segunda-feira, 6 de abril de 2015

G40, ALGUMA LIÇÃO DE VIDA? July 22, 2014


July 22, 2014 · Edited · 

Daqui a dois meses a lista dos 40 comentadores/propaganda, vulgo G40 fará um ano. Mas antes gostaria de claramente dar ao César o que é de César. O termo G40 é da autoria de Matias De Jesus Júnior, também autor da figura do GUEUS. Surge da sua tentativa de compreender o grupo que na altura acabava de se formar. Para tal, contou com a efusiva colaboração de José Belmiro, seu mentor intelectual. 
Importa também lembrar que foi em Setembro de 2013 que pela primeira vez a lista apareceu no Jornal Savana, dias depois de uma reunião ter lugar com objectivo de "desenhar estratégias" de mobilização pública a favor de uma determinada agenda que depois o leitor irá sozinho concluir.

De lá a esta parte "muito trabalho" foi feito por este grupo, todo versado na inviabilização de ideias alternativas, da pluralidade do pensamento, do debate democrático. Tentarei aqui esboçar três principais momentos que marcaram o trabalho do G40 nos últimos dez meses.

O primeiro foi quando tentaram atribuir toda obra positiva dos últimos dez anos à uma única pessoa, Armando Guebuza. Para eles e sua propaganda, tudo de BOM quanto se tenha feito nos últimos dez anos foi obra de Armando Guebuza. Para tal, criaram programas de Rádio, Televisão e Jornais com nomes sugestivos: Balanço de Governação de Armando Guebuza. Portanto, para eles, nesta governação não houve ministros que pensaram e fizeram, nem governadores, nem Partido Frelimo. Só houve Guebuza! Todos ministros, governadores, administradores e funcionários do partido Frelimo foram, de súbito, transformados em meros porta-vozes das boas obras de Guebuza; meros seguidores de ideias infalíveis e visionárias do filho mais querido da nação, Armando Emílio Guebuza. 
Formaram-se painéis de debate sem contraditório; programas radiofónicos sem direito a linha telefónica de ouvintes e páginas de jornais com seriados em torno da boa obra de Guebuza.

No meio de tudo isto a guerra no centro do país se desenrolava. Mais uma vez, os bons ofícios do G40 foram chamados. Aqui, a ordem era apoiar os feitos do governo com recurso a todo arcabouço filosófico, político e até mitológico para justificar a justeza das acções do governo ante as exigências da Renamo e a diabilização do último para merecer maior rejeição por parte da opinião pública e do Povo. Aliás, este momento é transversal e atravessa todos os momentos da existência do G40, desde a sua formação.

O segundo momento deu-se com o início do processo electivo interno da Frelimo. O G40 foi chamado para defender os vulgo 3/100. Para tal usaram-se todos os meios possíveis, mas principalmente os mais torpes: insultos, bloqueio e silenciamento. Contra a vontade emergiram mais três candidaturas que no final saiu Filipe Nyusi como candidato da Frelimo. Neste processo, alguns membros do G40 insultaram figuras como Jorge Rebelo, Graça Machel, Aires Ali, Mário Machungo, Marcelino dos Santos,Luísa Diogo e outros. Foram na sua maioria, jovens membros do G40, que não pouparam palavras para vilipendiar estes homens na praça Pública. Filipe Nyusi ganhou as internas, as pessoas antes insultadas pelo G40 são as que agora também apoiam o candidato de um partido que já mostras sinais de ter superado a fase mais difícil. E o G40 ainda continua no seu adro.

O terceiro e último momento é o actual, em que assistimos a exposição nua e crua das contradições internas dos argumentos de alguns dos seus membros. A beira de alcançarmos a Paz efectiva, o G40 deve ser do grupo de cidadãos mais infeliz por não ter logrado se quer um único objectivo da sua vida, que é influenciar. Nem ao governo que diz representa-lo conseguiu. Nem ao partido Frelimo, muito menos à opinião pública. Vamos por partes:

I. O G40 não conseguiu influenciar o governo no processo negocial

Ao longo de todas as sessões negociais, a agenda da Renamo foi seguida a risca. Com sacrifícios de ambas as partes. E hoje estamos a beira da Paz efectiva. Lembremos que a lei eleitoral foi revista e acomodadas algumas das exigências da Renamo e dos cidadãos; Afonso Dhlakama e a Renamo não foram ilegalizados; ambos submeteram com sucesso suas candidaturas as eleicoes; portanto, não são bandidos armados nenhuns como alguns G40 pregavam; Afonso Dhlakama e Guebuza irão encontrar-se brevemente para finalmente por fim ao conflito; os observadores internacionais chegarão a Moçambique para acompanhar o processo de acantonamento, desmobilização e reintegração social dos guerrilheiros da Renamo bem como a integração de algumas chefias da Renamo nas forças de defesa e segurança. Portanto, depois de muito tempo de negociações, o governo e a Renamo entenderam-se e estão a chegar a consensos. O mesmo entendimento foi do povo moçambicano, dos cidadãos, da comunidade internacional, de organizações religiosas, etc. O único grupo que não concorda é o G40. O G40 é a única organização cujos argumentos foram liminarmente refutados na prática pelo governo.

II. O G40 não conseguiu influenciar o Partido Frelimo
Ao longo da sua vida, o G40 foi se contradizendo em relação àquilo que dizia defender. O Partido Frelimo apresenta-se agora como único, uno, ao contrário daquilo que este grupo tentava insinuar. Oscar Monteiro, Jorge Rebelo, Luísa Diogo, Marcelino dos Santos etc., não foram expurgados nem excomungados do partido muito menos marginalizados. Estão desempenhando papéis fulcrais na pré-campanha de Nyusi e todos estão atarefados. Só alguns membros do G40 terão vergonha na cara por ter insultado a nata pensante da Frelimo. Ninguém sofreu represália com a assinatura da carta submetida a Comissão de Verificação do Partido Frelimo que clamava pela introdução de mais candidatos as eleições internas. Graça Machel não foi expulsa nem lhe foi accionado algum processo disciplinar. Basílio Muhate, Machungo etc. estão lá com tarefas claras em prol do desenvolvimento da Frelimo. Só o G40, alguns deles, é que não têm mais trabalho e mais uma vez acabrunham-se perante as evidências.

III. O G40 não conseguiu influenciar a opinião pública

Apesar deste grupo ter acesso a quase 90% do espaço de toda mídia moçambicana sempre que assim quiser e entender, o G40 não conseguiu influenciar a opinião pública, o que me leva a um ponto curioso.

Desde que Moçambique se conhece como unidade territorial, existem apenas três nomes com conotações execráveis no imaginário popular. 
1. Xiconhoca;
2. Turra/Majuba/Kaprikoni/A-chicunda;
3. G40.
O primeiro data dos tempos imediatamente a introdução do socialismo. O segundo é um termo equiparável. Turra é o termo que os portugueses davam a todo informante da Frelimo durante a luta de libertação nacional. Majuba era o termo atribuído a todo informante da Renamo durante os tempos da guerra civil. Kapirikoni é alguém que não se deve confiar em tempos de guerra porque vive da venda de informação. A-chicunda era o soldado do prazeiro do sec. XVI-XVII durante a ocupação efectiva de Moçambique.

E recentemente a figura do G40. Qualquer um que visse um Kapirikoni, a sua vontade era o de matá-lo. O mesmo que se diga em relação ao turra ou Majuba. Infelizmente é esta conotação que os G40 carregam. Um grupo de pessoas sem escrúpulos, que fala a toa e sem mandato ou que pelo menos estão dispostos a falar tudo que insinue apoio político ao partido e governo no poder. Mas sem informação concreta sobre a matéria. Sem conhecimento nem análise.

ALGUMA LIÇÃO DE VIDA?
Sim, uma e única.
A mentira tem pernas curtas. Ancorar uma acção política na mentira e na propaganda enganosa é criar condições para o descrédito da sua imagem pública. A política já é ciência agora. Exige estudos, testes, análise de resultados e a repetição do ciclo. Não é só falar por falar.
O G40 é infelizmente o grupo mais desinformado que já vi. Ou que se faz de desinformado. É pior que Xiconhoca ou Kapiriconi. Ao contrário do Xiconhoca ou Kapriconi que sabia manipular informação a favor do seu cliente, o G40 jamais conseguiu fazer coisa similar. O tempo tratou de desmenti-lo. Sempre. 
O G40 nunca conseguiu apresentar se quer um único resultado positivo. Não influenciou a ninguém, mesmo àqueles que aparentemente servia. E interessantemente, só eles; só os membros do G40 é que sairão a perder disto. Porque não há pior coisa que pode acontecer a um homem que perder consideração pelos semelhantes.
HAJA CORAGEM, ESTE GRUPO DEVE SER DESMANTELADO

Nota sobre o G40 (gquarentismo)
G40 (ou gquarentismo) não é um formato de todo inovador e original. Vem da China. Lá, os intelectuais, especialistas em diversas áreas do saber são identificados e afectos a diversos canais ou órgãos de informação para de tempos em tempos intervirem com seu saber e capital simbólico a favor do Governo e Estado chinês. Portanto, fazem-no essencialmente em contraposição de grupos contestatários e àquilo que chamam de "influência externa". Para tal, recorrem essencialmente a sua história, sucesso económico e ainda a aspectos culturais para defender o que a China é hoje. Portanto, o criador da versão moçambicana do Gquarentismo copiou mal. Em vez de encher o grupo de especialistas em certas matérias, preferiu por um grupo de corajosos capazes de mentir. Na verdade, nenhum especialista sério se aliaria a um projecto enganoso/propagandistico para ainda por em causa a sua reputação.

Portanto, quem quiser entender o gquarentismo na sua essência pode baixar a partir de uma pasta especial que criei contendo tudo o que já li sobre a propaganda chinesa. São artigos dificeis de apanhar porque estão a venda. Eu os tenho porque tenho acesso privilegiado a revistas de especialidade: https://www.dropbox.com/…/hk3dcbx…/AACuy3DAv7EgJHIE2ZmSYCa5a (literatura em inglês).




163 people like this.


Luciano Mapanga E agora, o que resta deste miserável grupo? Continuar a propalar mentiras? Ou estará mesmo a atingir o ciclo derradeiro da sua (In) existência?

Sic Spirou EM SUMA: ''... o G40 deve ser do grupo de cidadãos mais infeliz por não ter logrado se quer um único objectivo da sua vida, que é influenciar. Nem ao governo que diz representa-lo conseguiu. Nem ao partido Frelimo, muito menos à opinião pública...'' O EGIDIO escreveu um dos textos mais explicitos do ano aqui!! eheheheheh. venham os G40 ''ridicularizarem'' esta crua verdade...

Danilo Tiago Texto longo, mas nem por isso deixei de ler ate ao fim. Parabéns Dr. Egidio Vaz pelo texto. Mano Armando Nenane já leu isto?

Idalina Govate Kkkkkkkkkkk! E uma pena ter gente que pensa assim.

Amosse Macamo Esta é uma verdadeira tese mano Vaz. Parabéns kkkkkkkkkkkkk eu nunca vi um grupo tão insignificante a merecer tanta atenção e debate. Hewena

Chande Puna chande@tdm.co.mz. Please

Filipe Murgorgo Mais palavras, para que? Foi tudo dito... pena dos que se submeteram a este grupo (gquarenta), devem estar agora a pedir demissão para uma nova função a definir.

Inacio Fernando Será mesmo que tal "G40" exitiu? Como é que se organizou? Em forma de Associação sem fins lucrativos? Fundação? Instituto? Tinha orgaos sociais? Quem a representava? Seus estatutos tinham sido publicados no BR? Tinham sede? Tinham representação provincial? Eu acho que G40 nao existiu, pelo menos formalmente.

Samuel Chacate Hyuuuuu mano Vaz zangou muito desta vez!

Egidio Vaz Mano Amosse Macamo, isto mesmo. Nunca um grupo "insignificante" mereceu tanta atenção. E com razão. É por causa do tempo de antena que ocupam sem utilidade. E diga-se, deu muito trabalho a liderança do Partido. Ter que desmentir toda hora é obra.

Chande Puna Hehehehehe...

Atanasio Calangue Não há comentarios.

Sic Spirou e atente-se meu caro egidio, que nestas ultimas semanas, ''notei'' que muitos deles, ou estavam em viagens ( uns pra fora de africa, outros mais provincianos, etc) e alguns foram alcados a analistas na tv.. nao parece que tenham acabado o seu gas! mas estao sem muita materia pra se aguentar ate as eleicoes!

Jose Mani Samuel Gostaria de saber se o violinista Seth já leu isso, ou ainda o Pseudo-historiador se ja estudou isso?


Nelson Badaga Badaga Neste nosso belo Moçambique Exige-se que cada um dos seus filhos de o seu contributo e um profissional deve agregar valores a sua formação.

Leo Juliasse Gostei mesmo dessa última parte: ``Em vez de encher o grupo de especialistas em certas matérias, preferiu por um grupo de corajosos capazes de mentir``

Vaz de Sousa Mano Egidio!Segundo fontes informais cada um deles tinha sálário chorudo e ajudas de custo para despesas de representação!Hehehehehe!Você è mesmo um autêntrico ...VAZ!Abração.


Amosse Macamo Irei buscar no seu mural post seus que já vaticinavam o fim do grupo nas vésperas da sessão do comité central que iria eleger o candidato da Frelimo. Já agora mano Vaz: o que se diz de quem ocupa-se do inútil? Não me responda. Kkkkkkkkk abraço(se bem que só sei que nada sei sobre este assunto)

Reginaldo Nhachengo Uma analise fiel ilustre Egidio Vaz, de facto, ESTE GRUPO nao so DEVE SER DESMANTELADO, mas tambem PUNIDO por atentado a democracia.

Eduardo Matine Esta manha li um texto no jornal NOTICIAS assinado por Americo Matavele, e agora leio este do Egidio Vaz, sinceramente o dia aqui hoje nao foi em vao!kakakakakakaka,mesmo ca do fim da fila da para ouvir o sussuros das hienas!!!hugs

Matias De Jesus Júnior Eh eh eh eh eh eh eh eh! Eu nem vou comentar. Vou sair antes que isto dê barulho. Vai dar confusão isto! Um abraço patriótico!

Amosse Macamo Um historiador/politólogo/comunicador/formador e consultor em midia sentar e escrever uma epistola destas para nada! Kkkkkkkkkkkkkkkk (epistola aos G40)

Egidio Vaz Mano Amosse Macamo estes kkkk. Alguma coisa você está a gostar. Mas vou dizer-lhe que levou-me muito pouco tempo. Uma hora. E julgo importante sim, como historiador, começar a documentar isso. É destes pequenos retalhos que faz a história. Uma versão mais elaborada está guardada. Mas que há motivo de piada há sim. A minha liberdade de tom permite-me.

Nito Ivo hehehe, eh a primeira vez que leio uma definição que realmente se encaixa: CORAJOSOS CAPAZES DE MENTIR! hehehe

Filipe Murgorgo O G40 anda longe das camaras e dos programas radiofonicos, possivelmente esta "epistolas de Egidio Vaz ao G40" de em assunto nos proximos dias...hehehehe

Benjamim Agostinho Mucopote Hehehe oxala caro "Egidio Vaz" que este grupinho caia mesmo e que não apareça alguém a tentar reinventa-los.Erá um auténtico martírio ouvi-los nos canais públicos Todos os dias.Pior um tal de ...Chivale que ultimamente parecia o "BOSS" da turma.kkkkkkkkkkkkkkk

Edgar Cubaliwa Alguem poderia me fazer o favor de me enviar alguns nomes ou todos se possivel? Que seja em mensagem privada.

El Patriota Definitivamente, mataste-os! Pena que há que reitere que oEgidio, apesar de não aparecer na lista, é ou foi um G40! Eu não creio...

Amosse Macamo Mano Vaz não me leve a sério porque nem eu nunca te levei quando falas deste assunto. Abraço a si e aos destemidos 40(?)

Leo Juliasse Em nada difere o comportamento do insignificante G40 à juventude hitleriana e a mocidade portuguesa de Salazar (mentes controladas remotamente) ao estilo drone americano.

Inacio Fernando Ja viram as linhas por onde vai passar o metro ligando Maputo-Matola, Moamba e Marracuene? Ja viram? Isso sim, merece atenção

Egidio Vaz Mais velho, são poucas vezes que entra aqui mano Amosse Macamo. E neste assunto aqui você está como eu. Sem muitas palavras, tanto mais que o se trabalho vai bem. O meu também.

Egidio Vaz Félix O Patriota, se sou então estaria aqui a fazer como os japoneses fazem: harakikir, ou, morrer com honra.

Celso Cossa Egidio Vaz, o teu texto é muito rico, mas devo lhe dizer alguns resultados infelismente foram atingidos por este grupo "G40", até certo ponto confundiu a opinião pública, há pessoas que andam confusos, não entendem como por exemplo os factos contradizem os argumentos que proferidos pelos "G40"nos órgãos públicos? É preciso que alguns dossiers sejam concluidos para que haja uma compreensão clara destas contradições.

Nito Ivo Eu defendo a continuação do grupo pra colmatar o défice dos programas de humor nos midias públicos. Gosto de rir.

Notiço Henrique #Ináncio Fernando, tal como alguns partidos têm suas sedes nas pastas e suas mentes astutas, acto contínuo com os G40. O dinheiro e a tolice falaram tão alto que até ilidiram a razão!!!

Luis Ferreira Fight Aqueles envergonharam os verdadeiros analistas e faziam o povo ficar confuso sem necessidade nenhumas.

Antonio A. S. Kawaria Por favor: askwaria@gmail.com. E já vou partilhando este excelente artigoSee Translation

Leonel Sarmento Um grupo que ao invés de dar visibilidade a seus componentes, simplesmente ridicularizou-os. 
Se eu tivesse metade do tempo de antena reservado a cada um deles, eu virava celebridade pá...É preciso ter muito "engenho" para fazer o contrário...

El Patriota E seria bom que o traduzisses para Ingles e Frances, António! É um documento que devia se distribuido em larga escala...

Linette Olofsson falhados e denunciados ! G 40

Artur Jorge Cecilia Capitao Esse é o Post do ano. Esse grupo so cria mais gastos ao "Estado", mentes pagas para o nada. Parabens Egidio. Arturcapitao@hotmail.com

Ismael C. Gocaldas Eram autenticos palhaços,mas sem mascaras,hehehehe

Anselmo Rhaul Sitoe rhaulsitoe@gmail.com por favor Dr. Um abraço.

Saka Khulonga penso que deveria guardar este artigo para´depois publica-lo num livro. o teu discurso está muito bom . A geracao futura vai exigir isso.

Faquira Antonio Manenja Usados e descartados. Infelizmente nao perceberam que estavam a ser usados...

Eugenio Mabunda Só apetece-me fazer uma questão, perante a esses factos! Alguém ainda terá coragem de dizer que o G-40 não existe, mas que sim trata-se de é um mito urbano...? Hehehe.

Américo Matavele Mande para mim: americomatavele@gmail.com.

Anselmo Rhaul Sitoe Grande analise.com a sua permissão Dr.gostaria de partilhar .Posso Dr?

Eusebio Jose Sem comentarios Egidio Vaz

Frank White Great ..bem dito..

Manuel Bila G-40 alguem sabe me dizer qual e o oracamento deste grupo para manter-se em actividades acredito que nao trabalham em vao

Germano Milagre Clap clap clap clap ... Isto é uma análise socio-politica assinalável ... Não porque possa parecer a favor das minhas preferências ... Mas sobretudo porque é uma lição para os políticos em Moz ...

Germano Milagre E com todo o respeito Egidio Vaz isto vai directo compartilhado p o meu mural ! Ha coisas q nao se escondem ... Divulga-se p o bem comum !

Julio Mussane Juliopetsy@gmail.com . Ainda não acabou mano Egídio.

Jorge Jone Ninguem precisara desmantela-los, a fruta podre cai sozinha e esta ja nasceu podre.

Germano Milagre Ate aonde sei ( se estou enganado corrijam-me ) o responsavel pela formação e formatação deste grupo ( e a administração financeira ) foi de Edson Macuacua ... Não sobram consequências ? Se sim quais ? Acho q isso deveria ser parte das suas conclusões Egidio ... A responsabilidade ( independentemente de querer nomear ou não ) e resultados políticos a quem pensou este grupo.

Titos Celestino fuck off G40

Salomao Massangaie Hehehehehe.., Cadê os G-40 neste post

Armando Nenane O fenomeno G 40 transformou pessoas saudaveis em farrapos humanos, incluindo jornalistas que nao estao na lista!

Henoch Jemusse Ilustre Egidio Vaz, que tal partilhar a Lista desses analixos aqui? Please.

Mitolas Chrineyka "O partido Frelimo apresenta-se agorq como unico, uno..." Bem visto, o resto eh resto...

Augusto Santos Kota Egidio Vaz, pegaste pesado nos caras, eles so estavam "defendendo as panalas la de casa"...

Egidio Vaz Henoch Jemusse eu já te enviei. A lista que tenho é complexa. Tem muitos detalhes e nao posso expo-los aqui. Mas podes encontra-la aqui e acolá por estas redes sociais.

Saguate Sussundenga Sussundenga Sussundengamente falando Dr Egidio Vaz os G40 ou melhor os #Analixos deram se muito mal porque os mocambicanos estao de olho aberto,e ha gente que influencia pra que o colirio passe bem em nos em meio a miopia,e o senhor Egidio Vaz influiencia posetivamente forca!

Moreirinha Cadu Recordo me uma vez que o Dr Amorim Bila, teve a coragem de insultar o Sr Jorge Rebelo pelo fscto deste ter ficado contra algumas atitudes referentes a forma de governaçãoda frelimo e o Amorim Bila, disse na RM, no programa " esta semana aconteceu" que quando alguém envelhece, começa a perder algumas capacidades cognitivas. Meus caros, isso é algo que um académico pode dizer a uma figura iminente como Jorge Rebelo? E ele foi mais longe ao afirmar que a Renamo iria desaparecer do mapa político mas tudo prova o contrário meus amigos. Agora quero ver como é que ele fica assim que a Renamo está a mostrar bons sinais de cabeça erguida. Mas nao disse e muito obrigado.

Rufino Infante hummmm mano Cadu Moreira, verdade que o mano Amorim Bila falou isso sobre a velha raposa camarada Rebelo???? tenho duvidas.

Moreirinha Cadu Irmao Rufino Infante, se quiseres ter a prova disso, vá ate a Radio Moçambique, ir pedir as gravações do programa que me referi, mas dos finais do ano transacto, pois terás a prova disso.

Atanasio Calangue Excelente abordagem meu irmão. Força!! Precisamos de uma massa pensante entre nós. Muito obrigado. Atanasiotomasjunior@gmail.com

Adelino Branquinho Ha mentes que precisam ser reeducadas, nao no estilo mil novecentos e setenta e sete; mas no estilo contemporanio.

Cleto Goncalves Parabéns Egidio Vaz. Dos artigos mais sintese k ja li. Claro e especifico. So os g40 podem nso reconhecer

Sergio Serpa Salvador Cadu Moreira fique atento nos comentarios do Dr. Amorim Bila na RM para ver como e que ele diaboliza as pessoas. Por vezes desinforma os ouvintes

Nadia Zafirah A verdade é que, se o primeiro objectivo deste grupo era apoiar os feitos do governo e do seu chefe, então, mediante os factos, foi alcançado tal objectivo. Por outro lado, em termos materiais e de facto, não constitui inteiramente verdade que os painéis de debates formados não tinham de contraditório. Na verdade, tinham sim, e estes eram e constinuam a ser formados por pessoas como o prórprio egidio Vaz, toda a MDM, toda a Renamo e praticamente 99% dos facebukeiros, jornais, imensos jornalistas e todos os outros. Acreditem, o "contraditório" sempre foi a maioria aqui. Parabéns para a minha mana e os so called G40, alguns destes, não sabendo, foram meus professores na faculdade em duas ou três cadeiras logo no inicio do meu curso a 2 anos.

Nadia Zafirah Se o segundo momento, nas palavras do dominus do post, deu-se com o início do processo electivo interno da Frelimo e, o G40 foi chamado para defender os vulgo 3/100, então, estes fizeram-no com excelência, pois, um destes 3/100, saldou-se vencedor. Nenhuma alma sã chegaria a pensar que os 3 podiam ser eleitos, cabendo tal designio a apenas 1. Logo, estes so called G40, tiveram alcance, hehehe parabéns para minha mana clássica, cheia de estilo e todos os outros, os tais G40, hehehe.

Nadia Zafirah Se o terceiro terceiro e último momento é o actual, como novamente diz o dominus do post, momento este em que nas palavras do dominus “assistimos a exposição nua e crua das contradições internas dos argumentos de alguns dos seus membros”, então significa que este grupo não é quadrado, mecanico ou dirigido por força alheia. Quer dizer que eles pensam por si e isto verte-se neste referida contradição entre os tais membros dos so called G40. Então, mais uma vez, prabéns para os Quarenta e Tal que, em meio a crítica de supostos jornalistas independentes, membros e simpatizantes de todos outros partidos e contra a pressão de todos faceboookeiros, mantiveram-se firmes, não a um grupo, mas firmes as suas convicções e consciência e, isso ficou perfeitamente provado pelas próprias palavras do dominus do post ao refererir que o “assistimos a exposição nua e crua das contradições internas dos argumentos”. Fenomenal, então, o grupo é forte, “habemus lideres in mozambique”, hehehe.

Sergio Serpa Salvador Um fenomeno qe merece dissertacoes

Egidio Vaz Caros colegas e amigos. Quem quiser saber mais sobre Gquarentismo na China vá a minha past do dropbos:https://www.dropbox.com/.../hk3.../AACuy3DAv7EgJHIE2ZmSYCa5a Baixem tudo....é para vocês.

Manuel Mageta Taque Outro dizia que não se negocia com o mesmo bandido duas vezes....kikiii...quem é bandido agora?

Álvaro Xerinda E o tal bandido armado vai concorrer a presidente da republica de Moçambique

Dias Coutinho Mucopote! Até o chefe desses G40 parece ser um tal de nome Arlindo Chivale e dizem que é professor universitário e eu pergunto-me o que ele ensina? Está mesmo ensinando ou deformando. E há jornalistas e juristas que deveriam sentir vergonha na cara por estar a ofender o povo e a destruir o local por onde trabalham. Força EGÌDIO.

Claudio Fernando Matusse Matusse Este grupo, ao longo do tempo, soube sim NHEKETAR as calças...kkkkkkkkkkkk

Mauro Jesus Nadia Zafirah, estou profundamente imprensionado com a tua percepção mediocre e antagonica dos factos e dos textos. Tu deves estar a funcionar com um neuronio. Concerteza nao fazes parte de G40 és o exemplo dos reprovados a membro dos G40. Nao sei se estás no segundo ano do partido frelimo ou de faculdade mas duvido a ultima hipotese. Filha eu sou bem esclarecido nessas andanças. Abra o olho ao menos porque o espaço nao é adequado para te dar aulas de interpretaçao de fenomenos e acima de tudo ser observador. Entenda duma vez por todas que levou a uma iminente ruptura do partido e tu vens aí com macaquices. Ntlah

Blessed Paulo Simbe Nadia mereces um certificado de incompetencia. Pois eu teria vergonha e nem me orgulharia de ter sido formado por um desses da G40.

Augusto Gildo Buanaissa Eu lendo e escutando o Egidio Vaz. Me parece que ele ainda esta com esse texto a rolar-lhe a cabeça, visto que ainda assim fala na TV.
Muito boa analise e por concordar vou partilhar.

Nadia Zafirah Mauro de Jesus, se eu estou a funcionar com um neurónio, então, vossa excelência deve ter passado de um concepturo que mais tarde foi mal concebido. Meu caro, duvide do que lhe der na real gana, eu sou um exemplo de mim mesma, queres dar aulas, tenta começar por adquirir educação primeiro e verás que num debate, não se deve usar palavras que só caracterizam e desqualificam quem as profere. Tome nota e, quando estiveres no seio dos teus, podes repetir esse “ntlha” porque certamente estarás perante quem se agrade de tais termos.

Nadia Zafirah Blessed Paulo Simbine, já devia ter percebido pelo meu comentário que estou no 3º ano e, com bastante orgulho nisso, pois, vou muiiito bem. E, meu caro, eu é que lhe devia dar um certiicado de ignorância e falta de respeito, ficava-te bem e exigirias mérito e distinção, a avaliar pela maneira como respondes a um simples post. Respire.

Mauro Jesus So you are invited to attend the reality. Use your knowledge to help the others not to implant confusion. Did you get the point Nadia Zafirah? Eu acredito que Jesus Cristo voltara para julgar os Homens na mesma proporçao que acredito que um dia serás uma excelente analista e não puxa saco sem destino. Ja dizia uma professora que a ignorancia é muito atrevida. Sugiro que leia mais artigos com visoes variadas de modo a teres um background abragente na analise. O neuronio so conseguiu concentrar-se no meu aborecimento elouquente pela tamanha baboagem que postaste. Entenda os factos em funçao do tempo, nao é mais altura de bajulares o G40 nos ultimos dias porque o dialogo está sortir o grande objectivo que tanto almejamos. Na qualidade de pro G40 devias ou deviam estar nestes dias reverer o TPC, porque sairam mal na fotografia. Alias os espertinhos já nem se fazem presente nos debates na mídia. Peace up pupil.

Frelimo Sim As vezes penso que es um niilista político.

Nadia Zafirah Confusion lies in the eyes of the beholder and you seem to be seeing according to your blindness and hatred for the government of the day and all those who support it with character, that’s the only point I perceived from all your confused rubbish you´ve been posting. Concentre-se no post e não venha aqui com inglesadas porque isso sei desde que nasci e, acredite, isso não ajuda o debate. Não sei onde é que Yeshua é chamado a colação aqui, talvez, depois, eu deva dizer “amen”, certo? E, antes que me esqueça, não preciso de bajular ninguém, estou muuuito bem de vida, acredie, não me falta absolutamente nada na vida. Essa “professora” de que fala, esqueceu-se de lhe explicar que ignorância não é mais atrevida que a arrogância e o convencimento de muito saber que vossa excelência está aqui a esforçar-se para exalar. Sinceramente, vejo que se está a esforçar bastante para tentar mostrar conhecimento e experiência aqui, digo-lhe, está a perder o seu rico tempo, isso é completamente ridículo, concentre-se no post supra que parecerá mais sábio do que está aqui a posar. Big up granpa.


Egidio Vaz Sim Frelimo, a citação que acabaste de colocar não é original de Nyusi. É do Mao Tsé Tung. Existem para além desta, muitas outras que políticos moçambicanos usam invariavelmente sem citar. E, para sua informação Nyusi disse isso.

Mauro Jesus you got the point! Nao bajular é ter caracter. Nao admito um governo desorganizado! Como cidadao digo que esse caminho que estamos a trilhar está errado. Felizmente tambem vivo muito bem assim como meus filhos com educaçao adequada. Mas me dá nauseas a vida que o Jose povinho leva. Ser transportado tipo boi, a dificuldade em atravessar rio Save, as leis absurdas aprovadas, a falta de transparencia na gestao de coisa publica, o trafico de madeira enquanto ha falta de carteiras, o trafico de orgaos humanos. Saber que o nome do meu presidente está no trafico de droga como barao segundova wikileaks, que membros seniores da casa militar estao por detras dos sequestros, que um juiz seja assassinado como se fosse galinha, que os medicos façam greve porque recebem 400USD, que os deputados troquem de carros de luxo como se fosse lenço de papel, a lista é gigante. Agora tens que perceber a minha indignaçao. Full stop and have a nice dreams.

Nadia Zafirah Saber que "o nome do seu presidente está no tráfico de drogas como barão segundo o Wikileaks", quer dizer, é este tipos de convicções que eu devo estar aqui a entreter? Realmente vossa excelência precisa de ir descansar, está a misturar alhos com bugalhos, em tudo o que aqui expõs desde a sua primeira reação, realmente não bate a bota com a perdigota.

Mauro Jesus Fatima Cordeiro, com todo respeito vou agradecer a tua opinao. Contudo, é facil ajudar pessoas abertas e tolerantes, que praticam a democracia. O facto de eu exprimir aqui o meu ponto de vista sem ter que sofrer represalias ajuda a pessoas com principios a perceber que estamos num caminho errado e em democracia existe o tribunal (o voto). Nao quero ferrir sensibilidades mas nós estamos num regime de perseguiçoes, que o diga o Muteia, o Fragoulis por aí fora. Mesmo o Jose Belmiro. Querida eu sei que de distraida nao tens nada

Mauro Jesus Nao precisas me olhar com outros olhos. Use os mesmos de sempre!

Artur Jorge Cecilia Capitao Saindo do post... Odiaria ter a Fatima como adversaria, enquanto critica quando apontam-se pontos que mostram que nao estamos bem, parece-me que ela contrataca com os mesmos argumentos que ora refuta. Outrossim, um sono e um boa noite para ela, seria uma decisao muito inteligente.

Ericino de Salema Hawena? Vakhite...

Luis Ferreira Fight Dizem que nem todo maluco ou maluca apanha lixo,existem malucas ou malucos com diploma isso nao duvido.fomos formados todos sim,somos eclarecidos todos sim,mas ha coisas tao visiveis aos olhos do maluco ou maluca k nos acotecem hoj em dia aki em Moz.euvejo e o maluco ou maluca tambem ve,entao querer nos enganar k tudo esta bem isso e abuso pra com aquele meu pai k esta em mecufi,Guara-Guara,Chalaua,em Metarica k sente a probreza como o sangue k corre nas suas veias,o estupro,castigo dessa pobreza k alguem diz k stamos rumo a um bem estar nao seria bom ser honesto e dizer mal estar pra juntarmos forças e mudarmos o paradigma sem mudarmos a vossa Excelencia do Poder?vamos ser sinceros esses k kerem puxar saco vao no partido pk aki no FB akele k podera te promover pela sua incompetencia provavelmente nao tenha conta no FB pk o conceito conta pra ele so cabe a Banco.

Mauro Jesus Volksführer David Ferreira Duf, aquele Nyusi nao ten perfil para presidir nada. É marioneta, so serve para repetir as ordens. Nao tem plano concreto, parece uma barata tonta

Melo David Mogoa eu sinto pra docente de sociologia politica que ja teve a sua reputacao caida, o que mais me espanta que na sua maioria sao jovens formatados para falar sem analise critica, ainda mais ninguem queima o seu tempo assistir programas da TVM ou escutar RM onde esses caras sao convidados.

Melo David Mogoa grande artigo....gostei ouvir a ultima parte do teu discurso ontem quando disseste que é preciso reosocializar o DLAKHAMA, no sentido de se sentir parte integrante dessa nacao, pelo visto que foi algo que nao aconteceu durante os vinte anos de paz. precisa tbem aparecer ao publico a proferir palestras sobre a democracia em mocambique.

Melo David Mogoa na linha aberta é claro.

Josina Malique Egidio Vaz, gostava de saberr qual era o seu estado de espirito quando escreveu este texto. LOL

Manuel J. P. Sumbana Josina Malique. Conheces um estado de espírito do Egídio diferente deste? Em muito grande medida partilho da opinião por ele expressa aqui. É claro que entre os G40, alguns têm mérito. Não mentem, embora omitam o que é aceitáve e têm manifestado alguns posicionamentos razoáveis, mesmo quando se trata de críticas a si. Pessoalmente já manifestei meu apreço pelo Eusébio A. P. Gwembe, Muzila Wagner Nhatsave, Amosse Macamo. Por ti e pelo Jeremias Luis Chauque não manifestei porque são ainda apirantes...

Josina Malique E aqui que me lixas o juizo e pela insistencia devo mesmo dizer-te: ja estou a ficar cansada desse disparate. Nao conheco nenhumn estado de espirito do Egidio Vaz, por isso perguntava, mas a ele e nao ao seu seguidor, ou admirador. Ja te disse que nao faco parte de grupo algum! Isto ja e aborrecedor!

Manuel J. P. Sumbana Oh. Viu? Fiz muito bem em não manifestar apreço. Afinal estamos na mesma posição...

Josina Malique Nao tem vergonha irritar uma pobre senhora em plena hora do almoco nao?

Manuel J. P. Sumbana Oh. Sorry. Não tinha reparado. As minhas muito sinceras desculpas. De facto o G40 irrita...

Josina Malique Nao. O que e descabido e irritante e a acusacao sem fundamentos que lancas. Posso receber uma repreensao em casa por causa disso e para ti e apenas uma brincadeira. Nao e justo isso! Queres ingressar para esse grupo procure um dos nomes da lista! Esta conversa e que nao anima mano, a serio.

Manuel J. P. Sumbana Ok. Retiro o que disse.

Josina Malique I would appreciate that. kind regards!

Manuel J. P. Sumbana You are welcome.

Zarito Mutana A pergunta que nao me da sono é a seguinte? E agora que o Guebuza se vai! a quem vao escovar? Imaginem se o proximo presidente for o Camarada Dlakhama? Kikikikikikiki todos vao a B.O

Kudumba Root Texto lúcido caro Egidio, que apenas pecou por ser longo. Sou dos que pensam que papel higiénico (sobretudo depois de usado) não deve ser alvo da nossa atenção por muito tempo. Confesso que esse grupo fez me testemunhar das mais porcas acrobacias ideológicas e académicas. Quando exprimi esse sentimento disseram me que era porque os ditos pasavam dificuldades na vida, já tinham passado pelo solsticio da vida e precisavam daquela prostituição. Aí pensei imediatamente naquela senhora sul-Africana que antes que o violador avançasse para a penetração teve a coragem para pedir que ele usasse o preservativo...

Mutola Escova Mano Egidio estou sem comentarios. Como se diz na giria juvenile: GRAMEI MANINGUE MESMO, FOSTE PORREIRO NO SEU ARTIGO.

Elvino Dias Espero que o meu musico favorito, mano Filimao Suaze leia esse artigo e contra-argumente, que o mesmo faca o Anísio Buanaissa que durante meses e meses defendeu que as exigencias da paridade da renamo eram absurdas... sou ignorante para enfrentar esses ilustres doutores, mas ha coisas qe falam publicamente qe por vezes deixam muito a desejar

Filimao Suaze Elvino Dias, alguma razao especial para querer que eu contra argumente?houve algum argumento que me dissesse respeito?

Filimao Suaze Não vai responder elvino dias?

Filimao Suaze Jose mani Samuel, mencionou seth violinista. Vamos corrigir isto primeiro. Nao toco violino toco guitarra, segundo, porque o sr estaria interessado que eu lesse o post do prof egideo Vaz? Quando houver outra coisa publicada e que lhe pareça ser de particular valor para mim nao hesite em enviar-me filimao.suaze@gmail.com. Obrigado. Se me responder podemos entao continuar a conversa.

Elidio Cuco O certo eh que o partido Frelimo eh muito maduro, e nao precisa destes facistas do G40 para nada, estes senhores ja demostraram que podem vender a patria para satisfazer os seus interesses particulares.

Manuel J. P. Sumbana Deve ser por isso é que nenhum deles é candidato a deputado...

Muhamad Yassine Epah..... Manuel J. P. Sumbana. Sabes que nem tinha reparado isso......

Elvino Dias Falando honetamente e do fundo do coracao, gosto mundo do lado humano do Dr. Filimao Suaze, eu disse lado humano, e nao politico. Em outras palavras, eh uma pessoa que nao se irrita facilmente, mesmo quando injustamente provocado tal como fiz nesse post. Eh humilde no responder, um responder sem ofensas. Ora, respondendo a questao que me colocou acima, eh que Dr. suaze foi sim uma das pessoas que apregoou que a questao da paridade era absurda e ate inconstitucional. Foi sobre esse aspecto que sempre discordei dai a razao do meu post

Manuel J. P. Sumbana Sim, Yassine. Acho que a Frelimo avaliou o risco...

Catman Mandlazi nao sendo nenhum deles candidato a dptdo,mas pelomenos ganharam algum taxo,ou ainda ganham.nao eh Mr Sumbana? qe eh bom e todo humano sem auto estima almeja.kkkkkk

Elidio Cuco kikikikikikikikikikiki,...... sabem, ilustres, um deles foi capaz de me dizer que eu ainda era muito jovem e que ainda podia me contruir como homem quando eu comparava o comportamento vil, senil e pictoresco do G40 com o fascismo. Ou seja, a realizacao dele como homem resultou de praticas avancadas de escovismo e por isso me aconselha a ter calma. Eh ridiculo, senao mesmo patetico. Sei que tem viajado com o presidente da Republica, talvez para cantar nos saraus presidenciais que ele tambem eh filho de Deus e merece ouvir musica, sobretudo de um lambebotas que ate toca, canta e danca a lamber. Eh para isso que Mocambique aumentou a importacao de escovas da China!

Yussuf Adam Entre 70 e 74 tambem existia uma especie de G40 para fazer contra informacao. O problema e tentar fazer uma analise mais nuancada. Suponho que nem todos os que constavam da lista se prestaram para esse tipo de tarefa. Os objectivos , conceitos e valores que defendiam eram os que mantinham /ou estavam na origem das discordias. Unidade sem diversidade. Winner takes all. A diablolizacao do outro. etc. Bom texto o gteu Egidio para pensar. Mas nem todas as ideias justas ganham. Mao esta mais presente dos discursos, estrategias e tacticas do que a primeira vista parece, sobretudo o Mao da luta contra a ocupacao japonesa da China e da luta com o Kuomintang que e uma biblia de muitos dos nossos pensadores politicos. Nyussi quebra muitas vezes estas balizas quando diz / a guerra nao e forma de resolver os problemas. O exercitoe para defender interesses nacionais contra o invavasor. Eu nao estou disponivel para continuar a fazer a guerra *algires na Zambezia ele disse isso(. Em Tete reconheceu o direito a sua historia e cultura dos grupos originarios da invasao Zulu, dizendo que cada grupo deve ver a sua identidade respeitada... Tambem nao temos maneira de comprovar outras informacoes que circulam sobre a eleicao de Nyussy e sobre quem o apoiava...

Nkuyengany Produções mano Américo Matavele vha ku lhevha halénu!

Filimao Suaze Obrigado elvino dias pelo esclarecimento, nao retiro, entretanto, nada do que disse antes, ademais, nao vejo uma associacao directa entre o que eu tenho defendido e o post do professor egideo. pelos posts dos outros, deve ser muito perigoso esse g40, tao mal querido mas tao falado? E os seus membros queriam ser deputados e nao conseguiram?interessante isso. Entao aqueles outros comentadores que sao candidatos a deputados alcançaram uma espécie de meta? Sera isso? Esta muito interessante isto. Oxala eles estejam a acompanhar o debate.

Elidio Cuco meu ilustre aluno Filimao Suaze leia com atencao o comentario do professor Yussuf Adam e veja se aprende com os bons professores que este pais tem. Nao te armes em casmurro. Professores sao professores dentro e fora da escola. Unidade sem diversidade. Winner takes all. A diablolizacao do outro. Ajudando o professor Yussuf, genuflexao vertebral, lambebotismo peripatetico, pendor asinino, disponibilidade imediata para estar de cocoras quase, labio abjecto, expressao senil de criatura que ja perdeu o brilho e o caracter, parafraseando o ilustre Comandante-Em-Chefe, Armando Nenane, a prestar hossanas, aleluias para quem nem sequer precisa desse trabalho de acolitos e ministros de eucaristia em missa fascista!

Filimao Suaze Elidio cuco, quando fores professor, aprenderas que nao precisaras dizer isso aqui. Os teus alunos vão fazê-lo. Chega de se gabar disso chefe, chega. Vais ensinar sem dizer ao outro agora aprenda. Nao se ridicularize senhor PROFESSOR

Elidio Cuco Nao te apoquentes, meu aluno. Eh que as vezes alguns alunos meus em plena aula fazem-me perder a paciencia a ponto de eu ter que elevar o tom, tal como ensina a psicopedagogia quando se trata de impor uma certa ordem na sala de aulas. Ja que comeca a remendar-se, ao testemunhar a queda do fascismo, poderei, para o teu caso, reduzir um pouco o tom, para que nao morras como um patinho assustado e a tremer de frio em dia de sol escandante!

Armando Nenane Permitam-me, antes de mais, enaltecer o professor Elidio Cuco pelo trabalho abnegado que tem estado a prestar na educacao do homem, o qual, chegados a esta fase, comeca ja a discordar do metodo de ensino usado pelo professor, um sinal de crescimento, portanto. Ja ouviste, professor, uma galderia das ruas de baixo a gritar no teu ouvido chega, chega, chega, entre suspiros e outros arfares. Eh porque, como eles mesmos dizem, o G40 deve ser uma especie de mulher-viagra que me faz atingir o orgasmo. De facto, deves comecar a reduzir o tom, tendo em atencao o facto de nao precisar humilhar o inimigo que se rende a ponto de dizer chega, chega, chega, senhor professor. Isso ate parece assedio sexual!

Filimao Suaze Meu deus quem me dera o poder de insultar aos outros com esta naturalidade! Meu deus, ademais, em mural alheio aprendi a evitar palavrão.um dia, em meu mural ou de quem Me for mais próximo, poderei dizer coisas do mesmo nivel, por hoje e neste mural, rendo-me ao vosso poder do insulto, bem hajam, meu deus.

Américo Matavele Sabem, manos. Ha aqui uma visibilidade gritante de que os "combatentes" anti-fascistas nao tem como alvo uma ideologia, mas sim tem como alvo aquilo que pensam que outros supostamente (G40?), comem enquanto eles e' que merecem tal. Eu nao estudei psicopedagogia, mas espreitei psicologia, e ha revelacoes interessantes, em que Freud ia exultar de alegria pela descoberta facil da personalidade de alguns ilustres, que pensando que estao a discursar para uma plateia naturalmente capturada, mostram o seu EU mais profundo e sincero. O tipo que me ensinou psicologia dizia que a amabilidade nas palavras e' a melhor defesa do teu ego. Eu agradeco ao tipo, e sinto-me protegido porque pratico a amabilidade e a boa educacao como mandam as regras: amar ao outro como a si proprio (em 50%, Kikikikikikiki). Portanto, sem precisar de estender nenhum sofa para certas pessoas, tenho o perfil psicologico 90% fiavel delas. Thank God!

Elidio Cuco Nao pensei que os poemas de amor ou mesmo eroticos fossem insultos, so um aluno mal treinado por causa de se dedicar mais tempo ao lambebotismo, e a genuflexao vertebral, pode afirmar uma coisa dessas. Na verdade, reconheco no comandante-em-chefe Armando Nenane essa extraordinaria capacidade de arrastar quem queira atropela-lo nas estradas enquanto ele estiver a curtir o seu vinho, como prometeste que o farias, para o seu lugar merecido. Matavele, eu ja disse, vamos nos encontrar naquele nosso sitio que so nos os dois conhecemos, ai conversaremos sobre este e outros assuntos a fim de que possas compreender o casus belli do combate ao fascismo. Suaze, nunca mais voltes a ameacar pessoas no facebook. Isto nao eh a televisao que tu controlas ao servico da lista!

Américo Matavele Mano, eu falei, falei. O que disse, qualquer manual reles de psicanalise diz. So estava a tentar ser util. So. Cada qual cada qual.

Elidio Cuco Americo, Americo, a minha luta contra o fascismo eh irreversivel. Mas eu disse: vamos falar...

Américo Matavele Vamos falar, mano. Fico a tua espera.

Armando Nenane Hi, professor Elidio Cuco, eh mesmo caso para dizer chega. Se te irritaste por causa de certas ameacas do Filimao 40, ele ja percebeu que nao gostaste nada da brincadeira. Para alem das tuas aulas, ele ira aprender com a vida. A vida eh uma escola. Nao pensei que os poemas de amor ou eroticos fossem insultos, so um aluno mal treinado por causa de se dedicar mais tempo ao lambebotismo e a genuflexao vertebral pode afirmar uma coisa dessas. Hii, heh bava. Vakhite!


Pedro Gomes Macaringue Depois deste post estou cada vez mais lúcida em relação ao famigerado G40! Incomodou alguns amigos meus (alguns vulgarmente designados por iluminatis). Senão tem sido assim, porquê despender muito tempo em volta dos mesmos? Palestina, abandono em massa dos membros do MDM, Líbia, Cimeira Africa _EUA entre outros assuntos, para alguns irmãos, são assuntos menos importantes do que os G40. Como diria o outro amigo, Vakhite

Yolanda Samuel Estava mesmo a ver-se o G40 não é coerente consigo mesmo.

Messias Mahumane Caro Dr. Cuco, com todo o respeito, levantou um tema interessante que muitos estavam interessados em acompanhar as diferentes percepções sobre o fenomemo G40.
Infelizmente não comseguiu moderar o debate da melhor forma chegando ao extremo de violentar verbalmente os s3us convidados,
Qual é o mérito do professor, quando em pleno debate sobre um tema, chama nomes ao seu estudante? O que pretende atingir qndo diz, Swazi meu aluno, ...por favor. Deve ter orgulho pela capacidade de argumentação dos seus discípulos e se o fazem mal, se calhar foram mal preparados....Os estudantes acabam lhe faltando respeito porque adoptam a sua linha.
Porque não seguir o exemplo do Mestr Gaspar com os seus discípulos, Claton Cadeado entre outros graduados do ISRI.
A respeite os seus estudantes que eles também retribuirao.
Os seus comentários ferem a classe Docente, particularmente os que detém formação Psicopedagogica, imdependentemente do nível de formação e/ou subsistema que leccionam.
Mas repito, admiro-te muito, não perco nenhum programa seu e dou lhe muita força. Não queria levantar um debate consigo, se lhe ofendi me perdoe Dr.

Filimao Suaze Messias mahumane obrigado.ele tem um programa? Radio ou televisao? Para k conste, eu n m lembro de ter recebido aulas c ele entretanto o julio, chivale, macaringue e podem me reavivar a memoria sobre este docente a menos k tenha sido antes da faculdade e ai terei de sondar antigos colegas da manyanga, noroeste 1 e unidade 10 zixaxa. Obrigado

Joaquim Tomo Ta ver doutor, a raiva grande que tem mexido. O facebook eh muito importante assim? Nao eh melhor sumir por um tempo? Veja onde acaba de chegar.

Heleno Bombe corajosos e mentirosos, pena desses alunos k tem estes como seus docentes

Filimao Suaze Joaquim tomo. Ha muitos doutores aqui e alguns auto intitulados professores dos outros. A quem te refres?

Joaquim Tomo Refiro-me a si. Vejo insultos dirigidos a sua pessoa e até parece que gosta. Quando diz haver muitos doutores nem posso acreditar. O sr Elidio Cuco não deve ser um deles. Ofendeu a si fora dos limites que julguei fosses incapaz de suportar. Este post é daqueles que poderá durar até aos nossos netos. Zuckerberg já vai introduzir passagem fideicomissària dos profiles, de pai para filhos, e destes para netos. Imagino todos eles se apercebendo disso. São divagações, mas há aqui completa incompatibilidade.

Bartolomeu Xuxu kkkkkkkkkkkk.... Cade mano Egidio Vaz ...

Filimao Suaze Obrigado colega Joaquim tomo. Com eu disse, aqui no face book as pessoas se revelam e de forma detalhada. Infelizmente aprendi com um pastor zimbabweano que devemos perdoar os que nos ofendem com uma tal naturalidade que ate se sintam embaraçados e mudem de comportamento. No quadro desta expectativa, estou esperando que ele, onde ele quiser, e com quiser, se redima, se embarace e se encontre consigo mesmo e nao se dirija nos meus termos aos outros seres humanos, se ele assim nao fizer, nao posso fazer nada tomo. A mim, pela, pela educação que tive, ele nao atinge o objectivo ultimo de me ofender, porque o perdão lhe concedo de forma natural. Percebe? Nao ha-de ser ele e nem outra pessoa a fazer com que eu suma, sumir p onde tomo? Se eu sou daqui? Sumir por ter sido interpelado com um acto de baixo nivel de educação domestica?nao tomo, nao te deixes diminuir assim a ponto de pensares assim, eu sei o quanto tu es capaz de refletir e tomar decisões acertadas sobre as atitudes das pessoas com que sem querer acabas lidado.

Sem comentários: