sexta-feira, 3 de abril de 2015

O ante-projecto das autarquias provinciais vai à auscultação pública

O ante-projecto das autarquias provinciais vai à auscultação pública e porquê o ante-projecto de apartidarização das instituições públicas não vai também à auscultação pública.
  • 16 people like this.
  • Eusébio A. P. Gwembe Já está no Joaquim Chissano e não é pertinente,Antonio A. S. Kawaria. Agora, o outro é ante-projecto da catastrofe. Cada um tem que dar sua opinião sabendo que vai ter que suportar as consequências da sua posição.
  • José de Matos O ante-projecto de apartidarizaçao da autoria do MDM, é pertinente e nao esta em discussao no Joaquim Chissano! De uma vez por todas, se for levado a auscultacao publica, a Frelimo vai aprender que o Povo nao quer a partidariza o e que a partidarizaçao é incompativel com democracia!Temham coragem, mostrem o projecto ao Povo!
  • Ariel Sonto Como funcionara isso?
  • Eusébio A. P. Gwembe O MDM só mudou a linguagem para parecer diferente do que se está a discutir no CCJC. Não vejo a pertinência do seu projecto, José de Matos. Faltou-lhes a criatividade, mas como estão no começo, percebe-se
  • Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. P. Gwembe, como faltar-te criatividade? Do que sei, apartidarizacão das instituicões públicas é assunto de que debatemos já fazem anos. E porque este diz aos funcionários públicos, tinha que ser debatidos por eles.
  • Eusébio A. P. Gwembe O timing não é para brincadeiras, Antonio A. S. Kawaria. A Frelimo não pode morrer de forma brusca. Há que assegurar que no rio temos um caniço a que possamos assegurar quando a corrente chegar. Por isso, esse projecto fica para os próximos anos. Esta é a minha convicção de modo a garantir-se o controlo da obediência à máquina administrativa. A nossa independência foi regada pelo sangue pelo que não podemos ser obrigados a chegar aos mesmos resultados daqueles que usaram caminho diferente. 
  • Abdul Karim Acredito que o Eusebio so peca pelo exagero, no fundo a sua opiniao ou leitura 'e muito valida e certa. Ele exagera quando diz que " o projecto da catastrofe" e quando diz se referindo ao projecto de despartidarizacao " fica para os proximos anos". No entanto 'e impressionantemente brilhante quando le que " O timming nao 'e pra brincadeiras". 
  • Ariel Sonto Eusebio, quer dizer que esse sonho de despartidarizacao sera transformado em pesadelo?
  • Eusébio A. P. Gwembe Esse é o caminho da ponderação, Ariel Sonto. Um dos dois ante-projectos tem que ser sacrificado, mas não engavetado.
  • Abdul Karim Ja melhoraste Eusebio  mas continuas um pouquinho exagerado ainda quando dizes "tem que ser sacrificado"  faz la um esforcinho, e mlhora um pouquinho mais 
  • José António Monteiro A fraude eleitoral fragiliza as instituições e isso fica claro quando o parlamento não toma decisões políticas e pede apreciação/auscultação pública...
    Para se escudarem na opinião daqueles que até já opinaram negativamente como é o caso da OAM?  as brincadeiras afinal mantêm-se!!!
  • Abdul Karim Jose Antonio Monteiro, eu quero acreditar que as coisas mudaram, mas sera interessante ver, se o Nyusi imprime a velocidade desejada ou nao, 'e natural que em 3 dias nao poderemos ver um Eusebio "cor de roza"  ele e a propria Frelimo vao levar algum tempo para se posicionarem, faco votos que nao seja um posicionamento "demasiado tardiamente assumido". Gostaria que Voce nao tivesse razao, porque se voce tiver razao no facto das " bricadeiras se manterem" entao todos perdemos 
  • José António Monteiro Abdul Karim, só não vê quem não quer... O MDM tem esse defeito está sempre a aguardar que o partido Frelimo mude sem que seja preciso fazer pressão 

    Não existiriam metade dos problemas se tivessem batido o pé e não concorressem às autarquicas sem uma mudança da Lei eleitoral. Permitem a perseguição a DHl sem que levantem a sua voz, etc etc
  • Abdul Karim Concordo em absoluto consigo com relacao ao MDM. 
  • Antonio A. S. Kawaria José António Monteiro, isso é uma das coisas que desconfio. Ainda nem sei qual é esse público e de como isso vai se fazer.
  • Eusébio A. P. Gwembe Eu também não entendi como se pode enviar um projecto a consulta daqueles que ja disseram não, Monteiro. Partilha de responsabilidades pelas consequências?
  • José António Monteiro É mais uma vez desgastar Dhl e a Renamo.
    Quero lembrar que é Dhl que segura as populações se isto for considerado uma derrota do Velho não se venham queixar depois se aquelas populações se sublevarem!
  • Antonio A. S. Kawaria Quando o Eusébio A. P. Gwembe fala eu entendo em quase 90%. Então, eu penso que e como tenho pensado, o MDM devia ter uma iniciativa singular para lancar o projecto no seio dos funcionários públicos?
  • José António Monteiro É, mais uma vez fraude! O parlamento é o órgão legislativo. A Frelimo nunca precisou de ouvir ninguém para legislar nem sequer ouvia os deputados da oposição e agora inventa isto????
  • Eusébio A. P. Gwembe Felizmente o PR percebe bem que estamos em cima de uma panela de pressão. Não é por acaso que Dhl falou na sua presença. Acho que a Frelimo deve ajuda-lo para não encontrarmos o culpado de hoje no futuro. O caminho mesmo é o aperfeiçoamento daquele projecto de modo a que ninguém saia prejudicado.
  • José António Monteiro A solução será mesmo a de dividir? Estas coisas fazem com que os mais moderados mudem de campo e comecem a ver que só a separação é que resolve isto!
  • Abdul Karim Mas, se o "ritmo de jogo" manter-se inalterado do lado da Frelimo, Nyusi nao ganha legitimidade e simplesmente confirma a "ideologia Guebusista" de "vale-tudo" e nao sei se isso evita a "derrocada completa do partidao"  nao sei se o Nyussi quer ser o "Gorbachev Moçambicano" ou " Nyubusiness"  poderemos estar na hipotese de um Heroi no verdadeiro sentido da palavra ou apenas um Mr 6%  o tempo dira, concerteza 
  • Eusébio A. P. Gwembe A política da exclusão criou a actual situação, Karim. Em nome da unidade nacional os naturais foram afastados dos empreendimentos implantados nos seus locais, aós terem sido impedidos de exercer as habituais actividades que lhes garantiam o sustento. Por exemplo, por causa do carvao, os jovens de Moatize deixaram de fabricar tijolos que lhes davam 12 mil meticais ao mes. há exemplos tristes que devem ser reparados sob risco de uma derrocada
  • Abdul Karim Certissimo Eusebio, Sem duvida, esse 'e o problema principal. E corrigir os erros cometidos, nao vai ser facil.
  • Eusébio A. P. Gwembe Em Angoche fui a uma grande empresa, no ambito e pesquisa de campo com Jemusse Abel e Francisco Wache Wache. O que vimos lá: mesmo servente de água e guardas eram de outras províncias que não Nampula, muito menos Angoche. Todavia, a empresa deu dinheiro para accoes sociais, dinheiro que nunca chegou ao povo. Triste, alias, um Jornal da praça disse que o referido dinheiro foi dividido entre pessoas conhecidas. E hoje, alguém se espanta por que motivo Dhlakama é visto como salvador. A culpa é 101% nossa.
  • Abdul Karim Nao se chora pelo leite derramado Eusebio. Acredito que estao criadas todas as condicoes para "darmos a volta a situação" juntos. Neste momento o Nyusi tem que clarificar a sua posicao com accoes, e se ele for Honesto, entao todos os intelectuais Mocambicanos irao contribuir para resolucao dos problemas do pais. E nao falo de "intelectuais - mercenarios", falo de verdadeiros intelectuais que mocambique tem como recurso, a quem foram negadas as oportunidades de contribuir com as suas ideias, conhecimentos e accoes, para o desenvolvimento de Mocambique.
  • Francisco Wache Wache tiveste coragem de falar esse nosso segredo pa?
  • Francisco Wache Wache kakakakakakakakakaka, epa, kkikikikiki
  • Armando Katawala Eusébio A. P. Gwembe, fiquei a espera da lista. Mas ja terminei.
  • Adércio Artur Massango Senão a FRELIMO cai em pouco tempo.

Sem comentários: