quinta-feira, 9 de abril de 2015

Os Instigadores da Violência Continuam

Glossário de reflexão sobre a paz
No que tenho escrito sobre a paz em Moçambique, parece haver quem me entende erradamente, quando faço uso de alguns termos. Apresento a seguir os significados desses termos.
Paz = ausência de guerra; serenidade; tranquilidade; sossego; repouso; silêncio; boa harmonia; conciliação; paciência.
Diálogo = conversa entre duas ou mais pessoas; troca de ideias para se chegar a um entendimento; conversações.
Quando há diferenças de opinião sobre um determinado assunto, o diálogo é o melhor caminho para se chegar a um consenso. Se não for possível alcançar um consenso, então uma das partes tem que se impor pela força, para viabilizar actividades de interesse colectivo.
Guerra = conflito armado entre grupos ou Estados que envolve mortes e destruição; luta; conflito entre estados ou no interior de um Estado que se caracteriza por coacção política, económica, psicológica ou militar; conjunto de operações militares entre Nações ou grupos; situação de hostilidade entre pessoas ou grupos políticos.
Lei = prescrição do poder legislativo cujo cumprimento visa a organização da sociedade; qualquer norma de conduta, geralmente jurídica; preceito emanado de autoridade soberana; obrigação; regra; norma. (Em ciência, por lei entende-se qualquer proposição geral que enuncia uma relação regular entre fenómenos ou relação invariável entre variáveis.)
Num país organizado e funcional, o cumprimento da lei por TODOS os cidadãos é obrigatório, não facultativo. E numa democracia representativa ou num Estado de Direito Democrático, NINGUÉM está acima da lei!

Bandido = pessoa que pratica actividades ilegais e criminosas; malfeitor; criminoso; pessoa sem carácter.
O Afonso Dhlakama e a Renamo praticam actividades ilegais. Logo, são bandidos!
Entendei-me neste sentido. Quando eu digo que Afonso Dhlakama é um bandido, isso não é insulto. É assim que chama uma pessoa que pratica actividades ilegais. E quais são as actividades ilegais que o Afonso Dhlakama pratica? São várias, mas aqui vou enumerar as mais críticas:
i. Mantém um grupo de homens armados sob seu comando, que ele chama de guarda pessoal, sem autorização expressa das autoridades;
ii. Ordena estes seus homens para atacarem alvos civis e posições das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), ataques esses que resultam em perdas de vidas humanas e destruição de propriedade do Estado e de particulares; e
iii. Organiza comícios nos quais faz discursos de incitação à violência;
Insulto = palavra ou expressão que ofende ou mancha a honra e/ou a dignidade de uma pessoa ou grupo de pessoas.
Dizer que o Afonso Dhlakama é bandido não é insulto. É assim que se chama a alguém que pratica actividades ilegais. Por praticar de actividades ilegais, Afonso Dhlakama põe em causa a sua honra e dignidade. Ou seja, por ofender a lei, Afonso Dhlakam ofende a sua própria honra e dignidade. Com isso, ele envergonha também aos seus concidadãos. Envergonha a todos nós! Isto dá-nos legitimidade moral e legal para caçar a liberdade do Afonso Dhlakama, e mesmo a sua vida!
Já me expliquei.
  • 2 pessoas gostam disto.
  • Muhamad Yassine de que paz te referes; positiva ou negativa? tendo em conta que ambas sao consideradas paz. te referes a uma paz armada ou desarmada? implicita ou exolicita? paz como resultado de cessacao de hostilidades ou ausencia das das mesmas?
    4 h · Gosto · 3
  • Noé Dasua Conta Julião, cuidado com o que você escreve. "...Isto dá-nos legitimidade moral e legal para caçar a liberdade do Afonso Dhlakama, e mesmo a sua vida!"
    3 h · Gosto · 2
  • Elvino Dias O pcado do seu post meu mano Julião João Cumbane, foi ter esquecido o elemlento fundamental que pode trazer uma verdadeira Paz. A inclusao, por mim, eh um contrasenso, dizer que somos irmaos, uniadade nacional, amamos a Paz, bla, bla para no fim, voce comer sozinho o seu banquete e os outros por sinal a maioria a assistirem. Enquantouns passam anos e anos procurando por emprego, mesmo com o seu novel de fprmacao, os outros sao telefonados para trazer seus cvs, mesmo sem a dita formacao. A continuar assim, jamais havera Paz nesse Pais
    3 h · Gosto · 2
  • Rogerio Antonio Qual eh exactamente a sua agenda meu caro Cumbane, parece que ficas feliz quando proferes palavras que em si ja vem nodoadas de odio, vingança, violencia isto nao eh bom. Indo ao seu Post eu reprovo pk nao traz nada de novo e nao constitui verdade....
    3 h · Editado · Gosto · 2
  • Clayton Johnam Julião João Cumbane onde eh que esta escrito na Lei que quem pratica actos ilegais eh BANDIDO? Segundo, porque que te apressas a julgar e sentencear o dito bandido sem garantia de um processo proprio para o efeito? Onde que eh fica o direito a presuncao de inocencia prevista na constituicao que tu propalas aos quatros ventos que eh preciso defender?
    3 h · Gosto · 1
  • Rogerio Antonio Queres brilhar a custa dos outros.... forca estas a cumprir com a sua agenda eh assim como funciona a desiformacao, mas quero lembra-lhe k aki no fb nao existe nenhum distraido.
    3 h · Gosto · 2
  • Jorge Ferreira JJ Cumbane.Vá-se esconder.Os seus argumentos,são sem sentido.O erro aconteceu nos acordos de paz.Nunca foram claros,daí a razão de haver 2 partidos armados.Por muito que fale em Estado e Governo.
    3 h · Gosto · 1
  • Jorge Ferreira Amigo,amigo?Você,contradiz-se nos seus comentários,ou opiniões.De política sabe ZERO.
    3 h · Gosto
  • Julião João Cumbane Clayton Johnam! Em primeiro lugar, deixa-me dizer-te que as definições que apresentei aqui são lexicais, não jurídicas. A jurisprudência usa a língua para formular as normas... Se não está escrito em nenhuma lei que quem viola a lei é BANDIDO, no mínimo está escrito que é CRIMINOSO. Ora, lexicalmente, um criminoso é um bandido. Em segundo lugar, eu não estou a julgar ninguém formalmente. Por isso, a linguagem de técnica jurídica não se aplica nesta discussão. Eu sou um cidadão que está a achar que o Afonso Dhlakama está a ofender a lei, por possuir e comandar homens armados e andar fazer comícios nos quais discursa incitando à violência. As autoridades competentes devem é pegar nesta denúncia e trabalhar, como manda a lei. Ai é que a técnica jurídica é chamada. A informação de que Afonso Dhlakama tem homens armados é pública. Que ele anda a proferir um discurso bélico, também é público. Os crimes que o Afonso Dhlakama está a praticar são públicos. Eu não tenho que provar nada. Tenho mas é que questionar por que razão as autoridades não estão a agir na letra e no espírito da lei que está a ser ofendida pelo cidadão Afonso Dhlakama. Se eu estiver a interpretar mal a lei, então que se me explique que estou errado. Quanto a mim, deixar as coisas como estão, sem explicação, faz do nosso país uma "República das Bananas"! Isso não nos dignifica como um povo civilizado. (...).
    2 h · Editado · Gosto
  • Jorge Ferreira Então,diga lá a toda agente,que o C.Constitucional,não cometeu um crime,ao legalizar Eleições sem Editais.
    2 h · Gosto
  • Julião João Cumbane Jorge Ferreira, faz a tua parte! Eu faço a minha. Não me vais arrastar para assuntos ultrapassados. As eleições de 15/10/2015 são assunto ultrapassado! Não tens argumentos para validar as ilegalidades do Afonso Dhlakama e da Renamo. Mas anota que só há duas alternativas para a paz: o diálogo profícuo ou a lei marcial. O Governo está infinitamente aberto para o diálogo. Mas diálogo verdadeiro, diálogo profícuo, não brincadeiras! Se se recusam a dialogar de modo a pararem com as ilgalidades pacificamente, o Governo tem obrigações para com o Estado, uma das quais é garantir o funcionamento normal das instituições. Se aparece um grupelho que prima pelo contrário, é obrigação do Governo decretar a lei marcial e solicitar a intervenção das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) para repor a ordem constituicional. Não se vai perder muito mais tempo a dialogar com Renamo neste Governo. Disso podes ter a certeza absoluta! O que mais...?
    2 h · Gosto
  • Jr Chauque Julião João Cumbane, já sabem membros e simpatizantes da Renamo está ai escrito não se admirem um dia.....ele escreveu coisas idênticas a esta com o Gilles Cistac e foi o que foi
    2 h · Editado · Gosto
  • Eusébio A. P. Gwembe Julião João Cumbane, já colocou em cima da mesa a possibilidade de, em caso de nova guerra, acontecer o que aconteceu no Zaire? Se em 18 anos com três administrações não foi possível vencer a Renamo por via armada há que evitar o extremismo. O presidente Nyusi está agir bem e acredito que esta paciência dele é a melhor arma para a paz efectiva que se almeja. Quanto sangue terá que ser derramado para liquidar a Renamo Resistência Nacional Moçambicana e com que moçambicanos? O problema que vivemos é político e por via da política pode ser resolvido.
    2 h · Gosto
  • Clayton Johnam Nem BANDIDO e nem CRIMINOSO estao previstos na lei como qualificadores de quem comete ilegalidades. E ainda que sejam publico certos pronunciamentos do lider da Renamo e outros nem por isso, o nosso dever como cidadaos que pretendem denunciar supostos crimes nao eh chamar os presumiveis infractores de nomes para que a nossa mensagem seja ouvida. Clamas por uma intervencao do governo, mas apelar a isso nao significa violar o direito constitucional de quem tem a presuncao de inocencia ao seu lado. E nao ha aqui referencias validas para imputacoes que nao estejam previstas num quadro normativo vigente. O nosso comportamento deve-se guiar pela balizas nas normas pre-estabelecidas. Se julgas DHL esta violar a constituicao e as Leis, tu nao estas a fazer menos por sentecia-lo como bandido.Por outro lado Julião João Cumbane falas aqui que nao estas a por as questoes em termos tecnico juridicos, mas o teu post fala da Lei e do seu cumprimento e que ninguem esta acima dela, perfeito, e mais ainda que o seu cumprimento nao eh facultativo, mas sim obrigatorio. Mas, acredito que inconscienteme, te colocas acima da propria lei para qualificares e sentenciares pessoas como bandidas. O respeito pelo principio da presuncao de inocencia nao eh somente aplicado a um processo especifico aberto nos orgaos competentes, eh dever de todos os cidadaos defenderem-no, pela honra e bom nome que tu, eu e todos outros cidadaos merecemos, mesmo ate havendo sentenca condenatoria definitiva que nos qualifica como os verdadeiros agentes do facto criminoso.
    1 h · Gosto
  • Julião João Cumbane Clayton Johnam, no dicionário da língua portuguesa, a palavra "bandido" aparece na entrada da palavra "criminoso". Se estou proibido por lei de chamar-lhe «bandido», então eu retrato-me! Mas peço que me expliques como deve ser tratado alguém que vive fora da lei?!...
    1 h · Gosto
  • Clayton Johnam Hehehehe! Julião João Cumbane, boa pergunta, mas deve ser chamado pelo seu proprio nome Sr. ou cidadao X..... suspeito de cometer crime X. e ja no proprio processo dependendo das circunstancias ele eh arguido.
    1 h · Gosto
  • Shchuka Vybrat Quem mina a Paz sao voces que andam a vozear, se voces acham que estão certos o Presidente Filipe Jacinto Nyusi ja nao vos teria convidado para o aconselhar? Dlakama nunca lhe derotaram por via de armas ta claro isso. E nyusi é pelo dialogo...ha coisas na vossa área de saber q precisa de vocês , gastem tempo com textos longos cntribuindo para desenvolvimento e nao instigando violencia.
    1 h · Gosto
  • Julião João Cumbane Opahhh! Clayton Johnam, assim não vamos falar de criminosos e de bandidos. Muito bem! Ora, então não precisamos dessas palavras. Sendo assim, podes explicar-me porquê existem elas no dicionário e no vocabulário da língua portuguesa (creio de todas as líguas faladas no Terra)?
    1 h · Gosto
  • Julião João Cumbane Shchuka Vybrat, o Afonso Dhlakama sabe que tu tens medo da guerra. Ele usa exactamente esse teu medo da guerra para mover chantagem interminável, para ele ter o que quer de ti, sem muito esforço, até ele morrer! Tu tens que trabalhar para ele, querendo como não, porque se tu recusares a trabalhar para alimentar os caprichos dele, então ele vai fazer guerra, em consequência da qual vão morrer muitas pessoas, como morreram no passado. Enquanto tu te importas pelos horrores da guerra, ele não se importa! Entendes agora o que se está a passar? Nunca teremos paz, enquanto o Afonso Dhlakama (que o Clayton Johnam acaba de dizer-me para não tratar por bandido) esctiver à solta, fazendo o que está a fazer. Dois interlocutores, presidentes deste país, já "dialogaram" com ele, e assinaram acordos que ele nunca honrou. Queres que o Filipe Nyusi seja mais um dos nossos, que o Afonso Dhlakama vai chamar os nomes que ele chamou aos outros? 'Come on, man'!
    1 h · Gosto
  • Clayton Johnam Hehehehe. sei onde quer chegar, Julião João Cumbanecom bem sabe o dicionario eh o manual onde contem a explicacao do significado das palavras. Ha la palavras que nem imaginamos, mas nem por isso devemos fazer o uso delas para qualificar pessoas concretas. Esse manual nao nos da autonomia para violar o direito dos outros!
    1 h · Gosto
  • Julião João Cumbane Só os outros violarem o nosso direito, não é Clayton Johnam?! O teu argumento é falacioso... falácia informal do subtipo "explicativa", creio!
    1 h · Editado · Gosto
  • Armindo Manjate PAZ=intervalos entre guerras.
    1 h · Gosto · 1
  • Julião João Cumbane Pois então, Armindo Manjate, uma nova guerra está a ser pedida por Afonso Dhlakama. Só que esta, se eclodir, vai ser a última para ele!
    1 h · Gosto
  • Shchuka Vybrat Eu penso como aqueles que acham que dialogando vamos ultrapassar isto, isso é medo? Nyusi está com medo? O sangue de cada moçambicano é precioso e nyisi está a evitar o derame de sangue que algumas pessoas querem provocar.
    1 h · Gosto
  • Clayton Johnam Nem os outros Julião João Cumbane. DLH nao tem que violar a lei, nem esta acima dela, mas muito menos temos nos o direito viola-la porque ele supostamente esta a violar, se for esse o principio que defendemos como protector da nossa constituicao. Eu por acaso ja me insurgi contra o canalmoz por exemplo por chamar a Frelimo de assassinos, e nao gosto de ver pessoas a chamar guebuza de corrupto ou ladrao so porque existem suspeitas disto ou daquilo que lhe possa ser imputado. Eu compreendo o teu desgaste em relacao a tensao politica em hoje vivemos, mas nao vejo motivos para comecarmos a chamar nomes a este ou aqueles. Eu sei que tens capacidade suficiente para criticar a postura do Renamo e do seu lider sem resvalar para epitetos pessoais.
    1 h · Gosto · 1
  • Julião João Cumbane Mesmo sendo sendo falacioso o teu argumento (e acho que mesmo falácia informal do tipo "explicativa"), Clayton Johnam, vou dizer que tens razão quandos dizes que posso evitar «resvalar para epitetos pessoais». De facto, não tenho que ser como eles. Se não também estaria a ser falacioso, que é o que eles melhor sabem fazer, e o Shchuka Vybratrecomenda que temos viver aceitando, não sei até quando. Não é recomendável para o desenvolvimento de democracia verdadeira conviver com grupos que recorrem à violência e chantagem para fazer valer as suas opiniões.
    52 min · Editado · Gosto · 1
  • Armindo Manjate Oh mano Juliao, ja assim se matarmos Dlhakama o que faremos com os curiosos pois me parece que mais da metade dos mocambicanos.
    48 min · Gosto · 1
  • Clayton Johnam "Não é recomendável para o desenvolvimento de democracia verdadeira conviver com grupos que recorrem à violência e chantagem para fazer valer as suas opiniões". Concordo plenamente! DLH deve abandonar a forma como esta a reivindicar as suas pretensoes, nao eh isso que vai fazer melhor e mais forte que a Frelimo. Mas, sou da opiniao que ainda eh cedo para usar os meios coercivos do Estado, ha ainda um longo caminho para chegar ai.
  • Shchuka Vybrat Problema está ai Armindo Manjate, poucos pensam q eliminar dlakama é solução...e os coriosos a serem comandados por outro sanguinario oq será de nós
  • Angela Maria Serras Pires Quando há provas dos roubos de todos os dirigentes da frelimo tu chamas ladrões? Nunca li que tenhas escrito ou queres que te dê as provas já publicadas ?
  • Julião João Cumbane PEDIDO DE DESCULPAS

    Acatando plenamente o conselho de Clayton Johnam, veiculo a partir deste espaço, neste plataforma onde acto ocorreu, o meu pedido consciente e formal de sinceras desculpas ao Afonso Dhlakama e aos militantes e simpatizantes da Renamo, bem como aos demais concidadãos que se tenham sentido por mim ofendidos, pelo meu uso indevido de adjectivos que atentam contra o seu bom nome, honra e dignidade como cidadãos livres e em pleno usufruto dos seus direitos. Confesso que não tive intenção de ofender. Cometi erro no esforço de fazer compreender as pessoas visadas que os actos em que se encontram envolvidas, nomeadamente a chantagem contra o Governo de Moçambique, a incitação à violência e as faltas recorrentes de respeito à Constituição e às instituições do Estado, são actos ilegais. Antes deste momento em que formulo este pedido de desculpas, não me apercebera que o uso daqueles adjectivos era legalmente impróprio. Doravante farei o esforço de evitar resvalar no mesmo erro. 

    Obrigado pela atenção dispensado a este pedido. 

    11 min · Gosto · 1
  • Clayton Johnam Julião João Cumbane. Palmas para ti. Eu sempre soube que as pessoas te julgavam mal!  
    4 min · Gosto

Sem comentários: