sábado, 18 de abril de 2015

Ubuntu

Excelências
Dirigindo-se ao então Organização de Unidade Africano (OUA), realizada em Tunis, Tunísia, em 13 de junho de 1994, o presidente Nelson Mandela, teve ocasião de referir que:
"A África derramou seu sangue e se entregou a vida de seus filhos, para que todos os seus filhos poderiam ser livres. Ela deu de sua riqueza e recursos limitados, de modo que toda a África deve ser liberado. Ela abriu o coração da hospitalidade e sua cabeça tão cheia de conselhos sábios, de modo que devemos sair vitorioso. Um milhão de vezes, ela colocou a mão no arado, que agora tem desenterrado o fardo incrustado de opressão que tinha acumulado ao longo dos séculos "
África do Sul não vai esquecer a hospitalidade e apoio que recebemos de outros africanos durante os tempos difíceis da nossa luta de libertação anti-apartheid. O nosso continente abriu as suas portas e se tornou o lar de muitos sul-africanos que fugiram da perseguição do governo do apartheid. Por muitas décadas, os africanos fizeram sacrifícios tremendos em lutando lado a lado com a gente em uma guerra contra o apartheid, contribuindo para a liberdade que temos hoje.
Desde o advento da governação democrática em 1994, trabalhamos cordialmente com outros países africanos, não só para consolidar as relações bilaterais, que estão florescendo politicamente, economicamente e socialmente, mas também para promover a integração continental.
Inspirado pelo espírito do Pan-africanismo, a força motriz da nossa luta de libertação, a política externa da África do Sul é impulsionada pela visão para alcançar um continente Africano das Nações, que é pacífica, democrática, não-racial, não sexista, próspera e que contribui a um mundo que é justo e equitativo.
África do Sul prossegue esta visão, informado pelos valores do Ubuntu (humanidade). Ubuntu é o conceito central da organização social e política na perspectiva global Africano, que consiste em os princípios da partilha e carinho um pelo outro. Isto significa, em geral, que ser humano é afirmar a própria humanidade, reconhecendo a humanidade dos outros e estabelecer relações de respeito mútuo com eles. Além disso, este ditado ensina-nos que a denegrir e desrespeito ao outro ser humano é para denegrir a si mesmo. Por isso, posso afirmar com a maior convicção de que o espírito do Ubuntu é bem tecida em fibra moral da África do Sul, mais especificamente em nossa interação com outros africanos e à comunidade internacional em geral.
África do Sul está inabalável contra todas as intolerâncias, como o racismo, a xenofobia, a homofobia e sexismo.
O Governo Sul-Africano, por conseguinte, insta os sul-africanos para não permitir que alguns indivíduos a inverter e prejudicar nossas conquistas históricas.
Excelências
Ao concluir para permitir mais tempo para a discussão, deixe-me reiterar o compromisso do Governo Sul-Africano, trabalhando em parceria com os seus governos e povos, para tratar as causas subjacentes a este desafio recorrente em nossa sociedade com uma visão de buscar sustentável a longo prazo soluções.
Nossa reunião de hoje, que eu espero que seja um dos compromissos abertos, é, portanto, uma plataforma ideal que irá facilitar a exploração de soluções duradouras para este problema.
Eu agradeço a sua atenção.

Sem comentários: