quarta-feira, 15 de abril de 2015

SOBRE AS REPROVACOES DO GALIZA.M.Jr

13 h · Editado · 
 · 

Bem que tentei me manter calado , bem que tentei nao tocar no assunto da semana e, quica, do mes , mas feliz ou infelizmente nao consegui. O caso do momento sao as reprovacoes do ilustre G. Matos Jr. Bem, ele foi confrontado com essa verdade ( tudo leva a crer que e' real ) em plena Assembleia da Republica.Ouviram-se risos abafados e outros nem por isso, explodiram de imediato, causando mau estar e vergonha ( pelo que me pareceu ) do ilustre deputado. Normal, se calhar tambem teria reagido da mesma maneira, mas como me conheco, talvez teria tentado dar a volta por cima ou , simplesmente, dobrar os joelhos e dizer obrigado!
Com este nobre texto nao pretendo lancar culpas e nem defender a qualquer uma das alas, o que pretendo e' mostrar , de modo mais nitido possivel - com um exemplo/experiencia por mim vivida - a nossa hipocrisia, nos, que brincamos e lancamos farpas a este caso que envolve o jovem deputado da FRELIMO.
Comecando , eu nunca fui um bom aluno, toda minha passagem pelo ensino primario e secundario foi marcada por pessimas notas, mau comportamento, inumeras reunioes e faltas vermelhas... E' assim como foi, e' a imagem que avisto sempre que olho para retrovisor. Durante anos eu fui uma vergonha para os meus encarregados de educacao, raramente era elogiado por um bom desempenho numa determinada aula, por uma nota e etc... Nao guardo boas recordacoes da minha estadia nas escolas onde fiz o ensino primario e secundario, exceptuando a Escola Secundaria Josina Machel onde, "milagrosamente" , fiz os exames finais da 12 classe e somente fui a recorrencia ao exame de Ingles e, igualmente , consegui sair aprovado! Esta e' a minha realidade e por mais que um dia alguem lancasse tais factos a minha cara, como uma luva branca, ainda que a ira se apoderasse de mim, ao final de tudo, eu teria de reconhecer pois nao se pode matar a verdade!
Apesar de todos os obstaculos por mim enfrentados, apesar de tudo aquilo que fui no passado , analisando e comparando ao que sou hoje ( para que conste, ainda sou um mero estudante lutando pela sua formacao ), eu cresci, evolui e tenho muito mais para dar a mim e ao mundo. O que quero dizer e' que recaidas podem ate marcar o trajecto de um ser humano, mas as vezes em que este se levanta(ou) para prosseguir, tratam de dar brilho e dignidade a sua jornada. Galiza Matos Jr reprovou tres, duas, cinco e ate dez - sim , como quiserem - vezes ... Mas ao mesmo tempo e' uma das caras mais jovens e inteligentes que a nossa Assembleia acolhe. As suas reprovacoes nao podem e nao irao manchar de forma alguma a sua imagem e personalidade que arduamente foi moldando e polindo. Reprovou? Normal, mas superou e hoje em dia e' um deputado conhecido e respeitado... quer queiram quer nao! Pelo que sei foi locutor e mais tarde uma das das caras da nossa Tv, actualmente e' deputado na AR , activo e em muito tem contribuido em varios aspecto politicos e sociais para o desenvolvimento do nosso pais, e' muito activo nas redes sociais e procura de forma humilde interagir com os demais , debatendo , expondo e defendendo suas opinioes... Quer dizer, tudo isso fica/ou esquecido pelo facto do homem ter sido reprovado umas tantas vezes?
Alguem muito sabio disse-me " Emerson, as coisas nao sao como comecam , mas sim como elas terminam".
Pegarei no mesmo conselho e darei aos demais, esses tantos que nunca reprovaram e hoje se riem deste caso, o que sao na vida? Bem, estou ciente de que alguns triunfaram mas, aquele "diabozinho" que aparece bem no canto da orelha de surdos e nao surdos diz, " Sabe, muitos deles estao a na rocha ".
Entao muita calma nesta hora, e' o tal proverbio do telhado de vildro... Moderacao, meus irmaos, moderacao e bom senso, precisa-se.
Esta e' a minha nobre opiniao sobre o "assunto do momento"
CHIL EMERSON DAVID
  • Sasia Aku Nativo Sabes acredito que nada do que dissestes foi esquecido...mas se o pessoal comenta e se ri disto tudo é mais pela maneira como o macaco velho se expressou...
    3 h · Gosto · 9
  • Chil Emerson David Tenho visto comentario "Como este e' deputado, se xumbou 3 vezes? Eu so xumbei uma e etc" ops... serio? heheheh ntlha
    3 h · Gosto · 1
  • Ana Madina Issufo Chiria Estou cansada. Gostava de ler but im tired. Filho pah, faz posts tipo tua mae assim. Uma linha so....
    3 h · Gosto · 4
  • Romana Ae'rcia Miguel SiToe Boa observação. 
    Bravo.
    3 h · Gosto · 2
  • Jorge Matine Chil Emerson David, concordo contigo, o edmundo tem uma trajetoria profissional de muito respeito e sempre foi lutador. Conheco-o como estudante, profissional de comunicaçcao, promotor e politico. E nao penso que "coisas" que acontecem na politica poderão abalar a sua trajetoria como uma pessoa lutadora e que quer marcar a sua geração. e ele ja passou por situacoes muito dificeis proprias da sua luta pela afirmação dos seus ideiais e trabalho que este episódio so vai-lhe preparar melhor para os proximos desafios na vida politica.
    3 h · Gosto · 6
  • Paula Zita Chil Emerson David ca pra mim, o que leva as pessoas ao gozo nao e' o acto de ter chumbado em si, mas sim a forma como essa informacao veio ao publico. As pessoas estao a achar graca e' o Bang-Bang entre os dois, akela cena de baixaria em pleno parlamento e nao ao CHUMBAR EM SI.
    3 h · Gosto · 14
  • Mansur Bazilio Sasia Aku Nativo disse tudo.é também lamentável como estes dois senhores representantes do povo passam o tempo na casa magna (procurando ofenderem-sse Uns aos outros )
    3 h · Editado · Gosto · 2
  • Edson Nhanombe Estou com preguiça de ler. 
    3 h · Gosto
  • Nando Conceicao Meu caro tenstoda razao,mas o que se passa e que este jovem tem ofendido os colegas das outras bancadas varias vezes ate ai ninguem notou isso,diz o velho ditado tens telhado de vidro nao atira pedras ao vizinho,mas nao e da minha conta.
    3 h · Gosto · 1
  • Jorge Matine Nando, por isso que eu digo que ha varias formas de aprender, aperfeicoar as nossas caminhadas. e comentei que este episodio vai-lhe preparar para novos desafios e isso so aprendendo com erros e sucessos.
    3 h · Gosto · 3
  • Tânia Maússe Sengo Esqueceste de dizer que sempre estavas na pior turma da escola  e o Director vos marcava 
    3 h · Gosto · 1
  • Rob Sau Nota 12
    2 h · Gosto · 1
  • Carlos De Sousa Tivir Eu acho que ele poderia ter abafado o caso reconhecendo o facto e mostrando que deu a volta por cima. A reacção dele face aos pronunciamentos do Muchanga so serviu de petróleo. Aproveitando a deixa do teu provérbio "as coisas não são como começam, mas sim como elas terminam", gostava de saber como terminou a "luta" entre ele e a décima classe.
    2 h · Gosto · 6
  • Juma Aiuba O assunto não são as exageradas e consecutivas reprovações, é o nervosismo que isso criou no visado. Galiza não assumiu nem desmentiu, apenas disse que ia processar. Essa foi a piada, no meu entender. Ha tanta gente que ja chumbou e nunca é piada. Mas tambem chumbar 3 vezes nao é pouco, mano. O factor surpresa tambem conta.
    2 h · Gosto · 3
  • Lala Da Silva Khossa Como digo e sempre direi... nem sempre reprovação é sinónimo de "burrice"...
    2 h · Gosto · 2
  • Roy Sunshine Leva teu LIKE
    2 h · Gosto · 2
  • Anacleto Machava Eu só não sei o porquê de algumas pessoas estarem a condenar a risada à volta do assunto porque pelas imagens da STV é possível ver a presidente da AR e muitos deputados da Frelimo a se rirem da situação! E mais, esta tragédia não afecta só o "chumbante" mas toda a nossa sociedade e o nosso sistema de ensino! Já satirizamos situações bem piores! Ir ao teatro custa taco e se temos oportunidades para nos rirmos de borla deixem-nos rir pá! AMTAIRED!!!
    2 h · Gosto · 5
  • Lurdes Sofia Mucavele Concordo contigo Emerson. Aquilo me pareceu um absurdo, desviar do verdadeiro assunto a que estavam naquele lugar... foi muita sabotagem.
    2 h · Gosto · 1
  • Chil Emerson David hahahahha Anacleto Machava , golpe baixo, "AMTAIRED, ahahahaahahahahahah
    2 h · Gosto · 1
  • Anacleto Machava Niyo karhala nduwena pá! hahahahahahahahahahahahahahahaaaa
    2 h · Gosto · 1
  • Juvêncio Abilio Comé Recordo-me, se a memória não me atraiçoa, de uma das poucas vezes que assisto em Tv aos plenários da AR, ter visto e ouvido ao “humilde” deputado que o advogas a dirigir-se aos outros nos termos semelhantes aos seguintes: “Meus senhores, não estamos aqui para dar licções tão básicas como essas…”
    No meu entender, isso é o mesmo que tratar aos outros de “burros”.
    Refira-se que a tal questão era pertinente e não tinha sido dirigida à ele, portanto naquela situação, o mais humilde seria calar e deixar a PAR esclarecer.
    1 h · Gosto · 3
  • Nguilozy Aleixa Eu quando ouvi/vi aquilo chorei de rir pela tamanha baixaria,ele usou um golpe tao baixo,mas tao baixo que reflete naquilo que ele é.
    Eu admiro o GMJr pela Postura,Beleza,seus discursos e mais.
    Ca entre nos 10a custa pah!
    Eu se fosse por Abdul Remane da Manyanga também fica 4x na 10a. Lol
    Gostariande conhecer a biografia do Muchanga.
    1 h · Gosto · 1
  • Angelina Alda Enfim sao coisas da nossa terra. O facto é que se lavou roupa suja ali na boca do povo e o resultado é este que estamos a ver...virou piada. Nem a presidente da AR conseguiu se conter. Por vezes os que mais chumbam ganham experiencia e viram letrados.
    Diz o ditado "A pratica é mae da habilidade"
    1 h · Gosto · 1
  • Zee Mavye Sabes Chil Emerson David, Lendo teu post percebi que só se envergonha do seu passado quem ostenta uma vida de mentira e procura, a todo custo esconder de onde vem é quem ela é na verdade.
    O que aconteceu com Galiza Matos Jr só fa(e)z rir aos hipocritas e quem acredita que a Sua vida sempre Foi um exemplo a seguir.
    Perguntei num dos post sobre o assunto se qual era a mais valia que as reprovações em serie de alguem que Hoje venceu a vida por esforço é dedicação nós tras a nós, Povo mocambicano como uma mais valia? 
    Penso que no lugar de produzir cartoons comicos sobre isso deviamos era buscar nisto um exemplo de superação e vitoria. 
    Tenho cada dia orgulho de ti meu puto...
    1 h · Gosto · 2
  • Lina Da Silva Quem se humilhar,será exaltado... Quem se exaltar será humilhado... A quem me ofende retribuo com silêncio de contrário ,aos olhos dos outros, todos seremos tolos... Acho o Edmundo altivo e arrogante quando se retrata à oposição. Pode crer que daqui pra frente vai mudar de postura!!Muchanga lançou a isca e ele mordeu direitinho.
    1 h · Gosto · 3
  • Manuel Chibebe Na verdade Muchanga só quiz dizer que sabe mais não só da frelimo como da vida do particular do Galiza, agora se doeu, só mesmo estando na pele do galiza para perceber. as suas palavras CED são um ombro amigo para o Galiza, tomara que o encontre com espírito para ler.
    49 min · Gosto · 3
  • Dercitotito Nicolau Merecito vc foi eu no passado mormão.kkkkkkkk
    47 min · Gosto · 1
  • Chil Emerson David Nao foi facil, Dercitotito Nicolau, nao foi facilll, mas estamos aqui... a vida continua. Manuel Chibebe, como queiras pensar , eu dei a minha opiniao e respeito as demais, sim ele pode ter errado, mas nos, igualmente, estamos a errar. Nem todos sao como meu irmao Anacleto Machava, este esta a rir mesmo porque teve graca, sem malicia... essa e' a realidade dos factos, digo o mesmo para o Juvêncio Abilio Comé usand o exemplo do Jorge Matine, isso sera uma alavanca para o seu sucesso que ele aprenda com o seu erro e saiba dar a volta por cima como fez em todos esses anos em que ele reprovou de classe.
  • Ray Bob Manhiça Chumbou chumbou. Cuidem -se.do muchanga. E ele fala de filhos e esposa
    Sera que isso nao leva a manchar a propria familia? Falou-se de chumbar decima classe, quem passou por la sabe que na epoca nao era facil em 1 ano.
    26 min · Gosto · 1
  • Ray Bob Manhiça Ha xenofobia na Africa do sul. Alerta, o fenomeno vai rumo a jhb.
    16 min · Gosto · 1
  • Lina Da Silva Mas.... a culpa é da Presidente da AR. Ao invés de cortar os microfones...vai dando palavra aos nobres deputados se alfinetando...kkkk..ela gosta dum babado!!!
  • Ray Bob Manhiça Fez bem por nao cortar. Senao aranjaria mais problemas
    13 min · Gosto · 2

Sem comentários: