quarta-feira, 1 de abril de 2015

Renamo quer que autarquias provinciais sejam debatidas em primeiro lugar (‪#‎canalmoz‬)


6 h · 

Partido de Afonso Dhlakama quer que o debate do projecto seja feito antes, para assegurar que o Orçamento do Estado inclua as despesas decorrentes da aprovação da proposta.


A Frelimo diz que é preciso que se dê prioridade ao Plano Económico e Social e ao Orçamento do Estado.

Maputo (Canalmoz) – Teve início ontem a I Sessão Ordinária da VIII legislatura da Assembleia da República. Como tem sido prática, o primeiro dia foi reservado aos discursos de abertura das chefias das três bancadas parlamentares, nomeadamente, Frelimo, Renamo e Movimento Democrático de Moçambique, e à aprovação da agenda de trabalhos. Entretanto a sessão conheceu alguns momentos de desentendimento entre as bancadas sobre as matérias que deviam constituir prioridade na agenda de trabalhos. A bancada parlamentar da Frelimo queria que fossem prioridades o Plano Quinquenal do Governo, o Plano Económico e Social e o Orçamento do Estado. A Renamo, por seu turno, defendia que o parlamento devia dar prioridade à sua proposta sobre as autarquias provinciais, antes do debate do Orçamento do Estado, porque a proposta tem o seu impacto orçamental, que deve ser acautelado durante a aprovação do Orçamento do Estado. 


Segundo a presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, parecia haver consenso entre as bancadas de que o Plano Quinquenal do Governo, o Plano Económico e Social e o Orçamento do Estado estavam na lista de prioridades. Mas o deputado da bancada da Renamo José Manteigas defendeu o contrário.

“Já apresentámos à Comissão Permanente, no dia 16 de Março”, disse o deputado da Renamo José Manteigas, que considera que faria sentido que a Assembleia da República debatesse a proposta das autarquias provinciais “antes do orçamento, porque vai ter um impacto orçamental”. Manteigas diz “não ver qualquer problema. Até porque a proposta já está nas comissões”, contrariamente ao Plano Económico e Social, que ainda não desceu às comissões. Segundo a deputada Ivone Soares, a ideia da Renamo é de evitar que o Governo seja obrigado, mais tarde, a elaborar um orçamento rectificativo para salvaguardar o funcionamento das autarquias de nível provincial.

Prioridade para o PES


O deputado da Frelimo Edmundo Galiza Matos Jr. considera que o Orçamento do Estado está atrasado e “haverá muito por se fazer no funcionalismo público”. Segundo aquele deputado, “dentro das prioridades estão todos os moçambicanos que desejam ver as instituições a funcionarem, e bem”. Declarou ainda que a sua bancada não tem nada contra o debate da proposta da Renamo.


Há sempre linhas de provisão

Quem interveio para amainar os ânimos foi o deputado Manuel Chang, antigo ministro das Finanças do Governo de Guebuza. Manuel Chang diz que não interessa o momento em que se vai discutir a proposta da Renamo, pois, se ela for aprovada, mesmo que seja depois do Orçamento do Estado, o Governo pode criar condições para custear as despesas dela decorrentes. “Mesmo que discutamos antes e se tome a decisão que se tomar, não haverá alteração em relação à proposta do Orçamento. Seja lá qual for a decisão, penso que o Governo pode encontrar soluções dentro desta proposta que foi submetida, porque há sempre linhas de provisão que é possível usar-se”. Chang diz que é falsa a discussão sobre qual documento deve ser a prioridade, evocando a necessidade de se acautelar as despesas da aprovação da proposta da Renamo. 


A Assembleia da República volta a reunir na próxima quarta-feira, dia 8, para analisar o Plano Quinquenal do Governo e depois o Plano Económico e Social e o Orçamento do Estado. (André Mulungo)




Inoque Efodi Jassiten Jassiten, Sergio Tomé Mauricio, Henrique Matola e 43 outras pessoas gostam disto. 












Norberto Fernando veja so na nigéria onde se respira a verdadeira democracia o actual governo já reconheceu a derota e prabenizou a oposição pela vitória mesmo antes do fim total na contagem. e aí a paz reinara



7 · 4 h











Eddy Marchal Sochangana A senhora Verónica e sua companhia querem ser agora protagonistas do sofrimento do povo? Haa, mas que se cuidem, prk o povo conhece bem onde cada um dos pinguims do regime vive, o povo irá fazer a justíça junto das vossas casas e famílias.



6 · 6 h
















Ze Manel Ido Tbm a RENAMO tem suas razoes é pra dpox d aprovarem a proposta dizerem k ñ ha dinheiro pra sustentar o projecto depois da sua aprovaçao.



5 · 6 h











Malencio Acacio Impapula Regioes autonomas e economias autonomas...



1 · 4 h











Emigildo Fernando Fernando Kkkk agora fora apanho no pescoxo pork mano gueba ja nao tem voz



1 · 4 h











Armando Tomas Fernando Fernando Matias magoado quem te disse autonomia e divisão do pais,? Lea mais para comprender o que isso de autonomia ok











Benjamim Jose Isso mesmo. Que aprovem d uma vez por todas..











Miguel Vicente arenamo tem bomx plano pa nosso belo moçambique











Abdul Latif Mussagi O povo ja sabe o seu posicionamento.











Sergio Fernando Cebola Isso vai acabando pegar fogo..............











Matias Magoado Nao se pode aprovar essa proposta da Renamo.Somos um unico povo unidos do Rov/Map.











Herman Nhamune Bom dia, thanks!











Mario Aguiar Soromenho Trabalhem pra o bem deste povo e nao pra o vosso.











Ismael Muhave Deviam sim comensar pelo progeto e depois orçamento. Isso é facil dok depoi fazer reajuste de orçamento.











Ismael Muhave O k se quer é, esse dois tipos se entende p nao machar o pais. Se eles nao si entender nós estamos lixados.











Afonso Jose Ai começa o baralho











Rosário Manuel Julião Nesse ano o eixelentissimo presidente das regioes autonomas Sr Afonso Maceta M. Dlhakama vai libertar o povo moçambicano dos corruptos, ladroes e assacinos











Válder Maguni Olhe a escrita!!











Danilo Junior Por mim acho k a Renamo ker seu Orcamento nas regioes autonomas diferente do k a Frelimo dara .....acho assim mas primeiro eh dinheiro pra bom funcionamento do Estado











Siquisse Cristovão Joaquim Ine Neste caso eles tem razão primeiro dinheiro depois coisa d RENAMO











Joaquim Pedro Simango Veronica nx aguarde k a tua hora vai xegar


3 h









6 h · 








Proposta da Renamo sobre autarquias provinciais


Bastonário da Ordem dos Advogados reconhece que o assunto é mais político do que jurídico (‪#‎canalmoz‬)




Maputo (Canalmoz) – O Bastonário da Ordem dos Advogados reconheceu ontem em Maputo que o projecto de Lei das Autarquias Provinciais submetido pela Renamo à Assembleia da República “é mais uma questão política que necessariamente jurídica”. Tomás Timbane fez estas declarações à margem de um debate organizado pela Ordem dos Advogados de Moçambique sobre o projecto de Lei das Autarquias Provinciais.


É um ciclo de debates que prossegue, estando previsto para amanhã na cidade da Beira, e posteriormente na cidade de Nampula.


Tomás Timbana disse que os debates serão suficientes para a Ordem dos Advogados de Moçambique emitir a sua opinião, atendendo ao pedido feito pela Assembleia da República para que a ordem emitisse um parecer.


“Não era imperioso promovermos um debate, para emitirmos o nosso parecer. Esses debates não têm nada a ver com o pedido formulado ela Assembleia da República, e nem são determinantes para esse parecer”, disse o bastonário, afirmando ser uma estratégia para envolver mais pessoas nas discussões.


Segundo Timbana, a AR está num processo frenético para se pronunciar sobre este diploma, sem um debate que envolva outras realidades.


Afirmou que, na qualidade de advogados e juristas, o seu objectivo é analisar o documento do ponto de vista legal. Entende que os políticos, com ou sem um comentário jurídico, têm que fazer uma opção. Disse que a Assembleia da República é soberana.


Eduardo Chiziane considera que é preciso verificar se este projecto procura, ou não, inserir-se no processo de descentralização e se está em conformidade com a Constituição da República.


Chiziane considera que a proposta da Renamo apresenta uma marca de exclusão, porque, segundo ele, quanto à zona sul do país, o projecto não faz menção a nenhuma província.


Por outro lado, considera que o critério da escolha é subjectivo, questionando porquê a escolha específica das províncias do Centro e Norte.





“Dar azo às razões que deram origem ao projecto” – Alvino Dias



Por sua vez, o advogado-estagiário na Ordem dos Advogados, Alvino Dias, considerou que a Ordem deve dar azo às razões que deram origem ao surgimento desta lei, sobretudo todo o enredo eleitoral de 2014 e a validação de resultados sem editais.


“Aspectos constitucionais não podem amarrar ou limitar as pessoas. Os anseios das pessoas não devem estar amarrados aos anseios jurídicos”, disse o jurista, tendo sido aplaudido na sala pelos participantes, que são advogados, juristas, deputados da Assembleia da República e jornalistas.





“A essência do projecto é a partilha de poder” – Egidio Vaz



O historiador Egídio Vaz disse que a proposta está depositada no lugar errado (Assembleia da República), porque o problema essencial a resolver é político e devia ser resolvido de forma política.


“A essência deste projecto é a partilha de poder. Por isso o presidente Dhlakama começou por falar de regiões autónomas, até chegar a este estágio”, afirmou Egídio Vaz. “Ao submeter onde submeteu, faz incorrer em vários aspectos que são considerados ilegais”, considera Egídio Vaz, que diz também que a verdadeira solução deste problema passa pelos consensos nas negociações na Sala de Conferências “Joaquim Chissano”, porque é onde pode haver garantias de paz e estabilidade. (Bernardo Álvaro )

























Sergio Tomé Mauricio, Anselmo Manhique Manhique, Danil Safo e 37 outras pessoas gostam disto. 












Fauzio Confiança Grande opinião do Advogado #Alvino_Dias, concordo plenamente consigo. "#Os_anseios_do_povo_nao_podem_xtar_reféns_a_opiniões_jurídicas" Hoje é k kerem exigir #legalidade afinal de conta onde é k xtava a #legalidade kando se aprovaram_resultados_das_Eleições_de_15_Outubro_2014_sem_Editais? Kkkkk



3 · 5 h











Armando Tomas Fernando Fernando Alvino dias grande advogado ,primeiro perceber a orige do problema ,depois prucuramos sulucoes ,nota 20











Abdul Latif Mussagi Antes de falar deve pensar. Nem tudo se deve falar de acordo com a lei x artigo z. Aqui é o povo a ditar o que quer e não querer exibir conhecimento jurídico.











Miguel Vitsame Maputo Este país vai pegar fogo, e desta vez que o fogo vai se sentir na pele











Adérito Nunes Monjane Concordo plenamente com a opção dos advogados











Micas Phelembe Micas viva 01.04.2015 o dia da Mentira











Mahlathine Mkhambane Agora se pretende um país sem leis? Afinal vamos para onde? Isto começa a me assustar.











Jussa Paulo Falique tambem concordo ...... vamos deixar o misquinhismo











Jussa Paulo Falique concordo com Alvino Dias , fala-se bastante de que o progeto ser ou nao constituicional e da exclusao da zona sul do mesmo progeto.... mas quanto o desenrolar vergonho e fraudulento jamais visto (so em zimbabwe) esquece-se da constituicao... e nao olham o lado bom, como sendo uma maneira de desvincular e descentralizar o regime que nos arrasta a lama.....











Rogerio Mariano Brito FAZER OQ?











Antonio Muchanga Esse Timbane é bastonário ou abastado? Ele tem noção daquilo que diz?











Bernardino Macome Antonio e TU TENS???



1 · 2 h











Aderito Flavio Chemane Killerman Mesmo que nao seja por regioes autonomas deve se criar formas claras de partilhar o poder pois num jogo o arbitro nao pode tambem adepto duma das equipas concorentes



1 · 4 h











Beto Almeida É bom quando o país pegar fogo começarem se matar entre voçes.











Claudio Lombene Voces quem?Apenas peco um esclarecimento.











Bernardino Macome Antonio Chiziane considera que a proposta da Renamo apresenta uma marca de exclusão, porque, segundo ele, quanto à zona sul do país, o projecto não faz menção a nenhuma província.




Por outro lado, considera que o critério da escolha é subjectivo, questionando porquê a escolha específica das províncias do Centro e Norte. ASSIM SENDO A AR, DEVE CHUMBAR ESTA ILEGALIDADE, NAO DEVE CAIR NO ERRO E NA INCONSTITUCIONALIDADE. pARABENS ORDEM, POR ESTE DEBATE. 












6 h · 







Ivone Soares reafirma ideia de Dhlakama de que a AR deve aprovar autarquias provinciais (‪#‎canalmoz‬)



Maputo (Canalmoz) – A chefe da bancada parlamentar da Renamo, Ivone Soares, reafirmou ontem durante a sessão de abertura da I Sessão Ordinária da Assembleia da República que o parlamento deve aprovar a proposta da sua bancada de criação das autarquias provinciais. A Renamo quer que haja um “acordo de cavalheiros”, tal como aconteceu aquando da aprovação da Lei Eleitoral. No discurso de abertura da sessão, Ivone Soares disse que o projecto é uma solução de compromisso generosa, face às violações e fraudes nas eleições do passado dia 15 de Outubro, que produziram artificialmente a vitória da Frelimo e de Filipe Nyusi. 




“Este projecto não é apenas mais uma proposta política da bancada parlamentar da Renamo. Trata-se de um projecto de milhares moçambicanos que não reconhecem a vitória atribuída à Frelimo pelos órgãos eleitorais.” 


Nas eleições de 15 de Outubro, houve boletins de voto preenchidos antecipadamente a favor da Frelimo e do seu candidato, detenções arbitrárias, desaparecimento de editais. Os vogais da Comissão Nacional de Eleições não tiveram acesso aos editais para confrontarem os resultados apresentados pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral num computador. Quando o Conselho Constitucional solicitou os editais, a CNE enviou um CD áudio. 


Ivone Soares afirma que a proposta visa evitar as ameaças de instabilidade social e política ou situações de desobediência civil. “O projecto tem o objectivo de evitar o pior”, sublinhou. (André Mulungo) 





























Ze Devis Tembe, Sergio Tomé Mauricio, AG Fortes ve 45 diğer kişi bunu beğendi. 












Eugenio Matchonga A deputada mas bonita d moçambique, quando fala para toda asembleia da republica.




3 · 3 h











Bernardino Macome Antonio Para si.











Mahlathine Mkhambane Qual bonita qual carapuça. Peça para te mostrar o resto do corpo. Vais ver a tábua que se situa no traseiro dela.











Bernardo Mahara Ha problemas meu Deus!




2 · 6 h











Emigildo Fernando Fernando Agora elex vao aceitar



2 · 4 h











Samuel Nhantumbo Nhantumbo Desta vez acho que os camaradas nao vao escapar pois vinham fugindo com a serringa no rabo mas agora nao hà como,avante renamooo estamos convosco



2 · 3 h











Benjamim Jose Forca. Renamo o Povo sta convosco..











Adriano Calisto Adriano Bate kem provoca merda aguenta cm cheira. forxa renamo o povo xta cntigo











Matias Magoado A decisao parte da bancada maioritária,nao se atrapalhe Ivone.











Simon Mashaba Ondem estas os ditais? Zerroooooo fraude de abuso











Rogerio Mariano Brito vou fugir pra onde/











Rogerio Mariano Brito ta mal isso











Xavier França Armando Tud isso e'o fim do mundo











Calvino Abilio Gume Gume Maldita hora que o Maano Nhusy assume o puder do pais, depois de uma catanada de o pais teve durante 10 anos, tem se dito aquele que fica de tras sempre tem assumir tudo provodo por outros, assim tem aceitar o projecto...E se nao aceitar..., sera mocambique pode arder?











Edyauce Emilio Aviao Nada xtas limpo se esperar sujar











Bernardino Macome Antonio A sobrinha do chefe....











Jose Manuel O problema sempre existiu chamase frelimo gatunos



1 · 3 h







15 hrs · Edited · 



A FRAUDE ELEITORAL DA FRELIMO NÃO PASSARÁ EM BRANCO
Por enquanto o assunto esta nas maos de civis, depois "entrará o Dragão".



Excertos:



"A Frelimo não ganhou as eleições!
Não nos cansaremos de o repetir, porque esse é o grito que se ouve pelo país fora! Mas os autores morais e materiais da fraude ficaram impunes, tendo alguns assumido cargos de direcção e chefia
a todos os níveis e estando a governar contra a vontade do povo." - Discurso da deputada Ivone Soares no parlamento "Os editais e as actas que davam vitória a Afonso Dhlakama e à Renamo foram falsificados nas mesas de voto, nos distritos e nas províncias, comprometendo o apuramento a nível nacional. 



Até ontem, a Comissão Nacional de Eleições não tinha conseguido apresentar os editais das eleições de 15 de Outubro de 2014. E duvido que esteja em condições de fazê-lo hoje. Numa democracia verdadeira, este seria um motivo mais do que suficiente para invalidar as eleições." 


" O Presidente Afonso Dhlakama tem estado a acalmar aquelas populações e assumiu diante delas a promessa de lutar para que, nas províncias onde foi o candidato mais votado, haja autonomia governativa. Esta é uma solução de compromisso generosa perante as violências e fraudes que mancharam a credibilidade das eleições e das instituições políticas de Moçambique.
Foi neste enquadramento que depositamos no Parlamento moçambicano o projecto de Lei sobre o Quadro Institucional das Autarquias Provinciais. Este projecto não é apenas mais uma proposta política da Bancada Parlamentar da Renamo. Trata-se de um projecto de milhares de moçambicanos que não reconhecem que a vitória atribuída a Frelimo pelos órgãos eleitorais, dada a amplitude e gravidade das irregularidades plenamente denunciadas nas eleições. Trata-se de um projecto das massas, do Povo das províncias que exigem ser governados com base no manifesto no qual votaram." - Ibidem


— with Ivone Soares and 5 others.


139 people like this.


Ismael Luis Francisco Sem duvida e divida k Afonso Dhlakama ganhou bem e bem mesmo.

Andre Dos Mahala Very intelligent
15 hrs · Like · 2

Hilario Buque we will shout it non-stop.

Orlando Simao Ivone o povo esta espera da voz do teu tio tio Dhlakama que venceu as eleicoes passada se caso ele brincar com o povo tambem o mesmo povo vai o combater como aconteceu em Nigeria agora
15 hrs · Like · 2

Baptista Hortencio Machado É mesmo isso ai. afirmativo

Ivone Soares Obrigada
15 hrs · Like · 11

Joaque Muchanga Very important

Fernando Pedro Força força força!
15 hrs · Like · 1

Twobobo Alberto Mauride Cachimgue maning agente aqui na zambezia queremos autonomia

Esaú Veloso Marote Marote Desejamos sucessos a toda bancada da Renamo durante o process d debat sobre tal projecto. Ivone nao s canse com o povo. O povo Confia e sim.
15 hrs · Like · 2

Mubango Filipe Fernando Goxto dle cmu minha deputado

Unay Cambuma Enquanto nao resolverem este assunto e melhor a frelimo estar sempre com as malas prontas e rezar para ter tempo para atravessar em segurança o troco Maputo-Witbank ou para que as FDS tenham tomates suficientes para impedir a captura do Aeroporto de Mavalane nas primeiras 24 horas... Save vai cair em 5 horas.
15 hrs · Edited · Like · 8

Twobobo Alberto Mauride Cachimgue kkkkkkk o circo estara totalmente fechado para os gajos e vamos apertar os culhoes todos pela morte de cistac e muintos como o c,cardoso
14 hrs · Like · 1

Leonardo Munguambe Alexandre E nos tamos a espera para dar o primeiro tiro

Erasmo Manuel 4rxa queremos um Moçambique livre desses corruptos, vândalo... um Moçambique sem lágrimas, um Moçambique pra todos... viva Renamo

Antonio Gubande Sem sombtas de duvidas.

Silvestre Cambula Sem comentários!

Orlando Simao Unay Cambuma seja hobesto com a Ivone Soares nos como of povo vamos derrubar todo regime que brincam connosco

Albertino Dust Afonso Ugjo mereceu isso
14 hrs · Like · 3

José Nbeua Agua mole em pedra dura,tanta da ate que fura!

Chedinho Baltazar Chedinho Vivaaaaaaa renamoooooo

Maylene Paulo Meu caro Unay Cambuma , esse asunto ja esta morto e enterrado. A nao ser que haja magia .....a Frelimo ja deu um outro paso em frente ao eleger o não democratico eleito presidente de Mocambique como seu lider. Agora isto vai ficar mais complicado.
8 hrs · Like · 3

Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves eles ja sabe q um dia vao sair a corer pork o povo vai vasculhar existe os q venderam os votos e fora garatido emprego deve sair dai a corere aproveitar agora vai acabar sem duvida e alguns vao se arepeder
8 hrs · Like · 1

Cristone Finiasse Joanquinho O povo nao esta sentir bem sobre q aconteceu aq em Moc,ambique e ate agora esta a espera de ouvir noticia real porq ta canc,ado com fraude querem democracia real todo vai depender de voce Ivone e os outros q estam no palramento mas o povo nao quer ser enganado

Gwanhatsa Guze Guze Nos estamos confiante em vocês aí no parlamento mana Ivone Soares, caso esteja difícil deanos ordem pra trabalhar-mos estamos cansados desses corruptos.

Unay Cambuma Maylene este assunto não esta morto e jamais sera enterrado, as forcas revolucionárias estao a espera do fracasso da solução política para avançar com uma contra ofensiva de larga escala. Alias, se nao fosse o acordo Dhlakama-Nyusi a frelimo ja teria caido ha muito tempo.
6 hrs · Like · 2

Augusto A. Mata Dra Ivone Soares, sem comentários!

Unay Cambuma Mais de 5000 jovens comandos da Renamo (como ilustra a imagem) estao em máxima prontidão combativa desde Save cobrindo toda regiao sul sendo 2000 ja estao ao redor e interior de Maputo Cidade e Maputo provincia. Infelizmente nao posso fornecer mais detalhes.
6 hrs · Edited · Like · 3

Unay Cambuma Quando esta imagem circulava na net muitos nao entenderam. Esses sao parte dos novos supercomandos da Renamo. Os madalas apenas se encarregarao de combates defensivos nas bases e aldeias e os mais aptos sao comandantes.
6 hrs · Edited · Like · 3

Augusto A. Mata Vamos lá pessoal!

Charman Della Vedova O ante-projecto das regiões autónomas sempre foi um nado morto, foi concebido para acalmar o povo, eh uma injencao para acalmar os nervos do povo, nunca vai passar do papel.

Charman Della Vedova O tempo já se foi...o argumento de fraude a estas alturas fica muito pesado para engolir e para articular ou insistir nele. Ate agora a estratégia seguida pela Renamo Resistência Nacional Moçambicana não vai trazer frutos, deveria ter partido da porrada para forçar um acordo e não ao contrario, quem ameaça costuma dar tempo ao adversário de se preparar. Em países onde existe acordos sérios no pós-eleições, tudo começa por uma grande confusão, eh quando depois as pessoas sentam e resolvem os assunto. Não eh Unay Cambuma?

Unay Cambuma Nado morto? Kkkkk ha pessoas que nao tem noção de nada mesmo.
6 hrs · Like · 2

Unay Cambuma Charman o Unay Cambuma faz parte do comando de ellte da revolução e fala com propriedade, afinal nao ele que emite comunicados militares da Renamo? Eu nao sou um internauta qualquer. Nao faco especulações.
6 hrs · Like · 3

Manssur Abudo Momade E uma história que nao vai acabar sem que ALAFREMILISTA caia e figue de joelho, o povo moz agora ja xta com visao!
6 hrs · Like · 1

Unay Cambuma Charman se te dissesse tudo voce tremeria de medo. Por enquanto esta se a dar uma oportunidade a política e diplomacia depois "enter the dragon" parafraseando o filme homônimo de Bruce Lee.

Charman Della Vedova Unay Cambuma, pressinto que a Renamo Resistência Nacional Moçambicana pretende arrastar o governo nas negociações ate as próximas eleições como forma de manter em alta a sua popularidade, por isso não pretende desarmar-se e certamente também não tem pressa na aprovação da lei das autarquias provinciais, desde que se fale disso ate as próximas eleições, a solução militar esta fora de questão porque coloca em causa a lei da amnistia e o Estatuto de Líder de Oposição de que goza Dlhakama, por isso que as supostas movimentações e reactivações das bases militares da perdiz que não se esforça muito em esconde-las faz parte da mesma estratégia de semear a incerteza e revalorizar a Renamo Resistência Nacional Moçambicanacomo um importante protagonista da Paz, que jogada meus Deus. Porem, esta pode ser uma jogada perigosa porque vai saturar as pessoas, principalmente o eleitorado da Renamo e a comunidade internacional que representa os interesses dos investidores. Pode-se enganar as pessoas, mas não se pode enganar sempre, o povo analisa.

Lewis Cumba Ivone Soares, parabens pelas verdades. Que combinam e acompanham a sua Beleza.
5 hrs · Like · 1

Egas Alfaiate Sardinha Essa vaquinha n tm nda a falar.

Elias Tondondo Essa mulher é linda de mais..... quero numero dela por favor.......

Hilario Afonso Tomo Agora vai pegar fogo no parlamento e ak fora o messias nao digo

Badjai Namdhasse enknto as pessoas nao se harmonizarem tdo por kausa do pao o pais estara dividido sim bastara k as mentes fikem divididas cm se vê nestx comentarios. condiçoes para isso existem pois moz é grand e 24 milhoes sao muitos para po los a falar a mesma lingua. mas vale viver na diversidad mas cm harmonia do k viver na unicidad mas na desarmonia k parece ser ese o kaso k vai akompanhar este Pais para o resto dos seus dias a julgar plas mentes k hoje existem.

Puto Mabecuane Atenção haverá guerra

Joaquim Pedro Simango A renamo nao podi deixar em pune isto

Nelson Joaquim Magava Mais forca mana ivone

Rabissone Wilssone I admire ladies like her.

Arlindo Escova Escova Rabissone, some times is needed to admire certain people. But you can be like her, just read more books, different books.

Tome Corneta Raene Tas linda menina
2 hrs · Like- Idem












6 h · 








Morte de Gilles Cistac


Polícia diz que todos os suspeitos incluindo “Calado Kalashnikov” estão a ser investigados (‪#‎canalmoz‬)






Maputo (Canalmoz) – O porta-voz da Polícia da República de Moçambique, Pedro Cossa, disse ontem em conferência de imprensa que todos os suspeitos na morte do constitucionalista e académico Gilles Cistac estão a ser investigados.


“Não tenho aqui os nomes. O que posso garantir é que a Polícia está a trabalhar. Independentemente do caso do cidadão Gilles Cistac, quando há um homicídio, um arrombamento, um crime de qualquer natureza, a Polícia valoriza todas as linhas que possam ajudar a identificar e a esclarecer. Não vou dizer se estamos a investigar somente o caso de ‘Kalashnikov’. Todas as linhas que foram postas como suspeitas, a Polícia está a trabalhar sobre elas”, disse Cossa.




Segundo o porta-voz, haverá umas investigações que serão inúteis e outras valiosas, que podem ajudar para um bom resultado. “Não posso fazer um arrolamento de quantas pessoas foram ouvidas até agora. Mas tudo quanto constitui uma suspeita, a mínima chamada telefónica, o mínimo gesto, alguma conversa, algum contacto, com quem Cistac esteve nos últimos momentos, essas pessoas todas são interessantes para uma investigação. Não vou dizer se o cidadão ‘A’ ou ‘B’ já foi ouvido”, declarou. 


Segundo Cossa, quando ocorre um crime, recua-se e pega-se todas as linhas identificadas para ajudar a esclarecer. “É verdade, quando se chega a alguma coisa que se mostra sólida, aquelas outras que são inúteis são exoneradas. Mas no início valoriza-se tudo. Não vou falar de pistas. Vou dizer que a Polícia está a trabalhar”, afirmou. (Cláudio Saúte) 























Sergio Tomé Mauricio, Jeronimo Lourenco Nhabinde, Idelfonso Mario de Sousa ve 32 diğer kişi bunu beğendi. 












John Wetela Cossa, pergunto se a frelimo ai como o suspeito do povo esta aser investigado? Porque nao e andar pegar os pobrizinhos que andam ai. Dizer-Nos que e investgacao de Cistac, nenhum pobre pensaria em tirar a vida daquele que foi considerado o homem das palavras do povo. Essa morte e de ricos. Quem sao os ricos do pais? E a frelimo, e mais nada. Depois cossa nos diz algo, quantos da frelimo foram julgados.




5 · 6 h











Bernardino Macome Antonio Entao tu sabes quem matou Cistac, entao devia a ajudar a policia. PRM, esta aqui um testemunha.











Emmanuel Massycame Será mesmo? Ou é um Consolo para o povo e a família de Cistac...




2 · 6 h











Jamal Machane Bm dia











Abdul Latif Mussagi Ja investigaram o porta voz? Será que estão a investigar os suspeitos ou suspeitos fabricados?











José DosSantos Matambo Thomas Me parece k a policia passa vida trabalhando, e o tempo la se vai!











Helio Fernandes Benzema Cmo sempre a policia xta a trabalhar.











Aniano Ani-face Zitha Mentiras da verdade...











Carlos Pedro Ito Ira trablhar ate k nos tds egeracoes vindoras fossem pr inferno. Sem s ker exclarecido absolutament nada. Pdm crer











Rosário Manuel Julião Nao estao a trabalhar nada ishhh











Emigildo Fernando Fernando E mt verdade essa morte nao tem haver com, pobre tem haver cm os ricos e cm ainda ganacia de poder,max tudo k tem xeu pprincipio tem fim,se nao nao e na cadeia e morte











Acacio Monjane Canuma S. Canuma a sua questao tambem me preocupa, quem e mesmo esse calado K. Por mim nao ha razao para tirarmos conclusoes acerca da morte do Cistac, deixemos que a policia face o seu trabalho e que naturalmente nao e algo facil, pois, nao se trata de "vumba vumba" (advinha).











Bernardino Macome Antonio sim sr











Arnaldo Carlos Luanda Cuidado com as mentiras da verdade,nem tudos qui eles dizem é verdade











Salomao Fernando Simango Tudo esta com os ricos, se disser que nao apanhamos nada, prontos vamos dormir...











Augusto Maguidi Dos Anjos Kalashnikov é #Alberto #Nkutumula ex portavoz du governo....eles ja sabem k é ele...











Isaque Galdino João so xpero que nao haja eternidade nas investigaçoes tal como os casos da morte de Mondlane, Machel, siba Macuacua, Carlos Cardoso.Que nao haja "mortes" de suspeitos tal como os Nyimpines.Que nao haja "fuga" nas cadeias de "maxima segurança" tal como os Anibalzinhos,que nao se libertem presos atravez de cauçao por "boa conduta na cadeia" tal como os.....











Samuel Nhantumbo Nhantumbo Haaa ai esta mais uma peça teatral a ser bem ensaiada,pela nossa policia copetente na incopentencia,que fala sem analizar agora gostaria de saber quantos individuos da raça branca ja foram ouvidos?...no fim vao nos apresentar alguns zé ninguem a assumirem o crime haaaa vacahina











Nilza Fernandes Por se tratar do dia da mentira há coisas que dificilmente acredito.











Xigue Bradao Ele disse que nao vai dizer A ou B estam na mira ou nao, ele respondeu!











Lazaro Baptista Francisco Francisco Sera asim ate este ano acabar....











Canuma S. Canuma Matias De Jesus Júnior quem eh o calado?











Bernardino Macome Antonio Pode ser o sr.














6 h · 







Polícias detidos por tráfico de pontas de marfim e assalto á mão armada (‪#‎canalmoz‬)


Entre os detidos está um estudante do curso de mestrado na ACIPOL e um agente da guarda presidencial.



Maputo (Canalmoz) – Um oficial da Polícia da República de Moçambique e estudante de mestrado na Academia de Ciências Policiais (ACIPOL) identificado por Chabane, de 32 anos, está detido na esquadra de Tchumene, na cidade da Matola, indiciado de tráfico de pontas de marfim na província de Cabo Delgado.




Em conexão com este caso, também está detido na mesma unidade policial Cipriano, de 55 anos, sargento da Polícia afecto na província de Cabo Delgado. 


Na cidade da Matola, indiciado de assalto à mão armada, está detido Lourenço, de 28 anos de idade, residente em Magoanine, membro da Polícia afecto na Casa Militar, unidade policial que garante a segurança do Presidente da República. 


“No Posto Policial de Tchumene, está detido Chabane, de 32 anos, oficial da PRM a frequentar curso de mestrado na Academia de Ciências Policiais e afecto em Cabo Delgado, na companhia de Cipriano, 56 anos de idade também membro da PRM e sargento. Eles são indiciados, a partir de Cabo Delgado, de tráfico ilegal de pontas de marfim”, disse ontem Pedro Cossa, porta-voz do comando-geral da Polícia. 


Em simultâneo com Lourenço, membro da Polícia afecto na Casa Militar, estão também detidos Fredy e Meneses, de 26 anos, trabalhadores de uma empresa de segurança, indiciados da prática de um crime de assalto à mão armada. 


“Estes indivíduos estão numa profissão errada. Sobre as pessoas que vêm para a Polícia, nunca recusamos que alguma vez possam ter sido pessoas de conduta duvidosa e desonestas. Um estava a frequentar o curso de mestrado e outro era membro da Casa Militar. Meteram-se nisto. O comportamento deles não é de Polícia”, disse Cossa. (Cláudio Saúte) 






























Fidalgo Salomao Mauai, Anselmo Manhique Manhique, Carlos Tchabana ve 14 diğer kişi bunu beğendi. 












John Wetela Vejam agora, quando o povo e a renamo dizerem que quem mata e rouba e a propria policia e os membros da frelimo, porque isso ja e tradicao para eles ninguem e condenado, so se condena os fracos, veja todos sao dos lugares mais reconhecidos do pais.




4 · 6 h











Afonso Quinze Afonso Quinze Porque sempre Estudantes os estagiarios da Policia e porque nao grandes homens da Policias k tem feito grandes merdas ao Povo Mocambicano




1 · 5 h











Tomas Come Come A polícia tem o dever de aprofundar mas esse caso, pois há muitos a solta.











Hilario Victor Makamo Faltam os mandantes, como sempre nos habituaram.











Samuel Nhantumbo Nhantumbo Sao as nossas insuficiencias quando ficam insuficientes dà nisto,o governo deve pensar bem quando chega o momento do recrutamento do pessoal para as fileiras da prm











Alcidio Americo Xavier John ndiwe paca nhancalizi.











Jetolas Inacio Sofredor Jetolas Aind exixtem outros por ayi.....



1 · 4 h











Valdemiro Bambo Nos keremos os grandes



1 · 3 h











Ricardo Fernando Mandlendle Quando renamo diz nao aceitam.vejam ixto,que vergonha{tdox sao agentex d policia}











Xavier França Armando Stamos cansads d tanta merda














6 h · 







Doenças virais ameaçam cultura da mandioca no país (‪#‎canalmoz‬)



Maputo (Canalmoz) – Doenças provocadas por vírus, nomeadamente, a mosaico africano da mandioca e a podridão radicular, estão a comprometer os níveis de produção da mandioca no país.


Segundo Nurbibi Cossa, do Instituto Nacional de Investigação Agrária de Moçambique, as doenças, registadas pela primeira em 1999 na zona norte país, estão neste momento a propagar-se para a zona sul.


Segundo Nurbibi Cossa, a mosaico africano da mandioca e podridão radicular são doenças que, quando atacam, as plantas da mandioca ficam com as folhas amareladas e atrofiadas, e por causa disso a sua raiz não se desenvolve, razão pela qual são consideradas principais limitantes da produção da mandioca.




Com a propagação em quase todo o território nacional, os níveis de produção deste produto agrícola mais consumido no país depois do milho, baixaram drasticamente, chegando a atingir 70% de redução na produção global em Moçambique. 




Estação Agrária do Umbelúzi ensaia mandioca resistente a doenças virais



Por se tratar de doenças sem tratamento, uma vez que ainda não foram descobertos insecticidas, o IIAM, está neste momento a fazer ensaios de variedades de mandioca melhorada, na Estação Agrária do Umbelúzi, com vista a testar a resistências às referidas doenças.


Este trabalho está a ser desenvolvido em quase todas as províncias com elevado potencial de produção de mandioca, como é o caso de Inhambane e de Nampula.


Caso sejam aprovadas, as referidas variedades serão multiplicadas e distribuídas pelos produtores, para que possam recuperar os níveis de produção e de produtividade da mandioca.


Paralelamente aos trabalhos de ensaios de novas variedades da mandioca resistentes a doenças que limitam a produção da mandioca no país, o IIAM lançou na terça-feira, na Estação Agrária do Umbelúzi, no distrito de Boane, província de Maputo, um programa nacional de formação de produtores de mandioca do sector familiar em matéria de identificação e vigilância das referidas epidemias. (Raimundo Moiane)












Anselmo Manhique Manhique, Claudio Titos Socre, Charles AJ S ve 8 diğer kişi bunu beğendi. 







Rui Jose E o tratamento da doença?




Sem comentários: