quinta-feira, 16 de abril de 2015

Filho de Jacob Zuma recusa-se a pedir desculpas (‪#‎canalmoz‬)

9 h · 


E diz que Governo sul-africano não deve gastar dinheiro para acomodar vítimas de xenofobia.

Maputo (Canalmoz) – Edward Zuma (filho do presidente sul-africano), um dos principais promotores do discurso contra os estrangeiros, que degenerou na onda de xenofobia que já causou cinco mortos na cidade de Durban, não se mostra arrependido do seu discurso, mesmo com as consequências brutais que estão à vista de todos. Longe disso, Eduardo Zuma diz que os estrangeiros devem mesmo abandonar a África do Sul e regressar aos seus países de origem.
Edward Zuma, que está a ser investigado pela Comissão de Direitos Humanos da África do Sul por proferir discursos xenófobos, não mostra sinais de arrependimento das suas declarações, que degeneraram em assassinatos de estrangeiros.
Em entrevista ao canal sul-africano “News24”, o filho do Presidente da República sul-africano disse: “Eu não vou parar de dizer a verdade. O Governo deve parar de fugir de abordar esta questão. Estas pessoas devem voltar para as suas comunidades, e não teríamos desperdiçado dinheiro dos contribuintes” [acomodando-os em campos].
Segundo o jornal “Mail & Guardian”, líderes religiosos e políticos marcaram para hoje, quinta-feira, uma marcha pela paz em Durban. “Na quinta-feira haverá uma marcha liderada por vários sectores do Governo, a partir de Curry Fountain, como uma posição contra a xenofobia, como uma expressão de compromisso para acabar com esse tipo de violência e para a protecção da vida humana”, disse Thami Ngwenya.
Enquanto isso, os estrangeiros têm-se armado, em antecipação contra novos ataques. Durante a noite de terça-feira não foram registados quaisquer ataques. A Fundação sul-africana “Gift of the Givers” abriu um campo de refugiados fora de Durban, para acomodar os estrangeiros que fugiram da violência.
A marcha que está programada para quinta-feira já está a ser questionada e conotada como “saída política”. Um comunicado da organização “Movimento dos Sem Terra” acusa a Polícia de ter reprimido uma marcha antixenófoba realizada em 8 de abril. O grupo questiona agora os objectivos da marcha planeada para hoje, quinta-feira.
“Hoje fomos informados de que o Governo de Kwazulu Natal está a organizar a sua própria marcha, a ser realizada no dia 16 de Abril. Nós perguntamo-nos: ‘porquê agora?’. Quando a marcha era apoiada por organizações de imigrantes foi proibida e atacada. Nós perguntamo-nos: ‘quem estará a marchar?’. E quem estará a receber um memorando e de quem? Estamos agora claros e envergonhados, pois, assim como houve apoio político de alto nível para os ataques a pessoas do Eastern Cape, há apoio para esta violência. Existem muitos, no partido no poder, que querem os pobres divididos, em vez de unidos, e preferem ter os pobres virados contra os seus vizinhos, em vez de estarem virados contra os seus reais opressores.”

“Voltem para os vossos países”

Segundo o “Mail & Guardian”, uma mensagem do “Whatsapp”, que foi posta a circular por um grupo que se auto-intitula “Movimento Patriótico”, causou tempestade nas redes sociais na passada quarta-feira. A mensagem defende que os estrangeiros devem voltar para as suas casas. “Estamos a pedir para vocês regressarem aos vossos países de origem, como o nosso rei Goodwill e muitos outros grandes líderes pediram. Voltem aos vossos países e construam esses países, para que todos possamos viver em prosperidade económica, social e política e em paz, como vizinhos. O genocídio neste canto da África será muito pior do que o que aconteceu no Ruanda, em 1994. Em seguida, todo o continente será reduzido a cinzas. É isso que vocês querem?“, diz a mensagem, que rapidamente se espalhou e criou terror nos estrangeiros.

Vergonha para a África do Sul

A imprensa sul-africana fala de quarenta e seis pessoas presas até agora, e de cinco pessoas mortas, incluindo um adolescente, desde que a violência deflagrou em Isipingo, nos arredores de Durban, na passada sexta-feira.
Na segunda-feira, a violência espalhou-se para KwaMashu, e na terça-feira a Polícia esteve envolvida numa espécie de “jogo de gato e rato” com os grupos xenófobos, que percorriam a cidade destruindo lojas, para atrair a Polícia e depois voltarem aos bairros e semear terror.
“Isto está a trazer vergonha para o nosso país. O tema da marcha será ‘Não em nosso nome’. Isso iria ajudar a devolver a paz à cidade”, afirmou Thami Ngwenya.
Na terça-feira, o ministro dos Assuntos Internos, Malusi Gigaba, reuniu com diplomatas de quinze países africanos para discutir os últimos acontecimentos. Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Moçambique disse que mais de duas centenas de moçambicanos poderão entrar pela fronteira de Ressano Garcia na quinta-feira e que serão acomodadas em Boane. (Matias Guente com Mail&Guardian e News24)





Feliciano Nkunda Se eu dissesse "Demónio Vivo" muitos vão acreditar
Gosto · Responder · 9 · 8 h

Egidio Vaz Em diplomacia, o Estado Moçambicano poderia accionar os travel and VISA BAN para o filho de Zumba e o Rei dos Zulu. Se o Malawi, Nigeria e ZImbabwe fizessem o mesmo, mesmo sendo duas pessoas, a pressao seria maior.
Gosto · Responder · 4 · 5 h · Editado

Ivan JoséEduardo Jawana Tembe Chama-los de Animais até seria um elogio. São uns demónios, isso sim. E espero sinceramente que o filho do Zuma morra engasgado com a sua propria arrogância ou que se morda a língua e morra envenenado com o proprio veneno.
Gosto · Responder · 52 · 9 h

Shamir Mansur Tera um fim pior... Queria ver se ele pertence-se a classe sub-jugada, oprimida, assassinada e etc
Gosto · 2 · 6 h

Francisco Tabua Mais um erro, quem ele e? Ele nao e Presidente e apenas filho do Presidente. Sera que ele esta acima do pai dele que e Presidente da Republica?
Gosto · 1 · 4 h

Ivan JoséEduardo Jawana Tembe Em África o sistema que funciona é o de uma monarquia. Filho de presidente é tratado que nem principe.


Isac Cossa A primeira pexxoa voltar pra na terra de origen e opropio Edward Zuma porke foi nascido na Swaziland, e mae tambem e de Swaziland
Gosto · Responder · 32 · 9 h

Ivo César Caçador Exactamente.

Carlos Tchabana Perai os SHONGWE nao sao de Pretoria?? A mae Minah Shongwe, irma de um Juiz Jeremiah Shongwe, parece ter nascido la tambem. Bem...nao vou por em causa os teus conhecimentos...

Manuel Cheque Junior sul africano kuando xta em moz e conciderado d turista, mas mozambicano na afrika do sul e uma autentica mao de obra barrata i automaticamente sujeito a linxamento. K deus nos acuda


Bernardino Macome Antonio Jovem lunatico, nao sabe o quanto os paises da regiao, em particular Mocambique contribuiu para a liberdade dele na era do APARTHEID, e agora aparece aqui a estar contra. EDward, sabes que centenas de mocambicanos morreram para ti libertarem? sabes que...Ver mais
Gosto · Responder · 26 · 9 h

Matias Magoado Find me on fb Bernardino pls.

Sergio Alegre Filho da puta ....!
Gosto · Responder · 13 · 8 h

Hunter Kor So um corte de luz um mes.... e um bloqueio de fronteira portos pra esses chegava pra ver qm depende de quem....
Gosto · Responder · 12 · 6 h

Kurshid Razzak Se cortares a energia a África do sul também Mocambique fica às escuras.
Infelizmente o nosso país exporta barato para eles para depois comprar caro de volta.
Gosto · 1 · 3 h

Fernando Seda Irmaos voltem a casa, deixem os Sul Africanos com a riqueza deles alias os que estao a plantar terror tambem sao os mais desfavorecidos da AS. aqui tem espaco para voces todos. Venham para a zona centro ou norte onde o Dlakama vai mandar lol
Gosto · Responder · 11 · 8 h

Mickey Dauton Matos brow,aqueles ja' nem tem nada...riqueza daqueles so' esta no orgulho deles.africa de sul ja' nao tem nada.
Gosto · 1 · 1 h

Fernando Seda Ate que acredito. estava a discutir com um colega meu este assunto. Sabemos todos que o que alavancou Africa do Sul sao as minas mas tudo tem fim

Leo Cande Sabe alguém devia estudar o comportamento dos filhos dos presidentes africanos ou do mundo mesmo, esse gajo deve ter estudado numa escola fundamentalista, deve ter se formado em jihadismo ou perseguição de massas...Se calhar fale tanta bobagem porque nunca saiu da África do Sul e acha que não vai precisar! É um amador esse gajo
Gosto · Responder · 8 · 8 h

Nacer Choy Se o pai não fosse o que é hoje quem seria ele. Se bem que ele saiba por isso que a midia lhe identifica com filho de Zuma e não pelo nome dele só. Logo ele devia até agradecer estes estrangeiros que ajudaram o pai a chamar o castelo de cural de Avestruz que será lá onde ele viverá para sempre. Vergonha de preto que nasceu na política e não na academia. Estes que ele está a mandar matar estão a trabalhar e não esperar de saques e desvios de suor de outros.
Gosto · Responder · 8 · 9 h · Editado

Eddy Marchal Sochangana Eu estou aki em Ressano-Garcia cm uma catana bem afiada quero pelo menos me vingar basta ser um sul africano ñ interressa a côr da pele mas vou mostrar também k temos valor e capacidade.
Gosto · Responder · 6 · 9 h

Emmanuel Massycame infelizmente será o seu governo a lutar contra se de novo... A FIR, etc.

Sandra Dos Corações Estará a ser tão mau quanto eles! Dois errados não fazem nada de certo.

Manu Samo Mano da os gajos com essa catana nada de piedade leve para um bairro e filme no e depois lança nas redes sociais
Gosto · 1 · 7 h

Bernabe Nota Meu irmao nao faça isso esses vao pagar ate a 4mil geraçoes.

Válder Maguni Cada comentário pah.

Carlos Tchabana Desculpem a minha petulancia...mas as vezes sinto saudades do apartheid!!! Nao deviam ter soltado este animais das jaulas. Ficaram confinados tanto tempo que pra domestica-los ou doma-los, vai levar muuuuuito tempo!!
Gosto · Responder · 6 · 7 h

Domicio Chongo Esse individuo eskese que o pai dele e a sua familia, estiveram a viver em Mocambique, durante a luta contra o Regime de Apartheid onde ate perdemos um dos nossos grande Homem (Presidente Samora M. Machel) por acomodar alguns membros do ANC...Triste realidade..
Gosto · Responder · 6 · 7 h

Sivante Fernando Esse é um mal agradecido. Moconemo como dizia o nosso Marchal Samora Moisés Machel.

Oicnevoj Solrac'd Agnahcum é de lamentar que ainda existe animais iracionais vestido de humano... Em pleno seculo 21 ainda com consciencia da "era da pedra"... Riqueza intelectual é o que falta para os endinheirado
Gosto · Responder · 5 · 9 h

MiltonChambal Alma de Ouro Hummm vamos ser espertos e' filho de Zuma ou e' o proprio zuma wm? Zuma nao estara a usar o filho? A arogancia que o diabo filho usa nao estara a cnfiar no pa? Africa do sul e' Africa em, conhecemos esses filhos de fulanos. La e' violencia que Zuma e o seu gatuno usam, em Mocanbique e Angola sao filhos e filhas a ficarem ricos em nome dos pais. Cnhecemos esses carambas!
Gosto · Responder · 5 · 8 h

Hugo A. Josefa Guerra africa do sul habituou o regime d aparthaid, skeceram k paises vizinhos ajudaram pra o fim d aparthaid...
Gosto · Responder · 5 · 9 h

Leo Cande Olha aí os sul africanos fora da consciência política. Esse filho zuma bem bem pensa que é oque? Sabe ele porque o País dele tem o PIB em dia?? Sabe ele que se a África do Sul é o que é hoje é porcausa dos estrangeiros? Devia se perguntar porque Mandela não mandou embora os brancos quando assumiu o poder?! Esse folgado devia entender que o pais dele depende da mão do estrangeiro seja capitalista ou operário, não conheço nenhum Sul africano pralem de Madiba que terá ajudado aquele pais. Esse gajo estava aonde todo esse tempo, teve a idéia hoje? ontem? Ha aí muita conspiraçã... Acha mesmo que África do sul consegue viver sem estrangeiros?? Esse gajo precisa ser internado!
Gosto · Responder · 4 · 8 h · Editado

Edwin Hounnou Ele esqueceu-se que dele esteve em Moçambique durante vários anos.
Gosto · Responder · 4 · 8 h

Deviz Ngaleza Asusse Merece uma morte esse gajo porque nao tem nenhum sentimento humano!!!
Gosto · Responder · 4 · 9 h

Alves Manhica Porque não expulsam ingleses, franceses, alemaes, russos e americanos....
Gosto · Responder · 5 · 7 h

NhamissöröDikôkô Sacur Triste, o negro é muito racista ....tskkkk
Gosto · Responder · 3 · 8 h

David Chifeche Quando a mente é ofuscada de pensamentos banais como as conspirações xenófobas, o dono da mente só deve ser um cidadão desorientado psicológica, espiritual, social, cultural, económica e humanamente. Que o próprio filho de Jacob Zuma se lembre que quando quer um ar purinho o lugar mais próximo de se visitar é Moçambique. Onde está o verdadeiro espirito de a munthu ngu munthu ngabanthu? Mandela, we miss you!
Gosto · Responder · 3 · 8 h

Bernabe Nota Este filho da put nao pode por os pes ca.

Francisco Abel Mungoi Filho da puta
Gosto · Responder · 3 · 6 h

Mj Bande A kestao de imigracao nao deve continuar ser vista e ligada as dividas passadas das lutas de libertacao, nós ajudamos tanto Zimbabwe e muito fomos ajudados pela Tanzania e Zambia mas o senario migratorio nestes países é diferente d RSA. os países devem começar a ter politicas publicas prioritarias e investir a serio para criar empregos para seus povos, Quando alguem é vizinho de rico, nao deve negligenciar deve se bater no duro p seus filhos nao passarem a vida no kintal do vizinho. Hoje podemos condenar a xenofobia sim, mas a propria RSA pode tar a sofrer parte por falta de politicas concretas dos nossos países, temos k começar a exigir os nossos governos seriedade e estrategias internas na busca de melhorias de vida do povo de modo a inverter a imigração descontrolada pork esta, cria efeitos negativos e conflitos p kualker país. Sera k e prioridade hoje termos tantos bancos p empregar 5 sobrinhos, no lugar de machambas k poderiam empregar mais e melhor a vida de muitos? sera prioridade tantos parques p venda de carros, no lugar de pekenas fabricas de processamento de fruta k ate apodrece k melhoraria a vida do agricultor? etc... Violencia nao! mas temos k mudar sim..
Gosto · Responder · 3 · 5 h

Gervasio Litsur RSA é livre hj graças a pressao externa. Principalmente dos paises vizinhos, tendo como Moçambique se calhar no papel principal ao acolher os membros do ANC na cidade da matola. Este tipo de comportamentos prova que os sul africanos ainda nao estam libertos. Tem uma grande guerra pela frente. A ignorancia é um veneno. Nao seria esse canalha e filho do zuma a fomentar a xenofobia.
Gosto · Responder · 3 · 7 h

Canuma S. Canuma Logo filho de Zuma, nos acolhemos o paí e por isso fomos atacado.
Gosto · Responder · 2 · 9 h

Floripes Matavel Nós devíamos expulsa los daqui também
Gosto · Responder · 2 · 8 h

Paito Oliveira Massada Onde estao aqueles paises k gostam de intervir.
Gosto · Responder · 2 · 9 h

Augusto Maguidi Dos Anjos Asim od de gaza e d onhambane se voltarem em caza é ai ond vao se arependerem de ter votados a frelimo.....a frelimo nada faz em gaza e inhambane pur saber k muitos vao a africa do sul trabalharem e kuamdo xegar nu tempo das eleiçoes votam neles, max agora vao sentir uki vale um voto....sinto muito max exes atakues vao deixar algumas pxoas conscientes,...e nux ultimos dias os policiais sment mata cidadaos e inocentes dpoix dizem k sao balas perdidas, se perdessem essas balas nax costas de estrangeiros a jirarem eles seria max valia....xega de ser punhalado i sempre acreditando k ox xiconhocas da frelimo amanha mudarao as noxas vidas, ja passaram varios anos acreditando neles mais agora nada feito....bgd pela antexao.
Gosto · Responder · 2 · 8 h

Beny Gove Uma coisa nao tem nada a ver com a outra. Estamos a falar do regresso de mocambicanos vitimas de xenofobia e nao de politica pa. Pleeeease.

Arsembass Di Arsen Enquanto nós Moçambicanos continuar-mos agindo na pacividade com esses mutantes,desconectados mentais continuaremos tendo nossos irmãos perseguidos e mortos,fazer o mesmo com sul-africanos aqui em Moçambique não seria o "coveniente" porém eles mereciam que nós lhes reprendesse-mos por esses actos xenófobos contra os nossos irmãos,e esses são muito esquecidos...
Gosto · Responder · 2 · 7 h

جمعت ابن موس E o que pai desse imbecil diz ? Acredito que está feliz se não já devia ter convencido ao filho se curvar perante as famílias afectadas e o mundo em geral para um pedido sério de perdão. Uma vez ter sido o autor moral,da violência xenófoba devia ser detido já.
Gosto · Responder · 2 · 9 h

Geraldo Manjate RSA, nunca devia ter saido do aparheid parece que os boers tinham razao estes Zulos sao mesmo animais brutos, os governos regionais por mim deviam mandar um chega nesta situacao impondo algumas restricoes na diplomacia com este pais, as imagens que vemos na net de gente esquartejada sao de cortar a barriga, nao ha nenhum pais no mundo sem imigrantes ate EUA esta cheio,estes Zulos que matam os outros, alguns estao la e ninguem lhes fez mal nenhum
Gosto · Responder · 2 · 9 h · Editado

Aderito Samuel Guambe Eu percorro este caos diariamente pela busca de melhores oportunidades pra mim e melhores condições de vida pra minha família...
Acreditem,este país não é o mesmo que Mandela uniu...e a cada dia as cidades mais mais movimentadas da África do Sul (Johannesburg e durban) estão a transformarem se em autênticas vilas #Faroeste em que a lei de protecção dos forasteiros não existe só existe mesmo os oportunistas armados em revolucionários tentando roubar pilhar e saquear... triste...
Gosto · Responder · 2 · 8 h

Alves Manhica sera que os unicos estrangeiros que existem na africa do sul sao africanos????
Gosto · Responder · 2 · 7 h

Alberto Jeremias Lhachuaio Este fedelho de Zuma sabe que o próprio pai esteve exilado em Moçambique durante a era do Apartheid?
Sinceramente, isto é uma grande vergonha.
O presidente Jacob Zuma devia pedir desculpas públicas aos países cujos cidadãos foram (são) vítimas e em seguida se demitir.
Gosto · Responder · 2 · 8 h

Amadeu Cossa Se os Mocambicanos regressem, temos que garantir que todos os sul africanos a viver em mocambique facam o mesmo.
Gosto · Responder · 2 · 4 h

Antonio Andreque ah...! como os tempos passam!... o pai deste menino deve não ter lhe contado, a quando do apartheid ele foi acolhido pelos moçambicanos. Ingratos..
Gosto · Responder · 2 · 9 h

Nelson Da Piedade Rodrigues Ele que em nenhum momento saia do seu país cão!
Gosto · Responder · 2 · 9 h

Idalino Uache Filho da p.... k lhe pariu... m
Gosto · Responder · 1 · 6 h

Georgia Chauque Filho da P***a... e os irmaos deles que estao aqui a us fruit das nossas riquezas
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Augusto Maguidi Dos Anjos Sr #Rui Rodrigues o partido entra sim.....sim construi-se mais empresas ninguem ia ir na africa do sul procurar emprego....pois sao varios empresarios k xegam em moçambique i voltam aos seus paises ou vao nos paises visinhos purki o partido exigem cartao do partido ou ser parceiro co um estadista...ixo ta contribuindo para o retrocesso...alêm d falar aki ond xtou, na tua zona sao kuantos emprezarios k puzeram primeira pedra i ñ costruiram pur cauza das exigencias do governo?
Gosto · Responder · 1 · 6 h

Saguate Sussundenga Junior Ai esta um déspota insano e maluco...
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Mickey Dauton Matos Epah,complicado,mas e' de lamentar bastante mesmo,eu nao sei por que sul africanos fazem aquilo,aquele País sem estrangeiros nao e' nada,sul africanos nao tem cultura de trabalho,gostam muito de lifestyle norte americano.fazem isso,actualmente a economia deles nao esta nada boa,eu nao imagino a África Do Sul sem estrangeiros.epah,talvez dizer que e' o fim de uma grande potencia,África De Sul envergonhou a O Continente Áfricano,isso e' um descalabro total.esse filho de zuma nao teve essas ideias sozinho,ha' uma mao invisível ai,nao foi algo que ele de repente acordou e lhe veio a cabeça,ele nao se diferencia tanto do seu pai,nao e' por a caso que o pai dele esta a responder tantos processos em tribunais,porque ate' os ataques de 2008,ha' rumores de que foi ele o impulsionador.e depois veio pedir desculpas aqui.
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Galdinos De Jesus Filho da p€&€&& e nos que acomodamos o pai dele aqui no tempo de apartheid por bom tempo shit
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Maninho InPraise Ha pouco tempo o pai desse estrupício vivia na Rua da Resistência na Malhangalene B.. albergamos o pai dessa coisa ai, e hoje corrupto e insensível sem escola e falta de noção do ridículo, fala essas babozeiras.
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Teixeira Teté da Silva Desumanos é o que esses sul africanos são. Um ferro quente no traseiro de cada um é o que merecem.
Gosto · Responder · 1 · 8 h

Eugenio Justo Vitorino Esse e diabo em pessoa, vamos implementar a lei de amurabe
Gosto · Responder · 1 · 6 h

Estevao Cruz Mais uma que envergonha o ser humano. A ele nao... Pois ao que parece eh UM ANIMAL. VIVE AH CUSTA DE... MAS MORDE COMO O CAO QUE NAO CONHECE DONO. ANIMAL X100.
Gosto · Responder · 1 · 8 h

Joaquim Evaristo Marques Almeida Acredito que esse senhor não bate bem da bola, ou quando era pequeno caiu do berço, sejamos Moçambicanos Etiopes, alemães, portugueses, espanhois, angolanos e outrs somos todos seres humanos que temos que ser respeitados, como tal esse senhor que cosa a boca
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Manu Samo Vamos retalhar também temos bueres aqui em Moz. É a segunda vez e cá nos colmos tenham atitude
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Carlos Pico É triste e doloroso o que está a acontecer, mas pagar o mal com o mal e reagir de forma bruta e vingativa fará dos Moçambicanos e dos estrangeiros que assim agirem, iguais ou até piores que esses sul africanos. Lembrem-se que se trata de um grupo e não de um todo. Vamos contribuir de forma positiva pra que os governos Moçambicano e Sul-Africano arrangem uma forma sábia e pacífica de acabar com essas barbaridades.
Gosto · Responder · 1 · 8 h

Samson Nomboro Nós aqui em Moz parece que somos filhos orfãos de pais,os diregentes tratam as coisas lentamente,mas se um diregente ou filho dum diregente ja teriam envacuado a mto tempo
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Amina Rajabo Essa gente nao tem coração sabe

Juelma Tembe Tembe Ate tenho medo d estar dentro d casa
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Zain Lisboa Filho de Zuma deve saber que o pai e outros companheiros seus de trincheira, estiveram refugiados na Matola onde até casou uma irmã nossa, e por via disso o Apartheid bombardeou alguns alvos que levou vidas de moçambicanos... triste, esses ignora o que aprenderam na escola!!!
Gosto · Responder · 1 · 8 h

Edú Irene Simbine E' busal este! Voce nao sabe quem trouxe desenvolvimento neste pais foi estrangeiro
Gosto · Responder · 1 · 8 h · Editado

Sergio Sitoe Sinto muita pena des sul africanos. these dogs wich we have been helping with care today are doing this to us? This Edward is terror himself like he's father
Gosto · Responder · 1 · 8 h

Vanya Kamal Esse filho de Zuma sempre foi um cão. ..
Gosto · Responder · 1 · 8 h

Helder Mabota Estúpido esse filho de Zuma irracional não tem sentimentos
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Das Rewas Cabrão do caraças!!!!
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Yola Leonor Leonor Essas palavras ainda vão virar contra ele.
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Damiao Cumbane Alguns devem estar a perceber as razões que ditaram a instituição do Aparthed. O preto sul africano é muito analfabeto. Esse tal de filho de Zuma devia perguntar ao pai dele, em que país o pai dele se fodeu com a mãe dele, para ele nascer.
Gosto · Responder · 1 · 6 h

Parcidio Massingue E certo que existem mais Moçambicanos a trabalhar la do que Sul Africanos aqui, mas ha tantos a trabalharem ca e em grandes empresas e ja comesaram a escurasar alguns na Naval...
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Ambasse Chitará A única e melhor forma de retaliação a estes actos, seria boicotar todas compras, visitas médicas e mais serviços que de certa forma metem "muita massa" na terra do rand e até deixar de usar as linhas aéreas sul africanas...
Gosto · Responder · 1 · 6 h

August Calane Calane Just to remind you Edward::: on apartheid era mozambique kept south African here in maputo matola, mapuro bobole these are the place that I know,,, ,runing away burkis in South Africa including your father and you party,,, now you forget...
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Danilo Naiene Imaginemos se fossemos em Tete- Moatize, arredores de Maputo, Inhambane em Pande (sasol) até mesmo em nossas praias... encontrariamos milhares de sul africanos e devolviamo-os em actos similares! Graças a Deus nao somos assim, mas esses actos podem vir a criar.... entre países.... esses Animais abusam outros países especilmente mozs e esquecem que são os que mais trabalham... o proprio patrão S.A não prefere mazulos e outros porque sao mesmo animais preguisos...
Gosto · Responder · 1 · 8 h

Iranha Said Imbecil tal como o pai e sua cupula da austral
Gosto · Responder · 1 · 8 h

Rildo Pascoal Nhancale Sai puxado manos e manas,sejaís hospitaleiros.ñ façam o k eles fazem,mais sim marquem a diferença,rogando a Deus k tdo acabe bem e breve.GOD bless Africa

Moz Road Exe cao è um merda...
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Manuel Matsinhe Os Sul Africanos matam-se entre eles por causa de uma fatia de pão, os crimes por coisas insignificantes que existem em johannesburg não justificam a grandeza daquele lugar. Os whities confiam mais estrangeiros do que nativos. O problema é o caracter do negro sul africano, não quer trabalhar, protesta por tudo, complicado...
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Vasco Chichava Posso acreditar que o filho do Presidente nao deve estar a gozar da sua sanidade mental.Custa-me acreditar que ainda existam pessoas que pensam desta forma em pleno seculo 21. Fomos solidários com eles agora veja o troco que recebemos
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Eddie Vvy Ululu Our brothers and sisters are being hacked, slaughtered, chased wildly and life is unbearable. The only crime they're earning this victimisation is for being foreign citizens... This is a qualification that natives of South Africa, not Immigration officers, have used to brutalise migrants and the reality on the ground is shockingly inhumane. As Mozambican, let us collectively take a stand to show our anger. Yes, it's possible. For starters, let us boycott South African business empires like SHOPRITE, GAME STORES, PEP, INTERCAPE et all. They shouldn't hate us and love us when it comes to reaping billions out of Mozambique. Ladies and gentlemen, the barbaric actions happening in South Africa illustrate that South Africans have no regard for the values of Ubuntu; they have turned into enemies of other Africans; they are detached from the Africans' family; they hold no dignity for fellow Africans; they have defied international solidarity. Shame on South Africans for causing this stone cold holocaust/genocide/ xenophobia. Shame
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Moises Mabunguene Alberto , e porque nao preender ao jovem , Que fechem todos consulados do mundo
Gosto · Responder · 1 · 8 h

Alberto Jeremias Lhachuaio Irmão Moises Mabunguene, o pior é que o nosso governo pouco ou nada faz provavelmente porque os nossos dirigentes tem os filhos a estudar na África do Sul, é lá onde cuidam da saúde e fazem seu rancho mensal.

Eddy Marchal Sochangana Ja dizia ns seus discursos o Pitter Bota que aqueles pretos sul africanos ñ são humanos so se asemelham a um ser humano, agora é k estou a perceber completamente a lógica daquela mensagem!

Ana Soraia Fortunato Ahtai Isso e muito triste, gerar a violencia esquecem que Mocambicanos fizeram muito por aquele Pais, eles usam os nossos recursos e nos nao podemos viver no Pais deles o porque dessa violencia se nos somos todos Paises irmaos, esse moco tem que ser observado pelo medico o poder atingiu a cabeca, e necessario julga- lo

Kerida Yuyu Yuyu É inocente nao sabe o qui fala nem oqui fz
...mas tambem o culpado é o nosso governo pq emquanto ns somos matados n pais visinho eles xtao na sembleia exibindo a burisse .ns dzer na cara q eles sao analfabetos sem nivel...alem de xplussar tmbem os buers q xtao aqui n pais...como sao caes sao atirado ossos e ficam n sembleia falando procaria...ns aq nao comemos o melhor pxe emquanto temos
.....pucaria do pais emq xtamos
...

Tucha Tuchinha Culhão do gajo
Pochas pha....
Puta que lhe pario...
Que a cosciencia pese nessa tua mente suja cabrão da merda.

AG Fortes Difícil de conviver com pessoas dessa natureza. Depois reclamamos RACISMO enquanto entre nós também não nos gostamos.

Angelica Artur K exe merda fick la n terra dle e k nunca n vida dle snhe em vir em Moxambique pk se vier ca eu mesma lhe xpulso cao

Rui Pires Hoo E que tal desligar o interruptor de Cahora Bassa?
Como diria o .....
"Vou beber mais um ...."

Stev Ruben Esse é vadia

Cristiano Manejo E triste pha,sera k ele nao sabe k por ca xtao e vivem muitos dos seus compatriotas ? Gostaria de lhe ver por pes ca em Moz

Mickey Dauton Matos minha professora de geografia na 9a classe,disse que um dia ia acontecer isso,e dito e feito,o ano seguinte,em 2008,houveram ataques xenófobos na África do sul (professora Maria de Fatima) tinha razão.

Sanjo Muchanga Este sujeito não tem senso de humanismo e nem conhecimentos sociais, não bastaram as palavras que o Peter Botha chamou a nossa raça para acomodar a superioridade da raça branca no dia que discurso em torno do apartheid ou o sujeito e burro ou tem problemas de analogia e de relacionamento com outros cidadãos. Queria lembrar que as guerras em Africas não terminarão, só terão momentos de repouso mas depois voltarão a carga como já acontecem nos outros países. E a escravatura psicológica habita em pessoas mal nascidas como o Edward Jacob Zuma pela forma hipócrita que humilha a sua própria espécie em a favor do regionalismo. A Africa não dos Sul-africanos, Tsanas, zulos e de pessoas com raízes humanas como qualquer um…

Joaquim Fortunato Jorge Zuma pare de limpar rabu com lamina ; num dia vai se arepender e sera' tade .

Tsutsi Fumo TF Tsc a gente é q mima esses sul africanos. senhores vamos deixar esse povo um mes nas escuras...

Benjamim Jose Ele sabe k pode falar o k quizer.. Nao lhe farao nada..

Hunter Kor Caetano Vasco Jeque...tas criar outro problema chamado racismo..... Qm criou esse problema na s.a falou do mesmo jeito sem pensar ou medir....

Carlos Cardoso Teist arripeinte , ex claro k filhos de diregentes as veses agem na margem da lei porque sabem k sao intocaveis ! Mas eskecem k nada 'e para sempre tudo passa e acaba por nao comesou com eles antes nao era filho de preseindend eram os outros. E eskeceu se brutalment k o pai foi bem acolhido ca no periodo k nao era nada de apartheid.

Charleny Pinto Mau caracter

Geraldo Mandlate Mas engana se quem pensa que os estrangeiros na africa do sul sao só negros africanos. Nao. Ha muitos chineses,portugueses, etc de outra cor ou raca. Por que só atacam negros africanos e princinpalmente pobres? Ma Curiosamente ha muitos SUl africanos em toda nossa costa. Tudo de bom e de melhor das nossas praias é curtido pelos sul africanos. Sera que filho de zuma ja pensou quando se exigir a saida de volta para africa do sul desses sul africanos? É um pensamento mediocre pensar que os sul africanos nao sairam e por isso nao trabaham nos outros paises.

Beto Tchila canalia

Maria Flora Flora Na verdade não se pode atiçar a violência

Edelmiro De Jesus Mirrinho Esse estudou mesmo? Não me diga que quer fazer da Africado do Sul um país totalmente Socialista. Se fecha fronteiras acha que o PIB do paìs onde ele reside vai manter ou subir??? Que isso aconteça, não dou nem 3 mesês para ver RSA numa crise daquí a nada. TsQ. Acha que ele sozinho é q faz crescer país dele pha. Esse aí é um analfabeto e Animal. Já diziam grandes pensadores, o Homem é nascí loubo, o homem é um ser isolado que só se junta a outros quando tem interesses. 

Edneyxavier Xavier queria comentar mas falaste tudo mais algum coisa que so me resta aplaudir.



Colcy Sarrinha That`s devil behaviour...think about that

Colcy Sarrinha Why are u behaving like that Edward? Are u aware of what u are doing? Think deeply on your deeds. That`s unfair attitude..God said " Love one another as u love yourself" So, this world is not yours, u are not the only one who deserves to live on this Earth brother. Your reward will soon or later come to you as well as to your whole family.

Davi David Senguere Senguere Filho de peixe sabe nadar seria incoxebivel ele nao ser arrogante como o pai

Pedro Tungadza e abuzado este filho vomitado

Nilza Lopes Sinceramente esse filho do Zuma está a envergonhar o país de Madiba...cambada de corruptos nos recebemos tdos em nosso país e num preferimos actos xenofobia pk um país irmão comporta se como um autêntico animal para o seu próximo????? Esquecem se k a RSA recebe energia de moz????

Yuran Omar Filho da mãe dele sabe se fosses a mãe dele ia lhe salvar. Ate fazer justiça. Mas agora que são outros dissesse que o governo. Não deve gastar dinheiro. 
Só porque voce e filho de um. Presidente. 
Vice e seu pai que se afondam. Suas porcarias

Nito Do Minguene Filho da puta de Eduard puta zuma

Zé Chilaúle K vergonha desse canalia do filho do Zuma, mocambicanos voltem pra casa pk temos minas, gas e petroleo quase em todo pais k o governo andou a contrar estrangeiros pra trabalharem, enves de nos os donos, veja o troco k os nossos compatriotas xtao a receber...

Rogerio Lobo Ser probre e chato, mas ignorante!?...

Armando Mutepo Porcima amaioria do negocio k tm aki é d moçambicanos

Armando Mutepo Pos asituaxao ta grave eu to aki mas vivo fugindo

Fernando Chavo Ele ñ pensou nas crianças k estam a ver os seus pais separados, e nos sul Afrícanos residentes em outros paises, imaginem so se o mundo todo fise-se o mesmo

Ernesto Guinda esse sei qual e o esquema dele e pra populacao gostar dele e quando ele quiser-se candidatar o pessoal votar nele.

Benmaxlh Maximiano sem palavras

Dercio Augusto Monteiro este gajo eu nem sei que nome posso lhe atribuir

Sergio Agostinho Estao a defender a patria deles de garras e dentes.

Seny Impasso louco louco + louco mental

Osvaldo Armando Vilas filho da put.........

Amisse Omar De certeza que o palhaço se esqueceu que o pai e mais outros foram acolhidos no nosso país por longo tempo....

Suelma Latif Latif existem sul africanos residindo em moçanbique... eles exkeçem k tem parentes em nosso paiz....se eles n tem paciencia cm os nossos irmãos, nos é k teremos paciencia cm eles? ixo chama- se raçismo...se formos a faser o k eles estao a faser cm nossos irmãos o k eles dirão????

Matias Mateus Marginais sul africanos xtao cheios aki em moz com boas oportinuidades de emprego mas nunca foram feito algo estranho

Manu Samo Sim aderito varela iriam mudar logo

Alice Milca Abubacar Milca Abusado exe filho d zuma devia ter vergonha da sua pessoa


Cesar M Uandjo Este gajo, esquece de que o país dele depende do nosso pais para terem energia e gás. Tínhamos que cortar o fornecimento por algumas horas.

Dinoca Paliane Raso Gente a tantos sul africanos na Mozal borra fazer baixo assinato foraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Gilda Alberto Parvo e Ignorante! Tem ainda vestigios do "Apartheid" na cabeça dele!...

Bussi Muzila Muzila Esse um tiro.

Eugenio Dimande Pensavamos que com o fim do apartheid as coisas mudariam a nosso favor e que a razao suplantaria a forca mas enganamo-nos,pois a crueldade de alguns sul africanos ,sublinho de alguns sul africanos ,faz nos voltar a uma vida selvage imensuravel!! Esses assassinos deviam pensar que fora da Africa do sul vivem e trabalham muitos Sul africanos.... e que ninguem lhes faz mal porque a racionalidade nao aconselha assim.....Xenofobia arma dos cobardes...!

Diogo da Cunha He is not the voice of SA, but a spoilt man .

Eduardo Salvador Muquissirima Ele não tem noção do perigo.!!!



Chemane Enoque Animais. Vejam o video com imagens chocantes n meu timeline. Que poderemos nos fazer para parar essa epidemia?

Celeste Jorge Sitoe Isso e muito triste, esse filho d zuma e um desumano pois nao tem coracao, sera que se fizessimos o mesm cá eles iriam gostar? So podems dar muita forca a eles e recebe-los cm muito amor.
Gosto · Responder · 1 · 8 h

Carlos Simiao Mandlhate Nao devemos condenar os sul-africanos eles todos como povo, mas, sim os praticantes da xenofobia esses sim, em mocambique principalmente em tete nas mineiradoras da vale ha irmaos mocambicanos k se destratam dentro do proprio pais, e comum ouvir k os machangas, macuas, machuabos vieram estragar a nossa cidade terra(cidade de tete e vila de moatize) para alem de serem chamados de nhacubuera(vidouros). Em muitos paises africanos e no mundo em geral ha falta de cultura de irmanidade e isso periga muito a nossa propria existencia humana.

Laurinda Joao Vejamos nos todos que essa tal pessoa que anda a matar nossos familiares pensa que a vida dele e o fim do mundo.......carocho.

Alexandre Duarte Silva Rainbow country asshole

Carlos Jamal E moçambicanos a receberem os sul-africanos com todo o respeito nas nossas prais!....

Yola Leonor Leonor Belmiro não faz confusão,Nyusi não provocou isso,é melhor pensar antes de escrever.

Agostinho Chilengue Afinal esse lixo anti-humano de onde é?

Adelino Aquili Tomas Estão cheios nas nossas praias! Porquê não fazer o mesmo e lhes cortar a nossa energia? !

Edward Cuna Eskece k a africa do sul e o k e hj graxas ao contributo da mao de obra moxambicana,filha da p***,e ser humano esse? Duvido

Fernando Machalele Domingos Carralho do gajo

Celia Cariedade Desculpem me mas nós n podemos ser pacíficos dente por dente e olho por olho embora os moçambicanos n s assim bem k os sul africanos mereciam por k n é primeira vez.poxa mto triste nossos irmãos stao a sofrer e n podemos fazer nada

Judite Octavia Ubisse esse tal eduardo tem noção de quantos sul africanos estão noutros países ou eles nunca saiem! o julgamento deste devia ser fora da africa do sul por crime cometido ao mundo cuja sentença devia ser prisão perpétua!

Selemane Assane Jamu Tchablakata Eu, por mim seria melhor semear terror na sud afrika, cortar energia, cortar gaz. Nosso país é rico, basta semear/plantar vamos colher.

Lawrence Ndebe Alguma vez familia Zuma ja foi uma familia d honra ? Porcaria d merda exex sao destinadox a morer afogando n seu propio sangue.

Assif Bique Ok. Todas as estancias turisticas que estao nas nossas praias reveetem ao nosso favor e eles podem sairem cem serem morrtos pq nos nao somos barbaros como eles. ATENCAO
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Bradambangue Mussane Desculpem irmaos d fece mais esse jovem dito filho de jacob zuma e um FILHO DA PUTA SEM ESCRUPULO

Leandro Meneses Cassolo Essa e a prova que o governo sul africano não vai fazer nada para parar este acto. #kickallsouthafricans

Yola Leonor Leonor K Deus lhe perdoe pois ele não sabe o k diz.

Quisito Caixote Bernardino Macome Antonio a sua mesnsagem devia ser traduzido em inglês e zulu pra este psicopata entender melhor e pedir a quem possa transmitir esra mensagem de melhor forna pra ele perceber o faça por nós

Momade Braimo Africa.... e voce moçambicano?

Cavaque Sarmento Nhanala Isso é falta de consideraxao ao proprio pais e as vitimas da xenofobia.

Edson Cudemo Cudemo A África do sul é uqi é hje por csa da força d trabalho dos estrangeiros.

Custodio Cumbane Gente burra e ingrata esses sul africanos. Imagino k o bóer deve xtar a rir do preto (nós)

Armando Zandamela Zandamela Triste realidade, em 2008. Pediram para haver pazes, e desta vez qual será a solução final?!!!

Genito Monjane Esse nao deve sair do seu país. Se vir a Moçambique terá uma lição amarga


Belmiro Chachaio Chachaio Fada puta pha. Onde esta o nosso governo, meses a traz era nhusi nhusi nhusi swa matchimba so.

Domingos Antonio Pedro E um que nem o pai,sem cultura e nem nocao das quencecias criadas no momento, Mocambicanos voltem e procurem outra parada

Ibrahimo Mangera E o preco da nossa solidariedade...viveu em Mocambique ,foi protegido pelos mocambicanos e muito mais...a factura ainda vem a caminho...

Delmar Gonçalves II Este tipo é um irresponsável e um completo idiota!

Domingos Sande Zacarias A verdade os libertará : Na verdade os nossos irmãos na Africa do Sul, devem voltarem para Moçambique: mas duma forma pacifico e não a violência. Precisamos de reconhecermos a verdade: Deus estabeleceu fronteiras para que cada povo vive no seu território: é por essa razão que Deus tirou o seu povo do Egito para a terra prometida, e tirou os português em Moçambique para portugal. E entregou a terra aos donos. Não podemos construirmos coisas bonitas fora do país: construa no seu país. Me lembro uma vez, o es. presidente Samora Machel, a conversar com os mineiros, disse: porque vocês vão trabalhar fora do país? E disse mais, vocês aindam não tem visão. Os Sul Africanos devem pagar todos os danos causados e fazerem indemnização a todos os moçambicanos: eles não devem voltarem fazios. Nós devemos unir-se, e fazermos o melhor o nosso país. Que Deus proteja os nossos compatriotas. Amém!

Iris Maria Monteiro Nos deste lado temos que actuar vamos mandar embora esse embaixador sul africano comum pode ficar fexar o cerco diplomático a ver se o cu não vai arder

Afonso Jose Acto barbaro e incompetente

Suzana Mazivila Se Moçambike não tivesse dado abrigo a Zuma esse sacana estaria onde hoje.

Med Manjate É um doente mental esse jovem.

Jeremias Goba Exe deve viver so na africa d sul nem passiar para outro paises.ele pensa em todo nem

Esterbydjengo Bydjengo Caramba,sera k n tmos sul africanos ca em moz?e se retribuiximos cm as pancadarias ate a morte cmo se sentiriam eles?e o filho d zuma ta cnfundir durban como s fosse heranca familiar?

Nico Olimpio Nhampeza Filho d puta pa exe filho dum corupto sul africano

Bendito Mazive Simeao Esse merece morte

Nuro Daúdo Fuck u SUCKER ARROGANT IDIOT is Whats u are Mr Zuma and YOUR stupid family.

Antero Manhica Para além de burro e analfabeto esse Edward Zuma é terrorista. Será que parou para se perguntar quantos sul africanos vivem e trabalham em Moçambique? Nas cidades, nas formas espalhadas por todo o país.
Temos que dizer vasta a estas atrocidades cometidas contra os nossos irmãos. 
Se não fossemos pacíficos seria agora a usar a "LEI DE MOISES: DE TE POR DE TE, UMA POR UNHA".
Que pena


Alfiado Uane No's mocambicanos, de que estamos a espera PRA fazermos o mesmo? Ha varios sul africanos aki em moz; mesmo sem violencia fisica, devemos tb expulsar is sul africanos. Isto n deve continuar assim. Basta...

Bernabe Nota Este pivete é estupido mal educado esqueceu que o pai viveu ca em Moçambique durante um bom tempo acolhido por nosso governo se ele nao sabe disse entao o proprio pai nao lhe contou isso. com que entao os dois sao sorry nao posso mecionar vamos ver se aquele castelo vai existir quando o pai deixar o poder. Fui

Helder Acacio C. Foquisso Foquisso Se esse fulano conhecesse a historia da Africa do Sul, nao teria a coragem de falar isso aos Mocambicanos. porque o nosso Pais ja foi bombardeado pelo regime Racista por causa de esconder o pai (Zuma) dele na Matola

Celso Gabriel Mondlane O pai dele fundou uma familia em moz, na altura do apartheid, ele pode nao se recordar, a maioria dos africanos que estao la teabalham pela/ para a estabilidade daquele pais

Efraime Tembe triste cenário, esquecem que ha muitos sul africanos espalhados pelo mundo, incluindo Moçambique, imaginem se quiséssemos retaliar?!

Moises Mabunguene Sao quantos Mocambicanos que ate negam de serem reconhecidos , outros
fizeram as suas vida la com Netos e Bisnetos . para do nada perderem tudo
e mais , outros nem sabem ondem estaoa os familiares em Mocambique . e estremamente dificil



Natalino Pompilio Voces nao xtam a ver pior disso tudo, entre gatunos si entend so nos os piores colocacas vomos sofrer pela incoptencia dos nossos dirigentes quando o pais nao tem politico d promover o emprego o salario a pagar e' violencia nao mas.nao podemos nao criarmos concoes da nossa casa porq temos visinho rico no dia q vizinho zangar e' isso q acontece ,e o governo da frelmo nao pod ir la so levar dos mocambicanos q la xtam ,deve garantir a seguranca dos mesmos, sory

Jorge Sunda Impocrita ..arrogante ...se eu estivesse aii dizia te umas boas .....esta luta esta a trazer proveito para alguns e isso nao e justo e dizem que o apartheid na RSA ja acabou ma ainda este e um dos gestos que mostra o apartheid ainda evolui cada vez mais ...e nao so em todas as reportagens os brancos saem sempre ileso tu numca vai ouvir ou ver algum branco que sofreu algo ...porque eles estao ai de bracos cruzadis a dizer olha os pretos a se morderem entre eles camada de impocritas desculpa e espressao !!!!ma isso tud esta nas maos de Deus..

Celso Manguana Manguana estranhas declarações vindas de quem tem cinco meio - irmãos cuja mãe, já falecida, era moçambicana.

Caetano Chicane Esse cara esqueci que tem irmão em Moçambique .....

David Nazare Chirindza Triste realidade, é incrível q ainda existam seres tão desprezíveis quanto este...à paz...

Antonio Simoes Martinho Acho triste este comentario deste indeviduo sabendo daquilo que foi feito para sul africanos temos de olhar para o desenvolvimento do nosso pais temos muitos recursos , temos de acabar com os curruptos, mandar embora os estrangeiros desnessessarios de mocambique promover um estado verdaderamente democratico parar com espirito de mendigos trabalhar para o nosso futuro ninguem faz por ninguem .e

August Calane Calane Wishing you to die know know

Iranha Said Morreu nosso Machel por vossa culpa e hoje nao merecemos. Que bom senhor Edward. Meu apelo ja é para o presidete Dlhakama que envie sua tropa, os verdinhos para proteger nossos compatriotas pk Maputo esta muito feliz e relaxado. Para vos todos que estao com o mesmo sentimento, façam o mesmo apelo ao General.

Eugenio Abilio Abibo Os regimes sempre voltam, para nos ca em Moz a colonizaxao volto de uma forma aindireta e la South African o famoso Apharteid,ta se mal em Africa.

Fatima Nicole K diabo meu deus.

Dico Tembe Esse miudo nao tinha nascido quando mocambique foi atacado pelo boer enquanto procuravam pelos lideres do and que have am sending refugiado em mocambique
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Jose Ernao Chauque Chauque Nos tambem temos que pegar nesses sul africanos que estao aqui em moz fazer o mesmo que os irmao deles fazem os nossos la.

Nito Zefanias Inacio Nitoinaciotembe fogo pha esi gojo nao pensa falta de etica e um problema serio ele esquec que a eluminaçao de casa dele e produzid aque em moz . vamos cortar se querem brincar
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Nelio J. Langa ****kongodji a esse cabrao

Gilitor Bernardo Hoje os visinhos naõ se querem mas ontem estavam abrigados ca qdo lutavam. Cortem a nossa energia cahora bassa é nossa.

Alberto Homwana Esse flano axa_se pah. Mais aguarde k o inferno o xpera.

Janeth Biasse Boa parte da riqueza sul africana e feita pelos estrangeiros, tanto que eles proprios preferem contratar estrangeiros que os sul africanos, que culpa temos nos pela falta de cultura d trabalho deles? E muito normal as pessoas atravessarem fronteiras em busca d uma vida melhor, e do mesmo jeito k a pessoa melhora o nivel de vida, ajuda tambem o pais desenvolver, imagine que todos paises expulsassem os estrangeiros, k seria da economia e do desenvolvimento mundial? A atitude dos sul africanos nao tem nome.
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Stélio Amélia Guambe Vamox fazer xenofobia nox tambem pk somox capazes

Senzo DA Silva Senzo Cortem a nossa Luz.

Helder Pascoal Macuacua Macuacua Todo sul africano deve sair de moz

Cremys Jossias Será que Sul Africanos são pessoas? Afinal que tipo de mente eles tem? na verdade não conhecem a Historia do seu respeitivo paìs, Africa Do Sul dependeu de alguns paises vizinhos para se libertar, e são esses paises que desprezam, pisam-nos, vandaliza-nos, é triste, mas como nós somos pacificos, eles quando chegam a moz, dizem moçambique é maningue....Triste

Rosario Manuel Provavelmente não saiba nada sobre a história do país presidido pelo próprio pai.

Carminda Magia Pergunte ao filho de Zuma onde o pai dele se refugiou durante o apartheid. Porquê não ficou no seu país e ser morto ou preso?
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Danilo Catoja Provavelmente quando o pai esteve refugiado em Moçambique devia ser muito pequeno para entender e pensou que eram férias.

Nemane Selemane Aqui podemos falar tudo a verdade e que alguem na casa dele e mais forte. Quem nao tem muita ocupacao la e melhor voltar. O mal aqui e de facto os ataques, mas e real: Os estrangeiros sem ocupacao definida encarecem a vida.
Gosto · Responder · 1 · 6 h

Nelson Mugaua Gente estupida sem coraçao. Se ele fala isso o que sera de sul africanos que vibem noutros paises?


Jeremias Alfredo Sousa Sousa Rezemos por ele...

Rui Fernando Rodrigues Mas senhor Augusto Maguide Dos Anjos!a ondew entra o partido nesta confusao?para que melhor saibas o nosso represetante aque na Africa do Sul o senhor Fernando Fazenda ja esya a tratar desse caso por isso na abra a sua latrina so para tirar o mao cheiro nesta altura que nos precisamos de apoio okay?seu desgrassado Humano
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Alfiado Inacio Ranjo Fuck off. Filho da puta desse edward.tsc

Mandeia Afonso Jequessene Jequessene Tudo isso e por causa da RITA. Moçambike com tanta rikeza mineira mas nao consegue empregar a tdox. Eu axo k mtos mineiros teria voltado pra se empregar ca,envez de viver em dramas.

Hidelcio Joaquim Guiamba esses ingratos ainda estao na idade da pedra mesmo.

Salomao Fernando Simango Mandamentos de zuma e filho dele, aqui em mocambique e mesmo....

Salomao Fernando Simango Isto quer dizer que no tempo quando a nossa mae graca estava la havia consolos mas agora,....

Telio Jf Chico É necessario que o nosso Governo tome medidas drásticas diante desses acontecimentos, e chega de sermos pacíficos demais porque não estamos perante primeiro acontecimento; ... Moçambicanos estão a ser desimados na RSA.
Gosto · Responder · 1 · 8 h · Editado

Aderito Varela É so dar puniçao a eles,eles depende d moçambique atraves de energia!entao governo moçambicano é so tomar medida neles,corta energia 3 dias,é muinto para eles.
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Felisberto Filomeno São assim os desumanos os seus pensamentos
Gosto · Responder · 2 · 9 h

Carlos Batista Depois desta posição o Zuma devia por o cargo a disposição.......

Elias Manuel Vole Vole vamos devolver pela mesmaode.basta

Paull Di Idalio Tivane Opa sinto muint

Fèlix Amèrico Magul alis simples tomar medidas contra esee ferroso animal dito filho do juma o vizinho k nao pede emprestado tem sua razao

Monis David Coisa tah feio

Zito Joao Baptista Temos que ter algo em mente; somos todos irmaos, independentimente das corres da bandeira ou "partidarias".

António Tembe Sabem senhores os Sul Africanos precisam de uma licao de uma vez para todas, eles precisam de receber o mesmo troco, Mocambique esta cheio de Sul africanos a trabalharem aqui, ao nossas praias desde o Ponta de Ouro ate Norte esta cheio de zonas turisticas ocupadas pelos sul africanos. Vamos la acordar pessoal, estes vizinhos sempre nos humilham. Ate quando ?

Aníbal Mondlane Não sei porque as pessoas insistem em pensar que há um culpado para a sua desgraça. Enquanto que o verdadeiro culpado são elas próprias.

Aníbal Mondlane É uma pena ter gente que ainda pensa assim como o Eduardo, em pleno século XXI.

Stanley Deco Prq? Nos como moçambiquano criar tambm condiçoes para q as pexoas nao vai sofrer como iso q ta ancontecer

Pedro Afonso Se fosse em moz, os autores estariam presos, mas lá a policia n ta prender ninguém

Nuno Zacarias Covardia diplomatica,cade a coperacao,fraternidade, irmandade, ???? o ainda sonham com o regime do apartheid...

Dito Sacaique Impressiontante como a Policia Sul Africana está conter a situaçao, Duma forma super Patriótica, Imagino que se fosse cá em moz nossos irmao policias nos enchiam de tiros.

Jutsel Salvador Massango Esse tal filho d zuma o que esta a fazer e a idea d pai jacob zuma se eu fosi precienti d Moç devia cortar energia ficar um mes sul africano sem energia

Ilidio Joaquim É triste...

Djemen Langa Se eles sobessem quantos sul Africanos estao no nosso pais nao estariam a fazer esse tipo de coisas, sem falar das industrias, empresas hoteis lodges etc...

Abençoada Carol Deus têm misercodia de nós.. proteja nossos irmaos..

Leonardo Massingue eve jovem ñ tm escrupulos...axo k xkeceu k plo menos#Moz fez part d libertacao d pais dele...aaaa dammm filho d...

Leonardo Massingue ese jovem ñ tm escrupulos...axo k xkeceu k plo menos#Moz fez part d libertacao d pais dele...aaaa dammm filho d...

Felizardo Djedje cabrao,imbecil

Self Da Nieta Lily filho da ...deste Eduardo nem foi a escola

Beny Gove Edward Zuma voce esta mentalmente perturbado. Procure ajuda de um psiquiatra. Doente!!

Aiasse Amimo Esse negro vai morrer muito mal o seu proprio veneno vai nhe paralizar

Fernando Salomão Sinceramente , que não me venham dizer que alguma autoridade mocambicana concedeu visto de entrada para Mocambique a este demente.
Outra coisa, sou de opiniao que os governos africanos deviam chamar de volta aos seus paises os seus concidadaos.

Jufelucy Calaidy Fernando Banze filho da puta Edward Zuma

Zulficar Mahomed É um bandido.
Se soubesse que Moçambique, foi dos paises que albergou nacionalistas sul-africanos. Me lembro em 80/81 Oliver Thambo viveu no Bairro da Coop em Maputo, razão que levou mais tarde ao ataque aéreo havido na Matola. Esse fedelho estava aonde? Nas "bolinhas do papá"?
F◆◆as.

Costa De Souza Filha da p....

Rozman Timoteo Moçambicanos, voltem para casa e juntos contruiremos Moçambique.

Azevedo Nhanombe Puta k parriuuuu....

Nelson Vitorino esse maluco de filho de zuma esqueceu que cahora bassa e nosso vamos disligar o que e nosso tbém ele não pode exquecer que a irmãos deles que trabalham na sasól que podemos também nos vingar



Marta Ribeiro Fi.....da pu.......



Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves o povo quer o teu pai pedir e recopesar as vitmas a todo custo senao a embaxada tera q ser retirada daqui no dia 18 filho de corupto seraqui oqui faz o vosso povo la nao sebem,

Fatima De Pedro Esse nao e um ser humano, mas sim uma merda.
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Caetano Vasco Jeque Porquê contra moçambicanos, tanzanianos e malawianos? Existem nigerianos, portugueses, somalianos, indianos entre outros e estes nao sofrem!

Sem comentários: