sábado, 18 de abril de 2015

Tenho muita pena deste rei!

Tenho muita pena deste rei!
Há um chamado Rei dos Zulus, na Africa do Sul, que da História do seu país e da região certamente nada sabe! Este rei não sabe, nomeadamente, quem são os povos desta região que foram atacados, saqueados e chacinados por hostes de invasores provenientes do seu próprio país, na ressaca do sangrento Nfekani, da queda do império Zulu! Não, este rei não sabe! Não sabe para onde se dirigiram, no Nfekani, as hostes guerreiras e invasores de Shongane / Manicusse; não sabe! Não sabe, certamente, donde vieram os Ngunis que ocuparam e dominaram os povos nativos de Mocambique, do Pungue ao Incomati! Não conhece, portanto, a linha genealógica de Muzila e de seu neto, Ngungunhani! Este rei não sabe nada!
Não sabe, este rei, quem são os povos desta região que, com trabalho quase escravo, construíram, ao longo de séculos, toda aquela riqueza do seu país, tingida de sangue e de suor negros, não sabe! 
Não, este rei não sabe! Não sabe, certamente, dos horrores que monstros vindos do seu país, com nomes como Krugger, Botha, Mallan, etc., praticaram, ao longo de anos sem fim, sobre os povos pacíficos desta vasta região do Sul de Africa, sempre curvados para servir e para agradecer! Não, este rei não sabe!
Este rei não sabe, certamente, que existe um povo, nesta região, que pagou com o sangue do seu próprio Presidente da Republica, a libertação do povo irmão sul-africano, incluindo, portanto, a libertação dele mesmo, o rei! Não, esse rei nada disto sabe! 
Também não sabe, este rei, donde vem parte considerável da energia eléctrica que alimenta os complexos mineiros e industriais dos seus domínios do Kwazulu-Natal, incluindo a sua capital, Durban; ou Joanesburgo, etc. Não, este rei não sabe! Muito menos sabe ele, donde vem o gás que mantem activos milhares de complexos turísticos de luxo, do Kwazulu-Natal, de Joanesburgo, de Mpumalanga…água quente nos hotéis, cozinhas sofisticadas … não, ele não sabe! 
Que saberá, então, este rei? Saberá ele quantos cidadãos sul-africanos demandam, todos-os-dias, a nossa terra, sendo aqui recebidos de forma hospitaleira e amigável, ora em busca de negócios lucrativos, ora em busca de prazer e de lazer? Não, ele não sabe! 
Que sabe, então, o tal rei dos zulos? Muito pouco. Pouquíssimo: o que este rei sabe, é a Africa do Sul é uma ilha, espectada no meio de um oceano distante do resto do mundo, e que Kwazulu-Natal é apenas o umbigo dele! E que esta pequena ilha espectada num oceano distante do resto do mundo, foi, de dia para a noite, invadida, por hordas de pestilentos extraterrestres, que por isso mesmo, apenas merecem um único tratamento: a expulsão, a ferro e fogo, sob pena de chacina e de linchamento!
Tenho muita pena deste rei!
  • Salim Saleh E certamente n sabe k existe o TPI
  • Yussuf Adam edste rei tem uma estrada que lhe ;ermite entrar da zululandia em Mocambique e considera que uma parte da regiao da Ponta do Ouro lhe pertence....Este rei quer uma guerra para recriar o seu velho imperio ou o que resta dele....
  • Hermes Sueia E ainda falamos duma SADC.........
  • Adelino Branquinho Concordo, Tomas Mario, este rei nem sequer sabe que ja vai nu.
  • Hermes Sueia Amigo, Tomás Vieira Mário, o que está a acontecer na vizinha África de Sul, pressiona-nos a resolver de forma mais célere os nossos problemas internos domésticos, para que possamos acolher aqui na nossa Pátria Amada, aqueles que um dia foram forçados a procurar além fronteiras o que não encontraram aqui em casa. Com uma PAZ estável e duradoira poderemos ampliar as oportunidades de emprego aqui em Moçambique e evitar tamanha humilhação, de ZULUS tão ingratos.
  • Salim Saleh In this one I am with you Hermes Sueia
  • Bento Junior Sobre o assunto, penso que, ainda que de forma pouco elaborado o meu pensamento, uma das formas de intervenção na ordem política seria a de rever o tipo de diplomacia vigente. Estabelecer uma diplomacia de princípios, em lugar de uma diplomacia de interesses. Apesar de pensar que com a morte não se conversa, creio que pode-se conversar com as pessoas que estabeleceram as políticas da regionalização para repensar a livre circulação de pessoas, bens e serviços. Este copy and past da União Europeia não tem dado bons resultados. Não ouvir a voz e o pulsar das sociedades em favor de um exercício da politica autista é trágico!
  • Tomas Mario Parce-me uma reflexao que se impoe, perante estes acontecimentos!, caro Bento Junior!
  • Benedito Nzualo As mudanças de estar e ser naquele reino vêm sendo manisfestadas há quase uma decada, por isso cabe a nós, sim a nós mesmo, tomarmos a mesma atitude que remota de há mais de um seculo quando o reino zulo investiu em subalternização eterna das tribos da região. O aviso esta aí, e nós temos que agir pelo hoje e amanha, e esquecermos a utópica fraternidade eterna de ontem!
  • Noa Inacio Peco para fazer uso deste texto VIMARO please!
  • Esperança Machavela Tomas Mario . Tomara que alguém faça chegar ao dito rei Zulu estas reflexões. Tenho entendido que autoridades eclesiásticas apelaram-lhe, sem sucesso, a se dirigir aos seus insurectos para acalmar-lhes os ânimos. Estou co Hermes Sueia : Paz e desenvolvimento é condição sem a qual não se pode encontrar uma solução definitiva. Até lá SADC deve agir energeticamente
  • João Carlos Falaste, escreveste e disseste caro Tomas Mario. Acho estranho, no entanto, que até ao momento, não tenha havido nenhum posicionamento político firme e de repúdio ao que estamos a assistir vindo da cúpula da sadc. A situação é de tal gravidade e horror , que justifica, mesmo, uma cimeira de emergência a nível de chefes de estado da região
  • Arnaldo Tembe TVM, extraordinaria a dessertacao historica! Porem, tenho que dizer que o rei dos zulos, sabe bem da maioria das coisas que pensamos que nao sabe. Uma das coisas que ele nao sabe eh visao politica que lhe permita medir as consequencias de qualquer discurso que profere. Tanto eh que depois das consequencias, tentou estrebuchar, desmentindo mas sem pedir perdao, Depois pediu ao seu tio Gatcha Buthelezi para lhe socorrer e de nada resultou, recorreu a direccao provincial do ANC para amainar os apaniguados e ate abandonaram a reuniao e o representante ficou a falar sozinho. Ele, o rei zulo e os sul africanos fanaticos, sabem sim senhor, que cometeram uma grande gafe que podera ter reprecurssoes imprevisiveis. " Oxala que a emenda nao fique pior que o soneto" . A ver vamos.

Sem comentários: