quarta-feira, 15 de abril de 2015

PRIMEIRA-DAMA DA REPÚBLICA SATISFEITA COM O ENVOLVIMENTO DA MULHER

  • tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte 
  • Imprimir 
  • E-mail
  • Classifique este item
    (0 votos)
    Primeira-Dama da República satisfeita com o envolvimento da mulher
    A Primeira-Dama de Moçambique, Isaura Nyusi, de visita a província de Sofala, mostrou-se satisfeita com o nível de envolvimento da mulher em programas de saúde materno-infantil.-
    Num encontro com mulheres, a esposa do Presidente da República, disse que dados facultados pelo sector da saúde indicam que do ano passado a esta parte foram registados cerca de setenta e nove mil partos institucionais.
    Para Isaura Nyusi, as mulheres da provincia de Sofala ainda têm desafios no combate às doenças de transmissão sexual, casamentos prematuros, além de acesso a educação.
    Segundo Isaura Nyusi, os desafios são para se dar resposta, para se experimentarem e são para se actuar sobre eles, lutando permanentemente para a elevação dos conhecimentos com vista ao melhor desempemnho do papel de mãe e de profissionais competentes, em qualquer esfera da vida laboral.
    Entretanto, as perteiras tradicionais e agentes polivalentes elementares de saúde, podem administrar nas comunidades o método de planeamento familiar injectável, indica um estudo divulgado esta quarta-feira em Maputo, sobre o acesso comunitário aos contraceptivos injectáveis.
    O estudo-piloto foi realizado nos distritos de Chiúre e Montepuez, na província de Cabo Delgado, e teve a duaração de um ano.
    Trats-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde e parceiros, com o objectivo de produzir evidências para melhorar a intervenção do sector de saúde.
    Ndola Prata, médica da Universidade de Califórnia, nos Estados Unidos da América, disse que o estudo envolveu mil quatrocentas e trinta e duas mulheres.
    A supervisora nacional do Programa de Planeamento Familiar, Olga Sigauque, afirmou que os resultados do estudo farão parte da estratégia nacional da saúde. (RM)

    Sem comentários: