quarta-feira, 1 de abril de 2015

Olhem onde está o Guebuza agora?! Em baixo. E Nyusi em cima



6 hrs · Edited · 


Olhem onde está o Guebuza agora?! Em baixo. E Nyusi em cima. Desde que Jaime Langa assumiu a direcção do Jornal Notícias em Julho de 2013, Armando Guebuza ou a sua esposa abriram SEMPRE o jornal, figurando nos destaques noticiosos. A foto deles SEMPRE era colorida, entre outros mimos.
Mal ele saiu do poder, olhem onde esta? Bem em baixo.

Eu sou contra este tipo de jornalismo. Destaque é destaque. E depende do critério de noticiabilidade. Isto é mau. E em nada abona a dignidade de um jornal de referência regional como o Notícias, com uma das melhores redacções do pais. Basta!



183 people like this.


Mwene Mavie E' um PS

Algy Amad Também coroboro com esta visão...jornalistas e jornalismo! Sinceramnete
6 hrs · Like · 1

6 hrs · Like · 13

Francisco Gomes Mapanda Os jornalistas muitas das vezes se comportam como maria vai com todos.
6 hrs · Like · 1

El Patriota Jaime Langa é formado em jornalismo ou pelo menos já leu cinco manuais de jornalismo, mano Vaz???
6 hrs · Edited · Like · 3

Egidio Vaz É director só Jornal Notícias El Patriota. Eu sei, você sabe também
6 hrs · Like · 1

El Patriota É que isso é básico!

Joao Saia Lastima


Egidio Vaz É IMPRESSIONANTE como esta gente é rapida em "mudar".
6 hrs · Like · 6

Juvêncio Abilio Comé "Cada macaco no seu galho..."
Ja ouvi (ou vi) isto em algum lugar.

Sic Spirou o criterio deles deve ser: eh boss, tudo o que vier depois dele pode ser noticia, tudo o que o boss disser eh mais importante,,, pessimo mesmo.

Francisco Pacheco Chigogoro Cata vento profissional
6 hrs · Like · 1

Mauro Galvao Ao menos ainda sai.

Egidio Vaz O jornal Noticias meu irmao Cuinica Nelson é mesmo dos melhores em termos de experiencia dos jornalistas, profissionalismo, infraestrutura e tudo. Mas ai esta: os motoristas de hoje sao outra coisa. É disto que rogo que mude. Faço-me perceber?
6 hrs · Edited · Like · 2

Edson Chichongue Caro Egidio Vaz. Não acha que eles teriam se baseado pelo critério da PROEMINÊNCIA? Sua Excelência Presidente Nyusi é agora uma figura proeminente comparativamente ao cidadão Armando Guebuza.
6 hrs · Edited · Like · 3

Benjamim Muaprato Quando Jesus foi condenado os 12 apostopos lhe abandonaram e antes disso teria dito na santa ceia que aquele que iria lhe trair estava na mesma mesa com ele. FIQUEI ESPANTADO QUANDO OUVI QUE O PRESIDENTE NHUSY GANHOU COM QUASE 100 DOS VOTOS. SIGNIFICAQUE MESMO AQUELES QUE SE MOSTRAVAM FIEIS A ELE, QUE DEFENDIAM CON DENTE E UNHA PRA COMCLUIR SEU MANDATO, QUE LHE ATRIBUIAM ADJECTIVOS APETECIVEIS, ABANDORAM-NO NA HORA "H". Aquele que 1 dia disse que nao confiava mesmo na sua sombra, afinal tinha razao
6 hrs · Like · 1

Egidio Vaz SIM, também acho. E porque tinham que colocar Guebuza na noticia em que Nyusi era o destaque? E porque o colocaram naquela posição e a esposa ao lado de Nyusi? Para sua informação, cada canto tem significado tecnico.
6 hrs · Like · 4

Dany Wambire Egidio G. Vaz Raposo , que tal voltar a ler-se o "May be man" de Mia Couto?

Andre Uandela Achas, caro Egidio Vaz, que há alguma mudança aqui? Sinceramente não a vejo. O jornal notícias parece-me fiel a si mesmo: destacando o poder - no governo e no partido frelimo. E Nyusi é o homem do momento. Nem mais, nem menos.
6 hrs · Like · 2

Edson Chichongue Concordo plenamente, mas não vejo nenhum erro aí. Os textos foram colocados com o objectivo de criar um certo sentido perceptível mesmo para aquele cidadão que só entende a informação tratada no jornal através das fotografias.
6 hrs · Edited · Like · 2

Cristina Ussene Ainda carecem de formacao na etica profissional e quica mesmo nas boas praticas do jornalismo.

Rui Neves O Noticias precisa de uma limpeza nas fileiras

Domingos De Sousa Duarte Isso é assim mesmo, hoje eu, amanhã você e a vida vai andando.

Jaime Langa Bravo Egidio Vaz com todos os argumentos acabas de provar o compromisso do jornal noticias com as instituições. Segundo. O Sr. Egidio Vaz, meu amigo e conselheiro, se leu esta noticia, deve ter percebido que a imagem do Presidente Guebuza eh uma simples ilustração pois a noticia eh somente do Presidente Nyusi falando sobre os feitos do Presidente Guebuza e sua esposa. O bom disto eh que so eu entendo porque escreveste isto e infelizmente alguns, por vicio de raciocínio, acabam concordando contigo. Bom trabalho continua assim.
6 hrs · Unlike · 14


Egidio Vaz Dr Andre Uandela, posso não ter sido claro. O meu assunto é a ênfase em relação a posição que a foto de Guebuza representa. Desde a posição à sua pertinência. O que estou a dizer é que Guebuza, que até bem pouco tempo era homem poderoso é copiosamente rebaixado numa peça em que aparece como um personagem secundário, dispensando assim a sua aparição. Segundo, numa noticia, a foto e o texto complementam-se.
6 hrs · Like · 1

Armindo Manjate Estranho que todos esses comportamentos "escovismo" surgiram ou intencificaram-se na governacao do AEG. 
Alias que o digo Jorge Rebelo que dentro do Partido todo dirigente devia honra ao presidente ou seja AEG formador de escovas.

Cuinica Nelson Percebi muito bem a ideia do EV, talvez o EV eh que nao me tenha percebido. Acho que o que o JN eh hoje, cria dificuldades a qualquer um para o definir. Por um lado, temos tudo de bom que o EV mencionou, mas por outro, os tais motoristas...

Egidio Vaz Ilustre Chakil AbooBacar, mas precisava mesmo de colocar Guebuza...e logo em baixo? Para sabermos BEM que já não é Presidente da Frelimo?

Kuba Liwa Jornal Noticias, TVM, Jornal Domingo são a mais barbara vergonha do jornalismo moçambicano. Os que deviam ser o modelo em transparência, profissionalismo e rigor, pois muitos deles vivem dos nossos impostos. Swa tingana so!
6 hrs · Like · 2

Djua Kizomba Esse também está com os dias contados

Eva Trindade Você, Egidio Vaz, vão Te decapitar em Praça Pública!
6 hrs · Edited · Like · 3

Miguelito Wa Deolinda Jaime Langa falaste bem. Gstei
6 hrs · Like · 1

Eva Trindade Eu gostei da atitude Jaime Langa.
5 hrs · Like · 3

Miguelito Wa Deolinda "O bom disto eh que so eu entendo porque escreveste isto e infelizmente alguns, por vicio de raciocínio, acabam concordando contigo. Bom trabalho continua assim". In Jaime Langa
5 hrs · Edited · Like · 2

Tarcísio Azevedo Hehehehe, o lambe-botismo virou contra o seu próprio pai.
5 hrs · Like · 2

Mygas Bauque Bem dito Egidio Vaz

Octavio Machado Caro Egídio, Guebas já não paga, agora o reinado é do outro e claro vão escovar...

Egidio Vaz Jaime Langa acha que sabe dos motivos que me levam a escrever isto. Não sei qual é mas eu levanto o assunto por razões profissionais apenas. O jornalismo como tal, as normas da diagramação. Mas antes, porque chegou à minha atenção que este assunto está neste momento a ser debatido numa sala de mestrado de jornalismo na África do Sul. Portanto, não é para menos Langa. É assunto muito sério, que documenta os contornos de como o poder político e a mídia se entrosam, às fezes, se machucam. Se perguntar qualquer dos seus editores, se a foto de Guebuza era necessária ali, vão sinceramente dizer não. E cada editor do Notícias tem o mínimo de 20 anos de carreira!
5 hrs · Edited · Like · 3

5 hrs · Like · 3

Elisio Benedito Mandlate os jornalista forma instruídos a agirem assim e a imparcialidade fica hipotecada.
5 hrs · Like · 1

Elisio Benedito Mandlate os jornalista foram instruídos a agirem assim e a imparcialidade fica hipotecada.
5 hrs · Like · 1

Carlos Cardoso Isso Chama se dar de mais oque nao devia , para ter oque nao devia ! Tudo so pra se manter acomudado e ganhar glorias a custa de aplausos.

Eddy Marchal Sochangana Ha temdências d se cultivar o espírito dos últimos dez anos em que tdo estava mais para escovismo, n lugar d se combater a prática opta-se em submeter o actual governo ns mesmos mimos, mas quem devia eliminar as atetudes??claro é o PR estaria a provar-ns que ele mesmo está para garantir a tramsparência em tdo, e o direito a imformação para todo o povo, que quer na verdade instalar um sistema sem essas práticas que podem a qualquer momento manchar o seu governo...!

Egidio Vaz O Jaime Langa está a chamar de todos que aqui comentam de alienados, viciados pelo meu raciocínio ou simplesmente ignorantes? Se a foto de Guebuza em baixo, no canto inferior esquerdo apenas não passa de ilustração porque não ficou lá a segunda foto de Nyusi e a de Guebuza no canto superior direito? Porquê não puxou o texto até mais abaixo e o Guebuza colocado no meio? Não venha o Langa dizer que se trata de simples ilustração. O Notícias é exímio nisso. Sabe exactamente onde é como colocar imagens. Estudo o jornal desde as eleições autárquicas de 2008.
5 hrs · Edited · Like · 7

Growene Mugas Também nao se espera muito de informacao e de imparcealudade no jornal noticia... Para mim da igual.

Circle Langa A direcção do jornal está sendo coerente no cumprimento dos Termos de Referências que lhe foi imposta para dirigir o diário (não me refiro aos TORs do jornalismo propriamente ditos). Seria utópico esperar-se por algo avesso. A primeira vez que o jornal tornou público a morte de Mário Coluna, embora na 1a página, a notícia foi relegada para o 2o plano, tendo ido ao 1o plano um assunto sobre conflitos laborais (assunto do quotidiano). SAD!


Higino Filimone Eu geralmente leio o jornal notícias especificamente na página de necronologia.
5 hrs · Like · 5

Miguelito Wa Deolinda Higino Higino
5 hrs · Like · 1

Adriano Victorino Temos que comecar a cortar a cauda antes que cresca. Temos que comecar a descarar os lambe-botas e os escovistas esse estilo de comportamento periga o bem estar do pais como acontecia no reinado do homem dos patos em a exclusao e o nepotismo era o prato de cada dia.

Geraldo Obra Alegriao Estou ha bons anos que nao compro esse jornal. Por vezes leio quando encontro numa sala de espera. Tirando concursos publicos, necrologia, nao tem mais nada. Muita politiquice...

Miguelito Wa Deolinda Temos que matar o jacaré antes que se transforme em crocodilo
5 hrs · Like · 1

Jr Chauque O homem ker pão

Maçambique Lhomulo Zimba Egidio Vaz, acabo de ter um lição aqui por ti dada, sobre a colocação das imagens no jornal, porém, meu caro a que aceitar, que há muitos seguidores que não se dá tempo em questionar o porquê dos pronunciomentos do EV, limita se num like ou em dizer que o EV tem razão, perdendo a oportunidade de aprender, não quero com isso, defender a posição do Jaime Langa, pois, ele sabe como é que lá chegou.
4 hrs · Edited · Like · 2


Tomas Humbe Vamos apelidar de jornalismo estomagazz...
4 hrs · Like · 1

Antonio Macutcha eu deixei de ver noticias do jornal noticias e tvm em 2007 porque tudo que vem ai é so frelimo. guebuza etc.agora so vai ser niussy niussy todos dias.parace me os diretores do noticias tvm ou agência de informação de mocambique estao amarrados ou pinholados a mentira..eu conheco alguns ministros que nem pegam o jornal noticias .o que faze e recebem jornal diariamente o noticias e domingo e de seguida oferece os guardas .os famosos FPAI ( forca de protecção de altas individualidades ) se até ministros nao lê o jornal do governo que ele faz parte de tal governo. é porque que tudo o que vêm publicado e mentira e fantochadas da frelimo
4 hrs · Like · 1

Pedro Obra Obra Noticias o jornal a 40km/h

Andaque Albino Pamutando Meu caro Kuba Liwa, acho que devias ti inteirar do significado do orgao de informacao publica, que tem quase 60% do fundo comparticipado pelo estado. Politica editorial tambem devias ler e depois tirarias conclusoes, aos inves de lancar duras criticas e dar nomes a tvm, jornal noticias e domingo. Melhor antes de comentar perceber do perfil.

Armando Nenane Temos dito que estes nossos jornalismos sao mesmo de conduta duvidosa. E tudo indica que assim continuara a ser por muitos e longos anos. Nada juro!
4 hrs · Like · 1

Felisberto Arnaca Gostaria de perguntar ao Egídio Vaz o que é que sabe de jornalismo? Se eventualmente tem alguma noção, há quanto tempo anda nas lides desta profissão? Acaso, é professor de jornalismo? Onde estudou o jornalismo? Nos EUA? Peço-0 mui encarecidamente para não tentar incitar a nada, meu caro!
4 hrs · Like · 3

Pedro Nacuo Se calhar estah a procura de emprego na Joe Slovo, como paginador, erradamente pensando que serah nessa qualidade que vai interferrir na arrumacao das noticias...ja que as portas se estao a fechar nos gabinetes onde nao se faz nada, mas sim fofocas..juro por minha honra que me tenho alimentado diariamente desse caracter, tambem humano, de gostar de provocar...desse grande homem.
4 hrs · Like · 1

Andaque Albino Pamutando Tenho dito sempre. Antes de comentar temos que conhecer a materia. Ha um velho adagio popular" Nao falar tudo oque pensamos" e transformar nosso desejo em ideia da sociedade. Isso chama se incitar a violencia psicologica nas pessoas.
4 hrs · Like · 2

Armando Nenane Meus caros amigos Felisberto Arnaca e Pedro Nacuo, o que se encontra vertido neste post eh mesmo o gosto de provocar que caracteriza o meu amigo Egidio Vaz. Uma provocacao saudavel, entretanto. As mesmas razoes que dizem os jornais terem estado por detras da demissao de Rogerio Sitoi e sua substituicao por Jaime Langa serao o combustivel que alimenta essas chamas, das quais tudo que se verte no jornal acaba por ser visto como reflexo do mau jornalismo. Nao tarda muito para que toda a gente perceba de jornalismo. O direito a informacao nao eh mais um privilegio dos jornalistas como o foi nos tempos passados. Eh uma questao de cidadania. Mbora la provocar, vakhite!
4 hrs · Like · 2

Nisio Banda Egidio Vaz foi infeliz no post queria seguidores mas quem profissional de comunicacao social formado nesta area sem querer defender os criterios de noticiabilidade da publicacao JN mas sim o casamento--- Texto e imagem eh feliz ambos condizem entre si.
3 hrs · Like · 1

3 hrs · Like · 1

Egidio Vaz Arnaça e Pedro Nacuo apesar de velhos em idade e muito calejados no jornalismo, não acrescentam nada ao jornalismo actualmente. Se vem questionar as credenciais minhas para interpelar, porque não justificam ao público o nojo que destilam nos jornais, lambendo botas aqui e acolá. O Nacuo já andou abraços com as mulheres por defender a violência contra elas em nome do tradicionalismo bacoco. Arnaça sabe perfeitamente o significado do posicionamento das fotos, o enquadramento e tudo. O que sei do jornalismo publiquei e sabe perfeitamente onde buscar. Não vou perder tempo explicar-me a quem se enrosca e não sabe como justificar o lambe lambe que o caracteriza. O Nacuo e Arnaça, vocês têm vossos empregos. Eu também o meu. Não quero nem o vosso emprego muito menos um lugar perto de vocês. Saiam daqui se o objectivo é intoxicar as pessoas com a velha propaganda de ataque ao homem.
3 hrs · Edited · Like · 7

Andaque Albino Pamutando Amigo Egidio Vaz, foste muito ofensivo com os colegas de profissiao. No final das contas todos fazemos o mesmo trabalho " informar" bem ou mal.

Egidio Vaz Ofendi- os? E eles não?
3 hrs · Like · 2

Andaque Albino Pamutando Eu acho aqui, Egidio Vaz, deviamos debater ideias e nao pessoas. Assim nos que nao gostamos de violencia, comecamos a ter medo de sermos violentados e confundidos.

Mbuya Kufa Kulipo Dezanove Este puto Jaime Langa só mete água, não foi isso que lhe pusemos vai cair a breve trecho quando nos reunir para expurgar G40 kkkkkk

Azarias Chihitane Massingue Mas, qual é a relevancia deste debate que o Sr, Egidio lanҫa, para construҫão da naҫão e, ou para o bem público? Jaime Langa diz que, o bom é que ele sabe o porque disto. Uma afiemaҫão forte, mas que eu acho conter um bocado de coberdia, pois se o Egidio o “desmacra” porque ele não revela as motivaҫões do Egidio, se bem que as conhece? Ora, para mim, é caso para dizer que, “os zarolhos conduzem os cegos para o prescipicio”. Muitos de nós (cegos), estamos comentando o que na verdade não sabemos o objectivo final. Temos agora na AR, um projecto de Lei submetido por um Partido Politico, que pode mudar com toda a estrutura do Pais, não seria mais relevante o seu debate, que debatermos o posicionamento de fotografias num Jornal? Estamos todos os dias a debater pessoas e instituiҫҫes de caracter privado, do que o que a nós todos nos diz respeito. Está de parabens Langa que conhece o porque disto. Eu também sempre suspeitei que algo por detrás disto anda. Na verdade são muito poucos os que sabem que estão a ser usados por os espertos para fazer a causa deles. Penso que se não for crime, que é pecado, isso sim, é verdade, usar a inoncência de pessoas para fins obscuros. Todos sabemos que o populismo arrasta multidões e, o pragmatismo não enche estadios. Sou leitor assiduo de quase todos os jornais relevantes do Pais, sei quais veiculam noticias e quais veiclam ideias. Se quiserem peguem nos Jornais, Noticias e Canal de Mocambique de hoje e vejam as capas.
3 hrs · Like · 2

Jeronimo Matsolo kikikikikiki Azarias Nassingue, deixe de falar atoa
3 hrs · Like · 1

Egidio Vaz Se a gente comenta sobre o jornalismo ou trabalho jornalístico não é porque estamos interessados em vossos empregos ou cargos. É a reclamação de um consumidor cansado de comer lixo, de um consumidor frustrado pelo trabalho de hipócritas e agiotas do jornalismo, que usam a profissão para satisfazer interesses lesa-Pátria, contra as regras e obrigações de informar. Eu não estou ao nível de desespero, em busca de um lugar ao sol como Nacuo pensa. Não é por fome. Nem por querer um protagonismo. Reclamo e critico porque estou cansado de comprar algo que poderia ser melhor.
Todos no Notícias, menos Nacuo ou Arnaça sabem do marasmo de que falo, da interferência de coxos jornalisticamente falando, no trabalho dos profissionais. Sabem disto e reclamam cá fora. Quando levanto um assunto para debate não é porque estou com falta de sal. Vocês, Arnaça e Nacuo, conhecem os agiotas do grupo, de pessoas que usam o jornalismo para resolver problemas do prato de sopa ou de uma cerveja ou de um terreno ou de um carro importado. Vocês conhecem. E sucumbem à voz do pagador. Os cargos na redação são distribuídos de acordo com o grau de inclinação do rabo em,direção ao yess man. Todos sabem disto. Mas aqui fingem não ver. Todos aparentam gurus, puritanos, quando sabem exactamente o vosso Ponto G
3 hrs · Edited · Like · 6

Sa Como ya realmente cada um defende sua causa e arasta consigo seus pares. o pao de cada um tem custos e todos claramente vao querer continuar a conseguir satisfazer o seu pao

Mbuya Kufa Kulipo Dezanove Mano EV, não perca tempo de dar aulas estes mamparras de forma gratuita porque nunca vão te entender porque foram obras encomendas quem sabe do antigo regime? Todo mundo sabe pk o Rogério caiu, ter ido a Santungira, quem é Langa ao lado daquele imbondeiro? A resposta é nada, depois do Lá ga de assessor imprensa do CMMatola, mal sucedido...enfim este é o país do Pandza mesmo....
3 hrs · Like · 1

Thaulane Waka Bimbe Caro Egidio Vaz está a tentar dizer que lá em casa o ex ainda pode ir a garrafeira do cota antes do actual? hehehehehee...

Andaque Albino Pamutando Dou razao Egidio Vaz, ha publicacoes que nao obdecem alinhamento de importancia de assuntos. Abrem com papa ou tio que quase nao disse nada de importante em detrimento de 30 pessoas mortas no naufragio na baia de Pemba. Mau jornalismo
3 hrs · Like · 2

Armando Nenane Tentei apaziguar antes meus caros, mas de facto os jornalistas do noticias deviam ter-se rebelado aquando da introducao de um elemento estranho em substituicao de Rogerio Sitoi. Hoje assumem as consequencias. Na verdade, os meus amigos jornalistas do Noticia tem se queixado do ambiente turvo que ali se vive. Mesmo na seccao de cultura, que o diga do Gil de Carvalho, que ja foi obrigado por Jaime Langa a desmentir um artigo da lavra de Custodio Mugabe, editor de desporto do domingo, numa clara introducao de "ordens superiores". O artigo de Mugabe dizia que Sidat pretendia concorrer para um terceiro mandado na Federacao, violando a Lei do Desporto. De quem viriam tais ordens superiores? O jornalismo patusco deve ser criticado!
3 hrs · Like · 2

Dzowo Mondlane Caro Egidio Vaz! O jornalismo que se faz em Moçambique e de fome. Fazer culto a personalidade penetrou as entranhas dos jornalistas. Quero vos recordar o que fez com que Diamantino Miranda fosse dado 24 horas fora do pais. Passo a citar: "voces jornalistas moçambicanos sao comprados por uma colher de sopa".
3 hrs · Like · 2

Andaque Albino Pamutando Dzowo Mondlane, amigo nao fala assim e generalizar. Ha bons jornalistas no pais e voce sabe disso. Tem que dar merito a quem merece.

Dzowo Mondlane E muito dificil ser bom jornalista neste pais, amigo Andaque Albino Pamutando, por causa das linhas editoriais. Muito vergonhoso ser jornalista de alguns orgaos de comunicacao social, principalmente publicos. Falando do jornal noticias, sempre secundarizou informaçoes que merecem capa do jornal priorizando a figura de chefe de estado. A comunicacao social deixou de ser comunicacao social virou comunicacao politica. Em Moçambique estamos perante "jornalismo de gabinete".

Dzowo Mondlane A maior parte do diretores dos orgaos de comunicaçao moçambicanos, nem sao jornalistas, nem sei quais sao os ceriterios da nomeaçao. Estou de acordo com Egidio Vaz, o jornal noticias, tirando anuncios, so nos vende "merda".
2 hrs · Like · 1

Andaque Albino Pamutando Amigo Dzowo Mondlane, agora falou bem. Isso mesmo. Temos bons jornalistas mas tem lingua presa devido politica editorial. Entao, nao se trata do jornalismo esfomeado. Problema dos orgaos.
2 hrs · Like · 1

Alves Talala Mas que mal há neste post? O Egidio Vaz fez uma análise científica da reportagem com base nas teorias embasadas nos estudos em jornalismo, a nível do enquadramento das fotografias que acompanham a peca citada, fazendo paralelismo com o servilismo que a redacção faz em relação aos centros de poder com base nas dinâmicas políticas dos pais. Tudo certo. Em termos metódicos, no campo do jornalismo, a colocação ou a posição das fotografias nos textos jornalísticos não é aleatória; ela tem critérios e os tais critérios dão interpretações sobre como a equipa editorial olha os factos reportados. Isto tudo está em manuais amigos e o Egídio não está a inventar. Agora se queremos discutir este post com juízos de valor “comunitário” tudo bem, mas não tem graça!
2 hrs · Like · 4

Egidio Vaz Alves Talala, Arnaça e Pedro Nacuo sabem disto. E perfeitamente. Mas vêm aqui com salamaleques. Bullshit!
2 hrs · Like · 2

Rui Neves O Noticias so sobrevive porque tem em suas maos todas as publicidades e anuncios do Estado, concursos publicos, se nao fosse por isso ja tinha fechado, como um jornal de informaçao e muito fraco pior agora q existem jornais com muito mais qualidade falo do Pais por exemplo, de resto o Noticias e aquilo q podemos chamar de uma boa m*****
2 hrs · Edited · Like · 2

Jonas Joaquim E qual era o destaque nesta noticia? A subida do Nyusi no partido era destaque na opinião da redaccao na tomada de posse o novo governo eh que eh destacado e não o que sai leia bem os manuais do jornalismo e não inventar que pouco dominam.
2 hrs · Like · 1

Alves Talala Mais velho Egidio Vaz entao vale a pena ignora-los. Eles querem desgastar os teus miolos de borla!
2 hrs · Like · 1

Mario Massinwana EGIDIO optima observacao. Espero que o visado faca uma analise...

Pedro Nacuo Nao eh nenhuma analise cientifica, Talala. Fazer jornal nao eh ler Jornal.Ele quis atingir pessoas e o jornal. Diz que estuda o Noticias desde 2008 e eh eximio no que ele viu hoje, mas esqueceu-se que atras disse que isso acontece desde que Jaime Langa eh director. Entao? Em 2008 onde estava o Langa? Eh facil te posicionares na estrada ah procura de como as pessoas estao vestidas, e assim classificares( de bem ou mal vestidas) e te esqueceres que tambem ha que te avalia. Se de cada vez que o nosso Egidio Vaz coloca aqui erros ortograficos, pelo menos na Lingua Portuguesa, viessemos a corrigi-lo aqui mesmo, ele estaria satisfeito? Eh verdade que o jornal tem a sua agenda, que nao vai ser Egidio Vaz a determinar. UM dia poderah escapelizar os que ele pretende, mas por enquanto sao estas figuras que na semana passada deram que falar, analisar e discutir. Nao se debate um jornal em funcao de um seminario em curso algures...
2 hrs · Like · 3

Salomao Massangaie Jornal noticias, jornal Domingo e jornal o Publico estao a reboque da frelimo

Chazia Chassafari Senhor Pedro Nacuo, e qual seria a agenda do JN? Se bem que, eu saiba, é um ente público.

Alves Talala Pedro Nacuo, o Egidio Vaz fez sim uma leitura cientifica da reportagem pois falou da posição das fotografias na peca olhando para os contextos políticos. Esta leitura fe-lo com base nos pressupostos jornalísticos, nao ha duvidas nenhumas. Os manuais de foto-jornalismo estudam isso e andam aqui na internet aos montes. E quando diz que faz analises dessas matérias no jornal noticias desde 2008 sim eh verdade. Disso tenho plena certeza. Agora não convém trazer a debate questões que nao são chamadas no post.
2 hrs · Like · 1

Jeronimo Matsolo Egidio Vaz, muita verdade no que disse, agora o Guebuza vai para a ultima pagina, esta na hora de o Ncuo e outros bajularem o Nyusi, grande profissionais esses pagos com dinheiro dos nossos impostos.
2 hrs · Like · 1

Egidio Vaz Você Pedro Nacuo, quantos seminários participou para dizer o que diz. Os erros ortograficos e erros da lingua muitos corrigem-me e eu agradeço. Jamais ficaria instatisfeito por isso. Venha mais vezes fazer isso que eu aprendo. Ora, é basico que o que tenta defender é indefensável e só documenta a alienação a que está votado. Transfigurou-se num defensor de causas alheias a troco de um conforto que só o ilustre jornalista conhece. Eu estudo sim e pode provar isso indo a www.egidiovaz.com onde estão todos os trabalhos feitos sobre cobertura jornalistica dos processos eleitorais. o TOM, os enquadramentos da imagem, espaços dedicados a políticos, falas e generos jornalísticos sao entre assuntos que mais me preocupam. Ora, quando me referi a Jaime Langa e seu jornal foi justamente em relação a primazia de Guebuza, que passava a ser destaque, mesmo que fosse a praia em detrimento dos criterios de noticiabilidade. Os seminarios que voce participou poderiam muito bem servir para nunca mais esquecer. Mas porque o que você Nacuo quer é defender seus interesses não-jornalisticos vem aqui abusar da sua velhice e sabedoria para defender incestos profissionais.


Media Scholar | Communication Consultant | Trainer
EGIDIOVAZ.COM
2 hrs · Like · 6

Blessed Paulo Simbe "...Mas porque o que você Nacuo quer é defender seus interesses não-jornalisticos vem aqui abusar da sua velhice e sabedoria para defender incestos profissionais...". Lol

Gabriel Vasco Vasco Blessed, ouviste tambem essa parte ne? hehehehehe
1 hr · Like · 1

Pedro Nacuo Se ha quem ganha atacando pessoas, avante!
1 hr · Like · 1

Dércio Ernesto É uma questão de PODER, não importa a razoabilidade da notícia?

Egidio Vaz Você Pedro Nacuo atacou-me acusando que estava a procura de emprego no Noticias. Alguma vez viu meu CV submetido na direcção de recursos humanos do Noticias? Apenas trabalhei no Banco de Moçambique ha 11 anos atrás e desde então jamais voltei a função pública. E não me esforço para tal. Porque você veio dizer que eu estava interessado no emprego no Noticias? Por acaso você conhece minhas ambições? Acha que a minha ambição passa por atacar-lhe? Sou seu contemporâneo eu? Tenho as mesmas aspirações que as suas? Convivemos com mesmos amigos? Eu sei que é amigo do Nyusi eu nao sou. Nyusi é meu presidente. Você tem idade do meu pai. Porque ataca as pessoas e depois reclama? O senhor Pedro Nacuo deve parar de lançar impropérios e depois esperar veneração.
1 hr · Like · 7

Paulo da Conceição Manda-o verificar se ha fossas por limpar, esses de tanta merda que aturam, poe a cidade limpa e cheirar menos mal...

Egidio Vaz O senhor Pedro Nacuo acha que todos que criticam estão em busca de alguma contrapartida, como emprego, melhor, BONS empregos? E acha que ser Director do Noticias ou jornalista do Noticias é para mim BOM emprego, que valha a pena lutar por ele, mesmo que seja prejudicando pessoas? Acha que é meu sonho trabalhar no jornal Noticias? Ou ser membro do governo? Não lhe passa pela cabeça que as pessoas se interessem pelos assuntos públicos simplesmente pelo melhor serviço de informação? Precisa ser jornalista com experiência como o senho para questionar isto? O simpes facto de estarem a deturpar os criterios jornalisticos não é motivo bastante para o consumidor reclamar e criticar?
1 hr · Like · 6

1 hr · Like · 1

Nelson Junior Caro Sr.Egidio Vaz,nao ligue o Sr.Pedro Nacuo..ele tambem tentou atacar-me mas eu o ignorei...Senhor Egidio continue a dar-nos informçaoes pois o saber é poder...Crticar construtivamente as pessoas nao é ataca-las....Tenho a certeza absoluta que o seu desejo é de ver um Moçambique melhor para todos e nao so para uma peaquena pequena elite....Nao ligue....Moçambique tem muitos Pedros Nacuas...é uma questao geracional....eles nunca pensarao como voce caro Sr.Egidio...nao perca tempo.........
1 hr · Like · 3

Paulo da Conceição Mhu Tsiki Pedrito (mano Egidio Vaz) ha fambi ha ya thi gunha kulee lweyu...

Miguelito Wa Deolinda PAZ interior Egidio Vaz

Júlio Mutisse Meus senhores, o que é que estava em causa aqui neste debate? Podem voltar ao fulcro da questão?
Repugnante gente que respeito resvalar para o ataque pessoal quando ainda há espaço para a razão e para o debate são de ideias. Eumli este post e ia voltar a ele não para discutir posição de foto de que nada percebo, mas para discutir o jornalismo que se faz em Moçambique e, em particular ali no principal jornal do país. Há espaço para pensar discutir, sem preocupação de ser Nyamussoro adivinho de intenções ou sem necessidade de puxar de seja qual for os galões. O país não precisa disto, o país precisa de todas as mentes brilhantes que opinaram aqui a pensar, a discordar e a encontrar consensos.
Voltemos ao debate. Assumo a moderação. Pedro Nacuo, Jaime Langa , Egidio Vaz e demais. Exponham os vossos pontos. Aquele que concordar argumentei em que medida concorda e quem discorda faz o mesmo. Nyamussoros fora.
1 hr · Like · 1

Jaime Langa Júlio Mutisse com todo o respeito, minha opinião (sobre o post) foi devidamente dada e Pedro Nacuo e outros fundamentaram. Para mim assunto encerrado e muito obrigado pelo interesse em procurar melhorar o nosso trabalho. Precisaremos sempre.
1 hr · Like · 4


Nelson Junior Permitam-me dizer,seja qual for o debate que voces terao-recordem-se que sao moçambicanos e nao se expressem como se fossem inimigos...o problema de Moçap

Miguelito Wa Deolinda DEBATE ENCERRADO!!!!!!!!!!
50 mins · Edited · Like · 1

Nelson Junior o problema de moçambqiue é de ter uma midia-quase toda ela um pouco pro-governo....e as criticas serem de caracter destrutivo....encarem-se como irmaos com um simples objectivo ; de melhorar moçambique

Egidio Vaz Pedro Nacuo não fundamentou nada Jaime Langa. Veio aqui dizer que eu quero trabalhar lá no Notícias. Por acaso recebeu uma carta minha pedindo-te emprego? É isso que chama de fundamento? Arnaça quis saber das minhas credenciais acadêmicas. É isso que o Jaime fala de fundamento? O seu ponto foi discutido. Abraços
47 mins · Like · 1

جمعت ابن موس Mais uma vez o Jaime Langa,provou com o seu comentário que de profissional lhe falta algo. Num grupo de debate todas ideias são válidas e a pluralidade de opnioes enriquece o próprio debate. Logo,ele queria que todos alinhassem com ele o que quebraria o ritmo do debate. Eu pessoalmente apesar de ser leigo em jornalismo percebi a colocação do Egídio Vaz e e legítima.


Júlio Mutisse O problema somos nós!
Egídio colocou aqui um assunto, muitos não leram, nem percebem (como eu) o simbolismo do grafismo em jornalismo e já concordam com ele e já julgam, o jornal e os jornalistas daquela casa.
Outros percebendo e não concordando com a relevância ou com a própria colocação atacam o homem e não as suas ideias, alguns chegam ao Nyamussorismo.
Outros fazem ruído, não ajudam a esclarecer nada nem a serenar ânimos quando se levantam, incitam esses ânimos já exaltados
O próprio Egidio, debatedor de primeira linha, com muitos anos nos dedos e na cabeça em debate público de ideias, mesmo com o seu estilo impetuoso não pode aceder, facilmente, a entrar nesses expedientes de ataques pessoais que em nada trazem ao debate, antes, ajudam a mata lo, nem tem que se esticar nos bicos dos pes para provar nada. Quem quer saber das suas credenciais nos assuntos que publica que pergunte ou investigue. E se havia interesse em acabar com este debate o próprio Egídio ajudou em grande medida (já agora este será o próximo raspanete que lhe vou passar ao vivo).
Se queremos ser úteis vamos serenar e discutir ideias e não pessoas. Erros? Vamos todos cometer e só não os cometem os que nada fazem e os que nada dizem. O país precisa de nós com nossas ideias diferentes.
39 mins · Edited · Like · 2

Jaime Langa Júlio Mutisse isto foi o que eu disse e concordo contigo: "O problema somos nós! Egídio colocou aqui um assunto, muitos não leram, nem percebem (como eu) o simbolismo do grafismo em jornalismo e já concordam com ele e já julgam, o jornal e os jornalistas daquela casa." E viu a resposta que recebi do "grande" debate? Tlha

Fatima Mimbire Os criterios de noticiabilidade sao muito claros e nao se negoceiam. Mas ja que Jornalismo 'e uma actividade de escolhas: ou voce segue as regras ou voce pede para o publico "te mandar passear". como diria o Obamachel "jornalixo" e eu diria "jorn'oportunismo"

Sem comentários: