil Meticais para o pagamento da segurança social.
Funcionários da instituição, por nós contactados, disseram que a tabela salarial em curso foi “inventada” pela própria directora violando, deste modo, uma directiva conjunta assinada pelos antigos ministros das Finanças e dos Transportes e Comunicações.
DESCONTINUIDADE DOS ABONOS
O despacho conjunto em causa, assinado em Setembro do ano passado, pelos antigos Ministros das Finanças, Manuel Chang e dos Transportes e Comunicações, Gabriel Muthisse, introduzia uma nova tabela salarial para os cargos da Direcção Geral e das delegações regionais do INATTER, tornando claro que não seriam pagos “ outros abonos ou remunerações”, fora daqueles que estão previstos no referido despacho conjunto.
O despacho conjunto estipulava em 168 mil Meticais o salário base para o Director Geral, acrescido de 16 mil Meticais de renda de casa, um subsídio de telefone de 7 227 Meticais e 10 mil Meticais para despesas de representação.
Com o referido despacho, eram revogadas todas as práticas remuneratórias que vinham sendo aplicadas para os detentores dos cargos visados.
A antiga tabela salarial do INAT- TER, herdada dos tempos em que a instituição tinha a designação de Instituto Nacional de Viação (INAV), previa para todos os trabalhadores dois subsídios, um de 120% e outro de 60% sobre o salário base. Estes subsídios continuam a ser aplicados também aos membros da Direcção, apesar de o despacho conjunto ter deter- minado a sua descontinuidade.
Com a utilização indevida das antigas percentagens de abonos sobre o salário base, o salário bruto mais baixo de entre os 13 funcionários da Direcção Geral do INATTER é de 180 467,28 Meticais. No total, os 13 funcionários auferem mensalmente um salário líquido global acima de 3 milhões de Meticais.
OS PAGAMENTOS SÃO LÍCITOS?
Entretanto, um funcionário do Departamento de Comunicação e Imagem do INATTER, que não quis ser citado por nome, disse ao mediaFAX e ao SAVANA que, à luz do diploma das gratificações, os colaboradores daquela instituição têm os seus direitos consagrados e respeitados.
O referido funcionário acrescentou que o bónus de gratificação de 120% sobre o salário base foi fixado pelo Diploma Ministerial 243/2009 dos ministérios dos Transportes e Comunicações e das Finanças, e era aplicado aos funcionários e agentes do INAV, independentemente da sua categoria ou função. Segundo este funcionário, pelo facto de o INATER estar actualmente em processo de transição é lícito que se mantenha a tabela anterior, enquanto se estudam mecanismos para a fixação da nova tabela das gratificações, apesar de o documento conjunto liminarmente dizer que não há espaço para pagamentos extra fora do fixado no documento.
SALÁRIO ACIMA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
O valor que a Directora Geral do INATER leva para casa supera os ganhos conhecidos do Presidente da República, dos membros do Conselho de Ministros e dos deputados da Assembleia da República.
Ao que se sabe, o Presidente da República tem um salário na ordem de 140 mil Meticais, enquanto os membros do Conselho de Ministros estão na casa dos 100 mil Meticais. Já os deputados da Assembleia da República tem um salário base na ordem de 65 mil Meticais, podendo subir para níveis de 125 mil Meticais para as chefias de bancada e outros cargos de dirigismo parlamentar.
Enquanto isso, se partirmos de uma base mensal fixada em 3 mil Meticais, o mínimo que se paga na função pública, os 470 mil Meticais da Directora Geral do INATER correspondem a cerca de 166 salários mínimos.
SINDICÂNCIA EM CURSO
Questionado sobre a situação no INATTER, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, que tu- tela aquela instituição, disse que estava a par das informações que circulam sobre a má aplicação das tabelas salariais, tendo de imediato encomendado uma sindicância para averiguar a veracidade dos factos e ter uma clareza sobre o real problema. Mais sobre este assunto, na edição do SAVANA desta sexta-feira. (Redacção)
  • Chamuari Naife Txiiiiii
    3 h · Gosto
  • Barba Rija LP yuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    3 h · Gosto
  • Gabriel Vasco Vasco Estamos mal.
    3 h · Gosto
  • Rosy Macuacua Nós outros nem emprego temos e ainda nos chutam as banquinhas nas ruas.
    3 h · Gosto
  • Isaac Mabuie Meu Deus, que absurdo é esse????
    3 h · Gosto
  • Delma Comissário Damn......
    3 h · Gosto
  • Stenio Semente “Em nenhum país do mundo o Professor foi feito milionário,eles estão la por vocação. Os professores em Moçambique estudam para aumentar o salário e não pelo profissionalismo. O Estado não teria dinheiro para pagar 120 000 (Cento e vinte mil) Professores com a categoria de DN1”. Luís Jorge Manuel Teodósio António Ferrão.
    PS. Para o que é que o Estado tem dinheiro? Mano Egídio Vaz, estamos entregues.
    3 h · Gosto · 3
  • Celso Luis Cau Afinal não tinha sido removido o autor das "iniquidades salariais" no MF?
    3 h · Gosto
  • 3 h · Gosto
  • 3 h · Gosto · 2
  • Egas Nhantumbo São coisas que acontecem no meu pais. Estou a imaginar o impacto de seguinte maneira. -166 Salários mínimos tendo em conta que quem vai auferir tem mais 4 dependentes totalizando 5, estaríamos a ajudar um pouco mais de 800 pessoas. E podemos chegar mais longe, Quantos Directores de outras instituições que podem estar em situações semelhantes? Muito triste e Lamentável.
    3 h · Gosto · 2
  • Francisco Pacheco Chigogoro Estado esta a saque e entregue nas maos piratas
    3 h · Gosto
  • Antonio Langa Mocambique Real -- Isso e so um cheirinho do nosso Mocambique Real - Ausencia total da almejada inegridade e lealdale .....
    3 h · Gosto
  • Antonio Tembe um subsidio que supera o salario e sempre bem vindo pa! acredito que deixa de ser subsidio e passa a ser salario nao acham?
    2 h · Gosto
  • Tomas Humbe Autentico escandalo! Eu aqui com os tres mil e quinhetos mts para gerir um mes.foda-is pah!!
    2 h · Gosto · 2
  • José Dias Quem põe o guizo ao gato? Eis a questão compatriotas!
    2 h · Gosto
  • Albertina Oliveira O pior é que há muitos com "subsídios de não sei o quê" nesta porra.
    2 h · Gosto · 1
  • Basilio Da Costa Simplesmente vergonhoso!
    2 h · Gosto
  • Manuel Mucári Egidio Vaz
    Apesar de concordar com o saque ao erario publico, não concordo que os compare ao do chefe de estado, ministros, etc. Os salários são por mérito e utilidade profissional. Que eu saiba ser presidente, ministro, deputado não são profissões. 
    Em muitos países há quadros do estado que auferem mais que os governantes, incluindo o presidente. Olhe para os EUA, a Boss da reserva federal ganha mais que Obama. O seu homólogo, o moçambicano, Gove, aufere mais que esse salário. Em surdina: queres que eu te diga? O nosso PR embolsa mais do que indicas... Nunca foi tornado público.
    2 h · Gosto · 2
  • Egidio Armando Missage Realmente escandaloso.
    2 h · Gosto
  • Manuel Mucári Aqui o gato coloca-se o guizo, a moda do cabrito que, invariavelmente é ou amarra-se onde a capim verdinho, em campos verdejantes.
    2 h · Gosto
  • William Antonio Mulhovo Sera que levava tudo isso sozinha para casa ou há um esquema bem organizado de delapidação de bem público por via de dotações de salarios "holliwoodescos" e "beyonçais" a certas postos para redistribuição a posteriori? Aqui ha indisciplina finaceira por tendência...ate parece armazem de queijo suiço...corres com três ratazanas e fechas a porta sem reparar que la dentro ficarram 300 ratos...nem os exemplos dos aeroportos, MINT e outros fazem vacilar a delapidação. A gestão de muitas empresas públicas parece gestão de empresas privadas ou empresas da sogra...como tem autonomia financeira e admnistrativa isso é visto como sendo carta branca para tirar o maximo...esse assunto da INNATER é uma pequena amostra não representativa da real roubalheira pública..e tem hospitais provinciais que nem maquina de raio x funcional tem...nhenhentsa pah
    2 h · Gosto
  • Carmízia Eugénia Bernardo País da vergonha...
    2 h · Gosto
  • Gil Mendiate muito triste.
    2 h · Gosto
  • Antonio Serra Quero ser Director da INATER......
    2 h · Gosto
  • Faquira Antonio Manenja São nossos dirigentes! Que absurdo!
    2 h · Gosto
  • Ivano Chissengue Roubalheira essa cessa
    2 h · Gosto
  • Galdino Shortcut Muazeia Deus será misericordioso.
    2 h · Gosto
  • Fatima Mimbire estranho. a contabilidade publica dsconhece este caso ou sentou se em cima do assunto? cmo sao pagos tais salarios: canalizacoes do OE ou receitas q ns cobram plos servicos e n canalizam ao tesouro? o TA ja fez auditoria a esta instituicao? se n, why? se sim, onde estao os resultados? PGR, dps n digam q n sabem, voces recebem jornais gratuitamente e uma boa massa p trabalharem. "faxavor" d trabalharem.
    2 h · Gosto · 3
  • Ibraim Assam A que se fazer uma lavagem no seio dos derigentes " ladrões", esse dinheiro deveria ser aumentados os verdadeiros donos que são os funcionarios que recebem migalhas.
    2 h · Gosto
  • William Antonio Mulhovo Esse salario é de craiar inveja ate a Nini...
    2 h · Gosto
  • Alberto Joaquim Depois outros funcionarios nao podem ter no minimo 10mil. Escandalo
    2 h · Gosto
  • Rufino Infante Ha wenaaaaaaaaaa, Vakite
    2 h · Gosto
  • Joanguete Celestino A Lei do Acesso à Informação em funcionamento.
    2 h · Gosto
  • Gildo Mahanjane Está visto que aquela tabela salarial e o Qualificador Profissional, onde vêm grupos salariais das carreiras e funções em vigor no Estado, não serve para alguns.
    2 h · Gosto · 1
  • Alberto Joaquim Depois querem k haja qualidade na educacao. Professor a receber miseria.
    2 h · Gosto
  • Cristiano Manejo Mocambique a saque e dps dzm ha falta de cabemento orcamental pra aumentar o salario aos funcionarios publicos,k asneira...
    2 h · Gosto
  • Edson Cortez Sinceramente não percebo a comparação do salário da referida directora com o do Presidente da República, quem disse que o PR é a pessoa que deve auferir o salário mais alto no Estado? Uma coisa seria discutir as disparidades salariais dentro da instituição, outra é lançarmos num falso populismo....
    2 h · Gosto · 1
  • Raúl Salomão Jamisse Ya justiça salarial em Moçambique nunca é não haverá. PS: toda riqueza tem graça quando existem os que choram
    2 h · Gosto
  • Elecas António preciso de saber mais sobre o assunto,parece que inacreditável.....
    2 h · Editado · Gosto · 1
  • Clodio Guambe Porá, é muita falta de vergonha e respeito para com o povo que sofre todos os dias. Já basta pá!
    2 h · Gosto
  • Carlos De Sousa Tivir E não ha dinheiro para pagar os profissionais de saúde e educação.
    2 h · Gosto
  • Agostinho Inguane Bando de ladrões e corruptos!
    2 h · Gosto
  • Nadia Issufo E a diretora tem nome?
    2 h · Gosto · 1
  • Imerson Lucas Tambem com as 91 contas que tinham....? Vi ha dias no jornal um anuncio de concurso para seleccao de uma empresa para auditar as contas do INATER.......Acredito que o actual ministro esta a tentar limpar a casa...
    2 h · Gosto
  • Lourenco Jose Se o Ministro da Educação considera salário alto, o pouco mais de 20 mil de um Licenciado.
    Como diria então para este caso sr Ministro?
    2 h · Gosto · 1
  • Vicente Cossa Por favor senhores Mministros, vejam se na apreciação dos novos salarial mínimos no sector público levam em consideração esta situação. 
    Não se justifica essas diferenças.
    2 h · Editado · Gosto
  • Nelson Junior Senhoras e senhores,este caso nao é uncio em Moçambique....pesquisem mais e ficarao atónitos....para nao falar dos dinheiross em contas bancarias estrangeiras....Moçambique de 2015 é Moçambique de nome...perdeu a "mocambicanidade"....Greed,greed and greed está destruindo o País...
    2 h · Gosto
  • Nacer Choy Grande ofensa para o seu povo que é patrão. Em todas delegações províncias não há sistema todo momento. Não se imitam cartas de condução por falta de sistemas. Quando temos uma pessoa a viver com meio milhão de salário. Não é simpático.
    2 h · Gosto
  • Sacur Laura Nem senhor Obama recebe esse salário, porque ela recebi isso td?? Não percebo
    2 h · Gosto
  • Lilyana Cuna Pena que essas criticas so vao terminar aqui no FB, enquanto esses corruptos roubam nossos impostos.
    1 h · Gosto
  • Egidio Vaz Nadia Issufo, abrilhante os seus olhos. Apresento-te a Senhora Dra Ana Manuel Matusse Dimande, directora da INATER, que ganha 500 mil meticais mes
    1 h · Gosto · 9
  • Francisco Maingue Todos são assim só descobriu se esta Directora mas há inúmeros casos iguais.Todos são saqueadores dos impostos.
    1 h · Gosto · 3
  • Jose Manuel chumbo cadeia
    1 h · Gosto
  • Gizela Pires Inacreditavel. SHAIM
    1 h · Gosto
  • Gizela Pires Nem paga IRPS
    1 h · Gosto
  • Egidio Vaz O tal despacho assinado pelos Ministros dando aval aos salarios chorudos. Ei-lo
    1 h · Gosto · 10
  • Andre Vilanculos Não, isto está mesmo BRUTAL...
    1 h · Gosto
  • Gizela Pires Que Pais é este?
    1 h · Gosto · 1
  • Nadia Issufo Obrigada, Egidio Vaz.
    1 h · Gosto
  • Jose Manuel um pais liderado por terroristas
    1 h · Gosto · 2
  • Jaime Mutuque A vafana vahola
    1 h · Gosto
  • Nacer Choy PGR levar estes que deram este despacho ao tribunal. Assim como foi com cambaza. Manhenje. Munguambe. Até outros que aqui não site. Depois vem chamar Nhusy de igual a Raul. Obra de Mutisse e Chang.
    1 h · Gosto · 1
  • Nelson Junior .....E ha mais pessoa que ganham mais que isto...investiguem....nao se surpreendem se,ela é grande militante da Frelimo.....
    1 h · Gosto
  • Arao Rivas Maposse Enquanto não haver união ai ainda viveremos mais 100 anos desta maneira o povo moçambicano e que deve dar basta essa sujidade, não tem dinheiro para médicos não tem dinheiro para dar a policia , não tem dinheiro para dar professores mais tem para vergonhas , o povo unido sempre vencera. ufff, ufff
    1 h · Gosto
  • Nelson Junior Por isso que muitas vezes digo,de que o "maluco" do Afonso em certos casos tem razao-falha na sua apresentaçao dos factos....
    1 h · Gosto · 1
  • Julio Lacitela Hipocritamente, alguem espera que essa senhora entenda o que MDM e Renamo dizem.
    1 h · Gosto · 1
  • Egidio Vaz Manuel Mucári, se leu o texto vai notar que nao é da minha autoria. É do SAVANA e Mediafax
    1 h · Gosto
  • Manuel Vulula Ladrões vestindo fatos e gravatas.
    1 h · Gosto
  • Manuel Mucári Li e vi isso. Eu não me escandalizo por haver que ganhe mais que governantes. Condeno o saque!
    1 h · Gosto
  • 1 h · Gosto · 1
  • Sande Carmona Carmona Quanto é que recebem os assinantes desta tabela salarial?
    1 h · Gosto
  • Pedro Cristovao Mawai Jr. La nhima bicha.
    1 h · Gosto · 1
  • Jagomache Gomache Carambas pha, que fortuna. Dlhakama tem razão
    1 h · Gosto
  • Bow Cuna Analisa bem Ali Raja
    1 h · Gosto · 1
  • Salomao Massangaie Eu aqui a sucumbir de fome com a minha licenciatura, Ntla,,
    1 h · Gosto
  • Milagre Micas desmaei, isso é demais...
    1 h · Gosto
  • Aderito Maperra Sem comentarios
  • Gildo Mahanjane Estes não deveriam ter as suas funções, equiparadas a de outros Institutos? Damn.
  • 58 min · Gosto · 1
  • Erica Tovela Se matei
  • Saute Francisco Saute Escrevendo....
  • Domingos De Sousa Duarte Opah! A Xuxa vai secar, nem imagino se for exigido a restituição dos valores ilicitamente benificiados aos cofres da fazenda!!! Ai serão fotografias dum jornal para o outro, duma TV para outra...conversão para a oposição, tudo mais alguma coisa!
  • André Alvaro Honwana Honwana Egidio hitiza kuvhavha hi hola muleza, hitiza kuvhavha hi whola kanimmambu,hitiza khuvava hi hola paciência é um hino entoado pelos trabalhadores no dia um de maio,dia dos trabalhadores,ai viola se op rincipio da divisao equitativa e procedimental da renda,é um absurdo,,,,,,,,,
  • Crm Crm Depois dizem que mocambique é um pais pobre.Num pais pobre há esse tipo de salário? Dizem que Mocambique precisa do apoio financeiro para para o orcamento do Estado. Esse orcamento parece que nao é para o Estado é para certas pessoas que utilizam fundos publicos e justificam em nome de Estado. E o verdadeiro povo so recebe uma ninharia. Que barbaridade!!!!
    46 min · Editado · Gosto · 1
  • Aderito Sinala Pais da marrabenta e pandza
    37 min · Gosto · 1
  • Alfredo Macuácua Garanto-vos que a AT vai cair lhes em cima. Depois da publicação daquela tabela que vem no Savana, esta provado que houve fuga ao fisco porque todo o rendimento, inclusive o ilícito, deve pagar o imposto de rendimento, através da retenção na fonte do IRPS. Flavio Saute
    29 min · Gosto · 2
  • Crm Crm O verdadeiro povo nao tem salario, o que o povo aufere no final de cada mes sao alguns trocados desses tipos!!!!!
    27 min · Gosto · 1
  • Fernando Caetano Ontem anoite jantei com rabo de peixe-seco, afinal ainda ha gente que come a cabeca ? xiiii, isso faz parte do PARPA III ?
    24 min · Gosto · 3
  • Rodrigues Tembe Manuel Mucári, compare também os salários dos trabalhadores a que fez menção com os de INATER antes de reclamar e tire as suas conclusoes.
    19 min · Gosto · 1
  • Agnaldo Rui Jo Navalha Este pais eu gosto
    18 min · Gosto · 1
  • 15 min · Gosto · 1
  • Kemmbo Mazithemba Alguem ganha 500 mil e nem gasta nem gasta um tustao uma vez que tem tudo pago pelo estado: agua, luz, telefone, rancho, combustivel para suas viaturas, escola dos filhos e Voce POVO que se trabalha ganha 3 mil mts e deve fazer uma gincana para que o mesmo chegue para agua, luz, chapa para si e seus filhos, escola para os miudos, alimentacao, etc, etc. E como fica? Depois quando reclamamos dizem que nao e nosso, etc, etc? Eh, outras coisas, mas...a imagem fala por si.
    10 min · Gosto · 1
  • Kemmbo Mazithemba Noutras paradas o povo nao admite isso. Veja :http://www.voaportugues.com/.../pr-de-cabo.../2713105.html
    O Presidente de Cabo Verde vetou hoje, 9,  a lei do...
    VOAPORTUGUES.COM|DE ALVARO LUDGERO ANDRADE
    2 min · Gosto

Sem comentários: