quarta-feira, 8 de abril de 2015

NYUSI BUSCA INCANSAVELMENTE A PAZ EFECTIVA



Por: Eurico Nelson Mavie


" A guerra é inútil dado que configura um ato de violência com que se pretende obrigar o nosso oponente a obedecer a nossa vontade". 
-Clausewitz-

A palavra paz, segundo Silva (2002), significa a ausência da guerra. Os termos guerra e paz seriam, nesse caso, opostos, antônimos. São, portanto, situações extremas. E estão, de fato, situadas em pólos opostos. Mas entre uma e outra existem situações e estágios intermediários. Johan Galtung (1995) tenta definir melhor a palavra paz ao apontar os conceitos de uma paz negativa e de uma paz positiva. A paz negativa, segundo esse ilustre professor, é a mera ausência da guerra, o que não elimina a predisposição para ela ou a violência estrutural da sociedade. A paz positiva, por outro lado, implica ajuda mútua, educação e interdependência dos povos. A paz positiva vem a ser não somente uma forma de prevenção contra a guerra, mas a construção de uma sociedade melhor, na qual mais pessoas comungam do espaço social. Concordando com Galtung, evolui-se da polarização guerra e paz para, no mínimo, três estágios distintos: a guerra, a paz negativa e a paz positiva. Uma maior reflexão ainda se faz necessária sobre as situações que envolvem guerra e paz. No entanto, em um primeiro momento, pode-se identificar: a guerra declarada e em curso, a chamada guerra fria, a preparação para a guerra ou para a eventualidade da guerra, a guerrilha, o terrorismo, a violência estrutural, a não-cooperação da paz negativa e, finalmente, a paz verdadeira ou, utilizando-se o termo de Galtung, a paz positiva.

As incursões do líder da renamo denunciam o seu distanciamento do compromisso com a paz, e uma tentativa de inviabilizar o desenvolvimento individual e colectivo de todo um povo. Mesmo depois da assinatura dos acordos de cessação das hostilidades militares em Setembro do ano findo, em virtude do qual, a renamo comprometeu-se a implementar o desarmamento da sua força militar residual, o executivo devendo em retorno integrar uma parte dessa força nas Forças Armadas, outra parte na Polícia, outra parte ainda devendo ser desmobilizada e socialmente reintegrada, através de um fundo de Paz e Reinserção social, continuamos a assistir uma renamo comprometida com a desistabilização e escangalhamento do tecido social, caracterizado por um clima de medo e de incertezas. Tornou-se extremamente difícil dar crédito as palavras do líder da renamo, uma renamo disfarçada em duas facetas, aquilo que um grande amigo chamava de remano das matas e do asfalto. Numa altura em que todos esforços tendetentes a resolução dum problema que parecia impossível, ganhou corpo com a aprovação do Fundo de Paz e Reconciliação Nacional suportado por 10 milhões de dólares americanos anuais, destinado ao financiamento de projectos económicos e sociais dos desmobilizados do conflito armado, bem como dos antigos combatentes e veteranos da luta armada, esta mesma renamo continua manter homens armados nas suas bases e aterrorizando as comunidades.

Na verdade a renamo pretende criar um clima de caos a escala nacional, que se denuncie esta intenção macabra, a renamo não está nem tão pouco interessada com os valores nobres dessa Pátria de Heróis como Unidade Nacional, patriotismo, solidadriedade entre outros, aliás recorde-se donde vem essa renamo, não seria hoje que os seus objectivos ganhariam outros contornos. Contrariando a célebre frase, não há ninguem tão burro que não tenha nada pra ensinar, nem tão ignorante que não tenha nada pra aprender, mas renamo sinceramente não tem nada, absolutamente nada pra dar os moçambicanos, mas dado clima de tolerância e paciência temos que aprender a coexistir com esses irmãos desviados. Ao Presidente Nyusi, o apelo é que não desista nessa Empreitada de busca incessante pela paz efectiva. O espírito de abertura aos diversos extratos da sociedade, a abertura e disponibilidade que tem mostrado de interagir com as demais forças políticas, devem continuar a primar na esteira de sua governação. Quando nosso parente esta possuido, a bíblia que configura palavra sagrada deve constituir a nossa esperança de salvação do corpo infermo. Caso seja necessário que convoque um novo encontro com o líder da remano, nem que seja necessário recebe-lo com água benta Sr Presidente, mas a luta pela busca da paz efectiva deve ser incessante porque este constitui um dos mais nobres bens do povo moçambicano.

Sem comentários: