segunda-feira, 27 de abril de 2015

Nyusi e a sombra tutelar de Chipande: da bicefalia a macrocefalia



6 hrs · Edited · 

Nyusi e a sombra tutelar de Chipande: da bicefalia a macrocefalia
Que a queda do guebuzismo foi uma coisa boa para Mocambique disso creio que poucos duvidam. Mas o que isso representa para que a politica retome os carris da decencia e marche para frente no dialogo politico com a oposicao e na gestao da riqueza nacional, parece ser uma incognita. Nyusi assumiu a lideranca do partido mas nao ganhou aquela autonomia que se esperava. Em poucos dias, comecou a trilhar os mesmos carreiros do guebuzismo e a reproduzir aquele refrao deturpado da Comissao Politica da Frelima sobre a “divisao” do Pais. Sua deferencia para DHL na esteira de uma maior predisposicao para o dialogo se esfumou. Parece que Chipande passou a liderar a matriz. E Chipande sempre foi um radical na forma de lidar com a oposicao.
Nos ultimos meses, foi ele que disse que a Frelimo ia governar o pais por decadas. Saiu Guebuza e entrou Chipande. E Nyusi continua amarado. Mas ja nao eh a bicefalia que nos governa. Eh a macrocefalia de Chipande. E parece que Nyusi nao tem espaco, nem coragem politica para ir passando a Chipande novas ideias de fazer politica. Seu estado de graca se esta esvaindo e no dia a dia nao se percebe o que ele anda a fazer (bom, pelo menos se ocupou do ferryboat para a Catembe; o Ministro Carlos Mesquita deve estar muito agradecido!). A promessa de um lider, revelada no discurso inaugural, esta a dar lugar a uma figura sem ideias novas e amarrada a tradicional cartilha politica da Frelimo. O seu discurso contra o despesismo ja esta contrariado pela pratica. Suas presidencias de rua sao altamente onerosas e nao sei se relevantes poucos meses depois da campanha eleitoral. E o Governo acaba de ver a Assembleia da Republica a aprovar um orcamento anual de 38 milhoes de USD para si propria, altamente nojento, mesmo antes de termos um Orcamento de Estado. As coisas estao cada vez mais confusas e tudo o que se respira eh a imagem de uma lideranca sem o brilho que todos acalentavam. Para mim, o estado de graca do PR terminou e os 100 dias foram de uma tremenda ausencia de impacto.
  • Elvino Dias bem visto
    8 hrs · 4
  • Paulo da Conceição Pátria amada
  • Adrian Magoo Eu nao sou pessimista, ate porque quero que o meu país esteja bem. Mas logo no discurso de tomada de posse, eu comentei que esse discurso era menos emotivo que o de A.E.G em 2005. por isso, esperar algo novo é optimismo demais. Eu acho Chipande mais radical que Guebuza porque pela força dos negociatas internacionais ele ganhou alguma habilidade em saber ouvir. Já Chipande nao, os seus negocios foram sempre internos, usando mais imposiçao e usando mais o “poder”.
    So teremos algo novo quando o regime nao for este actual.
    8 hrs · Edited · 7
  • Julio Lacitela E porquê da voltas só no sul?
    8 hrs · 2
  • Lifoco Lago Boa observaçao
    8 hrs · 1
  • Ser - Huo É verdade que ainda é bem cedo para avaliarmos o trabalho do governo, sobretudo um governo totalmente novo, mas isso nao deixa de dar muitos pontos para as observações deste post. Cada vez mais o Nyusi vai se distanciando de seu discurso inicial, e cada vez mais ele vai dando razão aos que logo apareceram a questionar sua lideranca. 

    Julio Lacitela, estás a propor que ele devia fazer como? Que devia estar em Gaza, e na mesma altura em Niassa? Que ele devia estar em Maputo, e no dia seguinte em Manica? Há coisas sem sentido, Guebuza (o mais recente, pois podia mencionar Samora) fez as suas viagens inaugurais no Norte, porque massacrar o Nyusi por começar do Sul?
    8 hrs · 2
  • Unay Cambuma Bravo Marcelo.
  • Basilio Muhate Mano Marcelo Mosse, aguardo com enorme expectativa a sua analise sobre os 100 dias de governacao no geral, mas tambem ideias de como é que os caminhos deviam ser trilhados na sua optica. Luis Nhachotenum outro forum fez uma afirmacao que vale a pena puxar para aqui para fazermos melhores leituras. So ele pode melhor argumentar.
    Sem ignorar o post do Mosse, minha opiniao pessoal é que houve marcos importantes sim, dentre os quais destaco: 1. Passos dados e visiveis no dialogo politico militar; 2. Algumas accoes e sinais de sectores chave do desenvolvimento que mostram uma mudanca de paradigma (educacao, Transportes e Trabalho por ex) e 3. O lado mais social e humano da governacao, uma inovacao que permite mostrar que lideres politicos sao pessoas que vivem no nosso seio. 

    Estes 100 dias na verdade tiveram alguns momentos politicos que levam-nos a reflectir se vale a pena assim avaliarmos as coisas da forma como estamos a avaliar.
    8 hrs · 9
  • Reinaldo Munguambe inveja so!
    7 hrs · 1
  • Joao Cabral E, assim, la se foi a luzinha ao fundo do túnel......
    7 hrs · 1
  • Julio Lacitela Ó ser - Huo, es tão eloquente. O meu respeito. Mas nao me esclareceste o porquê, Gaza depois Maputo provincia e agora Maputo Cidade num momento em que fala de regioes
  • Jose Cossa Vamos dar tempo ao Homem! Estamos a exigiu muito ao nosso emprego. assim corre o risco de falhar se o pressionarmos.
  • Marcelo Mosse Basilio Muhate...thanks pela achega...ate ja.
    7 hrs · Edited · 1
  • Julio Lacitela Jose Cossa esses tem até tempo de fazer teatro nas escolas primarias e quando de lá saiem sao sirenes, todos se afastem, estão sem tempo.
    7 hrs · 1
  • Jose Cossa Julio Lacitela, como devia fazer na sua optica! penso que cada Chefe de Estado tem o seu estilo proprio de governar. o que interessa é a avaliação que vamos fazer depois dos 5 anos de mandato!
    7 hrs · 2
  • Jose Fabiao Eu tenho fé q ainda haverá mudanças notáveis e agradaveis. Não é fácil mudar em 100 dias o que não foi mudado em 10 anos. O único problema é estamos com muita pressa. Ainda há "barreiras" por serem quebradas. E quebrar "barreiras" com inteligência, leva algum tempo.
    7 hrs · Edited · 1
  • Feliciano Nkunda No comments :-|
  • Augusto Massiana Julio Lacitela , eh obvio k ainda esta se preparar psicologicamente pra enfrentar milhares de cidadaos k nao votaram nele, tem k vencer primeiro o peso de consciencia e perder a vergonha kkkkkkk
    7 hrs · 1
  • Maria Do Carmo Manjate Cada cabeça cada sentença..... Eu estou no grupo dos pessimistas. Mudanças radicais na governaçao de FJN nao espero, talvez só se fôr para pior. Infelizmente já temos os primeiros sinais de que nada vai mudar.
    7 hrs · 3
  • João Machado da Graça No essencial concordo com a análise do Mosse. Sobre isso escrevo amanhã no Correio da Manhã...
    6 hrs · 9
  • Agostinho Vuma Caro amigo Marcelo Mosse, concordo com o irmão Basilio Muhate e solicito que na nova reflexão que se propõe trazer ao debate, considere o seguinte: Em cem dias de governo, nosso Presidente Filipe Jacinto Nyusi enfrentou calamidades como grande imbróglio para administrar, empenhou-se na continuação do diálogo político, elaboração e submissão do PQG 15/19, PES e OE 2015 (em debate na AR), na AR, o que para um Estado representa ausência de instrumentos de gestão e consequentemente uma economia sem "pés" para caminhar. É difícil avaliar o desempenho do executivo sem avaliar a casa do povo!

    É necessário avaliar as reformas avançadas e as necessárias para resolver as mazelas do Sistema Penitenciário, dos transportes (vulgos "my loves"), da saúde, educação, energia, desenvolvimento econômico e humano... 

    Pelos instrumentos aprovados mormente da paz (diálogo político e depósito na AR da proposta do projeto das regiões autónomas), PQG, PES e OE em debate, faço uma avaliação positiva dos primeiros dias de governação do PresidenteFilipe Nyusi! Parabenizar o irmão Marcelo Mosse, pela oportunidade e mérito desta matéria.
    6 hrs · 5
  • Álvaro Xerinda Estão a esquecer que Nyusi prometeu continuidade dos governos anteriores?
    6 hrs · 3
  • Vaz de Sousa Essa dos 38 milhões de Dólares é que muito dói! Machuca os corações de quem efectivamente trabalha arduamente.Chocante!Deus, perdoai-lhes pois não sabem o que dizem muito menos o que ...Fazem.
    5 hrs · Edited · 2
  • Americo Pinheiro Excelente análise como sempre nos habituou o autêntico, verdadeiro e genuíno Marcelo Mosse!
  • Fortunato de Almeida realmente, essa dos 38 milhões de dolares é uma barbaridade, num país que clama por dignidade na vida do seu povo.
    6 hrs · 1
  • João Machado da Graça Um desafio ao Mosse: Descobrir de onde veio o dinheiro com que o Nyusi Jr comprou os seus 3 pó-pós. Se ele não tem emprego, não deve ter sido dinheiro próprio. Talvez do papá... Mas este, até onde sei foi funcionário dos CFM ante3s de ser Ministro da Defesa. Será que nos nCFM se ganha assim tão bem? Mas, no Ministério da Defesa, em fase de grandes importações de armamento, as luvas (para o frio) podem ter sido significativas...
    6 hrs · 11
  • El Patriota No máximo foram uns 100 dias de muito teatro e populismo barato, com o PR e ministros a visitarem escolas e a sentarem-se no chão. Acções concretas, que é o que se precisa, não houve nada. Quanto a mim foram uns 100 dias para esquecer. Em todo caso continuo a ter fé neste governo...
    6 hrs · 3
  • Marcelo Mosse Caro Agostinho Vuma. Eu podia estar totalmente de acordo consigo se minha analise se cingisse apenas na forma e nao na substancia. Os instrumentos a que se refere estao elaborados mas o que eles nos dizem? O que nos dizem, por exemplo, sobre o facto de o Orcamento do Estado so ter sido fechado com recurso a uma enorme percentagem de endividamento publico? Olhemos para o orcamento da AR (boa parte para despesas de representacao) e o despesismo governamental tendo em conta esta realidade de endividamento publico. Creio que quando falamos em medidas de impacto estamos a falar nao apenas de accoes mas tambem de decisoes de politicas que possam trazer impacto positivo a breve e longo trecho. E aqui parece me que o PR ainda nao apareceu...
    5 hrs · Edited · 5
  • Manuel Carlos Nhanala Caro Mosse, concordo contigo em relacao ao despesismo por conta da AR, e assumindo a separacao de poderes neste Estado, posso ate distanciar o Engenheiro deste tipo de habito; agora ja em relacao a governacao remotada ou teleguiada, acho que nao chega a ser bem assim. Acho que o Engenheiro tem tomado decisoes proprias que logicamente entram em choque com o radicalismo dos antigos governantes da Republica Socialista, alias dos nossos actuais capitalistas, como aquela que vimos logo no inicio da sua governacao. Acho que o Engenheiro esta a fazer um jogo de cintura so pra nao provocar nervosismo e problemas de AVCs dentro da ala radical acima mencionada. Ja imaginaste se a mudanca fosse radical em relacao ao despesismo etc etc etc? Seria fatal... vamos la dar mais um voto de confianca no Boss.
  • João Machado da Graça Há gente muito generosa! Mas porque será que nunca ninguém me ofereceu um Ferrari a mim? Ou a ti? Ou aos 24 milhões de outros moçambicanos? Logo foram escolher este simpático moço...
    5 hrs · 10
  • Agostinho Vuma Justo Marcelo Mosse! O estado precisa do sector privado para promover o desenvolvimento, da legislação, que em país como nosso, de direito escrito e constituição (aprovada pelas bancadas da FRELIMO e RENAMO) é a principal fonte formal estatal de controle das ações praticadas pelos cidadãos (inclui o PR). As medidas de impacto também precisam da lei do orçamento e assim se promove a boa governação...
    5 hrs · 2
  • Marcelo Mosse Joao Machado da Graca...sei que esses carros foram oferecidos, alguns mesmo antes do Nyusi chegar ao trono. Conheco os nomes mas nao posso reproduzir aqui. Precisaria de mais elementos. Mas eh gente que precisa isencoes fiscais para reproduzir seus negocios e outros que actuam no lobbie no pernicioso sector de procurement publico. Obviamente que esperam de Nyusi pai algum retorno e, por isso, o mais interessante eh saber se isso esta a acontecer...ate que ponto o PR esta vulneravel a esses lobbies.
    5 hrs · Edited · 6
  • Filipe Zivane Filipe Jacinto Nyusi precisa de tempo. Precisa de saber com que nós a corda se tece. Pessoalmente acho 100 dia de governação muito curtos para uma avaliação de qualidade. Não fossem os sinais de tensão que o Pais vive e as respostas urgentes que ansiamos por elas. O futuro !.... O que serão os outros muitos dias que faltam? Justamente se em 100 nada ficou claro ! A tensão esférica que o Pais vive nos faz querermos mudanças a jato. Mudanças a ontem. Eu acho isso até ingénuo para pessoas como a maior parte dos que aqui participam. Um presidente promete muito mais do que faz. Qualquer um . O que de facto me parece exigível e isso sim, mais do que qualquer compromisso partidário é a manutenção de um clima de paz. O Pais precisa disso. Custe o que custar nós todos temos esse direito.
    4 hrs · 1
  • Manuel Carlos Zacarias Mosse acertou na mosca, o parceiro maconde, o mais velho é quem manda actualmente. Assim poderá assegurar o negócio de gerir o gás e petróleo, principalmente o que estava em disputa entre ele, guebas e chissa (base logística), acredito eu que rubi, mármore, grafite e toda riqueza que se encontra em Cabo Delgado irá para a família makonde, assim como negócio de caracóis, macacos e cannabis, aliás macacos e cobras estão em vias de extinção. Quanto aos 100 dias? Mau desempenho dos 100 dias, nota 1.2, exemplo de alguém que só conseguiu escrever seu nome no exame. O que ele fez mesmo, se não fazer passeatas nas escolas e machambas, não vi nenhuma prática, senão discursos falsos e baratos.
  • Manuel Carlos Zacarias Este sr. 1º tiro desmentido até ilhéus vendeu em Cabo Delgado sem contar com a madeira também em vias de extinção, que faz conluio com o homem da agricultura Pacheco
  • Belvindo Armando Cá estamos nós, mais uma vez, a tentar tapar o sol pela peneira, como se diz em gíria popular, senhor Agostinho Vuma, com todo respeito. Não são todas estas suas alegações que estão a fazer com que o senhor PR, mude de discurso em relação as negociações pela paz com a renamo. Qdo o PR aparece a dizer que não vai ajoelhar para ninguém para ter a paz em Moçambique que mensagem quer dar aos moçambicanos? Esta claro que já não é a mesma pessoa que dizia ter o povo como patrão. Porque se assim fosse e porque tal é o desejo do seu patrão, povo, o PR não se recusaria a ir até as últimas consequências para dar sossego ao seu patrão. A paz não tem preço, e ainda, na minha opinião, é obrigação do governo conquistar confiança da renamo até desmilitarizar. Agora aparecem a ameaçar que não vão renovar com os observadores militares. Agora quem pode me dizer o que vai acontecer depois. Guerra claro. Temos que admitir que algo vai mal.
    2 hrs · 3
  • Marcelo Mosse Manuel Carlos Zacarias...acabo de eliminar um comentario seu, que eh insultuoso e nao adiciona nada ao debate. MM
    2 hrs · Edited · 3
  • Rafael Ricardo Dias Machalela 100 dias de Lua-de-mel cheios de fel, SEM contar com os dolorosos 38 milhões de dólares.
    1 hr · 1
  • Jose Pires A politica deste nosso país é de mercenários. Só se aprova o que menos impacto tem, é pena que nós o povo nunca aprendemos. Temos apenas uma oportunidade em casa 5 anos para mudar o rumo das coisas mas curiosamente cometemos os mesmos erros. Entao nao voltemos agora com reclamaçoes
    1 hr · 3
  • Manuel J. P. Sumbana Tem mostrado muitos incoerência discursiva
    Não está a ser o 'his own man' que prometeu ser...
    1 hr · 3
  • Paulo Gote Boa analise Marcelo Mosse vamos depositar un pouco de fe para ver se ele consegue desmamentar se destes homens com filosofias estaticas talves assim q se consiga imprimir alguma dinamica na tomada de decisoes deste pais da marrabenta
  • Domus Oikos obrigado Marcelo Mosse és de entre poucos moçambicanos que lê a realidade e estamos agradecido por um como voçê. Um moçambicano que vale e desses meus compatriotas é um orgulho. Nao tenho algo a acrescentar quando a verdade transborda. Abraço
    1 hr · 1
  • Nito Ivo De facto... Nyusi parece mais um lobo com pelo de cordeiro. Lideres que acabaram ditadores um dia tiveram o "amor" do povo. Hitler e Mugabe um dia foram amados. Nyusi nunca, nem durante a campanha apresentou ideias claras sobre o que quer do pais. Na verdade Nyusi não prometeu nada. O que ele disse e repetia foi que "vamos trabalhar juntos para desenvolver mocambique". Não houve qualquer mudança em relação ao mau governo de Guebuza. A mim me parece que Nyusi deverá superar a má governação de Guebuza, facto impensável há 100 dias. Não me parece que seja desta feita que o pais tenha encontrado um governo. Portanto, A policia vai continuar a maltratar a população, a qualidade de ensino vai continuar a deteriorar-se, as "bichas" nos postos de saude hão-de continuar a crescer, o povo vai continuar no mylove, as pessoas com opinião diferente serão mortas ou presas ou excluídas das oportunidades. Muito triste.
    1 hr · 1
  • Filipe Zivane Uma pergunta . Porque 100 dias e não 110 ? ou 96. Existe alguma regra na dita «boa governação» que determina, impoem, sugere que aos 100 dias um decisor deva merecer o escrutinio popular ?
    39 mins · 1
  • Filipe Zivane Só para perceber .
  • Filipe Zivane * dizia avaliação popular e não escrutinio.
  • Unay Cambuma Inbox:
    "O "casamento Nyusi/Chipande", nao sei se vai durar por muito tempo, pois dizem que o primeiro anda a amantizar com a mulher do filho, que foi nomeada assessora, para assuntos gerais. Aquela historia que contaste, de ter caido do carro, tem a ver com o facto do filho ter descoberto a relacao entre os 2. Mano, investiga um pouco mais e traga-nos mais detalhes. Abracos" há 27 minutos · Enviada através da web
  • Marcelo Mosse Filipe Zivane isso eh importado da historia politica norte americana...depois que Roosevelt proferiu um discurso marcante apos seus primeiros 100 dias de governacao em 1933. A maioria das democracia em todo o mundo usam os primeiros 100 dias como um benchmark para aferir as possibiliidades de sucesso de uma presidencia...simplesmente porque esta se em estado de graca e eh altura em que se podem tomar as decisoes mais ousadas sem o risco de se ser criticado. Ja viste? Ja viste que no nosso caso, o Nyusi nao toma decisoes ousadas mas mesmo assim nao eh criticado...tu proprio pedes mais tempo...
    28 mins · Edited · 1
  • Filipe Zivane Marcelo, compreendo que a historia politica tenha imposto os 100 como um benchmark. Ainda penso que 100 não seria um tempo valido para quaisquer formas de julgamento! Cada contexto exige uma reflexão profunda e distanciada. Ainda que por via dos 100, ja se possa aferir um pouco de todo o resto. Ressalto aqui um aspecto , qual será o «tecto do seu proprio benchmark»! Sejamos um pouco mais previdentes. Acho que a conjuntura que encontrou impoem alguma moderação no inicio. É complicado quando nos esquecemos que existem muitos atritos e interesses antagonicos no seio da sua investitura. Posso até estar errado, mas Nyussi deve estar a fazer um raio X a casa tentando perceber de que forma poderá deslanchar o seu estilo proprio « aquele que nos fez acreditar nele». O tecto do seu reinado há de ser de 5 anos, se no fim de 2 anos, tudo ficar igual a nada, também serei dos que torcerão o olho de incertezas.
    11 mins · 1
  • Basilio Muhate Marcelo Mosse o que devia ter acontecido nestes 100 dias que ao aconteceu ?
    8 mins · 1
  • Marcelo Mosse Unay Cambuma vou eliminar seu comentario postado a 24 minutos. Minhas regras nao permitem esse tipo de comentarios. MM

Sem comentários: