sexta-feira, 17 de abril de 2015

Imprensa internacional diz que membros do Governo sul-africano apoiam a xenofobia (‪#‎canalmoz‬)

3 h · 

Maputo (Canalmoz) – A onda de xenofobia na África de Sul está a ser noticiada em todo o mundo. A imprensa mundial parece estar de acordo numa posição: o Governo pouco faz para erradicar o discurso contra os estrangeiros. A imprensa mundial acusa os próprios membros do Governo de fazerem discursos que dão azo ao ódio contra os estrangeiros.
A actualização da situação feita na quinta-feira pelo jornal sul-africano “Mail&Guardian” com a ajuda da agência norte-americana Bloomberg e da agência francesa AFP, refere que, apesar do apelo à calma e ao fim da violência feito na quinta-feira pelo Presidente da República sul-africano, Jacob Zuma, “há um sentimento crescente de que o Governo sul-africano e o presidente Zuma estão a ser lentos e passivos, e a reputação da África do Sul já está muito danificada”, refere a imprensa internacional.
Mas as declarações do rei Goodwill Zwelithini e as de Edward Zuma, filho de Jacob Zuma, não foram as primeiras. A incitação ao ódio contra estrangeiros e para esta nova vaga de ataques xenófobos já tinha sido feita em Janeiro pela ministra dos Pequenos Negócios. Segundo a AFP e a Bloomberg, citadas pelo “Mail & Guardian”, em Janeiro último uma onda de ataques a estrangeiros tomou conta de Johannesburg, e, na altura, a ministra dos Pequenos Negócios disse à imprensa que “os proprietários das lojas estrangeiras na África do Sul devem partilhar os seus segredos comerciais com as pessoas nas cidades em que desenvolvem as suas actividades, para evitarem ser violentados”.
Segundo o “Mail & Guardian”, nenhum dirigente do Governo sul-africano nem do ANC, partido no poder na África do Sul, veio a público condenar as declarações da ministra, e o seu discurso era indicador de que há sectores do Governo sul-africano que optam por ignorar a questão, e três meses após os episódios de Janeiro nada foi feito para pôr fim ao problema.
Seis mortos é a última actualização feita pela Polícia sul-africana, desde que a violência deflagrou na semana passada nos arredores de Durban. A situação tem sido caracterizada por assassinatos e por torturas com catanas facas, paus e pedras. As fotos que estão a circular na internet e a chocar o mundo espelham uma brutalidade colossal e a ausência dos valores mais básicos de humanismo por parte dos sul-africanos.
Na quinta-feira, cerca de 4.000 pessoas marcharam nas ruas de Durban, clamando “Abaixo a xenofobia” e “África Unida”. A marcha teve a participação de moradores, estudantes, líderes religiosos e dirigentes políticos locais. Calcula-se que mais de 1400 estrangeiros tenham abandonado as suas casas, e estão a ser alojados em campos criados pelo Governo, mas em condições deploráveis.
O Governo moçambicano enviou ontem autocarros para evacuar 100 moçambicanos. Alguns moçambicanos de boa vontade e corajosos estão a desafiar a violência, indo aos subúrbios buscar os seus conterrâneos para os centros de acolhimento. (Redacção)
  • Augusto Gildo Buanaissa, Isabel Mucavel Djive, Melvin Machungo e 41 outras pessoas gostam disto.
  • Chemane Enoque Autocarro para 100? Quantos moçambicanos existem la? 500 mil ou mais e por k somente 1? Parece k o nosso governo ta nem ai pa isso
    7
     · 3 h
  • Luckmore Elton Makie Que palhasssssada!!!!!!!. Enviar um autocarro que carrega 100 pessoas . Africa do sul envia 4 boeng pra tirar sul africanos em Tete.
    4
     · 3 h
    • Rosinda Nunes Quem os tirou não foi o governo, mas a empresa para quem trabalham. Se os moçambicanos das minas, por exemplo, estão ao abrigo do contrato com uma empresa, essa tem a obrigação de proteger os seus trabalhadores. Se não, sim, o Governo deve tratar da sua repatriação urgente.
  • Paito Oliveira Massada Nao alguns membros membros do governo mas sim o governo todo.
    1
     · 3 h
  • Victorino Zola Triste e vergonha para África . África do Sul esqueceu e desrespeitou os ideias que sempre regeu o continente berço .(Fraternidade, Solidariedade e União ).
    1
     · 2 h
  • Idalino Uache Pura verdade
  • Gamarras Aleixo A RENAMO é que sabe agir.
    • Mahlathine Mkhambane Tens razão. Com a Renamo a Africa do Sul ja teria sido transformado num Muxungue. A esta hora estaria tudo a arder.
  • Alcidio Pedroz Saimone Tule K Burixe do Governo Mocambicano
  • Carlos Cardoso Eu nao sei se um assasino teem paciencia de esperar trinta dias de salario? Pok dizem k os moz ou estrageiros esta a roubar espa,cos de emprego trist , mas um dia elex vao pagar pelos pecados k cometem com outros.
  • جمعت ابن موس Zuma como chefe de estado e garante do funcionamento das leis,na minha opinião é o maior culpado de tudo. E devia ser julgado por isso,foi ele quem ordenou a rega de mineiros que clamavam por salários justos. Quero acreditar que foi ele que orientou o filho a incitação da violência.
    Zuma é =à qua -qua -qua .
  • Helder Mabota Pura verdade. Estão a mal tratar os nossos irmãos parece um filme de terror
  • Bendito Mazive Simeao Na verdad todo o governo sul africano xta metido nixto
  • Salvador Valdo Sumburane Vms criticar qndo eh para criticar, ou melhor ; perceber antes d criticar. O governo enviou autocarros , nao 1 autocarro, pode ate estarem la mais d 5000 mocambicanos mais esses 100 sao os k manifestaram a vontade de voltarem a Mocambique, entao vamos cm calma.
  • Alfredo Alfa Africa do sul merece um bombardiamento de 24 horas, isto porque ja e um apoio do proprio zuma.
  • Jesué Ramos Finiasse Tamos mal mesmo.
  • Juka Nhantumbo Sempre foi assim naquele pais de ingratos, este comportamento selvagem é caracteristico dos Sul Africanos. Fazem descursos xenofobos a toda hora
  • Joaquim Rinze A ser verdade isso e' triste e vergolhoso.Samora acolheu Sul Africanos nos momentos mais dificeis do aphartheid e pela sua hospitalidade foi assasinado.
    1
     · 3 h
  • Tomas Humbe Isso e verdade.
  • Zeferino Gatoma Q o governo mocambicano leia isso em voz alta para a PRM.
  • Henriques Augusto Kkkkkkk moçambiqe nao tem boeings pirtraze seus filhos.
  • Dromen Dos Santos Junior O pais d MADIBA está a ser dirigidos pelos brutos Analfabetos.
  • Kalashinikov Contender Thats true
    Ver tradução
  • Ernesto Malawiano Guanarras Gamarras Aleixo. RENAMO? O que voce esoera mesmo desse teu Renamo? Aqui esta se falar de xenofobia. Certo?
  • Ernesto Malawiano Guanarras Gamarras Aleixo. RENAMO? O que voce esoera mesmo desse teu Renamo? Aqui esta se falar de xenofobia. Certo?

Sem comentários: